Carlos Newton
“Civilização? Sei bem o que significa isso, mas nunca consegui encontrar uma verdadeira civilização. Porém, se algum dia encontrar, sei que saberei reconhecê-la” – dizia o genial britânico Kenneth Clark, considerado o maior historiador contemporâneo. A rainha Elizabeth II era tão encantada com ele que o nomeou cavaleiro do Reino Unido aos 35 anos, algo absolutamente extraordinário. Depois virou Sir e em seguida Barão Clark de Saltwood, quando comprou um castelo normando para morar.
Clark era de família rica, mas trabalhava ininterruptamente, pesquisando e escrevendo obras notáveis. Morreu em 1983 sem conhecer a civilização. Se algum de seus discípulos continuar procurando, certamente não encontrará neste século, pois ainda estamos muito atrasados, apesar do desenvolvimento científico, bem mais rápido do que os avanço sociais.
EXEMPLO DA AMÉRICA – Vejamos os Estados Unidos, principal país do mundo e que tem mania de grandeza e gosta de ser chamado de América. Pode nossa matriz USA ser considerada civilização, enquanto houver a prisão de Guantánamo, com detentos sem direito a advogado?
E o racismo aparentemente invencível? Pode ser tida como civilizada uma nação onde policiais brancos matam negros por asfixia, no meio da rua? Ou com um candidato a presidente que sonha em construir um muro para evitar a passagem de latinos?
Bem, se não existe civilização na nossa matriz USA, quanto mais aqui na filial Brazil, onde ainda nem compreendemos direito o que significa liberdade de expressão. Aliás, na própria matriz a famosa Primeira Emenda hoje corre risco e há quem pretenda “interpretar” seus conceitos, como ocorre na Suprema Corte aqui na filial.
MUSK EM AÇÃO – Bem, ao investir contra a censura aqui na filial Brazil, o empresário Elon Musk acabou comprando uma briga feia também na matriz USA, e agora resolveu bancar uma campanha nacional em favor da preservação da Primeira Emenda.
Seria bom se fizesse o mesmo aqui na filial, para obrigar o Supremo a cumprir a Constituição, evitando esses exageros comandado por Alexandre de Moraes. Afinal, ninguém percebe que é uma insanidade considerar terroristas e julgar como tal todos os invasores da Praça dos Três Poderes, sem provas materiais? Muitos deles nada fizeram, estavam a passeio, digamos assim, como aquele morador de rua que ficou onze meses preso…
Também as investidas contra blogueiros, youtubers e usuários das redes sociais, sem denúncia da vítima, sem direito de defesa ao suposto infrator e sem decisão judicial, isso pode ser considerado democrático?
EXISTEM LIMITES – Não adianta alegar que o Supremo e o TSE estavam salvando a democracia, porque nada justifica uma ditadura do Judiciário. Agora, Musk tem de depor na matriz USA, perante o Comitê Jurídico da Câmara. E lá vai a imagem do Brasil descendo a ladeira, porque não há defesa para os desmandos de Moraes…
Nesta sexta-feira, como não teve como se justificar, Moraes alegou que Musk é um “mercantilista estrangeiro”. Caramba! Quer dizer que o simples fato de ser empresário estrangeiro é um crime ou algo desabonador aqui na filial? Ora, essa afirmação de Moraes mostra que está completamente desatinado, não tem como responder a argumentos simplórios de Musk, pois o mercantilista apenas tem dito que Moraes exerce censura, e isso é absolutamente verdadeiro.
O ministro brasileiro pensa (?) que tem o direito de “assinar de ofício”, sem pedido do Ministério Público, a remoção de postagens e o bloqueio de contas nas redes sociais, sem que tenha havido queixa ao Judiciário. Ele acha isso normal numa democracia? Deveria lembrar que “iura novit cúria” (o juiz conhece a lei), como diz o axioma fundamental do Direito Romano, e Moraes é professor e acaba de se doutorar…
###
P.S. 1 – Daqui para frente, vai ser uma humilhação atrás da outra. Moraes não tem como se defender e os demais ministros foram coniventes e o apoiaram o tempo todo. Agora, todos têm de fingir que não está acontecendo nada. Uma situação mais do que constrangedora.
P.S. 2 – E os mercantilistas brasileiros? Vão aguentar calados essa humilhação? Cade â Associação Comercial? E a Confederação do Comércio? Cadê esses desgraçados mercantilistas? (C.N.)
E a Tribuna, sofrerá mais “apagões”?
Se sofrer, onde estará a fonte?
Civilização e uma palavra utópica. Talvez nunca atingiremos o significado dessa palavra. Sou contra todo tipo de violência e isolacionismo. Porém, tem algo que me revolta e quando vêm sempre com o tema policial branco e negros, como todos fossem uns assassinos. Quantos casos inverso observamos. Na África do Sul, tem um vídeo que mostra negros incentivando a morte de fazendeiros brancos. Acho que nunca atingiremos o nível de convivência pacífica.
Musk, o cafajeste só reage conforme suas conveniências. Onde tem negócios, mesmo que o “X” seja proibido ou regulamentado, fica quietinho. Seu movimento é para tentar impedir a regulamentação das redes sociais nos EUA que tão bem servem aos da extrema-direita. Sem contar que ele demite sumariamente os empregados que ousam criticar os projetos de suas empresas.
E os EUA, hein? Falam de liberdade, que ela está Constituição, mas querem banir o Tik Tok, por lá.
“MUSK É UM ‘ DEFENSOR ABSOLUTO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO’?
Embora Musk tenha criticado o que considera ser a censura de certos pontos de vista por parte da administração anterior do Twitter, também tentou silenciar os críticos com os quais não concorda, incluindo jornalistas e organizações sem fins lucrativos que reportam sobre as suas empresas.
Musk acusou os jornalistas no final de 2022 de compartilhar informações privadas sobre seu paradeiro, que ele descreveu como “basicamente coordenadas de assassinato”. Ele não forneceu nenhuma evidência para essa afirmação, embora anteriormente Musk tenha decidido banir permanentemente uma conta que rastreava automaticamente os voos de seu jato particular usando dados disponíveis publicamente.
No mês passado, um juiz federal rejeitou uma ação movida por X contra a organização sem fins lucrativos Center for Countering Digital Hate, que documentou o aumento do discurso de ódio no site desde que foi adquirido pelo proprietário da Tesla.
X argumentou que os investigadores do centro violaram os termos de serviço do site ao compilar indevidamente tweets públicos, e que os seus relatórios subsequentes sobre o aumento do discurso de ódio custaram a X milhões de dólares quando os anunciantes fugiram.
Mas o juiz do Tribunal Distrital dos EUA, Charles Breyer, rejeitou o processo, escrevendo na sua ordem que se tratava “descarada e veementemente de uma coisa”, punindo a organização sem fins lucrativos pelo seu discurso.”
https://apnews.com/article/brazil-musk-x-twitter-moraes-bef06c0dbbb8ed87495b1afbb0edf211
Disse Hoffmann:
Se alguém tinha alguma dúvida, o ato de Copacabana escancarou o alinhamento total do bolsonarismo com o dono do X, contra a democracia (???) no Brasil.
O bilionário Musk é o novo ídolo dessa gente que praticou e quer voltar a praticar tortura, censura e ditadura, agora fantasiados de defensores da liberdade.
Só falta a tortura (que restou aos presos na Papuda), não é, veneranda (!!!) senhora ?
Publicou isso no X Não existe outra rede social ?
Senhor Jose Vidal , esquecestes de mencionar a demissão da funcionária que foi demitida , por reportar aos seus chefes e ao próprio empresário Elon Musk , os seguidos acidentes ocorridos com os carros elétricos que fabrica , são devido aos tapetes que se soltavam e enrolavam travando os pedais de comando do carro , mas não deram bola pra ela , obrigando-a a informar as autoridades locais , mas sofreu perseguições e retaliações de seus , acarretando sua demissão , com agravante de que passaram a difama-la , tratando-a como ladra , terminando na justiça , sendo que o empresário deu liberdade para seus funcionários reportarem pra ele , quaisquer problema da empresa , não solucionado por seus prepostos .
Acho que tem um pessoal aí reclamando dos pneus dos carros do Musk , alegando que eles não são adequados para rezar
Digo , de seus superiores .
Comentei en passant, haja vista ter colocado, inclusive o nome dela, em postagem anterior. Obrigado pela lembrança, pois parece que os bajuladores do “impoluto” defensor da absoluta liberdade de expressão está sempre certo. O errado é estabelecer limites. Então, Moraes e o STF são atacados sempre por esse “democráticos” cidadãos.
Artigo primoroso, como sempre. Parabéns.
Gratíssimo por suas palavras, amigo Erasmo. Quando vieres ao Rio, vamos fazer uma festa de arromba.
Abs
CN
Esse artigo vai descer quadrado pela goela dos “democráticos” e que salvaram o “democracia” inclusive seus baba-ovos…..
abç