Carlos Newton
Em meio à intensa cobertura do coquetel happy hour que o presidente Lula da Silva ofereceu aos senadores da base aliada nesta terça-feira, dia 5, no Palácio da Alvorada, apenas o jornalista Valdo Cruz, comentarista de política e economia da GloboNews, deu a real importância a uma das múltiplas declarações do chefe do governo, ao dizer aos parlamentares que é hora de “virar a página” com os militares.
Valdo Cruz conta que a avaliação foi feita em uma rodada de conversas informais, quando um senador trouxe ao debate a posição de militares que se envolveram no planejamento da trama golpista durante o governo Jair Bolsonaro.
MUDANÇA DE TOM – Antes que a conversa seguisse, Lula sugeriu uma mudança de tom com os militares. O presidente perguntou aos senadores se todos sabiam que o atual comandante do Exército, Tomás Paiva, só tinha 4 anos de idade quando foi dado o golpe em 1964. Na verdade, ele tinha menos, 3 anos, porque nasceu em 20 de setembro de 1960, aponta o jornalista da GloboNews.
Lula então destacou que os militares hoje no comando das Forças Armadas eram crianças à época e querem virar a página. E acrescentou que o mundo da política deveria fazer o mesmo e ajudá-los.
Na avaliação feita pelo presidente aos parlamentares no Palácio da Alvorada, o mundo da política segue tendo uma posição crítica aos militares, por achar que eles sempre querem dar um golpe, o que acaba gerando uma posição refratária das Forças Armadas, colocando-as na defensiva.
NOVA OPORTUNIDADE – Segundo o relato de Valdo Cruz, o petista disse que é hora de dar uma oportunidade a essa nova geração militar para mostrar que estamos em outro momento. E o que aconteceu no governo Bolsonaro foi uma velha guarda flertando com o golpe, mas a geração mais nova não embarcou nesta aventura.
Em tradução simultânea, todos sabem que Lula vem defendendo, em sucessivas declarações, rigor total na punição a Bolsonaro pelo golpe. A novidade é essa defesa de uma anistia unicamente aos militares, com Lula pregando “virar a página” somente no que concerne à ação dos integrantes das Forças Armadas, num flagrante ataque de bajulação verde-oliva.
E o pior é que Lula toma essa posição apressadamente, quando ainda nem se sabe ao certo se o líder do golpe era Bolsonaro ou seu parceiro Braga Netto. Bem, entre um capitão e um general, em quem vocês apostam?
###
P.S. – Temos comentado aqui na Tribuna que Lula não está bem e não diz coisa com coisa. Na quarta-feira, ridicularizou a candidata de oposição na Venezuela, que era favorita e foi impedida de disputar eleição. Na verdade, Lula está se tornando uma caricatura de si mesmo, como aqueles atores de Hollywood que tentam fingir que não envelhecem. (C.N.)
Já dizia o Bocage,quem tem “orelha” tem medo.
Milico tem “trabuco” e pode a qualquer momento demonstrar sua contrariedade.
Portanto o ministério da saúde deveria recomendar que cutucar onça com vara curta, não faz bem a ninguém.
Vale também para o lula, aquilo que Romário atribuía ao Pelé, calado pode ser imaginado um intelectual.
Não consegui entender o texto de CN.
Pelo que li e entendi, Lula referiu-se ao golpe de 1964, onde quase todos os militares hoje na ativa, eram crianças.
Ele referiu-se à comissão da verdade que quer revisar a lei da anistia. Quanto ao golpe malfadado, aí é outra historia. Os envolvidos, em sua grande parte, são militares reformados.
Esse cara é o Biden dos trópicos.
Verdade, não tinha me atentado para isso. A senilidade e a estupidez são as mesmas.
Vão contratar lula para o novo seriado El Chapulín Colorado
Aqui a notícia que saiu no G1: https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2024/03/07/lula-diz-a-senadores-que-e-hora-de-virar-a-pagina-com-militares.ghtml
Não interpretei nenhuma alusão do presidente a alguma possível anistia de militares que participaram do golpe fracassado. Mas alguns querem achar pelo em casaca de ovo.
Será?
Loola perdendo a milicofobia e ganhando a maduroafetividade.
Como disse o jornalista Daniel Pennafirme, quem gosta do governo Lula ou é maconheiro, vagabundo ou burro. Ou as 3 coisas juntos.
