O adeus a Silvio Santos, o mais popular apresentador da TV brasileira

O apresentador estava internado desde o início de agosto

Pedro do Coutto

Foi grande a manifestação de todos os órgãos da imprensa sobre a passagem de Silvio Santos, o mais popular apresentador de televisão que a cultura brasileira já conheceu, destacando a sua trajetória singular.

Silvio Santos foi camelô nas ruas do Rio, um popular locutor de rádio e apresentador de TV antes de fundar sua própria emissora, o Sistema Brasileiro de Televisão, que desafiou por décadas a liderança da rival Globo. Silvio também flertou com a política e chegou a se lançar à Presidência da República em 1989, mas a candidatura foi impugnada pela Justiça eleitoral.

OPÇÃO – O nome artístico Silvio Santos surgiu quando a carreira no rádio e televisão virou uma opção para o vendedor aumentar seus lucros. Assim, Silvio, depois da parceria com Manoel da Nóbrega, estreou nas telas em 1962, no programa Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista. No ano seguinte, estreou o Programa Silvio Santos, que, desde 1963, está no ar no país.

Para Maurício Stycer, biógrafo do apresentador e autor do livro Topa Tudo Por Dinheiro, Silvio buscou a televisão e o rádio como uma maneira de ampliar os negócios e conseguir o próprio canal. Percebendo o sucesso da empreitada, Silvio Santos decidiu dobrar a aposta e passou a lutar para criar uma rede de televisão.

SBT – O sonho começou em 1976, quando o general Ernesto Geisel, um dos presidente do período da ditadura militar, concedeu ao comunicador a TVS (TV Studios) do Rio de Janeiro. Quase cinco anos depois, em 1981, Silvio Santos fundou o SBT. O Globo, neste domingo, editou um caderno especial focalizando em Silvio Santos e durante todo o dia de sábado a Rede Globo permaneceu no ar com a sua programação voltada para a vida do apresentador.

Foi sem dúvida uma trajetória fantástica marcada pelo êxito absoluto a cada passo. Foram ouvidas integrantes da classe artística à qual ele pertencia e personalidades de todos os setores, inclusive da política. O presidente Lula da Silva ressaltou o papel de Silvio Santos como um exemplo de alguém que partiu de uma classe pobre para chegar ao auge do sucesso. Inúmeras pessoas destacaram a sua gratidão por aquele que à frente do programa dominical conseguiu levá-los a uma posição de plena relevância no cenário artístico.

Foi uma escalada registrada em caráter excepcional. Todas as homenagens que lhe foram dirigidas são justas e refletem uma posição humana que parte do reconhecimento para configurar toda a nossa gratidão.

9 thoughts on “O adeus a Silvio Santos, o mais popular apresentador da TV brasileira

    • Na moral mesmo..meus prezados companheiros de comentarios da nossa querida TI…( Na senda de Líbero Badaró)…

      Aqui REALMENTE…por intermédio do nosso querido Editor Carlão…O espírito da Liberdade para escrever…Parabéns Carlão ( Born tô Write)…

      Por qual motivo ?

      Há menos de dois dias o NOSSO prezado Editor nos brinda com um artigo IRREPREENSÍVEL no seu escopo…e certeiro nas verdades ali escritas…Um verdadeiro artigo de quem tem a PRIMAZIA…no escrever a VERDADE.
      E então…depois disso…SOMOS “prendados”…Com este “artigo”…Tosco…sem o amparo da verdade…e que “engrandece” em especial no seu último parágrafo o degenerado SS ( Interessante comparação com desta sigla com as famosas WAFFENS SS…Estranhíssima designação de um imoral que se diz “judeu” com uma tropa da Elite do Exército Germânico dos idos dos anos 30 e 40…do século da violência e imoralidade humana ). INDO…na contramão de tudo que escreveu NOSSO prezado Editor Carlão.

      Eu vejo no artigo do Sr. Pedro do Couto…Um DESRESPEITO ao Editor Carlão…( embora tenho plena convicção do Direito do Sr. PC…escrever o que PENSA…).
      Foi na minha visão um artigo Desrespeitoso pois agride de forma contundente o que PENSA a Linha Editorial do prezado Editor…Que JÁ havia se manifestado em Palavras fundamentadas na VERDADE dos fatos INEGÁVEIS…da trajetória de vida do Degenerado e Imoral desta maldição “humana” que foi o Senor Abravanell.
      É o que penso..desta artigo…inócuo e desrespeitoso com o Editor e com a maioria dos comentaristas da nossa TI..
      Parabéns prezado Editor Carlão…Parabéns pelo espírito de liberdade em publicar uma “escorregada” do Decano da nossa TI…
      YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…( Na vida de Todos da TI…).

  1. Neste assunto, não tenho como discordar do Pedro do Coutto. Aproveito para elogiar o apreço do editor desta tribuna pela liberdade de opinião.

  2. Sílvio Santos foi o maior comunicador da TV, talvez junto com Chacrinha.

    O povão gostava, porque ele proporcionava alegria. As elites (pseudo) o detestavam, pelo menos aparentemente, talvez por esse motivo.

    Pedro de Couto fez uma justa homenagem a esse personagem que tanto sobressaiu na historia da televisão brasileira. Por isso o parabenizo.

  3. VERDADE SEJA DITA, JUSTIÇA SEJA FEITA. Na sua área de atuação, no seu meio artístico, Sílvio Santos foi de fato o cara, hors concours, o melhor, maior e mais bem-sucedido Showmen do Brasil, inigualável, insubstituível, pode ter até imitadores e copiadores oportunistas que jamais serão seus sucessores, à sua altura, nem forçando a barra, mas vamos combinar que a frase “a minha genialidade e sucesso consiste em 5% de inspiração e 95% de transpiração” é de autoria do Dr. Albert Einstein. E para não dizerem que não falei de flores, acredite se quiser, Sílvio Santos, o homem do “quem quer dinheiro”, tb sonhou com um mundo bem melhor, MAS quem de fato correu atrás desse possível pequeno grande novo mundo bem melhor para todos e todas e não apenas para si mesmo, desde criancinha, e conseguiu descobri-lo, capturá-lo e formatá-lo, foi a Revolução Pacífica do Leão, representada pelo Leãozinho da Juba Prateada, o HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, que, para protegê-lo da ação maligna dos malfeitores o escondeu dentro da sigla RPL-PNBC-DD-ME, colocada à disposição de todos e todas, há 34 anos, bastando, pois, ao conjunto da população, sem preguiça de pensar e agir, querer abri-la e torná-la uma feliz realidade, a nova bonança que todos e todas verão e sentirão no dia a dia dos novos tempos com o descortino dos novos horizontes, sob os quais será possível amar, brincar, sorrir e cantar sem dores na consciência e sem remorsos… https://www.youtube.com/watch?v=gouqpPA-ya4 https://www.facebook.com/watch/?v=672599703542001

  4. Existe uma diferença fundamental entre Hélio Fernandes e Roberto Marinho /Silvio Santos.
    Hélio foi idealista e brigou com o ” Sistema”. Morreu muito respeitado, porém, falido. Já Marinho e Sílvio foram pragmáticos e se alinharam ao ” Sistema” ( tanto faz se hora é de direita ou hora é de esquerda)

  5. Anistia automática e bajulação

    O Baú da Felicidade era picaretagem.

    E a Tele Sena é um modelo de aposta proibido disfarçado de título de capitalização. Sem lastro.

    Apoiou todos os presidentes e se dizia “office boy de luxo do governo”. De qualquer governo.

    Ele mesmo admitia que ganhou o canal de TV do general-ditador Figueiredo.

    Em 2010 descobriu-se que seu banco PanAmericano fez operações fraudulentas de R$ 4,3 bi, o maior escândalo financeiro da década. Não perdeu patrimônio, muito menos a concessão pública do SBT.

    E a covardia contra Zé Celso e o Teatro Oficina?

    Enfim, (…) santo só no sobrenome.

    Fonte: O Antagonista, 19.08.2024 10:34 por Luis Erlanger – instagram, ex-jornalista da Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *