Ao defender “voto secreto” no Supremo, Lula realmente demonstra uma ignorância deplorável

Lula leva ministro da Educação para live semanal

Lula disse a asneira na presença do ministro Camilo Santana

Carlos Newton

Quando fazemos comparações entre Lula da Silva e Jair Bolsonaro aqui na Tribuna da Internet, para mostrar que os dois principais políticos brasileiros são absolutamente iguais em seu despreparo para governar, sempre surgem muitas críticas, de ambas as partes, para mostrar que um talvez seja melhor do que o outro, mas isso é pura ilusão cevada no fanatismo político.

Nenhum dos dois pode abrir a boca. Para não se expor, Lula e Bolsonaro deveriam manter silêncio ao máximo, somente se manifestando sobre coisas banais e de senso comum, como o genial personagem do escritor polonês Jerzy Kosinski no romance “O Vidiota” (Being There)

CONSULTOR ANALFABETO – Kosinky virou um sucesso mundial, naturalizou-se americano e escreveu o roteiro do filme baseado no romance (“Muito Além do Jardim”, dirigido por Hal Ashby, com Peter Sellers no papel de Chance, o jardineiro analfabeto que conheceu o mundo através da televisão e se tornou um extraordinário consultor político, porque somente dizia coisas de senso comum, que aprendera na televisão ou trabalhando como jardineiro.

Não sabe se a vida imita a arte ou se é a arte que imita a vida, mas o fato concreto é que tanto Lula quanto Bolsonaro são políticos totalmente despreparados para governar e que revivem o jardineiro Chance, e deveriam falar o mínimo possível, para não passar vergonha ao exibirem a dupla ignorância.

Mas eles não se emendam e costumam dar peruadas e pitacos em tudo. Nas redes sociais, até se saem melhor, porque os textos são feitos por auxiliares, mas ao vivo e a cores são uma tragédia anunciada

LIVES CONSTRANGEDORAS – A disputa é tão acirrada que Lula decidiu imitar Bolsonaro e também lançou uma live, um pouco mais profissional, porque usa ilegalmente uma equipe completa que a estatal EBC gentilmente envia de graça ao eixo Planalto/Alvorada para Lula fazer propaganda política.

E têm sido patéticas essas lives, repetindo-se as patacoadas de Bolsonaro. No dia 29 de agosto, por exemplo, Lula falou asneiras de todo tipo. Disse que os parlamentares “não são representantes, na sua maioria, do povo trabalhador” e “eles votam a favor dos interesses daquela sociedade que eles vivem no meio”.

Além de esculhambar os congressistas, falou mal dos ricos que não pagam imposto, esquecido de que o PT já tem mais de 15 anos no poder sem ter resolvido esse assunto. E arrematou criticando o G7 e dizendo que os Brics hoje são mais importantes, mostrando desconhecer que o G7 concentra 43% do PIB mundial.

VOTO SECRETO – Uma semana depois, nesta terça-feira, dia 5, Lula defendeu que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal se tornem secretos e apenas os placares das votações se tornem públicos.

Com essa declaração, Lula demonstrou não somente que tem tendência ditatorial, ao desprezar uma das maiores conquistas da civilização, que é a transparência dos inquéritos policiais e dos processos e julgamentos judiciais.

“Se eu pudesse dar um conselho, é o seguinte: a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte”, disse, acrescentando: “Acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber… votou, a maioria ganha”.

EXEMPLO DOS EUA – Ao defender “votos secretos” no Supremo, Lula provoca uma discussão ridícula. Ele ouviu dizer que nos Estados Unidos é assim e agora quer copiar.

Ao final da sessão pública, os ministros americanos se reúnem em um ambiente separado para discutir os votos e, depois, a decisão é anunciada em nome de todo o tribunal. Porém, se o julgamento não for unânime, a própria Corte expõe a divergência, não há segredo de voto.

Portanto, o ministro Flávio Dino, da Justiça,  mentiu ao dizer que o voto na Suprema Corte dos EUA fica sob sigilo. Além disso, lá o sistema judiciário é todo diferente, não tem essa enormidade de processos, não tem voto monocrático, não tem duas câmaras autônomas, não tem essa esculhambação com “livre interpretação” de leis e de jurisprudência. Lula ouviu cantar o galo, mas não sabe onde.

###
P.S. –
 Quanto ao escritor Jerzy Kozinski, após ser acusado de plágio, em 1982, entrou em profunda depressão, até cometer suicídio em 1991. Foi uma bobagem, porque o texto que ele copiara também era um plágio, baseado no “Mito da Caverna”, uma das principais obras de Platão. (C.N.)

21 thoughts on “Ao defender “voto secreto” no Supremo, Lula realmente demonstra uma ignorância deplorável

  1. É o Lula, imitando …..humm, o Lula!
    Sempre será Chance no intelecto, mas com os pecados que o Coisa Ruim mais pratica: a Vaidade e a Inveja.
    Quanto ao outro, bom ; os fatos falam por si.
    O que causa espanto é a classe intelectual oportunista.

  2. Sr. Newton

    Está matéria vai ser um soco estilo Mike Tyke no fígado.

    Onde tem Corrupção tem o famoso Luladrão.

    Em Angola, a filha do ex-presidente tem uma fortuna avaliada em mais de 2 bilhões de dólares. É a africana mais rica.

    O Brasil é o destino de muitos angolanos que tentam fugir da extrema pobreza na Angola. Quase metade da população do país vive sem luz e a grande maioria não tem acesso à rede de água. O país vive uma série de denúncias de corrupção e os dois últimos governos são acusados de desvio de dinheiro

    Corrupção em Angola leva população à pobreza extrema

    https://www.youtube.com/watch?v=doKm4wTmo5Y

    Olha a Empresa Corrupta Bandida Odebrejo ai nas paradas de sucesso

    …..

  3. Fora de tópico:
    aqui no RS, esses eventos terríveis estão cada vez menos raros. Cidades destruídas. E isso está acontecendo mundo afora.

    Mudar os rumos requer uma mudança radical nos hábitos da humanidade. E isso é uma coisa difícil. Todo mundo fala em preservar o meio ambiente, mas, no fundo querem manter seu modo de vida e que os outros façam os sacrifícios necessários.

    Parece que os eventos catastróficos previstos por cientistas, pelos efeitos das mudanças climáticas estão começando. Será que isso será revertido? Ainda dá tempo?

    https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/09/05/sobe-para-21-numero-de-vitimas-do-ciclone-extratropical-no-rs-confirma-governador.ghtml

  4. Caro Carlos Newton, o difícil é acreditar que ambos (Lula & Bolsonaro) aí estão, à pedido e “envio” bem como em todos os demais poderes, para que o povo cientifique-se que esse sistema não poderá e nem deve permanecer por muito mais tempo e então desesperadamente clame mundialmente por um soberano
    universal, o mafioso e khazariano
    “salva-dor” !

  5. Ofélia, a personagem interpretada pela inesquecível Sonia Mamede, dizia que só falava quando tinha certeza no que ia dizer.
    Quando abria a boca, era um desastre, igual a uma figura caricata e destrambelhada, que agora habita Brasília.
    Roga-se portanto, que sua consorte, incorpore o personagem Fernandinho, que foi interpretado por outro grande ator, o Lúcio Mauro, e passe a coordenar melhor os pensamentos do primeiro magistrado da nação.
    A coisa esta de poste mijar em cachorro.

  6. ESSES PALHAÇOS SEM GRAÇA DO CONGRESSO NACIONAL PRECISAM FAZER URGENTEMENTE DUAS CPIs! Mesmo que acabem em pizza, também! Mesmo que sirvam para a impunidade dos corruptos e incompetentes, como sempre. Por que o Brasil é o país que tem o maior número de médicos no mundo e a população está morrendo como formigueiro atacado por tamanduá? Por que cidadãos com fortes dores esperam anos a fio por uma cirurgia? Por que o diagnóstico e tratamento de doenças gravíssimas demoram tanto? Porque falta tanto material cirúrgico indispensável nos Prontos-Socorros? Foi para isso que os comunistas exilados voltaram para o Brasil? Foi para isso que nazistas oportunistas de direita entraram na política após a Ditadura Militar? Por que o Governo financia os estudos nas faculdades de Medicina? Respondam canalhas! L.C. Balreira).

  7. Lula, nunca foi meu candidato favorito e Bolsonaro muito menos. mas são incomparáveis, entre os dois existe uma distância muito grande, são opostos.
    Lula, de vez em quando fala uma besteira sem maiores consequências, que só depõe contra ele próprio, mas vem fazendo aquilo que interessa ao Brasil internamente, externamente e ao povo. Logo no início do governo revogou várias PL de Bolsonaro, como a da flexibilização das armas e do meio ambiente prejudiciais ao Brasil, ao povo. etc etc.

    Bolsonaro mentia descaradamente em todo o seu governo contra às urna eletrônica, contra o sistema eleitoral, contra o STF, na pandemia negou a ciência o tempo todo, fez do Brasil um pária perante o mundo e pior, trouxe para o seu governo os saudosistas da ditadura e começou a preparar terreno para um golpe.

    Lula, tem defeitos, mas não é golpista da extrema direita. Isso, é um fato.

  8. Meu amigo, Carlos Newton.

    Visitei em Évora, a Igreja dos Ossos. No século 17 foram colados os ossos dos mortos do cemitério da cidade.

    A cidade foi invadida pelos franceses, no século 17, que promoveram uma carnificina. Levaram todas as pratarias da Igreja, mataram o pároco e o Bispo de Évora.
    Fantástico

    [5/9 11:26] Roberto

    Cá estamos, na cidade do Porto.

    Porto é dividida entre o lado antigo e o novo. No meio o Rio D’Ouro. Enquanto Lisboa também tem o Rio Tejo, que divide a parte histórica da nova.

    Ontem, percorremos no caminho de Lisboa para Porto, as cidades de Évora( fortalezas medievais, o Santuário de Fátima, Coimbra e por último a Veneza de Portugal, a cidade de Aveiros, com seus passeios de gôndola. Não o fizemos, porque chegamos lá, as 22:00.

    Estamos a caminhar agora pelas belezas da cidade: passeio de barco pelo Rio D’Ouro, teleférico e uma visita ao Santuário da Igreja de São Francisco em frente ao Hotel.

    [5/9 13:39] Roberto Santos: Tenho a andar preocupado, com essa nova onda privatista, que varre o Brasil de norte a Sul.
    Considero um absurdo inominável, a proposta de privatização da UERJ, que levará junto o Hospital Estadual Pedro Ernesto, que faz parte da Universidade Estadual. Trata-se de um conjunto probatório de destruição das políticas sociais no âmbito da Educação, da Cultura, da Saúde e das Empresas Estatais.

    Na área da Saúde, o prefeito Eduardo Paes, privatizou a maior Emergência do Rio de Janeiro, o Hospital Souza Aguiar. Dinheiro público do governo Federal do Orçamento da Saúde será entregue ao novo gestor privado do Souza Aguiar. Sabemos, que este foi o primeiro de uma série. Ninguém protestou, ninguém se opôs. Evidente e claro, isso faz parte da letargia, da omissão, que caracteriza esses novos tempos medievais.

    Aqui em Portugal, as Universidades de Coimbra, de Lisboa e de Aveiros, continuam sendo bancadas pelo Estado portugues, que paga bolsas para os estudantes de mestrado para alunos inclusive do Brasil

    Mas, o atendimento a Saúde dos imigrantes é um Desastre.
    Tem um político nazifascista, chamado André Avante do Partido (Chega), que tem pregado a expulsão de todos os imigrantes de Portugal. Ufa, chega, ninguém aguenta mais. Parece mais um burraldo nazi, que desconhece a importância da contribuição dos trabalhadores para o INSS da terrinha. Desconhece o idiota do Chega, que a população dos nativos de Portugal envelheceu e os novos portugueses não conseguem bancar os aposentados com a queda da arrecadação para a Seguridade Social.

    Os políticos da Nova Direita de Portugal, da Itália e da França, não sabem fazer contas e desconhecem a história de seus países, seus dramas, as guerras de conquista, as invasões.

    [5/9 13:37] Roberto Santos: Só falam que querem cuidar das pessoas, da família e da propriedade, mas na prática fazem o contrário, destruindo as Políticas de Bem Estar Social.

    CHEGA.

    [5/9 19:04] Roberto Santos:

    O Lula está pouco ligando para esse processo de desgaste do trabalhador. Acho que a prisão não fez bem para ele, aliás, ninguém sai o mesmo de um cárcere de dois anos. É como se fosse um tocar o botão do cada um que se vire, uma frieza solar, porque o povo não se levantou contra a prisão dele. Com Bolsonaro vai acontecer a mesma coisa. O primeiro castigo, foi perder a reeleição. O segundo vai ser a prisão.
    Espero, que não volte como o Lula voltou. Se voltar, ele vai tirar nosso escalpo e depois cortar a cabeça.

    [5/9 19:18] Roberto Santos: Estamos vivendo nesse momento, um ponto fora da curva. O ataque as políticas de Bem Estar Social no Brasil e também na Europa se manifesta, com a ascensão de líderes da Direita extremada. Estão angariando adeptos, entre os imigrantes, a classe média e a classe operária.
    A classe média e a Classe A se torna até compreensível, mas, as políticas da Direita européia e a brasileira miram a expulsão dos imigrantes e a retirada dos Direitos Sociais dos trabalhadores. Então, não entendo, porque esses grupos, o dos excluídos, fecham com seus algozes? Queria entender esse fenômeno da falta de lógica.

    A Alemanha entrou em recessão. França e Itália serão os próximos. Portugal, o primo pobre da Europa só sobrevive, graças aos turistas, que chegam aos milhões de todas as partes do mundo na terrinha para gastar em euros.

    E lá nave vá, Felhinianamente

    [6/9 12:25] Roberto Santos: Cá estamos, no segundo dia de Porto. O português daqui é muito parecido com o carioca. Brincalhão e falastrão, diferente da grosseria dos portugas de Lisboa, que se acham.
    O português do mercado, somou as mercadorias e colocou na tela 500 euros. Levei um basta susto e ele riu, dizendo que faria um desconto. Saiu por 16 euros.

    O jovem português, que dirigiu o Uber, disse que o português do Porto trabalha mais de 12 horas por dia. Quando eu falei, que o bom humor do Portuga do mercado de manhã era altíssimo, mas, quando fui lá no final do dia, comprar um vinho, seu humor era outro, mais sério. Ninguém deveria trabalhar mais do que oito horas por dia.

    Visitamos a Igreja de São Francisco, Igreja de Santa Catarina, Mercadão de Boulhos, tudo na parte alta do Porto.

    [6/9 13:28] Roberto Santos: Passei pela Rua Passos Manuel. Lá encontrei uma obra de arte: O teatro Coliseu.
    Dia 12/09 será encenada a famosa opera, Carmem de Bizet. No dia 14/09, show de Caetano Veloso.
    Subindo mais um pouco, encontramos a Igreja de Santo Idelfonso.
    Para entrar nas Igrejas de Portugal tem que pagar. Na Igreja de São Francisco, o valor é de 9 euros. No Brasil é free( gratis).

    No final da noite de hoje, fui assistir com a patroa, um show de Fado no Teatro Ateneu, na Rua Passos Manuel. Só tinha oito pessoas no recinto ( quatro casais). Uma cantora sensacional.
    O Fado nasceu em Lisboa em 1919, nas comunidades pobres. Trata-se de um canto triste, que fala de separações, despedidas, perdas relacionadas ao amor e a vida das pessoas.

    Não podia terminar a noite, sem comer na Casa Santiago, a famosa ” francesinha”, o prato típico do Porto, acompanhado do vinho do mesmo nome.

    Há, Carlos Newton, quantas saudades do arroz e feijão do Brasil , sinceramente, o melhor lugar para se viver.

    O Idoso aqui em Portugal e na França, não tem privilégio nenhum. Paga-se tudo, nos teatros, nos museus, nos ônibus, no metrô e nos comboios ( trens). Não tem essa de prioridade nas filas.

    Boa noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *