Manifestantes vão às ruas de Cuba contra apagões e falta de alimentos

Protestos em Cuba: as centenas de pessoas ainda detidas após um mês | Mundo  | G1

Em Cuba, a Polícia costuma prender os manifestantes

Deu na Folha

Centenas de pessoas protestaram em Santiago, segunda maior cidade de Cuba, neste domingo (17), contra apagões que assolam o país desde o começo de março. A população protesta também contra a escassez de alimentos na ilha.

Os manifestantes tomaram as ruas com gritos de “energia e comida”, de acordo com vídeos publicados nas redes sociais. Os apagões colocam em risco alimentos congelados, aumentando as tensões no país.

CRISE AGUDA – Cuba entrou numa crise econômica quase sem precedentes desde a pandemia com uma enorme escassez de alimentos, combustível e medicamentos. Esse cenário provocou um êxodo recorde de mais de 400 mil pessoas para os Estados Unidos.

Segundo um homem que pediu para não ser identificado, a primeira secretária do Partido Comunista em Santiago, Beatriz Johnson Urrutia, seguiu para o local dos protestos.

Ela disse que os manifestantes tinham sido respeitosos e ouvido atentamente as explicações do governo sobre a escassez de alimentos e eletricidade. Vídeos nas redes sociais sugerem que a manifestação foi pacífica.

CULPA DOS EUA – Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, usou as redes sociais para dizer que está disposto a atender os pedidos da população. Ele afirmou, porém, que supostos terroristas americanos estavam usando os atos para promover desordem. “Os inimigos da revolução tentam aproveitar o contexto para fins desestabilizadores”, afirmou ele no X, antigo Twitter.

A embaixada dos Estados Unidos em Cuba pediu que o governo respeite os direitos dos manifestantes.

O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodriguez, criticou os comentários, atribuindo a situação econômica crítica de Cuba ao embargo comercial e às sanções dos EUA.

DESORDEM SOCIAL – “O Governo dos EUA, especialmente a sua embaixada em Cuba, deve abster-se de interferir nos assuntos internos do país e incitar a desordem social”, disse Rodriguez no X.

Desde o início de março, Cuba enfrenta uma nova série de cortes de energia devido às obras de manutenção na central termelétrica Antonio Güiteras, a mais importante da ilha e localizada na província de Matanzas.

No fim de semana, o problema foi agravado pela escassez de combustível no país, necessário para abastecer as outras termelétricas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A ditadura cubana caminha para seu final. Quando a fome emerge, todos os argumentos contrários submergem. Não adianta culpar os americanos. É claro que o boicote afeta a economia. Mas quem fracassou mesmo foi a revolução popular, pois tornou o país inviável. A queda do castrismo é só uma questão de tempo. (C.N.)

26 thoughts on “Manifestantes vão às ruas de Cuba contra apagões e falta de alimentos

  1. Sr. Newton

    Por falar em falta de alimentos, veja está noticia sobre alimentos.

    E o pior quem deu a noticia.

    Mas há controvérsias quantos aos valores e alimentos que aumentaram com preços que batem no telhado do céu.

    Mas, porém , contudo, entretanto, merval, isso vai ser para outro post, com direito a uma fala do Imortal e da Chacrete de Auditório.

    Preço de alimentos já sobe mais que o dobro da inflação este ano

    Em janeiro e fevereiro, custo da comida em casa subiu 2,95%, contra 1,25% do IPCA. El Niño afetou colheita. Feijão, arroz, batata e cenoura já têm alta superior a 10% em 2024

    https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/03/14/precos-de-alimentos-ja-sobem-quase-o-dobro-da-inflacao-este-ano.ghtml

    PS.

    Sr. Newton, será que as Ratazanas Globais e os Filhos do Marinho estão abandonando o Navio Petralha..?

    Grande Abraço.

    AGM

  2. T.I. – Policia

    Atenção total, os filhotes do Casal, Maior Ladrão que o Mundo já viu e da Baleia Assassina ainda não estão “humanizados”,

    Vão com tudo para cima da população..

    Golpe usa falso aplicativo do Imposto de Renda 2024 para roubar dados dos contribuintes

    Criminosos induzem à instalação de programa; Receita Federal faz alerta e dá dicas para não ser vítima

    https://www1.folha.uol.com.br/tec/2024/03/golpe-usa-falso-aplicativo-do-imposto-de-renda-2024-para-roubar-dados-dos-contribuintes.shtml

    • Bingo,

      Também pensei nisso, se é o Paraiso na Terra como dizem os comunas malignos malditos carniceiros sanguinários assassinos genocidas, a como pode estar passando por miséria, pobreza e fome.?

      O que deu errado com o Carniceiro Racista Karl HaMarks…?

      • PS.

        Fique tranquilo

        Os três comunas carniceiros malignos, Luladrão, Baleia Assassina e o Burguès Boulos Fecal vão prá Cuba para ver se ´é “verdade” mesmo essa noticia da Foice & Martelo & Serrote…ou é mais uma fake news…

    • CUBA, REALMENTE, VAI MAL DAS PERNAS, PERDENDO O FÔLEGO, DEVAGAR, QUASE PARANDO, a meu ver por falta de reinvenção da sua revolução, incompleta desde o início, como compravam as carência públicas e notórias. Claro que Cuba não é o Paraíso na terra, falta muito para chegar lá, mas vamos combinar que trocar o comunismo deles pela plutocracia norte-americana, putrefata, com jeitão de cleptocracia e are fétidos de bandidocracia, copiada mal e porcamente pelo Brasil do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, imposta ao Brasil há 134 anos, da qual se tornou vítima, refém, súdito e escravo, com as suas fake news, armações, esquemas, máfias em profusão, golpes, ditaduras e estelionatos eleitorais, “data venia”, não me parece a melhor opção para Cuba, no estágio em que se encontra, a esta altura do campeonato, me parecendo o caso de Cuba usar todos os limões azedos lhe impostos pelos EUA e fazer deles uma deliciosa limonada, começando por tirar o gigante norte-americano, dono do mundo, para dançar, à moda Davi contra Golias, usando contra Tio Sam a “Bomba Atômica” capaz de paralisá-lo contra a qual os EUA, na boa, na moral e no jogo limpo não terá como reagir senão aceitar a verdade como Ela realmente,”Bomba Atômica” essa que, há cerca de 40 anos, tenho trabalhado no quintal de casa, há cerca de 30 anos na estrada da vida, que apelidei de Democracia Direta com Meritocracia, que nasceu com esse propósito mesmo, de chamar os EUA às falas, às responsabilidades e para a confrontação mundial entre a Democracia de Verdade, Direta, versus Plutocracia putrefata, mentirosa, fantasiada de democracia apenas para ludibriar a tola freguesia.

  3. Sr. Newton

    O Sr. só sabe quando está vivendo em um Páis Comunista quando acontece isso aqui….

    “Cuba vai recorrer a importações por causa de falta de papel higiênico..””

  4. Sr. Newton

    Está noticia é uma pérola do jornazismo nazi-fasci-comuna-maligno da Grande Mídia Nefasta e Corrupta, e “veja” quem escreve o artigo sobre o Paráiso na Terra….

    Cubanos finalmente descobrem para que servem os discursos de Fidel e os jornais comunistas

    A falta crônica de papel higiênico fez com que os cubanos encontrassem uma utilidade sanitária para as publicações comunistas
    Duda Teixeira AFP IMPRENSA MARROM Fila para comprar jornais, em Havana: na…

    Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/reinaldo/veja-2-8211-cubanos-finalmente-descobrem-para-que-servem-os-discursos-de-fidel-e-os-jornais-comunistas

    https://veja.abril.com.br/coluna/reinaldo/veja-2-8211-cubanos-finalmente-descobrem-para-que-servem-os-discursos-de-fidel-e-os-jornais-comunistas

  5. “Segundo um homem que pediu para não ser identificado, a primeira secretária do Partido Comunista em Santiago, Beatriz Johnson Urrutia, seguiu para o local dos protestos.

    Ela disse que os manifestantes tinham sido respeitosos e ouvido atentamente as explicações do governo sobre a escassez de alimentos e eletricidade.”
    ????????!!!!!!!!

  6. O Partido Comunista cubano deve estar olhando embaixo da cama para certificar-se de não haver capitalista escondido, tal como faziam os americanos tentando achar comunistas.

    • È sim,

      Tudo fake news da Foice Martelo, Estadinho do Cardoso, Rede Esgoto de Depravação, Revista Inveja, IstoEra,

      O Quadrilhão do Luladrão vão tirar todos os recursos via propaganda desses jornalecos por dar noticias falsas contra o Paráiso na Terra….

  7. Cuba está migrando, faz um tempo, para um capitalismo de Estado. Regime semelhante ao da China e que foi pensado por Lênin. Conseguirá? Talvez não.

  8. Culpem os suspeitos de sempre, a turma do Tio Sam.
    Cuba é um estado parasitário, que viveu sempre as expensas de um “Hospedeiro”.
    Era URSS, até que ruiu, neste tempo, nunca o embargo americano foi empecilho sequer para a instalação de armas soviéticas.
    Depois passou a viver da bondade do Hugo Chaves, até que este morreu e o sucessor conseguiu quebrar o seu pais.
    Até o Brasil participou da “vaquinha socialista”, construiu até um porto, que se tornou obsoleto porque Cuba não tem o que exportar, e muito menos dinheiro para importar.
    O que eles nos devem, devemos puxar um banquinho e esperar sentados o pagamento, que certamente nunca virá.
    Acho que Cuba jamais se recuperará do mais de meio século de comunismo.

  9. A realidade de Cuba ainda não foi assimilada pelos devotos do experimento soviético.
    Dirigente comunista no poder só larga o osso com tiro, porrada e bomba.
    Para o alto comissariado cubano não falta nada. Mas ainda não são hipócritas prometendo picanha para o povão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *