Eventos climáticos extremos se tornarão mais frequentes no país, alertam cientistas

Enchentes no RS: número de mortes sobe para 83; chuva deve | Geral

É uma tragédia anunciada, que se repete sem maior reação

Deu em O Globo
Agência FP

Enchentes históricas, incêndios florestais recordes, ondas de calor sem precedentes, secas: os eventos extremos se multiplicam e se tornarão mais frequentes no Brasil, alertam os especialistas. O pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul deixou mais de 100 mortos e devastou a economia desse estado agrícola, que levará meses ou inclusive anos para se recuperar, segundo as autoridades, que falam da necessidade de um “plano Marshall” de reconstrução.

Outras tragédias atingiram o Brasil recentemente. No ano passado, o país registrou 1.161 desastres naturais, mais de três por dia, em média. É um recorde desde que os registros começaram em 2011, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

VULNERABILIDADE – A própria geografia brasileira explica em parte esta vulnerabilidade, com regiões que inundam no sul e outras que sofrem repetidos períodos de seca, como a região semiárida no leste. O fenômeno natural do El Niño também tem impacto.

Mas devido ao aquecimento progressivo do planeta, os eventos extremos ou raros “estão cada vez mais frequentes e mais extremos e é de esperar que isto continue”, disse à AFP José Marengo, coordenador de pesquisa do Cemaden.

“As mudanças climáticas não estão mais sob discussão em uma pesquisa científica. Elas saíram dos livros e viraram realidade”, disse à AFP Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima, que é composto por mais de uma centena de organizações ambientalistas e de pesquisa.

MORTES E PREJUÍZOS – As chuvas extremas no Brasil no ano passado causaram pelo menos 132 mortes e mais de 9 mil feridos, enquanto cerca de 74 mil pessoas perderam suas casas, segundo o Cemaden. Os danos materiais foram estimados em mais de 5 bilhões de reais.

No Rio Grande do Sul, o balanço provavelmente será pior do que em todo o ano de 2023: o saldo preliminar das enchentes informa 107 mortos e 136 desaparecidos. O número de afetados e os prejuízos econômicos ainda são incalculáveis. Nos últimos anos, as enchentes atingiram também a cidade de Recife (Pernambuco) e os estados de Minas Gerais e Bahia.

Essas chuvas extremas no sul da América do Sul têm sido uma previsão recorrente dos modelos climáticos há décadas, segundo o Observatório, e esta informação é “ignorada pelos sucessivos governos estaduais”, lamentou Suely Araújo, coordenadora de políticas públicas da plataforma.

ADAPTAÇÃO – “Enquanto não se entender a relevância da adaptação, essas tragédias vão continuar acontecendo, cada vez piores e mais frequentes”, frisou Araújo.

Há também incêndios e desmatamentos. As emissões de dióxido de carbono para o meio ambiente são as principais responsáveis pelo aquecimento global. A redução das florestas devido ao desmatamento para expansão das atividades agrícolas reduz a capacidade de absorção desses gases de efeito estufa.

Entre janeiro e abril, foram registrados mais de 17 mil incêndios florestais, mais da metade deles na região amazônica, onde aumentaram 153% em um ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O dever de casa é claro. Combater o desmatamento com todas as forças, botar essa gente na cadeia, mostrar que o Estado é forte. Além disso, desassorear rios e lagoas, abrir canais para áreas de escape das águas, proibir construções em vales e locais inundáveis. Mas quem se interessa? (C.N.)

8 thoughts on “Eventos climáticos extremos se tornarão mais frequentes no país, alertam cientistas

  1. Sr. Newton

    Veja como o Papai Estado é forte….

    Brasil doa 150 purificadores de água para a população da Faixa de Gaza: ‘Questão de vida ou morte’

    Ajuda humanitária ocorre em momento de escassez de água potável no território; governo brasileiro já havia enviado 40 equipamentos semelhantes em outubro

    https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/12/21/brasil-doa-150-purificadores-de-agua-para-a-populacao-da-faixa-de-gaza-questao-de-vida-ou-morte.ghtml

  2. Sr.Newton

    Vai anotando,mais uma do Cacheiro Corrupto0.;.;

    Lula pergunta para mãe de 5 filhos ‘quando vai fechar a porteira, companheira?’

    Declaração do presidente ocorreu em cerimônia de entrega de residências do programa Minha Casa, Minha Vida, em Maceió, capital de Alagoas; Lula afirmou que ‘nem sempre’ Estado e religião cuidarão dos filhos, e que essa deve ser uma responsabilidade do pai e da mãe

  3. Investigar os responsáveis pela manutenção das comportas de proteção de Porto Alegre, algumas não funcionaram pois estavam quebradas e sem manutenção segundo noticiou a imprensa, responsabiliza-los criminalmente e exemplarmente para que sirva de lição para outros administradores.

  4. Muitos anos de vida , para quem trabalhou por muitos na então Cia. CBD dragando rios e canais de Rio Grande e Porto Alegre , que infelizmente não existe mais , graças aos nossos inimigos internos nacionais BR .

  5. Essa porteira biológica vai em favor na nova ordem mundial que pretende a redução populacional.
    Loola, o filósofo da agropecuária entende de porteiras, Se a porteira estiver aberta tem-se a explosão populacional, e se estiver fechada ajuda a controlar a explosão. O mesmo se dá com a idade das porteiras, se for nova aumenta o risco, se for velha, ajuda na redução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *