William Waack
Apelidar Lula de “Biden da Silva” está ganhando tração nas lacrações na internet, num tipo de ataque por parte de adversários mais habilidosos no espaço digital do que a corrente política do presidente brasileiro. A comparação, porém, é descabida.
Joe Biden é uma vítima clara de senilidade, definida como doença degenerativa crônica que afeta a memória, o raciocínio e o comportamento de pessoas idosas. A enfermidade o obriga a ter de tomar uma única decisão (abandonar ou não a reeleição), pessoal e política, de enormes consequências, qualquer que seja.
LULA ESTÁ MELHOR – Salta aos olhos que Lula desfruta de condição física muito melhor do que a de Biden, e não precisa decidir neste momento sobre reeleição. O problema principal para Lula é ser vítima de sua própria visão dos fatos e as ações disso decorrentes, prejudiciais para ele mesmo.
É o caso específico do cenário econômico. Lula não parece entender os mecanismos que pioram ou aliviam o peso das questões fiscais e monetárias que balizam hoje – goste-se ou não disso – a política brasileira. E insiste em posturas que pioram as já precárias condições de governabilidade.
Ele acha que as oscilações típicas de preços de ativos – desde sempre motivadas por expectativas – não passam de “conspirações” e “especulações”, incentivadas pelo BC dirigido por um bolsonarista. E que as elites empresariais brasileiras são apenas rentistas, e fundamentalmente opostas a ele e sua preocupação com “os pobres”.
SEMPRE REPETINDO – O avanço da idade, e os fatos traumáticos recentes da vida (580 dias na prisão), acentuaram em Lula o apego a esquemas mentais que ele repete desde que surgiu na cena política, meio século atrás. É basicamente a divisão do mundo entre “eles” e “nós”, entre “ricos” malvados e “pobres e trabalhadores” vítimas, descrição que ele aplica também ao cenário internacional.
Auto centrado, e ouvindo pouca gente, Lula está preso a um passado de vinte anos atrás e a memórias que são pura imaginação.
O “gasto é vida” de Dilma vem da mesma matriz dos postulados que Lula defende hoje como cerne de um programa de governo. E se recusa a admitir o que deu errado.
IDEIAS SENIS – São profundas e, em certa medida, bastante perturbadoras algumas das mudanças ocorridas nos últimos vinte anos, entre elas as relações capital-trabalho. tAssim como as sensíveis alterações na relação de força entre os poderes em Brasília, fatos que Lula não parece contemplar, ou para os quais não encontrou formas exitosas de lidar.
A senilidade da qual padece o personagem político Joe Biden condiciona o papel que ele representa na História. No caso de Lula, é a senilidade das suas ideias.
Não é novidade para ninguém que o presidemente Biden da Silva odeia ler, e ler, como todo mundo também sabe, é uma forma de se manter atualizado. Assim sendo esperar ideias novas de uma pessoa pouco educada, avessa ao conhecimento, inimiga declarada dos livros é pedir demais. Biden da Silva ainda está lá nos anos 90 quando fundou o Foro de São Paulo, acredita no comunismo “raiz” ao estilo Fidel e Chavez, gente que inclusive até já morreu, mas Biden da Silva está aí com as ideias velhas oriundas dos século passado e atrasado. Esperar algo novo do presidemente Biden da Silva é esperar demais.
He has a type of problem called Biden disease, his brain doesn’t work well.
A velhice muitos não aceitam, pois muitas qualidades caem com o passar dos anos. O problema do molusco sim é a senilidade e também para um inculto não adianta esperar muitas coisas nessa fase da vida
Já dizia o ditado: “Não se ensina truques novos para cavalo velho”.
Um sujeito bitolado com uma viseira na cara, jamais vai procurar e se atualizar.
Vive no passado, não acompanha a evolução e tem gente, também atrasada, que ainda acredita nestas múmias, que já deveriam estar num sarcófago.
Com Biden e lula, o mundo não vai a lugar algum.
Para o Waak o racismo é atual.
Quer dizer que a oscilação do Real diante do dólar não é especulação?
Convenhamos, acreditar que não é, parece coisa de incauto.
Ora, quem poderia influenciar diretamente na moeda é algo advindo do BC, mas isso não acontece. Alguns espertos, aproveitam qualquer deixa para especular. E muito são auxiliados pela mídia.
Sr Newton
O ladrão de nove dedos está parado no ano de 1 959.
Ainda bem, porque uma parte da quadrilha está parada em 1 917.
Já pensou o que seria do país?
Aquele abraço
Biden da Silva não é mais uma pessoa comum, é uma ideia.
Era pra ser um avatar mas virou um Demiurgo dos Mundos Inferiores.
Esse 1917 é o ano do experimento soviético?