Deu na BBC Brasil
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso fez críticas a Elon Musk e associou o bilionário dono da rede social X (o antigo Twitter) ao que chamou de movimento internacional “destrutivo” de extrema direita que busca desestabilizar democracias, em uma entrevista ao jornal britânico Financial Times.
No mês passado, o empresário fez fortes críticas ao Judiciário brasileiro, em especial ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e ameaçou reativar perfis apagados por decisão da Justiça.
POPULISMO AUTORITÁRIO – Na entrevista, Barroso, atual presidente do Supremo, alertou para a crescente onda de “populismo autoritário” e disse: “Há claramente uma articulação de extrema direita no mundo. [Musk] pode ser uma parte disso.”
“Estamos lutando contra poderosos inimigos da democracia”, afirmou o magistrado ao Financial Times. “E algumas pessoas invocam a liberdade de expressão quando, na verdade, defendem um modelo de negócio baseado no engajamento e, infelizmente, no ódio, no sensacionalismo [e] em teorias da conspiração.”
O Financial Times disse ter procurado a assessoria de imprensa de Musk para responder aos comentários de Barroso, mas os representantes do empresário não responderam de forma específica.
A entrevista foi concedida às margens do J20, uma reunião de cúpula que reúne os chefes dos tribunais supremos do G20.
O QUE FEZ MUSK? – O dono do X se manifestou contra decisões proferidas por Moraes, entre as quais o bloqueio de perfis alvos de inquéritos que apuram práticas como o compartilhamento de notícias falsas e ataques coordenados a adversários do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Musk também compartilhou publicações do jornalista americano Michael Shellenberger que mostravam e-mails da equipe jurídica do Twitter sobre pedidos da Justiça brasileira referentes a perfis de investigados nos inquéritos. Shellenberger classificou tais solicitações como violações de liberdade de expressão no país.
Alexandre de Moraes reagiu às declarações de Musk e determinou que o bilionário seja investigado. O ministro incluiu o dono do X no inquérito que investiga as milícias digitais e também abriu um novo inquérito para apurar se o empresário cometeu crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime com suas publicações.
MULTA DIÁRIA – Além disso, Moraes estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil para cada perfil da rede social que venha a ser desbloqueado, em descumprimento da decisão judicial. E frisou a possível punição aos responsáveis legais pela empresa no Brasil caso isso ocorra. Apesar das declarações iniciais de Musk, o X posteriormente concordou em cumprir as ordens, mas afirmou que recorreria das decisões judiciais.
Para Barroso, o movimento de extrema direita está “tentando criar um problema que não existe” com alegações de censura.
Segundo o magistrado brasileiro afirmou ao FT, a recente investigação da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe planejada por Bolsonaro e outros membros do alto escalão após as eleições de 2022 prova que a democracia brasileira está sob ataque.
DEMOCRACIA AMEAÇADA – Barroso também destacou os tumultos em Brasília em janeiro do ano passado, quando milhares de apoiadores de Bolsonaro invadiram e vandalizaram o Congresso, o Supremo Tribunal e o Palácio do Planalto.
“As pessoas que pensam que exageramos devem saber que tipo de forças tivemos que combater. Estamos falando de pessoas que prepararam um golpe de Estado. Estamos falando de pessoas que invadiram [as instituições do Brasil] com fúria”, disse, segundo o jornal britânico.
Barroso admitiu que é difícil traçar a linha entre a liberdade de expressão e os ataques à democracia, dizendo que “dependerá sempre dos riscos que corremos”. Mas afirmou que o incitamento à violência contra o Estado é inaceitável. “Você pode criticar o Supremo e dizer que não gosta. Ou você pode até dizer [pior]. Mas não se pode dizer ‘vamos invadir estes edifícios e retirar estas pessoas’. Há um limite claro entre essas duas coisas”, disse.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Barroso comprou a briga de Moraes e vai se dar mal. Melhor faria se ficasse calado. Essa estória de ligar Musk a ‘’movimento perigoso de extrema direita’’ é uma tremenda fake news, que Barroso deveria ter vergonha de passar adiante. O fato concreto é que Musk pegou Moraes em flagrante delito de censura, não existe a menor condição de defender esses atos do ministro brasileiro. Barroso perde seu tempo e deve achar (?) que engana alguém com essa conversa de democracia. Ninguém pode defender censura, sob alegação de que foi exercida para defender a democracia. Isso é papo de maluco, como se dizia antigamente. (C.N.)
STFAKE
Sr. Newton,
Creio eu, que o Super-Vilão Sinestro Barro-so é o mais ideólogico da turma da capa preta.
Ele incorpora a esquerdopatia no seu alto grau de psicopatia, (gravissima sem cura) ,com todas as opções da ideologia, comunista, socialista, nazista-, fascista, progressista, social-democrata, pisolista, petista, pstusista, freirista, stanilista, castrista, mãotsetista, eteceterista………
O Vilão Sinestro tem vários computadores á sua frente e não reserva um tempinho do seu dia (para pesquisar quem é o Multi-Bilionário Helinho Fuskão.
Dizer que o Helinho é de “extrema direita” é de uma burrice descomunal.
Vai ser burro assim lá no Jornal do Simpsons Bonner ou naquela gazeta petista do LuladrãoNews….
Nada de novo debaixo do sol, a coligação partidaria (petê, e$$eteefe e impren$a trad) é a maior produtora de fake news nesse país chamado Brasil. Aí vem o “Barrose” defender o indefensável CGR (Censurador Geral da República)
Musk, o hipócrita, é um adepto da extrema direita.
Sua defesa de libertinagem de expressão é somente um mote para que as mídias sociais possam servir de veículos, a fim de transmitir aos incautos notícias falsas que tentam destruir reputações de adversários e/ou incensar conceitos ideológicos.
É claro que a extrema esquerda também não fica atrás, mas tem menos poder de convencimento.
Há que se regulamentar as mídias sociais, tomando como exemplo o que fez a UE.
O Roberto Jeferson chamou o fachin Carmen Miranda. Mas para mim esse título deve ser dado ao Barroso. Esse cara gosta de aparecer. E as invasões do mst, são o que
Esses ministros/juízes do STF – BR , não tem mais o que fazer , além de ficarem participando de intrigas e fofocas virtuais ?
Nenhuma surpresa, como eu já disse várias vezes, o ideólogo por trás dos arroubos autoritários do STF é o Barroso, sempre foi.
O Moraes é meramente o cão raivoso que fica no portão.
O que fez ou esta fazendo até hoje , o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso , para revogar a decisão de seu colega juiz Dias Toffoli , quanto as suas decisões criminosas , suspendendo as devoluções e indenizações as suas vítimas , beneficiando vários empresários que roubaram o dinheiro público .