Emilly Behnke e Renata Varandas
CNN, Brasília
Países do G20 assumiram o compromisso, nesta quinta-feira (24), de incentivar empresas a adotarem medidas efetivas de combate à corrupção e de respeito ao meio ambiente.
A relação da agenda anticorrupção e o enfrentamento das mudanças do clima foi um dos temas abordados em nota conjunta.
Na declaração, divulgada após o encontro em Natal (RN) do grupo de trabalho anticorrupção, os países reconheceram que a integridade das empresas envolve o respeito às questões ambientais e aos direitos humanos e trabalhistas.
DIZ O BRASIL – A sugestão sobre o tema foi feita pelo Brasil, que exerce a presidência do G20 até o fim do ano. A Controladoria-Geral da União (CGU) atua na coordenação do grupo e articulou para que houvesse um entendimento conjunto sobre o assunto.
Os países também defenderam que as ações de combate à corrupção priorizem a garantia de transparência e prestação de contas da atuação dos governos na resposta a eventos climáticos extremos.
Segundo o grupo, a corrupção representa uma ameaça maior em tempos de crise, incluindo as causadas por eventos climáticos extremos, em que há gastos emergenciais. As nações integrantes do grupo se comprometeram a aplicar medidas eficazes para aumentar a transparência e a responsabilização durante os períodos de respostas a essas situações.
GRUPO DE TRABALHO – A CNN apurou que as definições acordadas são vistas internamente como uma vitória da atuação da CGU no grupo de trabalho temático, que até a véspera do encontro não tinha firmado um entendimento.
Além da questão ambiental, os países também destacam que a corrupção é um obstáculo significativo ao desenvolvimento, tanto em relação à gestão de recursos públicos quanto ao impacto potencial do investimento privado.
No documento, os países reafirmam que a promoção de iniciativas anticorrupção e de integridade pode contribuir para “construir um mundo justo e um planeta sustentável”, conforme o lema escolhido pela presidência temporária brasileira do G20.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Brasil liderando o mundo no combate à corrupção? Esta é SuperPiada do Ano, que bate a declaração de Lula sobre seu tesão sexual de 20 anos e todas as as outras possíveis concorrentes. Como o Brasil é o único país de mundo que não prende corrupto após condenação em segunda instância, a SuperPiada está fazendo um tremendo sucesso internacional. (C.N.)
No meu modo de pensar, qualquer iniciativa de combate à corrupção é bem-vinda. Certamente o mundo precisa avançar muito nessa questão, pois levar vantagem é algo inerente ao ser humano.
A corrupção moral é mãe de todas as corrupções. A material é apenas a ponta do iceberg. .
Sem condições
(Em condições normais) ‘Lula não deixaria nunca de ir ao último ato de campanha de Guilherme Boulos no sábado, e nem de ir votar em São Bernardo no domingo.’
Acorda, Brasil!
Mas, quem do Brasil?
ESTAMOS EM GUERRA!
O que aconteceu hoje na Av. Brasil no rio de janeiro, é um retrato fiel da corrupção.
Esses caras estão brincando!
Dizem que hoje se chegou ao limite.
O que eu acho?
Eu acho, pouco!
Vai piorar muito maís.
José Luis
https://x.com/RiodeNojeira/status/1849524242703843679?t=vL2eebryP4NeLtitR3lgKA&s=08
Mais:
https://x.com/RiodeNojeira/status/1849473802415096301?t=H92aZKZXLIYtMgyYlxAtgw&s=08
José Luis
Mais:
https://x.com/RiodeNojeira/status/1849417832833954007?t=H6xn6bmF2GTCdaxekNpjQQ&s=08
José Luis
E o responsável por essa agenda nesse País, será o toffoli
O raposário dando lição de moral no galinhodromo.
Nunca antes na história desse país houve um combatente contra a corrupção maior que o ‘nosso’ Dom $talinacio Curro de la Grana.
Aquele que caiu sentado e feriu a nuca.
Ah… outra constatação.
Não foi Bolsonaro, deve ter sido o ET de Varginha. Todos os agora acusados alegam terem sido amicíssimos da Marielle.
Marielle está deixando, aos poucos, de ser a prima dona da esquerda, epa, da extrema esquerda.
Senhor Editor, a Super Piada não está completa, falta indicar ao G-20 o Senhor Ministro Dias Toffoli como consultor jurídico para o assunto.