Beatriz Queiroz
Metrópoles
O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, afirmou que o país não apoia a independência de Taiwan. A declaração veio após o político ser questionado sobre as eleições realizadas na ilha neste sábado (13/1).
A votação elegeu o candidato pró-independência e atual vice-presidente, Lai Ching-te. Lançado pelo partido governista Partido Democrático Progressista (DPP), ele venceu as eleições presidenciais de Taiwan com 40,2% dos votos, segundo os últimos números divulgados pela Comissão Eleitoral Central (CEC).
INDEPENDÊNCIA – Nas propostas, Ching-te prometeu seguir nas negociações manter a ilha independente da China, mas não terá apoio dos Estados Unidos.
Hoje, o país comandado por Biden é o principal fornecedor de armas de Taiwan, mas também tenta melhorar relações com a China.
O governo de Xi Jinping reivindica e quer reanexar o território taiwanês, que vive em regime democrático com eleições diretas desde 1996.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A declaração de Biden é uma enorme decepção para os taiwaneses, que estão se preparando para comprar bilhões de dólares em armamentos. Taiwan é uma excrescência. O país foi expulso da ONU em 1971. Não tem a menor condição de enfrentar uma invasão chinesa. A reanexação é apenas uma questão de tempo e pode ser feita nos mesmos termos da ex-britânica Hong Kong e da portuguesa Macau, colônias que desde 1997 e 1999 voltaram a fazer parte da China. (C.N.)
Por que Taiwan é uma excrescência? Por acaso os taiwaneses não quererem fazer parte de uma ditadura é uma excrescência?
Taiwan não é uma colônia. É o último refúgio de um povo que não quer viver sob uma ditadura.
Todo povo tem o direito de se auto governar.
Rapaz….ja viu os números? A classe média na China é aproximadamente 400 milhões de pessoas. E para eles, definição de classe média são pessoas que fazem viagens internacionais, pagam ensino privado (sim existe escola particular na China), possuem casa de veraneio e etc ….
China é a fábrica do mundo e sua população está evoluindo para ser um mercado consumidor. As grandes marcas estão em peso la vendendo como nunca. O domínio Chines não ,militar e sim comercial.
Te garanto que a polulação de lá vive em condições melhores que nos brasileiros. Claro que a China está longe de ser um paraizo, mas pelo menos lá tem gente que trabalha pelo coletivo. Há 40 anos atrás, o PIB do Brasil era maior que o da China e agora a China esta brigando em pé de igualdade com os EUA pelo domínio comercial. Veja bem o que a corrupção faz conosco e onde vamos chegar com esse negócio de polarização.
Tudo normal. O homem tá em outro universo.
Gagagolandia
Biden, é SERVO como todos os para tanto alçados e não pode descumprir uma promessa superior de devolução de Taiwan, à China, de acordo com:
“A China Já Está Decidida e Preparada Para Invadir e Anexar Taiwan”
“Em 1952, a China recebeu a promessa que obteria de volta o controle sobre Taiwan. Os preparativos militares chineses para a invasão estão agora quase prontos e só aguardando o agravamento de conflitos simultâneos no Oriente Médio e na Península coreana, para que Taiwan não possa ser socorrida tempestivamente por uma força-tarefa norte-americana.”
Lá, em ” ….espada.eti.br. “
Avisa, porque mandaram o subalterno avisar e não avisa, pra ver, assim como o “remoçado e encapado”, libertino e liberado subalterno “Barba”!
O subornável ataque, provem e já tomou variados fronte de uma em sendo desmantelada pátria!
Digo fronts
Senhor Cláudio , lembra-se de quando uma obra de abertura de túneis do metrô de São Paulo desabou , que o então governador Geraldo Alkmin contemporizou e jogou para debaixo do tapete , enquanto que na China , parte de um viaduto em construção desabou na mesma época , sendo o governo mandou apurar , investigar e responsabilizar as pessoas envolvidas , e ainda dizem a China é uma ditadura , mas pune seus criminosos , enquanto o Brasil é uma democracia , mas é conivente com seus criminosos .