Maduro vence eleição, mas oposição contesta e aponta fraude ‘grosseira’

Oposição que avaliar supostas modificações feitas nos resultados

Pedro do Coutto

Como era esperado, enquanto Nicolás Maduro afirmava ser vitorioso nas eleições realizadas neste domingo, a oposição o acusava de desrespeito às regras eleitorais, inclusive quanto à apuração. Na madrugada de ontem, o Conselho Nacional Eleitoral daquele país anunciou que Maduro venceu as eleições presidenciais, mas os resultados foram contestados pela oposição, que disse ter havido fraude “grosseira” para modificar os números.

Segundo o presidente do CNE, Elvis Amoroso, Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González, com 80% das urnas apuradas. O anúncio aconteceu pouco depois da meia-noite em Caracas. Amoroso, um aliado de Maduro, disse que a tendência da apuração era “contundente e irreversível”. O presidente do CNE também disse que o país investigará “ataques terroristas” ao sistema eleitoral aos quais atribuiu o atraso na divulgação.

AVALIAÇÃO – Momentos depois do anúncio, a principal líder da oposição, María Corina Machado, inabilitada para exercer cargos públicos e apoiadora de González, contestou o resultado.

“Ganhamos em todos os Estados do país e sabemos o que aconteceu hoje. Cem por cento das atas que o CNE transmitiu nós temos e toda essa informação aponta que Edmundo obteve 70% dos votos”, disse Machado a jornalistas. Ela acrescentou avaliar que as supostas modificações feitas nos resultados haviam sido “grosseiras”.

O embate prenuncia mais tensão nos próximos dias na Venezuela, sob acompanhamento dos países vizinhos e dos EUA. O Itamaraty divulgou uma nota ontem afirmando que o governo brasileiro aguarda “a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

A nota diz ainda que o governo brasileiro “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”, além de reafirmar “o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”. O presidente Lula da Silva ainda não se pronunciou sobre o tema.

OBSERVAÇÃO – O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que seu país tem “sérias preocupações” sobre o resultado anunciado. “A comunidade internacional está observando isso de perto e responderá de acordo”, afirmou Blinken. O presidente chileno, Gabriel Boric, questionou abertamente os resultados e disse que o Chile só reconhecerá números “verificáveis”. Os presidentes da Colômbia e México – ambos de esquerda como Boric – ainda não haviam dado declaração até o momento em que escrevo esse artigo.

Esse tumultuado desfecho era aguardado pelos observadores internacionais no momento em que sabiam que Maduro não iria convocar eleições para perdê-las. Agora, veremos as consequências da possível farsa que foi montada mais uma vez.

9 thoughts on “Maduro vence eleição, mas oposição contesta e aponta fraude ‘grosseira’

  1. Das farsas, advém lucros e daí chegamos a conclusão que Maduro, à exemplo de Lula ou qualquer outro, mesmo não sendo um Zeppelin Hindenburg, são khazarianos “dirigíveis” e logo serão “implodidos”, se não seguirem à risca, a concessora agenda!

  2. Prezado analista e mestre Pedro. Uma prova da vitória da oposição está sendo as manifestações do povo nas ruas de Caracas, a capital do Estado venezuelano.

    Cinco estátuas de Hugo Chaves foram derrubadas pelos manifestantes. Até a cidadela do chavismo, a população da maior comunidade da Venezuela, foram as ruas para se juntarem aos manifestantes no asfalto.

    O assessor internacional, Celso Amorim, vai ter que fazer mágica para demonstrar ao presidente Lula, que Maduro venceu.
    Não tem lógica, Lula falar em Democracia, lutar contra o Golpe de Estado no Brasil, em oito de janeiro de 2023 e dar o respaldo do Brasil, a fraude e o Golpe de Estado de Maduro.

    O Brasil ficará isolado na América Latina e no mundo, se apoiar incondicionalmente o ditador da Venezuela na contramão da União Europeia e dos Estados Unidos. Lula está num beco sem saída e sua decisão será lembrada nas eleições de 2026 e poderá definir a derrota na busca da reeleição. Os adversários estão observando com luva de pelica, as contradições do presidente e do PT.

    Lula vai apoiar a decisão do povo venezuelano, que votou contra Maduro ou vai ficar atrelado mais uma vez,n/ ao Ditador da Venezuela?
    Só há uma decisão: Exigir o respeito a vontade popular, como o próprio Lula fez, nas três derrotas para presidente no Brasil.

    Vamos aguardar a conversa entre Lula e Biden nesta tarde e a conversa de Lula com Celso Amorim. Me parece, que o assessor internacional, Celso Amorim é uma eminência parda, com mais poderes no Itamaraty e no coração presidencial do que o excelente Chanceler, Mauro Vieira.

    As últimas notícias de Caracas, indicam que haverá um banho de sangue, provocado pelas milícias armadas de Maduro e dos militares do Exercito. A Venezuela está pegando fogo, por culpa de Maduro, que insiste em se perpetuar no Poder. Creio, que o final do ditador se aproxima. Nenhum Exército, tem força suficiente para agir contra o povo, que sai às ruas em massa para protestar.

    • Maduro ter pretensamente aberto o jogo sobre as urnas brasileiras apenas e tão somente faz um jogo fe retórica pois comungam uma mesma agenda e são exímias criaturas do tal Gepeto, mostrando-se oponentes!

  3. A maior fraude é a própria candidatura do Maduro.
    Já esta a 12 anos no poder, já foi reeleito uma vez, não deveria poder concorrer novamente.
    Assim ele que fazia discurso com uma espada na mão, deveria fechar o congresso de uma vez, e declarar-se governante vitalício da Venezuela.
    Acabaria logo com a farsa.

  4. Sr. Pedro

    Segundo nota do Quadrilhão do Ladrão, as eleições foram “pacificas” e soberanas, e o resultado foi justo para o Carniceiro Sanguinolento..

    Protestos contra Maduro deixam pelo menos um morto e 46 detidos na Venezuela, diz ONG

    Oposição marca ‘assembleias cidadãs’ e regime convoca marcha em direção ao palácio presidencial ‘para defender a paz’

  5. Sr.Pedro

    Veja o Ladrão Maldito pedindo votos para seu Amigo Carniceiro ..

    Vídeo mostra Lula apoiando, chamando de ‘brilhante’ e pedindo votos para o ditador Maduro

    https://www.youtube.com/watch?v=vM8y3e_QpqE

    Sr. Pedro

    Esse video do ladrão começou a circular novamente depois da fraude nas eleições de domingo…

    A Rede não perdoa , está tudo gravado….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *