Disparada do dólar e valorização do petróleo pressionam a inflação

O ano começou com diversas pressões em torno da Petrobras

Pedro do Coutto

Novamente o problema do preço do petróleo e de seus derivados atinge o país. O ano começou com diversas pressões em torno da Petrobras e dos preços dos combustíveis. Com o avanço do dólar e, mais recentemente, do preço do barril de petróleo no mercado internacional, a defasagem da gasolina e do diesel vendidos pela estatal atingiu o maior patamar desde julho do ano passado — de 13% e 22%, respectivamente, esta semana —, o que alimenta a cobrança do mercado por um reajuste nas bombas.

Enquanto a Petrobras não decide sobre um aumento, a partir de 1º de fevereiro o consumidor verá os preços mais altos nos postos, pois a alíquota do ICMS subirá em todo o país. No caso da gasolina, será uma alta de 7,1%. Já no diesel, o aumento será de 5,3%. Isso vai pressionar ainda mais a inflação. Em 2024, a gasolina foi o que mais contribuiu para a alta de 4,83% do IPCA, usado na meta do Banco Central. Além disso, teme-se que os Estados Unidos, no novo governo de Donald Trump, enfrentem inflação e juros maiores, o que valorizaria ainda mais o dólar.

CONFUSÃO – O Brasil é exportador de óleo bruto, um dos maiores do mundo. Mas é importador dos derivados. Não compreendo a preocupação da Petrobras com a questão que está fazendo o governo também participar, demonstrando uma certa confusão quanto ao problema. O dólar atinge a exportação do óleo bruto e a também a importação de gasolina, óleo diesel e gás liquefeito, fatores que se colocam no caminho da Petrobras.

Tenho a impressão que deveria ter uma divulgação mais clara sobre o assunto. Como o dólar influi positivamente para nós quando há um aumento na escala internacional e quando influi nos custos sobre os derivados do petróleo ?

ANÁLISE – O Globo publicou na edição de ontem ampla reportagem fazendo uma análise sobre a defasagem no aumento dos combustíveis. Não sendo o preço reajustado, terá reflexo nos dividendos para acionistas da Petrobras. De qualquer forma, quando se mexe nos preços é preciso considerar o vai e vém.

A questão é, conforme dito,  o que o aumento do dólar traz de positivo e negativo para a Petrobras, já que a exportação de óleo bruto traz dados a favor, mas que não são divulgados. É preciso fazer um comparativo desses com a importação dos derivados. O governo foge de apresentar números absolutos.

22 thoughts on “Disparada do dólar e valorização do petróleo pressionam a inflação

  1. BRASIL DAS DIRETAS-JÁ, UM APOCALIPSE DO COMEÇO AO FIM! QUAL GENERAL DA DITADURA AFIRMOU MESMO QUE SENTIRÍAMOS SAUDADES DE? Chapolin colorado, Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha, Rambo, General Figueiredo, por que vós nos abandonastes? Será que a Rede Globo, a Record, a Igreja Católica, e muitos outros veículos, estavam certos em apoiarem fervorosamente a Ditadura Militar de 64? A República ‘’democrática e de Estado de Direito’’ das Diretas-Já determinantes de corrupção política criminosa estrutural e a criminalidade organizada, e facínoras avulsos, não eleitos das favelas e periferias não estão destruindo há 40 anos somente a vida de suas vítimas e de seus entes queridos, cidadãos benéficos! As escórias criminosas destroem implacavelmente a vida de todos os brasileiros beneficamente funcionais, mas sim aniquilam a nação como um todo. Muitos trilhões de reais foram consumidos pela incompetência, debilidade mental, má-índole e mau-caráter dos eleitos, concursados, nomeados, funcionários públicos fantasmas, etc., dessas 4 malfadadas e amaldiçoadas décadas brasileiras de patinação na lama; verbas para as secretarias de insegurança públicas; verbas para pródigos salários e astronômicos penduricários do Judiciário mais incompetente, omisso, elitista, oportunista, ‘’garantista de impunidade’’, corrupto, pródigo, dispendioso do mundo! Com isso, falta tudo para o povo benéfico, trabalhador, pacífico, respeitador das leis, estudioso, empreendedor; esse povo só recebe migalhas que caem da mesa do Estado Brasileiro pródigo, arrogante e prepotente; esse cão vagabundo, raivoso e sarnoso (que deveria ser tratado pela Ciência e cuidado com carinho). Segurança, saúde, transporte, saneamento básico, ruas, estradas seguras, meio ambiente protegido, etc., mesmo com a produção de petróleo, ainda indispensável para evitar o apocalipse nacional. As classes-médias, sustentáculos da nação e do Estado gastam o que têm e o que não têm com planos de saúde e hospitais, já que o ‘’SISREG-SUS’’ é o maior genocida do Brasil; medicamentos grátis só porcarias baratas que mais intoxicam que curam dores. Chapolin colorado, Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha, Rambo, General Figueiredo, por que vós nos abandonastes? LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  2. Para quem trabalham incessantemente apátridas, para tanto alçados?
    Para a “Máfia Khazariana”, ora pois, através do “Sindicato Internacional do Crime Organizado”, tendo como servis os arregimentados pelo “Alcoviteiro Conglomerado”, prostitutos cafetinos dessa tida “zona”, de desconforto para os desassemelhados!
    Adendos, em:
    “A Décima Terceira Tribo de Arthur Koestler.”

    “Arthur Koestler, um conhecido escritor judeu, realmente sentiu o calor dos judeus em 1976 quando publicou o que se tornou um livro sensacional sobre Khazar e os judeus. Seu livro, A Décima Terceira Tribo, apareceu em hebraico e inglês, mas mesmo tendo entrado na lista de mais vendidos do The New York Times, as livrarias judaicas o proibiram.

    Pode-se entender por que a nação judaica tinha medo da pesquisa explosiva de Koestler quando você lê o livro. É uma pesquisa abrangente da história khazariana, e nela Koestler mostra como essa história se encaixa com a dos judeus. Koestler escreve:
    “A grande maioria dos judeus sobreviventes no mundo é de origem do Leste Europeu — e, portanto, talvez principalmente de origem khazar. Se assim for, isso significaria que seus ancestrais não vieram da Jordânia, mas do Volga, não de Canaã, mas do Cáucaso, outrora considerado o berço da raça ariana; e que geneticamente eles são mais intimamente relacionados às tribos huno, uigur e magiar do que à semente de Abraão, Isaac e Jacó. Se esse for o caso, então o termo “antissemitismo” se tornaria vazio de significado, com base em um equívoco compartilhado pelos assassinos e suas vítimas. A história do Império Khazar, à medida que lentamente emerge do passado, começa a parecer a farsa mais cruel que a história já perpetrou.”
    Koestler era um judeu sionista, e ele não acreditava que seu livro bem pesquisado prejudicaria a capacidade dos judeus — que ele sabia por sua pesquisa serem de origem turco-mongol khazar — de continuar em seu domínio da nação de Israel. Ele estava incorreto a esse respeito. A ciência do DNA validou o trabalho de Koestler, e agora a nação judaica está nua diante do mundo inteiro, um mundo que cada vez mais vê a nação de Israel como uma aberração na história, um excelente exemplo de um povo brutal manipulando a opinião pública e usando violência e mentiras para se apoderar de terras que nunca foram suas.

    Texe Marrs

    Fontes mencionadas disponíveis no Clube do Livro 📚

  3. Qual é a solução dada pelo Governo e seu Taxad? Aumentar as receitas.

    Embora não coadune com as suas ideias relativas aos costumes, é extraordinário, o vídeo do Nikolas Ferreira, sobre a sanha arrecadatória do governo do oba-oba com as despesas.

    https://abrir.me/vUNKp

    O que mais deve arrepiar os “progressistas” é que não têm sequer uma liderança jovem (nem idosa) com repercussão nacional como ele. O Nikolas fez o Lula tirar o tal de Pimenta e colocar um marqueteiro pra tentar disfarçar as verdades expostas pelo jovem líder, que colocou uma pá de cal em possíveis sanhas arecadatórias do Taxad no Pix.

    Goste-se ou não, não há como ignorar a competência e inteligência do Nikolas.

  4. Qual é a solução dada pelo Governo e seu Taxad? Aumentar as receitas.

    É extraordinário o vídeo do Nikolas Ferreira, sobre a sanha arrecadatória do Governo do oba-oba.

    https://abrir.me/vUNKp

    O que mais deve arrepiar os “progressistas” é que não têm sequer uma liderança jovem (… e nem idosa) com repercussão nacional como ele. O Nikolas jogou o Governo Lula, que pensa que um marqueteiro resolve, na lona.

    Goste-se ou não, não há como ignorar a competência e inteligência do Nikolas.

  5. Senhor Luís Carlos Balreira , foi o General – Presidente João Batista Figueiredo quem disse em sua extrema sinceridade , que nos arrependeríamos ao nos depararmos e confrontarmos com a baixíssima qualidade dos políticos Brasileiros de então , inclusive num evento de lançamento do leite de soja num Estado do Nordeste , quando foi instado a responder o que achara do sabor do leite de soja , ele respondeu que o sabor era horrível , deixando meio mundo estupefato com tamanha sinceridade .

  6. Com os bancos pagando 15% em renda fixa isenta de IR e IOF dá para imaginar o tamanho real da inflação brasileira. Imaginem o que está vindo em 2025. O governo do Ladrão já naufragou e não tem mais solução.

  7. A China anuncia o maior Superavit comercial da História moderna

    O Governo Chines anunciou hoje o maior superavit de uma balança comercial que o mundo já viu

    A China Exportou quase 1 Trilhão de Dólares a mais em Produtos do que Importou em 2024.

    As fábricas chinesas produzem quase um terço (31%) de todos os bens manufaturados do mundo. Quase o dobro dos EUA (16%), o segundo colocado.

    Aos 29 minutos e 50 segundos do Jornal Nacional, da TV Globo, de segunda-feira, dia 13 de janeiro de 2025.

    https://globoplay.globo.com/v/13255947/?s=0s

    Observar que a porta-voz da consultoria Eurasia Group sediada em Nova York EUA e a repórter Carolina Cimenti da TV Globo, também de NY, procuram colocar um “gosto ruim” no (‘inadmissível’, para eles) superavit recorde de exportação da China.

  8. “Mas é importador dos derivados”.

    Melhor dizendo, não dos, mas sim, de uma pequena percentagem de derivados.

    E o petróleo é considerado uma commoditie, então, seu preço é em dólar no mercado internacional, não importando o custo da sua extração. E na produção, os preços dos derivados são calculados pelo valor do petróleo em nível internacional.

    Para quem quiser saber um pouco mais: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/dados-estatisticos/de/re/2025/janeiro.pdf

    • Não estaria havendo uma guerra da china contra o petróleo e o etanol brasileiro?

      Chineses invadem o Brasil com seus veículos elétricos e híbridos

      Xi Jinping, que esteve no Brasil em novembro, por ocasião do G20, e ‘mandou’ que Lula, num gesto de vassalagem, assinasse 37 ‘acordos bilaterais’; já havia determinado antes, ao governo brasileiro, a tomada de medidas tributárias favoráveis à venda de veículos chineses no País:

      E, assim, vários estados brasileiros oferecem isenções ou descontos no IPVA para veículos elétricos e híbridos:

      Alíquotas: – Carros Elétricos: geralmente, a alíquota é de 0,5% no segundo ano e 1% a partir do terceiro ano;

      – Carros Híbridos: normalmente, a alíquota é de 0,75% no primeiro ano e 1,5% a partir do segundo ano.

      Procurando ter para onde ir, se um dia precisar fugir do Brasil, Lula endeusa Xi Jinping e ‘entrega’ o país para a China.

      Acorda, Brasil!

  9. A propósito, quando chegar a quebradeira, teremos uma verdadeira convulsão politica, pois subsituir o adorador de ditadores Lula por quem sente saudade da ditadura, é trocar 6 por meia-dúzia.

    Aparecerá mais um ilusionista?

  10. Eu hein!
    De acordo com o articulista o governo esconde o bonito e só mostra o feio? Ricúpero reverso, ou só narrativa pra enfeitar o pavão?
    Será que é o dólar que está de sacanagem com o governo do $talinacio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *