Líder da oposição venezuelana acusa Lula de ”validar” crimes de Maduro

Líder da oposição venezuelana diz que Lula 'valida abusos' de Maduro

Marina Corina Machado está decepcionadíssima com Lula

Pedro Henrique Gomes
g1 — Brasília

A líder da oposição venezuelana ao governo de Nicolás Maduro, María Corina Machado, afirmou nesta quarta-feira (6) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “valida” abusos do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e fez críticas a uma fala do presidente brasileiro sobre não ter ficado “chorando” ao ser removido das eleições de 2018.

A declaração de Lula foi dada em resposta a uma pergunta sobre as eleições que vão ocorrer no fim de julho na Venezuela e se dele deu as declarações pelo fato de ela ser mulher.

IRONIZANDO LULA – “Eu chorando, presidente Lula? Você está dizendo isso porque sou mulher? Você não me conhece. Luto para fazer valer o direito de milhões de venezuelanos que votaram em mim nas primárias e dos milhões que têm o direito de fazê-lo numa eleição presidencial livre em que derrotarei Maduro”, escreveu Corina em uma rede social.

“Você está validando os abusos de um autocrata que viola a Constituição e o Acordo de Barbados que afirma apoiar. A única verdade é que Maduro tem medo de me confrontar porque sabe que o povo venezuelano está hoje na rua comigo”, continuou a política venezuelana.

Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência negou que o comentário do presidente tivesse sido direcionado a Corina. “O presidente Lula não fez afirmação sobre ninguém especificamente. Ele não disse que ninguém ficou chorando. Apenas que ele não chorou, relatando a situação que ele próprio viveu”.

DISSE LULA – “Eu fui impedido de concorrer nas eleições de 2018. Em vez de ficar chorando, eu indiquei um outro candidato, e ele disputou as eleições”, disse Lula.

Questionado sobre a lisura da votação, Lula disse que, “se o candidato da oposição na Venezuela tiver o mesmo comportamento do nosso aqui, sabe, nada vale”, afirmou Lula no Palácio do Planalto, antes de receber o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez.

E Lula elogiou as eleições marcadas na Venezuela, dizendo que “vão convidar olheiros do mundo inteiro”.

“PARABÉNS PARA VOCÊ – A data escolhida para as eleições na Venezuela, no fim de julho, coincide com o aniversário de Hugo Chávez, ex-presidente do país que ficou no poder de 1999 até sua morte, em 2013. Tradicionalmente, as eleições no país acontecem em dezembro. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo governo, foi responsável por escolher a data.

O atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, herdeiro político do chavismo e que está no poder desde a morte de Chávez, deve concorrer à reeleição.

Em outubro do ano passado, o governo da Venezuela e a oposição chegaram a um acerto sobre as eleições e assinaram um documento chamado Acordo de Barbados, que estabelece diretrizes de como a votação deve ocorrer.

OPOSIÇÃO, FORA – No entanto, em janeiro, meses depois da assinatura do Acordo de Barbados, o Supremo Tribunal de Justiça, alinhado ao governo de Maduro, inabilitou María Corina Machado, atualmente a principal política de oposição do país.

No início de fevereiro, foi a vez de a ativista Rocío San Miguel ser presa, considerada terrorista e traidora da pátria pelo governo Maduro. Segundo a ONG Provea, só neste ano, 36 conhecidos opositores ao governo venezuelano foram presos.

No mês passado, o governo Maduro também suspendeu as atividades do escritório do comissário de Direitos Humanos da ONU e expulsou funcionários do país. Pesquisadores venezuelanos afirmam que o governo persegue adversários e que não há garantia de lisura nas eleições.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É inacreditável que Lula não se envergonhe de apoiar um ditador como Nicolas Maduro. A Venezuela tem uma dívida bilionária com o Brasil, mas Lula não se interessa em cobrá-la. Se bobearmos, manda mais dinheiro para lá. Agora, ao invés de socorrer os Yanomâmis, mandou um cargueiro de alimentos para Cuba, outra ditadura caloteira, onde o Brasil construiu o mais moderno porto do mundo. E quando a gente critica Lula, logo aparece um monte de gente (e robôs) para defendê-lo. (C.N.).  

13 thoughts on “Líder da oposição venezuelana acusa Lula de ”validar” crimes de Maduro

  1. Esse cabra é um inavergonhável, não existe nada que possa lhe causar um mínimo de vergonha. Esse cretinismo beira a psicopatia.
    Haja óleo de peroba pra tanta cara de pau.
    E as queimadas, o desmatamento, os yanomamis ?
    Foi meter a cabeça suja na Argentina, Milei ganhou, agora é na Venezuela do outro sem vergonha que quer ganhar a eleição no grito.

    • A esquerda sendo esquerda;

      Cláudio Humberto

      Ao revogar a prisão do deputado estadual Capitão Assumção (PL), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) assumiu a atitude inédita de “peitar” o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Os deputados estaduais capixabas se baseiam no entendimento do próprio Supremo: em 2019, julgamento do plenário do STF estendeu às respectivas casas legislativas a prerrogativa de validar ou não decretos de prisão de parlamentares, que também têm imunidade.

      Goleada capixaba

      Somente quatro deputados de extrema-esquerda votaram contra a soltura do deputado Capitão Assumção. O placar final foi 24 a 4 votos.

      • Eis os nomes do figurões do cretinismo fundamental da esquerda:

        Para manter o deputado preso:

        Camila Valadão (PSOL)
        Iriny Lopes (PT)
        João Coser (PT)
        Thyago Hoffmann (PSB)

  2. Qualquer tipo de ditadura deve ser repudiada. Tanto faz ser de direita, como de esquerda. Lula deveria fazer isso.

    Alguns, incoerentemente, criticam algumas ditaduras, tais como as da Venezuela e Cuba. mas elogiam outras, como a que está ocorrendo em El Salvador.

    Se realmente formos a favor da democracia (mesmo que imperfeita), deveríamos criticar todas elas e também ser contrários às tentativas de instauração de tal regime.

    Quanto a Maria Corina, ela pode ser uma flor, mas que não se cheira. Ela lidera algo que os analistas políticos chamam de falsa oposição que faz o jogo de participar de eleições marcadas.

    Uma coisa devemos saber: toda ditadura é apoiada, se perpetua e também se instala, através do apoio das Forças Armadas do país.

  3. “…Agora, ao invés de socorrer os Yanomâmis, mandou um cargueiro de alimentos para Cuba…”

    Sob Lula, Terra Yanomami teve 363 mortes em 2023 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *