Carlos Newton
Não pretendia voltar hoje ao assunto, mas é preciso dizer duas ou três coisas sobre assédio sexual e agressões a mulheres, a respeito da especialíssima situação do ex-ministro Silvio Almeida. É mais do que sabido que ocorrem distorções nesse tipo de denúncia. Por isso, é necessário um cuidado especial quando se trata de pessoa famosa, pois os prejuízos pessoais e profissionais podem ser destruidores, mas o presidente Lula da Silva preferiu tratar seu ministro como se ele fosse um colega seu de penitenciária.
Vejam o caso dessa professora Isabel Rodrigues, que publicou um vídeo nesta sexta-feira (6) em que acusa Silvio Almeida de tê-la tocado sem consentimento durante um almoço na presença de outras pessoas, em 2019, antes de se tornar ministro dos Direitos Humanos do governo Lula.
“Eu sentei do lado do Silvio. Ele estava do lado direito eu do lado esquerdo. Eu estava de saia. Ele levantou a saia e colocou a mão nas minhas partes íntimas com vontade”, disse Isabel Rodrigues, que é candidata pelo PSB à Câmara Municipal de Santo André, no ABC paulista.
NO ALMOÇO – O abuso, segundo ela, teria ocorrido durante um almoço coletivo na praça da República, no centro de São Paulo, no intervalo de um curso sobre necropolítica em que Silvio Almeida era um dos palestrantes. Em busca de votos, essa candidata quer nos fazer crer que ninguém viu nada? Em almoço, as pessoas não se amontoam, têm de sentar separadas uma das outras, para conseguirem manusear os talheres.
Mesmo assim, com uma incrível habilidade, Almeida teria levantado a saia dela e colocado a mão naquilo “com vontade”, sem que ninguém notasse seus movimentos e sem que ela, agredida, não reagisse, ficasse quietinha, ao invés de levantar e dar um tapa nele, conforme seria de se esperar.
A professora escreveu – e deve ter pensado muito ao fazê-lo – que “ele colocou a mão nas minhas partes íntimas com vontade”. E o que significaria “com vontade”? Ora, em tradução simultânea, que ele usou da força para a submeter em pleno almoço, enquanto mordiscava uma daquelas picanhas do Lula, e ninguém notou nada…
JOELHO OU COXA? – A outra denúncia, que causou a demissão dele, também precisa ser detalhada. A ministra da Igualdade Racial, aquela que gosta de usar jatinho da FAB para assistir jogo do Flamengo com as amigas, tem de informar, por exemplo, se estavam a uma mesa de refeição ou reunião e quem estava com eles. Com toda certeza, não estavam sozinhos, porque, quando duas pessoas se reúnem para comer ou debater algum assunto, uma se senta diante da outra, e não ao lado.
E a denúncia é: “No ano passado ele pegou na minha perna”. Isso significa que ele tocou no joelho dela, caso contrário, Anielle diria que “ele pegou na minha coxa”. Ninguém chama coxa de “perna”, quando o objetivo é dar conotação sexual. Então, estaríamos diante de um curioso “assédio sexual por toque no joelho”, algo até agora inexistente na literatura forense…
Essas reflexões são baseadas na teoria do Direito de que todo acusado tem “presunção de inocência”, um direito que Lula da Silva, para atender à primeira-dama, negou justamente a seu ministro que cuidava dos direitos humanos.
###
P.S. 1 – Recentemente, aqui no Brasil, criou-se o contrário, “a presunção de culpa”, que não existe em nenhum país democrático. Usada pelo relator no TSE, foi a presunção de culpa que cassou o mandato do deputado Deltan Dallagnol. O relator era Benedito Gonçalves, aquele que foi investigado na Lava Jato, cujo filho gosta de exibir o enriquecimento ilícito na internet, ao vivo e a cores. Aliás, o ministro Gonçalves também era aquele que pedia ao empreiteiro Léo Pinheiro ingresso para jogo de futebol. Mas isso já é outra história…
P.S. 2 – Impressiona a atitude da subministra (ou secretária-geral) do ministério, Rita de Oliveira. Advogada, especialista em Direito Público, é defensora pública federal, coordenadora do grupo de trabalho de políticas etnorraciais da Defensoria Pública da União. Rita Oliveira não acredita na denúncia de assédio e pediu demissão imediatamente, quando soube que Lula mandara exonerar o ministro.
P.S. 3 – A esposa do ex-ministro, Ednéia Almeida, classificou as denúncias como “absurdas” e “injustas”. “Continue firme na sua missão; sei o quanto é difícil e quanto você tem incomodado aqueles que não gostam de você”, disse ela, que trabalha na indústria da moda, é belíssima e coloca no chinelo as acusadoras de seu marido. (C.N.)
Prezado Editor…( desculpe meus últimos comentários…onde estiquei a corda da tolerância diante de alguns degenerados que lhe imputou falta de domínio mental …e lhe acusou de estar defendendo crimes nefastos contra as mulheres ( nos seus artigos sobre este tema )..Achei uma insensatez..e soltei o verbo nestes malditos…mais uma vez…minhas desculpas….prezado….ok)
Com relação ao seu
Mini ensaio sobre o assunto…Colocaste corretamente os fatos deixando claro que alguma cousa não coaduna com a verdade…e nos joga luz sobre essa maldita indústria do “assédio sexual “…Onde verdadeiras “filhas da perdição ” procuram destruir reputações com ilações destruidores.
Esperamos que a verdade prevaleça na vida deste Sr…que na minha visão colocou sua cosmovisão nas mãos de pessoas inescrupulosas e agora estás pessoas ESTRANHAMENTE…estão procurando lhe destruir e isso fizeram utilizando a “Indústria do assédio “.
Com certeza esse grupo político em que ELE fez parte como ministro…Ficou com ódio por alguma cousa que ele não CONCORDOU…e com isso jogaram essa armação nas Sua costas….Vamos aguardar como este assunto vai tomar rumo…
Parabéns…Carlão…ótimo artigo…coerente e lúcido…como deva ser …Saúde e paz do ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR…ok.
Assédio sexual é algo muito grave. E, na minha opinião, é algo de dificílimo enfrentamento para as mulheres. Elas, desde a adolescência, precisam aprender a lidar com cantadas e elogios maliciosos de outros adolescentes e até de homens adultos. É constrangedor e até mesmo asqueroso.
Penso então que diversas mulheres não brincaram com algo tão sério a ponto de registrarem denúncias falsas contra Silvio Almeida.
Considero que Lula ouviu inúmeras opiniões e agiu corretamente demitindo o Ministro. Ele terá todo o direito à ampla defesa, porém é mais adequado que o faça fora do governo.
O presidente Itamar Franco agia assim também com todo e qualquer membro do governo que fosse alvo de quaisquer denúncias sérias. Ou seja, o indivíduo tinha de sair do governo para fazer sua defesa. Se as acusações não prosperassem ou se fosse inocentado, poderia voltar ao cargo.
Para terminar, Lula também deveria ter demitido Juscelino Filho, indiciado por uso suspeito de recursos públicos. Mas vergonhamente não o fez.
Se um ministro for acusado de um fato sério, deve sair para poder se defender. E deixar a população em paz.
Os atos qua.ndo ocorrem de fatos, sao por óbvio serios.
O que nao parece sério é a série de acusacoes.
Impressionante que sao mulheres que construíram ou tentam construir, uma imagen de mulheres fortes, lutadoras, rompedoras de barreiras e claro , usando o termo tao caro a esquerda, empoderadas, mas se transformam em donzelas assustadas e horrorizadas, quando se deparam com um toque na perna.
Ou entao ” vitimas” de um estupro manual em publico e ficam travadas.
Como chegam ao cargo de ministra se nao sabem tomar uma misera decisao de reagir imediatamente sobre algo assim?
Esta industria da difamacao absoluta usando a sexualidade é cruel, pois em muitos casos é feita por quem se beneficiou de alguma forma (por beleza, fragilidade, cor raca, etc ) e depois reautiliza esta para destruir facilmente alguem.
Pretendida armação de olho no posto do sujeito, flagrado no voraz futuro e tomado “assentamento”! O tempo, é senhor da razão!
Senhor Carlos Newton , lembra-se da história triste e trágica dos donos da ” Escola de base de Brasília ” , quando foram acusados de ” seviciarem e molestarem ” as crianças que nela estudavam , sendo que o casal descendentes de japoneses foram presos , demonizados crucificados pela imprensa em primeira página , além de terem sidos espancados na cadeia , que infelizmente um deles veio a falecer sem pudesse provar inocência , e mais tarde a esposa também faleceu como culpada , quando veio á tona a descoberta de que o casal eram inocentes , mas já era tarde demais , sendo que o único jornal físico que divulgou a época em primeira página foi saudosa ” TRIBUNA DA IMPRENSA ” , inclusive informando que o casal fora vítima de uma trama , e seus acusadores sequer foram incomodados pelas ” polícia e muito menos pela justiça ” , que cobrou responsabilidade , mesmo destruindo a escola de base e vida das pessoas acusadas , portanto virou moda no Brasil , tratar qualquer comportamento das pessoas como se assédio fosse , sem sequer saberem o significa , com o agravante de que o juiz responsáveis pela causa , seque obrigou os órgãos de imprensa da época , a darem o mesmo tratamento na divulgação da inocência dos donos da ” Escola de Base ” em primeira página , como fiz o ” Jornal Tribuna da Impressa “.
Senhor Carlos Newton , lembra-se da história triste e trágica dos donos da ” Escola de base de Brasília ” , quando foram acusados de ” seviciarem e molestarem ” as crianças que nela estudavam , sendo que o casal descendentes de japoneses foram presos , demonizados crucificados pela imprensa em primeira página , além de terem sidos espancados na cadeia , que infelizmente um deles veio a falecer sem que pudesse provar inocência , e mais tarde a esposa também faleceu como culpada , quando veio á tona a descoberta de que o casal eram inocentes , mas já era tarde demais , sendo que o único jornal físico que divulgou a época em primeira página foi a saudosa ” TRIBUNA DA IMPRENSA ” , inclusive informando que o casal fora vítima de uma trama , e seus acusadores sequer foram incomodados pela ” polícia e muito menos pela justiça ” , que não cobrou responsabilidade , mesmo destruindo a escola de base e vida das pessoas acusadas , portanto virou moda no Brasil , tratar qualquer comportamento das pessoas como se assédio fosse , sem sequer saberem o significa , com o agravante de que o juiz responsáveis pela causa , seque obrigou os órgãos de imprensa da época , a darem o mesmo tratamento na divulgação da culpabilidade do casal , e não deram na divulgação da inocência do casal dos donos da ” Escola de Base ” em primeira página , como fez o ” Jornal Tribuna da Impressa “.
Parabéns Sr..JC…Por sua oportuna lembrança deste terrível e maligno fato da Escola Base…( Espero que os malditos que levantaram este terrível falso testemunho tenham um justa punição e que paguem por este terrível crime…malditos sejam Eles…).
Suas colocações e ponderações foram dignas de sensatez e sabedoria…
Posições como a do Sr..só faz enriquecer a nossa TI…
Saúde e paz para tua Casa…e para TODOS que AMAM a JUSTIÇA.
YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
Amigo José Carlos, o delegado deu entrevista dizendo que havia provas e destruiu a escola e a família de professores corretos e dedicados.
Agpra, repita-se, é o PT destruindo um liderança emergente que não nasceu do PT e poderia atrair em massa o voto dos negros. Apenas isso.
CN
É o PT destruindo um liderança emergente que não nasceu do PT e poderia atrair em massa o voto dos negros. Apenas isso.
CN
Se for verdadeira a acusação, é gravíssimo e revela total ausência de caráter do acusado.
Se for falsa, revela a mais completa falta de escrúpulos do acusador.
Condenar um inocente sempre será um crime contra toda a humanidade.
Não gosto de nada dos envolvidos e do governo.
Mas, prefiro esperar o fim das investigações, não gosto de malhar Judas de Quaresma eleito pela mídia.
E se foi armação?
O triste episódio envolvendo o nome do Mim. dos Direitos Humanos, assim como as opiniões divergentes circulando na mídia e, particularmente, neste blog, são consequência da nova dinâmica da informação e falso sinal de inteligência “opinar antes de conhecer a totalidade do fato”
Prezado CN,
Poucas vezes concordo com suas análises. Está e’ uma das vezes.
Agradeço por isto! E acrescento,estou perdiendo a confiança na esquerda de modo Geral.
A seguinte análise, assim como a sua, vale ser lida:
https://www.viomundo.com.br/politica/palas-atena-nao-me-levem-a-mal.html
Abçs
Sabe, Cleber, na política tudo é possível. Os argumentos do artigo são procedentes, mas agora já aparece a versão de que Silvio Almeida seria candidato a deputado federal e iria “roubar” os futuros votos que Anielle julga serem dele. veja a que ponto essa gente chega, atropelando os outros.
Abs.
CN
Carlos Newton, parabéns pela matéria. Transcreve com isenção. A presunção de inocência está acima dos atuais “doutos” da Lei. Mas, parafraseando o que sempre você menciona: … mas a quem interessa?
Lembrete :
O palco da trama contra a ” Escola de base de Brasília ” , concidentemente é o mesmo que estão usando contra o então ministro Silvio Almeida é o mesmo atualmente .