México e Canadá anunciam acordo com Trump para suspender tarifas por um mês

Presidenta do México anuncia que EUA suspenderam tarifas por um mês – Mundo – CartaCapital

Sem condições, presidente mexicana atende ordem de Trump

Isabela Bolzani
do g1

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (3) que fez um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pausar as tarifas anunciadas por ele durante um mês.

As tarifas dos EUA sobre o Canadá também foram suspensas por pelo menos 30 dias, disse Justin Trudeau. Segundo o premiê, acordo foi aceito por Trump após Canadá prometer mais cooperação na segurança da fronteira, em movimento parecido ao acordo feito com o México mais cedo

FICOU ACERTADO – O México reforçará imediatamente a fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, particularmente fentanil.

Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.

As equipes dos dois países começarão a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio. E as tarifas comerciais entre os dois países estão suspensas por um mês a partir de agora.

DIZ TRUMP – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, dia 3, ter conversado com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e disse gostar dela. “Temos boa relação”, afirmou.

Trump ressaltou que pretende se envolver nas negociações com os mexicanos, que serão lideradas pelos secretários de Tesouro, Scott Bessent; Comércio, Howard Lutnick; e Estado, Marco Rubio.

Ainda sobre a América Latina, Trump informou que negocia um acordo com o Canal do Panamá que, segundo ele, foi de maneira “tola” dado aos panamenhos. “O Panamá viola o acordo”, acusou ele, dizendo que o canal não foi concedido à China…

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGComo se vê, o estilo trator de Trump funciona bem com nações fracas, como Colômbia, México e Panamá, mas deu curto-circuito em relação ao Canadá. Ao se ver ilhado, o premier canadense Justin Trudeau acabou fazendo acordo idêntico ao México. É o poder da boçalidade que se consagra na política externa. Uma lástima. (C.N.)

10 thoughts on “México e Canadá anunciam acordo com Trump para suspender tarifas por um mês

  1. Acordos diferentes. Na Colômbia trata-se de deportação de ilegais e criminosos.

    México e Canadá relações comerciais, em que o pragmatismo é bom conselheiro.

    A retaliação do canadense, pautada pelo sua ideologia, escolhendoprodutos “republicanos” estava nesmo fadada ao fracasso.

    Quem entra com a miséria da filosofia vai se dar mal.

    A China, escolada com a Guerra Tarifária de 2018 e longe da luta sagrada contra o fantasmagórico ” combate do nazi-fascismo que ameaça a Democracia, pragmaticamente optor por recorrer à OMC.

    https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/02/02/china-anuncia-que-ir-processar-eua-na-omc-por-aplicao-de-tarifas.ghtml

    Não é à toa que é a segunda economiacdo mundo, com dxcelentes e estreitas relações comerciais com a meca da ” decadência capitalista”, como nossos vananeiros corruptos do Quinto Mundo dizem.

  2. Acordos diferentes. Na Colômbia, tratav-se de deportação de ilegais e criminosos, que como ironizou Trump, não há piloto que queria um bando de criminosos em seu vôo livres, leves e soltos.

    México e Canadá, relações comerciais, em que o pragmatismo é bom conselheiro.

    A retaliação do canadense Trudeau, pautada pelo sua ideologia, escolhendo produtos “republicanos” estava mesmo fadada ao fracasso.

    Quem entra com a miséria da filosofia vai se dar mal.

    A China, escolada com a Guerra Tarifária de 2018 e longe da luta sagrada contra o fantasmagórico “nazi-fascismo que ameaça a Democracia”, pragmaticamente optou por recorrer à OMC.

    https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/02/02/china-anuncia-que-ir-processar-eua-na-omc-por-aplicao-de-tarifas.ghtml

    Não é à toa que é a segunda economia do mundo, com excelentes e estreitas relações comerciais com a meca da ” decadência capitalista”, os EUA, como nossos bananeiros corruptos do Quinto Mundo dizem.

  3. Quem lê inadivertidamente a imprensa “anti-imperialista” e anti-nazi-fascista”, pensa que as tarifas de importações dos produtos norte-americanos são zeradas, na China, México, Canadá e alhures.

    • Espero que lembrem que o Brasil saiu-se muito bem face à Guerra Tarifária Sino-norte-americana em 2018.

      Mas esperar o quê dos “meninos da vovô” mimados pelo aparelho estatal patrimonialista, que os descondena quando são pegos detonando a lata de açucar?

  4. lules, Anão Diplomático descondenado, o maior combatente quixotesco do “avanço do nazi-fascismo que ameaça a Democracia Relativa”, notadamente nos EUA, diante da não adesão a esta pantomima pela China, já dá meia-volta, digo, volta inteira.

    https://www.google.com/search?q=trump&client=firefox-b-d&sca_esv=e43f164304cbaefd&udm=7&tbs=qdr:h,lr:lang_1pt&source=lnt&lr=lang_pt&sa=X&ved=2ahUKEwiIoNKd1qiLAxUJqpUCHf6JMbsQpwV6BAgDEAc&biw=1366&bih=643&dpr=1#fpstate=ive&vld=cid:be85b003,vid:2aEPQysOU7g,st:0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *