PT desautoriza Lula e decide apoiar atos públicos contra o golpe de 1964

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ouviu colegas criticarem não só a ordem de Lula como a "falta de foco" dos atos do dia 23. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Gleisi Hoffmann presidiu a reunião do Diretório do PT

Lauriberto Pompeu
O Globo

O PT divulgou nesta quarta-feira uma nota em que diz que vai apoiar e participar de atos críticos ao golpe militar de 1964. As manifestações estão previstas para acontecer nos próximos dias 31 de março e 1º de abril em diversas cidades do país. A ação vai na contramão de decisão recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que barrou o governo de promover eventos alusivos à data em que a Ditadura Militar foi implantada.

A elaboração do documento foi decidida em reunião do Diretório Nacional do PT na terça-feira, quando também foi debatida a participação da legenda nas eleições municipais.

DIZ O PT – No texto, o partido diz “que apoiará e participará dos atos e manifestações da sociedade previstos para os dias 31 de março e 1º. de abril em diversos pontos do país, além das atividades organizadas por sua fundação, a Fundação Perseu Abramo, sobre os 60 anos do Golpe de 1964”.

Como mostrou o Globo, Lula deu uma ordem explícita aos ministros do Palácio do Planalto que não queria que o governo fizesse nenhum movimento ou evento em memória aos 60 anos do Golpe Militar, nem a favor e nem contra.

Em entrevista à RedeTV no final de fevereiro o presidente comentou o assunto e disse que não vai “ficar se remoendo” e que vai “tentar tocar esse país para a frente”.

NOVO GOLPE – Na nota, o PT relaciona o golpe militar de 1964 com as investigações envolvendo uma tentativa de golpe ao impedir a posse de Lula na Presidência, após o petista ter derrotado o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.

“Neste momento em que o ex-presidente acusado de comandar um novo e frustrado golpe de Estado desafia as leis nacionais e mesmo internacionais, o PT reforça a mobilização contra a anistia aos golpistas, exige punição de todos que planejaram, financiaram e organizaram a conspiração golpista e os atentados de 8 de janeiro, sejam civis ou militares. Todos: desde seu comandante, Jair Bolsonaro, aos generais e chefes militares golpistas, empresários e demais envolvidos na conspiração”, afirmou o partido.

Há também uma articulação para que a bancada do PT na Câmara divulgue uma outra nota, dessa vez para cobrar a retomada do funcionamento da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos, que foi criada em 1995 e extinta no final de 2022, no fim do governo de Jair Bolsonaro. Ela trata de desaparecimentos e mortes de pessoas por suas atividades políticas no período da Ditadura Militar.

EM BANHO-MARIA – O governo é acusado de colocar em banho-maria a recriação da comissão. Desde março de 2023, Lula tem pronta uma minuta de decreto para reinstalar o colegiado, mas ainda não bateu o martelo sobre quando isso ocorrerá. A questão enfrenta forte resistência nas Forças Armadas. A ideia é que os deputados do partido cobrem a retomada da estrutura, mas sem fazer menções diretas a Lula no texto.

No texto divulgado pelo Diretório Nacional do PT nesta quarta-feira há também menções as investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL).

A legenda declarou que “saúda o avanço das investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, com a prisão dos suspeitos de ordenarem o crime, o deputado federal Chiquinho Brazão e seu irmão Domingos Brazão, além do ex-chefe de Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa”.

CONTRA QUAQUÁ – O posicionamento foi apontado por integrantes do partido como uma forma de desautorizar as declarações do deputado Washinton Quaquá (PT-RJ), um dos vice-presidentes da legenda, que disse ao jornal Estado de São Paulo que é preciso “ter clareza” sobre o assunto antes de associar o deputado Chiquinho Brazão ao crime.

Um pedido para que uma das vice-presidências do PT fosse extinta, com o objetivo de remover Quaquá do cargo, foi apresentada pelo historiador Valter Pomar, que faz parte do Diretório Nacional, mas não chegou a ser analisado pelo partido. Integrantes da legenda veem dificuldades em fazer prosperar a iniciativa e dizem que o modo de responder Quaquá foi desautorizando a declaração dele.

O PT também comentou o conflito entre Israel e Palestina no texto e disse que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, patrocina “o genocídio do povo palestino em Gaza”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É claro que Lula está furioso com o PT e vai passar um Semana Santa infernal, digamos assim. Antigamente, o PT obedecia a Lula, porque sabia que o presidente era mais importante do que o partido. Mas a idade avança, Lula já não diz coisa com coisa, chamou o Macron de Sarcozy, e o partido já está perdendo o respeito, o que é um erro, porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora. (C.N.)

13 thoughts on “PT desautoriza Lula e decide apoiar atos públicos contra o golpe de 1964

  1. “… porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora. (C.N.)..””

    Deus te ouça, Prezado Amigão, Sr. Newton.

    Estamos aguardando ansiosamente por esse dia.

    Espero estar bem vivo da silva para ver a derrocada e aniquilição total desse Partideco das Trevas …..

    Grande Abraço.

  2. Se continuarem com essa lengalenga vão retirar todas as máscaras e porão em risco a identidade das proprietárias de TODAS as “querências” e seus multilaterais e então expostos “lojísticos manequins”!

  3. Gleisi Hoffmann presidiu a reunião do Diretório do PT

    Sr. Newton

    A Doninha do Narizinho Empinado vai dar um tiro no próprio pé.

    È desse jeito que a Quadrilha das Trevas querem “pacificar” o Páis…..

    abçs

  4. 1) Meu caro editor CN… penso que o PT não acaba não. O PT é uma ideia e como disse antigo filósofo: “As ideias não morrem, as ideias não se matam”. Veja como exemplo religiões e filosofias antiquíssima ainda em vigor.

    2) Ideias são pensamentos e pensamentos são Energias não morrem: Jesus disse: “Passsará o Céu e passará a Terra, mas as minhas palavras não passarão”. Palavras também são Energias e a Ciência afirma que as Energias não morrem, elas se transformam.

    3) Aproveito para elogiar o Vice-Presidente Quaquá. Foi excelente prefeito de Maricá, RJ que fez excelente gestão sendo reeleito.

    4) Em tempo, não sou filiado ao PT, mas ao PSB, do Alckmin…

  5. O BARBA,lavando as mãos como Pilatos.

    Esperar do BARBA,se foi agente dos milicos.

    Nicolas Maduro,sobre a minuta das eleições apresentada pelo BARBA,era texto feito pelos gringos do Norte.

    Bah….
    Só resta pro BARBA beber todas 51.

  6. O tigre quando perde os dentes e fica banguela, os herbívoros passam a sua frente e passam a demonstrar desrespeito.
    Mas isso é lá na selva, já na política, a “bagralhada”
    passa a se achar maior do que o seu criador, e dai para o precipício, ´basta só um empurrão.
    Os sintomas já são de derrocada.

  7. Amigo Armando,

    O nine não vai pendurar o boné.
    Não vai largar o osso de jeito nenhum!

    Vai continuar até que a morte os separe (da política).

    Essa porcaria vai até o fim!
    Que coisa triste!

    Talvez o pt acabe (exploda) quando o ladrão for se encontrar com a marisa, aquela que ficou rica vendendo produtos da Avon.
    Mas o perigo é que sejamos atingidos por fragmentos petistas e os caciques órfãos, que serão muitos, queiram reinventar o pt em vários partidos, com a mesma ideologia: ROUBAR O POVO.

    Este país se presta pra apoiar salvadores da pátria, politiqueiros e populistas em geral.
    A massa gosta disso.
    Todos querem bolsas mil e uma utilidades, ninguém quer trabalhar e fazem funcionar a todo vapor a máquina de filhos, que garantam dez bolsas por família.

    Assim, não há pais que aguente.

    Milhões de partidos

    Milhöes de políticos.

    Milhões de dinastías familiares.

    Milhões de bolsas esmolas.

    Milhões de analfabetos.

    Milhões de brasileiros morando em favelas.

    Milhões de brasileiros que pagam a conta, que é altíssima.

    Trilhões, arrecadados pra absolutamente nada!
    Só para serem surrupiados!
    Estamos cada vez mais africanos. Com todo respeito a África.

    O rio de janeiro é uma síntese do Brasil.
    Em cada bairro de bom poder aquisitivo há incrustadas pelo menos uma ou duas favelas gigantescas. Cada uma abriga de cem a cento cinquenta mil pessoas.
    Só na Rocinha são mais de trezentas mil pessoas… enfim, é gente que não acaba mais.
    Veja que estou falando apenas da zona sul e não mencionei todas e não incluí as favelas do subúrbio ou periferia.

    Moram pessimamente mal de forma insalubre e com a bandidagem comendo solta, eles tocam o terror e ditam as regras. São sociedades que vivem a margem do poder público. A maioria já nasce sem esperança e por isso mesmo, são facilmente cooptados pelo tráfico, geralmente esse exército tem vida curta e não passam dos vinte e cinco anos de vida.

    Coloquei o rj como exemplo, porque vejo claramente, que com o andar da carruagem, muitas outras metrópoles vão pelo mesmo caminho.
    Ladeira abaixo!

    O pior de tudo isso, é que ninguém quer sair das favelas, poucas famílias se mudariam pra mais longe em condomínio populares, mesmo que o governo desse de presente (utopía) a moradia.

    Os políticos tem seus redutos eleitoras nesses guetos, que valem ouro (votos).

    A violência se mistura à desesperança e essa terrível fusão, vai se infiltrando como ácido nítrico nas cidades mais pacatas do interior do país.
    Sou bastante pessimista e imagino o Brasil se tornando um enorme rj.

    Eu já perdi qualquer expectativa de um país melhor para todos.
    Isso é balela!

    VIVEMOS UMA GRANDE MENTIRA!

    A prova do que estou dizendo é que a violência vem avançando a passos largos e já ultrapassou a barreira do inimaginável e também atingem os políticos.
    Antes os assassinatos eram mais sutis, hoje, são descarados.
    Eles também estão sendo assassinados mesmo com seguranças. Não se salva ninguém, nem policiais e nem os juízes.

    O sistema é mafioso, e bruto, e veremos mais assassinatos pela frente.

    Os juízes (não todos) mas muitos, estão metidos neste ambiente mafioso, até o talo. Qualquer um sabe disso.

    Juízes, políticos, chefes de policías, exército e todos aqueles que tenham algum poder compõem um quadro mafioso que não terminará nunca.
    Só vai piorar.

    Voltando ao assunto inicial, quando o molusco for pra terra das almas mais honestas, não tenha nenhuma dúvida que brotarão populistas como cupins.

    O povo adora esses lixos, porque não tem discernimento de nada, gostam de mentiras e falsas promessas pra ir levando o barco, vivem um dia de cada vez e não sabem o que significa a palavra futuro e se sabem, nem ligam, porque é intangível pra eles.

    Os políticos deixaram nosso povo tão miserável que a forma de vida que encontraram são as parcas esmolas…

    Esse é o Brasil que vejo, país da desesperança…
    É uma triste realidade.

    Um abraço, meu amigo.
    Extensivo também para todos os tribunários e nosso Editor Sr. Carlos Newton, independentemente da ideologia de cada um.

    José Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *