Vera Rosa
Estadão
Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu o sincericídio de dizer que o governo pode descumprir a meta de déficit zero para 2024, o apetite dos partidos do Centrão só aumentou. Em público, o discurso oficial é o de que o Executivo precisa fazer o ajuste das contas públicas. Nos bastidores, porém, a conversa é outra.
A cúpula do Centrão não se contentou com o comando dos ministérios do Esporte, dos Portos e Aeroportos nem com a presidência da Caixa Econômica Federal. Quer as 12 vice-presidências da Caixa, a Funasa ressuscitada e também diretorias do Banco do Brasil e da Petrobras, estatal que foi pivô do escândalo do petrolão.
PETROBRAS NO JEITO – A convocação de uma assembleia extraordinária da Petrobras para o próximo dia 30, com o objetivo de avaliar mudanças no estatuto social da empresa, foi interpretada no Congresso como a oportunidade para derrubar de vez os vetos estabelecidos pela Lei das Estatais a indicações políticas.
Em março, um mês antes de se aposentar, o então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski já havia suspendido, em decisão liminar, a regra que proíbe a nomeação de políticos (ministros, secretários e dirigentes de partidos, entre outros) para a direção de estatais.
Diante da confusão provocada pela notícia de mudança no estatuto da Petrobras, o presidente da companhia, Jean Paul Prates, assegurou, na semana passada, que “não há qualquer redução nas exigências em relação à Lei das Estatais”.
EMENDAS OBRIGATÓRIAS – Nos últimos dias, o Centrão tem atuado, ainda, para embutir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) um dispositivo que obriga o governo a pagar emendas de liderança e de comissões, faça chuva ou faça sol.
Se prosperasse a meta de déficit zero, coisa em que ninguém mais acredita, Lula fatalmente teria de cortar algo em torno de R$ 53 bilhões do Orçamento no início de 2024, ano de eleições municipais. Nesse cenário, as emendas que destinam recursos para redutos eleitorais de parlamentares virariam pó.
Na sexta-feira, Lula admitiu naquele encontro, no Palácio do Planalto, que 2024 será um ano muito difícil. Não foi só: disse estar disposto a mudar a percepção da sociedade de que o governo “só pensa em pobre”. Há tempos o PT tenta, sem sucesso, conquistar a classe média.
INGENUIDADE – Lula critica a “ganância” do mercado, mas não a do Centrão. Nesta terça-feira, o presidente defendeu, mais uma vez, a aliança com esse grupo, que tem à frente o PP do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL). E indicou, de novo, que o País não precisa zerar o déficit.
”O fato de revisar a meta não significa que se vá gastar mais. Afinal, votamos o arcabouço fiscal para ter estabilidade econômica”, concordou o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Mas o que dá estabilidade política é a execução do Orçamento. Não somos ingênuos de achar que não haverá problema em ano eleitoral.”
Ingenuidade, aliás, é uma palavra que não consta do dicionário político do Centrão. Por isso mesmo, a guerra continua.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que faz a tradução simultânea do que Lula diz, afirmou que “o problema é que o Centrão é insaciável”, como se ninguém ainda tivesse notado isso. (C.N.)
Sr. Newton,
Vai ser barba e cabelo.
Aqueles 7×1 da Alemanha vai ser café pequeno .
Como disse o Lascarino.
“”orçamento secreto é fonte do maior esquema de corrupção da história do país..”””
Dá-lhe 51….
A reforma política se faz urgente há décadas mas nunca sai das gavetas do congresso pois não há interesse em aprovar e nunca haverá consenso já que ninguém quer perder poder. O poder deveria pertencer ao povo e não ao centrão ! Antes de qualquer coisa precisamos da reforma íntima. Se o brasileiro (todos nós) não mudar, o congresso não vai mudar. Com reforma nenhuma. Tem MUITA gente agindo errado por aqui. Muita!
Reforma Politica e Eleitoral….
Enquanto esse regime eleitoral, onde você vota no Manuel e quem é eleito é o Joaquim nunca mais voto .
Tanto que meu último voto foi em 1.996
O Sistema Eleitoral está tão viciado que as Câmaras, Assemblêias e Congresso tem baixissimas renovações…
Os donos dos Partidecos Corruptos dita quem vai ou não para os parlamentos…..
Desse jeito fica muito dificil alguma alteração dessa situação calamitosa….
Concordo com você Armando
Sr. Newton
Por falar em corrupção
Está estava escondidade desde á Copa de 2.014
Quando o Timeco da Rede Esgoto de Depravação foi “presenteado” pelo Cachaceiro e pela Empreiteira Bandida Odebrejo, inclusive com o Odebrejo Filho dando detalhes de como foi feito o Estádio para a Copa….
Hoje a Extrema-Imprensa Maldita e Corrupta ainda tem a coragem de citar “suposto caso de lavagem”….
È muita picardia, como se dizia antigamente..
Polícia abre inquérito por suposto caso de lavagem de dinheiro no Corinthians
https://www.terra.com.br/esportes/corinthians/policia-abre-inquerito-por-suposto-caso-de-lavagem-de-dinheiro-no-corinthians,7fc29646f135ba7a3b7559adbe4ef5f93r7zpuqa.html#
Isso é como roubar dos brasileiros! Alerta, polícia!
Brasil = CLEPTOCRACIA
Imposto aqui é doação. A “contrapartida” é a raiva que te farão passar o tempo todo.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid032uz5i4bi2HtePa7Nx7q32aVXnFemkzYEqkhU8v6CpHUPu4358ypR3xwSXLte1LU1l&id=100002475765956&mibextid=Nif5oz
São os verdadeiros milicianos de terno e gravata. Tá tudo dominado…
A única medida para cessar a fome do centrão por emendas e cargos para aprovar projetos para o desenvolvimento do país é evitar que sejam reeleitos distribuindo em todo o país 6 meses antes das eleições do próximo ano a lista de todos os parlamentares do centrão e perguntar aos eleitores, se estão satisfeitos com o procedimento do centrão que para aprovar um projeto mesmo de interesse nacional o governo tem de dar algo valioso em troca?
Lula tem de ir para o enfretamento e o governo tem força e poder para tal. Isto porque o centrão chegou a um ponto de se achar o poder todo poderoso do Brasil.
Complicado essa situação em que chegamos, daqui a alguns dias, caso o governo não corte as asinhas do Lira, o centrão vai exigir o cargo da presidência da república de uma vez.
Nessa toada, o governo vai ser comido e inviabilizado pelos chantagistas.
Senhor Nélio Jacob, boa noite.
Um governo só se livraria deste estado de coisas, se tivesse a consciência do povo e o apoio do mesmo, para “jogar duro” pelas redes sociais, até os ‘ratos’ perceberem que não estavam agradando. Mas, eu votei no ‘tosco’ por causa das bandeiras desfraldadas e depois de 2019 completamente transformadas em ‘pano de chão’.
Para não termos uma hecatombe no nosso amado Brasil, fui obrigado a votar no Lula; ou seja: mais do mesmo ‘ad eternum’.
Senhor José Pereira Filho, você merece elogios em reconhecer que errou., Isso próprio de pessoas que fazem reflexões sensatas e que não se deixam levar pelo lado emocional.
Também acho que Lula não é o presidente ideal, mas entre ele e Bolsonaro, mil vezes ele.
Temos que torcer para Lula acertar, caso contrário o povo é o mais prejudicado.
Entre erros e acertos, no cômputo geral Lula está na linha certa.