E tem muitos maconheiros e cheiradores do pó do aécio,
Se pegar a Vila Madalena e o Leblon, lota o Maracanã de maconheiros….
Esses são Luladrão até debaixo d’água…
A falta de educação, acabei de descobrir hoje, não ocorre somente aqui no Brasil, no qual os adoradores de Bolsonaro, não admitem nenhum erro dele. Isso se configura como fanatismo ou burrice? Ou as duas coisas juntas?
Porque hoje, tive essa constatação:
Vendo o discurso de Joe Biden, no Congresso, se posicionaram na retaguarda do presidente americano, a Vice Presidente e o presidente da Câmara, presumo. Pois bem, esse americano, sem educação nenhuma, zero de fineza, balançava a cabeça constantemente em sinal de desagrado com o discurso de Biden. Baixava os olhos, demonstrando enfado e discordância. Trata-se de um covarde. Se fosse um cidadão de coragem, levantava e ia embora.
Pergunto: aquele sacripanta, acha que nunca vai envelhecer, que vai ficar com suas células intactas, que não terá perda de neurônios, que sua pele não vai enrugar, terá barriguinha sarada até os 100 anos e seu apetite sexual jamais perderá a intensidade dos vinte anos. É claro que não. Não sei, nem quero saber o nome daquele crápula.
Biden discursou muito bem, sem nenhum erro e foi aplaudido de pé pela maioria dos congressistas, inclusive do Partido Republicano.
Outra coisa, foi feita uma pesquisa nos EUA, sobre as mortes de americanos infectados pela COVID. Pois bem, descobriu-se que nos Estados governados pelo Republicanos, morreram mais americanos do que nos Estados governados pelos Democratas.
Motivo : a campanha negacionista dos Republicanos contra as vacinas.
O Bolsonarismo copiou essa fantasia aqui no Brasil, causadora de milhares de óbitos.
Essa mentira contra as vacinas, contaminou a sociedade brasileira, porque está sendo mínimo o comparecimento de crianças em todos os Estados para tomar a vacina contra a Dengue.
É certo isso? Prejudicar crianças e idosos, por causa de política e de polarização? Ninguém merece tanta ignorância.
Caro Nascimento
Perfeitos seus comentarios.
E muito oportunos sobre covid e politica.
Minha familia entrou em divisao profunda e que so aumentou ate hoje ( irmaos e sobrinhos quase nao se falam sequer) por causa de comentários que fiz sobre pesquisa no brasil em que,apesar de diferencas econômicas e siciaus profundas, cidades em que bolsonaro teve ampla maioria, os nuneros de covid eram muito maiores, proporcionalmente, a lugares pobres com maioria de votos em lula.
Minha terra natal, onde moram quase todos e agora eu, bolsonaro teve mais 85% dos votos.
Foi como jogar gasolina.
Os xingamentos de comunista, ladrao, velho senil, desocupado e outros implubicaveis, abriram fosso intransponível.
Em 2022 a cidade votou de novo quase nos mesmos niveis.
E continuamos separados.
Obrigado pelos elogios Duarte. Você adicionou mais detalhes dessa chaga, dessa ruptura na sociedade brasileira, que vai durar uma geração para cessar o cenário de divisão e perigo da unidade nacional.
Poucos se dão conta, de que dividir o povo, pode ser o estopim de uma guerra civil.
São tantos exemplos no mundo, nos quais, países prósperos, hoje estão em petição de miséria.
Cito a Líbia, o Iraque a antiga Iouguslavia governada pelo marechal Tito. A divisão da União Soviética, vemos um dos resultados trágicos com a guerra da Rússia contra a Ucrânia, que completou dois anos, após a invasão determinada por Putin.
O Brasil não pode viver esses tempos obscuros. A sociedade precisa ficar atenta, porque certos “líderes” não alcançam essa amplitude, preocupados apenas com seus interesses pessoais e da sua família.
Tomou medida acertada ao prometer a construção de um porto improvisado para Gaza receber mantimentos e medicamentos bloquados por Israel. Infelizmente, só se mexe após o posicionamento do seu rival na campanha ser oficializado. A diplomacia falhou e durante todos os pedidos de cessar fogo, milhares morreram ou foram mortos por assédios do exército contra uma população inocente, em sua maioria. Na contraposição com o republicano, defende o armamento da Ucrânia.
Diante de um possível quadro de fragilidade cognitiva de Lula, parece que quem esteja “governando” seja Janja. Não é possível que um político profissional com a sua experiência esteja cometendo tantos erros políticos primários.
Para alguns a felicidade seria um Brasil socialista.
E deitam falação sobre isso e gostam de serem aplaudidos. Dizer o que os outros gostam de ouvir é a narrativa.
Me lembrei de Dante Alighieri e seu Inferno: ” Vós que entrais, deixai aqui fora todas as vossas esperanças.”
Na Divina Comédia, Dante desceu até o último girão do Inferno guiado pelo poeta Virgílio, autor do clássico: Eneida.
Na sua obra prima, Dante expõe as divisões humanas ( Lulismo versus Bolsonarismo.
Dante é ao mesmo tempo conservador, porém, flerta com os liberais.
As formas circulares, a qual Dante se refere, como o labirinto, as dez covas idênticas ( canto XVIII), o ápice da ribanceira e o fundo do poço infernal, os contornos iguais das covas, os vales entre si, alinhando- se ao poço central.
Dante fez um paralelo do caminhar dos pecadores no fundo do poço, uns em direção oposta aos outros, com as multidões caminhando em Roma ou em direção a explanada dos ministérios no oito de janeiro, uma parte da horda em direção ao STF e a outra parte em direção ao Congresso de Florença, alguns avançando em direção ao monte, quer dizer ao Planalto.
Caminham nus, lá no fundo do poço, um cheiro de enxofre terrível, os pecadores, rufioes, assassinos, pedófilos, homicidas, traficante de armas, suicidas, golpistas, fabricantes de fakenews, sedutores. Em todos os lados, Dante viu demônios chifrudos com chicotes batendo cruelmente em cada pecador. Ah! Como levantavam o tornozelo após a primeira chicotada! E nenhum esperava pelo segundo ou terceiro para ir mais rápido, perguntavam olhando para o povo de lama, que os esperava: que pecado eu pratiquei para merecer esse castigo?
Dante perguntou a ele: Ó tu que se lamentas, que abaixa a cabeça, o que te trazer a essa salsa pungente?
A alma pecadora respondeu: _ Não tenho vontade de te dizer, suas perguntas me fazem lembrar do mundo dos vivos”. Sei o que fiz, no verão passado e não vou ficar nesse poço maligno, largo e profundo, de cabeça para baixo e as pernas para fora, sozinho. Comigo vão estar nossa gente, que possui índole perversa e avarenta, com sangue nos olhos para matar e torturar.
Virgílio disse, sem que Dante perguntasse: ” Olha que espírito de alta estatura que vem vindo, que arrastou multidões para dar Golpe de Estado em Florença. Ele, que por sutileza e maldade roubou a esperança dessa gente religiosa, com gestos e palavras enganadoras, seduziu o povo e depois os abandonou, grávidos e sozinhos. Por tal culpa é que assume castigo violento: foi para o fundo do abismo, no último girão. As pedras tinham resíduo de fungo, formado pelo hálito dos condenados que ali se condensava e aos olhos e nariz provocavam náuseas, tal era a fedentina.
Dante viu gente pecadora, chafurdada em tanto esterco como se fosse a única privada da humanidade.
Enquanto Dante olhava para o fundo, avistou um espírito repleto de merda. O bajulador gritou para Dante: ” Por que me olhas com esse olhar voraz, a mim e não aos demais condenados? Dante respondeu: Porque se bem me recordo, já te vi com cabelos mais secos, mais jovem, és aquele que planejou golpes, torturas, assassinatos e outras maldades, por isso te olho mais do que os outros.
Então, o pecador, golpeando a nuca, disse: ” Aqui mergulhei porque nunca deixei de adular, minha língua sempre foi incansável e ágil”.
Mas que estupidez é essa de Lula , pois ele bem sabe que se anistiar somente os militares envolvidos na trama do golpe de estado , inevitavelmente terão que anistiar os demais envolvidos , inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro , através do instituto da isonomia de direitos , onde esta a assessoria jurídica de Lula , que não o alerta quanto a esse tiro no pé , com o agravante de que os militares envolvidos nessa trama do golpe de estado já são ” adultos ,crescidos e esclarecidos , portanto os argumentos de Lula , não justifica para anistia-los .