Sandra Cohen
g1 Brasília
O presidente Luiz Inácio da Silva enterrou o lugar do Brasil no papel de mediador do conflito no Oriente Médio, que busca com tanta insistência, ao comparar a guerra de Israel contra o Hamas em Gaza com o Holocausto. No Memorial do Holocausto, em Israel, diante de repórteres e ao lado do embaixador brasileiro, Frederico Meyer, o chanceler Israel Katz repreendeu o presidente brasileiro, assegurando que ele não é bem-vindo a Jerusalém.
“Não esqueceremos nem perdoaremos. É um ataque antissemita grave. Em meu nome e em nome dos cidadãos, diga ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que se retrate”, disse Katz.
AULA DE HISTÓRIA – A escolha do Memorial Yad Vashem pareceu emblemática para dar uma aula de história ao presidente brasileiro sobre antissemitismo, porque a condenação do Brasil ao uso desproporcional da força por Israel contra a população de Gaza perde a legitimidade na comparação de Netanyahu com as ações de Hitler durante a Segunda Guerra.
As palavras de Lula ressoam a distorção histórica e tiveram um efeito desastroso para a diplomacia brasileira, mas é pouco provável que o presidente Lula não tenha medido o seu efeito.
Ministro israelense diz que palavras de Lula ‘são uma vergonha e uma desgraça’
HAMAS FESTEJA – Estas declarações não ajudam na solução do conflito e só ecoaram positivamente apenas junto ao Hamas. No Telegram, o grupo terrorista classificou as palavras de Lula como uma descrição precisa “do crime sionista, com apoio do governo norte-americano”.
Em dezembro, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi pelo mesmo caminho. Disse que Benjamin Netanyahu não era diferente de Hitler e comparou os ataques de Israel a Gaza ao tratamento dispensado ao povo judeu pelos nazistas.
“Eles costumavam falar mal de Hitler. Que diferença você tem de Hitler? Eles vão nos fazer sentir falta de Hitler. O que esse Netanyahu está fazendo é menos do que o que Hitler fez? Não é”, afirmou Erdogan, que, no mês anterior já havia classificado a operação de Israel em Gaza como genocídio.
O presidente Lula durante declaração à imprensa em Adis Abeba, na Etiópia — Foto: Reprodução/Canal Gov
OUTRO GENOCIDA – O premiê israelense protestou, lembrando que o presidente turco era a última pessoa que poderia dar uma lição de moralidade a Israel: “Erdogan comete genocídio contra os curdos e detém um recorde mundial de prisão de jornalistas que se opõem ao seu governo.”
A troca de insultos entre Erdogan e Netanyahu afastou os dois países. O Brasil, contudo, não tem, para Israel, o mesmo peso da Turquia. Apesar do esfriamento, Tel Aviv e Ancara ainda mantêm relações, calcadas numa ampla cooperação bilateral em setores de energia, comércio, turismo e segurança.
Mas Erdogan, assim como Lula, foi banido por Israel da posição de interlocutor.
Lula já foi declarado persona non grata pelos israelenses
Aqui no Brasil foi considerado
Persona bon na cachaça….
:0 ]
ops, declarado…
Enquanto isso na Terra do Ladrão….
Sardinha dá aula de economia para o Ladrão….
Alerta sobre a economia: Quem avisa, amigo é.!
https://www.youtube.com/watch?v=2sCUmV9x3NE
*PS…..Posso dar uma aula grátis de economia das ruas.
Lula sepulta possibilidade de o Brasil se tornar uma liderança internacional
Descendo á ladeira…!!!!
HA!HA!HA!HA!HA!……
E o Orçamento Secreto, como fica.?
Vão pedir a exclusão do nome na lista.
Pedido de impeachment de Lula já conta 87 assinaturas
Parlamentares afirmam que o presidente Lula cometeu crime de responsabilidade ao acusar Israel de genocídio
https://oantagonista.com.br/brasil/87-deputados-ja-assinaram-pedido-de-impeachment-de-lula-apos-falas-sobre-israel/
Enterra possibilidades para quem, cara pálida, se for na cabeça de minhoca dessa crentalhada ignorante que aprendeu história e geopolítica nos cultos de pastores pilantras aí sim.
O primeiro ministro de Israel é um psicopata. Hitler também era.
Cada qual com suas ideias para praticar o horror. E temos vários exemplos na história. Stalin, Mao, até vários governos dos EUA quando liquidaram os índios e lançaram as bombas atômicas. Outro exemplo foi a inquisição espanhola e tantos outros. Todos com pretextos para cometer assassinatos.
Lula Genocida!
Qual a diferença entre seis milhões de vidas e setenta mil???!!!!
Se entre os setenta mil estiverem meus amigos e parentes não tem diferença nenhuma.
Moral da estória: ” Sob o ponto de vista da humanidade, o que Israel está praticando é ignóbil para não ser dramático”.
Logo essa PRAGA chamado Lula será ENTERRADO. O CANCEROSO VAI MORRER EM BREVE.