Deu em O Globo
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e da sua esposa Michelle informou que o casal ficou em silêncio diante da Polícia Federal nesta quinta-feira. Em ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados afirmaram que eles só “prestarão depoimento” ou “fornecerão declarações adicionais” quando o caso do suposto desvio das joias sair do STF e for remetido à primeira instância. A estratégia não foi seguida pelo ex-ajudante de ordens da Presidência, o tenente-coronel Mauro Cid, e o pai, general Lourena Cid, que decidiram falar sobre o caso das joias.
“Os peticionários, no pleno exercício de seus direitos e respeitando as garantias constitucionais que lhes são asseguradas optam por adotar a prerrogativa do silêncio no tocante aos fatos ora apurados”, diz a nota assinada pelos advogados Paulo Amador Bueno e Daniel Tesser.
FORA DO SUPREMO – A defesa argumenta que eles só falarão quando estiverem “diante de um juiz natural competente” – ou seja, quando o caso não for mais conduzido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
O mesmo argumento foi utilizado pelo ex-ministro e advogado Fabio Wajngarten e o assessor Marcelo Câmara para ficarem em silêncio perante os delegados da PF. Os dois também foram intimados a prestar depoimento hoje sobre o suposto esquema de desvio de relógios e joias dados a Bolsonaro durante viagens oficiais.
Na petição, os advogados do ex-presidente afirmaram que Moraes não tem prerrogativa para tocar o processo, que, segundo eles, deveria ser transferido à 6ª Vara Federal de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. É lá onde se localiza o aeroporto onde um primeiro kit de joias dadas por autoridades sauditas foi retido pela Receita Federal.
TESE DE ARAS – Os defensores citam como justificativa uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que requereu o “declínio de competência” do caso. A PGR e os advogados entendem que o inquérito não deve ser processado no Supremo, porque Bolsonaro não tem mais a prerrogativa de foro privilegiado como presidente da República.
Por meio de outros dois ofícios, o advogado Eduardo Kuntz, que defende Wajngarten e Marcelo Câmara, afirmou que os dois ficariam em silêncio sob a justificativa da “fragrante inobservância às regras de competência” e de que ele não teve acesso aos autos.
Em relação a Wajngarten, ele ainda citou uma lei federal que desobriga advogados a depor como testemunha em processos no quais já atuaram como defensores.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A estratégia é inteligente e visa a tumultuar o processo. Mas o Supremo tem jurisprudência dizendo que pode processar Bolsonaro, se o crime tiver sido cometido durante a gestão dele. Vamos aguardar como o relator Alexandre de Moraes reagirá à decisão da defesa. (C.N.)
O silêncio dos inocentes..
Vai um Rolex ai, Sr. Newton,!!!
eh!eh!eh
Esta extirpação dos “animais selvagens” pelos socialistas refinados, tá pior do que rádio-novela.
Os últimos, passados quase um quarto do mandato, só apresentaram umas marmitas estragadas requentadas e estão fazendo um favorzão pro outro lado na moeda lulobolsonaristas ao mantê-los na mídia, enquanto o governo derrete.
O vitimismo já não cola mais. A lua-de-mel já era. As cenas ridículas só servem mesmo pra entreter o gado cativo, não servindo pra quem tem que apresentar resultados.
O KO do Totem não enche a barriga de ninguém e parece que no Brasil nem a cerveja resolve.
https://fusne.com/greve-de-prefeitos-paralisa-servicos-e-chega-a-16-estados.html
https://noticias.r7.com/brasilia/lula-diz-que-no-brasil-guerra-seria-resolvida-com-cerveja-ex-embaixatriz-da-ucrania-critica-29062022
Sr. Armando …menos por favor..não estás aqui na TI..lidando com moleques…
e tenha no minimo Respeito pela pessoa do Sr. CN… Sua suposta ” brincadeira” beira no minimo
a quem não tem nada para fazer .
YAH SEJA LOUVADO SEMPRE …
Sr. Carlos
O Sr. Newton é meu amigão de longa data.
Tenho muito respeito por ele e também pelo Sr., Hélio, quando comecei a frequentar o Blog .
Aliás, respeito é uma mão de via dupla…
Ao contrário de meia dúzia de “pingados” que passam pelo blog e o desrespeitam dia sim e outro também
Não fique bravo não, tenho o humor português nas veias…
Boa Noite, e Tudo de bom para o Senhor……
E um Grande Abraço, aqui das Terras Paulistanas…….
Prezado..Sr. Armado…obrigado por sua elegância nas suas explicações…peço desculpas por minha grosseiras palavras…no ímpeto fui deselegante com a sua pessoa.
Sem saber que já tens uma amizade de longo tempo…com o Sr. CN…
Minhas sinceras desculpas…ok..
Saúde e paz para o Sr. e sua
Casa
YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
O Totem já passou do ridículo.
……
Sou o que o outro não é.
Portanto, minha existência e meu desejo são definidos pelo desejo e a falta do outro”. André Lacerda – Psicanalista
https://www.poder360.com.br/poder-flash/lula-chama-bolsonaro-de-praga-e-o-culpa-por-mortes-na-pandemia/
Só sabem requentar. Já passou da hora de mostrar serviço e pararem de festejar sua descondenacão
Essa bagaça não dar certo.
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/08/31/lula-se-reune-com-futuros-ministros-e-avalia-criacao-de-39o-ministerio-para-acomodar-centrao.ghtml
Essa bagaça não dar certo.
A bagaça está dando errado desde 1.985, quando as Quadrilhas tomaram o poder..
E a estratégia estabelecida desde o início. Levar a questão à primeira instância.
Será que vai dar certo?
Por falar em estratégia de defesa, continuam os comentários e links sem nada a ver com o texto colocado.
Trindade: “Mais uma tentativa de focar Bolsonaro e a família em crimes que não aconteceram”
https://www.youtube.com/watch?v=IMy5SgEC4BU
Os advogados de defesa de Bolsonaro e Michelle informaram, em nota, que eles “so prestarao depoimento” quando o caso for enviado ao juizo competente.
“Reiteramos que continuamos, como sempre, a disposicao para prestar todo e qualquer esclarecimento desde que no foro competente”, escreveu Wajngarten, no Twitter, logo depois de sair da PF. “No caso, a Procuradoria Geral da Republica, que ja manifestou que o STF nao é a esfera juridica propria.”
https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-michelle-e-fabio-wajngarten-ficam-em-silencio-durante-depoimento-a-pf/
E não foi a questão de foro que tirou o Barbudo da cadeia?