O cotidiano caótico dos moradores de rua, exposto por Gonzaguinha no coração da cidade

NOVABRASIL FM - Viva, Gonzaguinha! Dono de uma bela e inconfundível voz, o cantor e compositor vai estar sempre vivo em nossos corações e na história da música brasileira. Filho de LuizPaulo Peres
Poemas & Canções

O economista, cantor e compositor carioca Luiz Gonzaga do Nascimento Junior (1945-1991), mais conhecido como Gonzaguinha é, sem dúvida, um dos maiores talentos da Música Brasileira em seus diversos estilos populares. A letra de “Corações Marginais” retrata o cotidiano caótico dos moradores de rua, vítimas do desajuste social. A música intitula o LP Corações Marginais, gravado por Gonzaguinha, em 1988, pela Moleque/WEA.

CORAÇÕES MARGINAIS
Gonzaguinha

Eles já estão ficando, eles já estão dormindo,
no centro, no coração da cidade
Saem dos seus trabalhos e ficam já instalados,
no centro, no coração da cidade

Sob os viadutos, sob todas marquises
– questão de comunidade.
Equilibrismo possível, malabarismo possível,
dos corações, no coração da cidade

Cobrem-se com os jornais que falam da vida
que vai nas veias, no coração da cidade
Comem migalhas dos pombos, fazem as necessidades, no coração da cidade

Dividem as dificuldades como se devia fazer
– questão de comunidade
Sonham o fim de semana, crianças, mulheres e camas, seus corações, no coração da cidade

Suas mulheres guerreiras fazem a vida
lá longe do coração da cidade
Ficam insones a noite, cuidam de suas crianças,
nos seus corações das cidades

O coração da cidade não abre nunca aos domingos,
não vê esta impunidade
Crianças, mulheres e homens, brincando, sorrindo 
e amando na festa da marginalidade

O coração da cidade
não tem o menor respeito

com os corações das cidades
E os corações das cidades
não voltam nunca pra  casa,

são prisioneiros do coração da cidade.

1 thoughts on “O cotidiano caótico dos moradores de rua, exposto por Gonzaguinha no coração da cidade

  1. A LENGA-LENGA INFINITA SOBRE O ABORTO E OS CAPACHOS INQUISITORIAIS CONSERVADORES DA IDADE DAS TREVAS DO CRISTIANISMO. É um milhões de vezes melhor abortar as probabilidades de nascer um miserável, um inocente condenado a viver como morador de favelas e cortiços fétidos, imundos, violentos, um indesejado ou impossibilitado de ser criado com dignidade pela família e pelo estado, um criminoso, um assassino, um facínora. É justo ter que matá-los mais tarde, em verdadeiros morticínios e chacinas públicas vingativas? A Noruega, Suécia, Holanda, Dinamarca, etc., estão fazendo planejamento familiar há 70 anos! A China, por exemplo, se viu obrigada a fazer controle da natalidade, haja vista que já era tarde demais para planejamento espontâneo da população. Não fosse o controle da natalidade, a China seria hoje um apocalipse de 1,5 bilhão de habitantes. Nem de longe seria uma nação capitalista global, e sim um pandemônio, um inferno, vivendo sob a égide da violência, da criminalidade, da corrupção, da alimentação de ossos descarnados e aves exumadas dos lixões, como milhões de brasileiros! Ou pior ainda, a China estaria vivendo sob o domínio da antropofagia ou canibalismo humano! Que tal, vossas bestialidades cristãs conservadoras? Que moral vocês têm para apoiar a proibição ou não do aborto? O ‘’Reino’’ de vocês acabou juntamente com a Idade das Trevas! ‘’Vossas Excelências’’ e ‘’Reverendíssimas’’ nada mais têm a ver com as questões da sociedade científica e tecnológica moderna e atual. Vocês não solucionaram problema algum em 1900 anos de domínio, absolutismo, supremacia e tirania total sobre estados, governos, administrações, etc.! A propósito: No ano de 1992, eu tinha uma página dominical inteira no Diário do Amazonas (Voz da Ciência). A Fátima Bernardes, torceu o nariz, com sua cara de nojo arrogante e prepotente, em relação ao controle de natalidade chinês; eu critiquei a âncora da ‘’sucursal global do Vaticano’’. ‘’Alguém’’ me chamou de ‘’Cientista de araque’’. Maravilha! Prefiro mil vezes ser um ‘’cientista de araque’’ do que um jornalista troglodita degenerado, apostólico, apóstata anticientífico da grande mídia cristã, conservadora, capacho imundo, estrumoso, do cristianismo inquisitorial da Idade das Trevas! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *