Tarcísio supera atritos com a direita e reforça apoio eleitoral para 2026

Tarcísio enfrenta crise com bolsonarismo e terá que ''provar que é de  direita'', diz jornal

Tarcísio sabe que o apoio de Bolsonaro é fundamental

Artur Rodrigues
Folha

O primeiro ano do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi marcado por tensão com o bolsonarismo. Eleito com o apoio de Jair Bolsonaro (PL), ele irritou os seguidores do ex-presidente e até o próprio por uma postura considerada moderada demais e por acenos vistos como à esquerda.

Agora o governador parece enfim ter superado as desconfianças, ao menos por ora. Com isso, vai se cacifando como um principal herdeiro de Bolsonaro, que está inelegível, e aparece como o mais cotado para a disputa presidencial de 2026 no campo da direita.

Os agrados a esse grupo vão da presença em ato de Bolsonaro na avenida Paulista à declaração de que não está “nem aí” para as denúncias de abusos cometidos pela Polícia Militar no litoral de São Paulo.

REUNIÃO COM SALLES – O último capítulo dessa aproximação consistiu no encontro na última segunda-feira (11) entre Tarcísio e o deputado federal e ex-ministro Ricardo Salles (PL), com quem manteve divergências.

O parlamentar era visto pelos bolsonaristas como a primeira opção neste ano como candidato do campo à Prefeitura de São Paulo, mas Tarcísio preferiu o apoio à reeleição de Ricardo Nunes (MDB).

Após o encontro, Salles afirmou que a questão eleitoral está pacificada com a indicação do vice de Nunes por Bolsonaro —no caso, o ex-chefe da Rota coronel Mello Araújo, que ainda não foi confirmado na chapa.

QUESTÃO DE ESTILO – “Eu acho que a direita entendeu que cada um tem o seu estilo e isso não desqualifica a liderança do Tarcísio na direita”, disse Salles, ressaltando que o papel do governador no Executivo é diferente do dos legisladores.

“Ele ocupa talvez o cargo mais importante da direita brasileira. E tem todas as credenciais de ser candidato ao que quiser ser.”

A declaração do deputado acontece em contexto no qual Tarcísio deve migrar ao PL, a pedido de Bolsonaro, que vê o governador como seu possível sucessor em 2026. O discurso no governo, porém, segue o de que o governador será candidato à reeleição em São Paulo.

DIREITA UNIDA – O encontro com o deputado foi mediado pelo deputado estadual Lucas Bove (PL), bolsonarista próximo ao ex-presidente e um dos mais influentes membros do grupo na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). A legenda da foto postada foi “direita unida”.

União é algo que nem sempre existiu na bancada de direita na Alesp ao longo do último ano, devido a tensões com o governo paulista por assuntos que vão de acenos vistos como à esquerda, como a sanção do feriado da Consciência Negra no estado, à falta de espaço no governo. Eles chegaram a formar um bloco que prometia agir com independência em relação a Tarcísio.

“Do lado dos bolsonaristas, houve uma compreensão de que o Tarcísio é mais moderado, isso não quer dizer que ele não é de direita e não defende as mesmas pautas que a gente”, diz Bove.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Está corretíssima a postura de Tarcísio de Freitas. Primeiro, unir a direita e a extrema-direita; depois, buscar apoio do centro e da esquerda moderada. Com isso, vai pavimentando o caminho para disputar a Presidência. (C.N.)

8 thoughts on “Tarcísio supera atritos com a direita e reforça apoio eleitoral para 2026

  1. BROXAnaristas são tipos singulares, apesar de produzidos em série… qual peido-de-velh@ (bombinha de são joão mau-cheirosa que nem “perfume” de gambá).

    Desaparelhados de simancol e transbordantes de crenças e atitudes (mito)ilógicas:

    conversar com Jesus no galho duma goiabeira;
    rezar para pneus velhos;
    venerar milicianos matadores de aluguel;
    ficar 2 meses nas portas dos quartéis pedindo instauração de ditadura;
    partir pra cima da PF e tentar vandalizá-la;
    levar um caminhão com material explosivo para o aeroporto de Brasília e acionar o detonador (que felizmente falhou);
    dia 8 de janeiro sair das portas dos quartéis e levar o terror à esplanada dos ministérios sede dos três phoderes… etc, etc, etc

    … Cada vez mais iminente a prisão do guru-mor do BROXAnarismo, daqui pra frente como se comportarão suas hordas de robôs e teleguiados?

    Haja peido-de-velh@!!!

  2. O filé mignon da esquerda seria provocar uma desavença entre Bolsonaro e Tarciso.
    Na banalização da avacalhação são mestres.
    Hanna Arendt e Joseph Pulitzer acertaram na mosca, na veia, no olho do mosquito.

  3. NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Está corretíssima a postura de Tarcísio de Freitas. Primeiro, unir a direita e a extrema-direita; depois, buscar apoio do centro e da esquerda moderada. Com isso, vai pavimentando o caminho para disputar a Presidência. (C.N.)

    Sr. Newton

    Faltou o “espertalhão” do Kassab, ou “kibe’ nas listas de propinas da empresa bandida Odebrejo….

  4. A Vida é Bela e a Girafa é amarela….

    – Ex-secretário de Alckmin, Ricardo Salles comandará Meio Ambiente…

    QUEM É RICARDO SALLES

    – Advogado e administrador, Salles foi secretário particular do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin de 2013 a 2014 e secretário estadual do Meio Ambiente de 2016 a 2017….

    – Ricardo Salles movimentou R$ 4,57 milhões em três anos.

    – Inquérito apura suspeita de enriquecimento ilícito de Salles.

    – PF aponta operações suspeitas de Salles em escritório com a mãe durante o governo Bolsonaro..

    – Investigado, Ricardo Salles deixa comando do Meio Ambiente em meio a desmatamento recorde

    – Ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles vira réu por exportação ilegal de madeira

    A Rede não perdoa, ou está gravado em videos os em noticias “escrevinhadas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *