Acabado o segundo turno, a reeleição de 2026 concentrará o debate político

Lula completa 78 anos, mas não é o mais velho a presidir o Brasil - TV Pampa

Lula quer superar Biden como o presidente mais velho

Carlos Newton

A sucessão de Lula da Silva em 2026 já está nas ruas e vai ser o grande assunto daqui para a frente, porque o antipetismo (ou antilulismo, são a mesma coisa) é um sentimento irrepresável, uma espécie de tsunami político que não se consegue deter.

Será uma das mais importantes eleições de nossa História, porque em qualquer hipótese representará o fim de uma fase altamente contraditória – a era Lula.

SAIU NA FRENTE – Faltando apenas dois anos para os capítulos finais, o único candidato já declarado é justamente Lula, que pretende se tornar o mais velho político eleito para presidir uma nação democrática.

Aos 79 anos, que completa no próximo dia 27, o criador do PT sonha em ser candidato chegando aos 81 anos, na mesma idade que obrigou o presidente americano Joe Biden a abandonar a candidatura este ano, por não ter mínimas condições para continuar.

Aliás, sempre que aparece na televisão, Biden dá impressão de estar sob efeito de medicamentos. 

FORA DE SI – O presidente dos EUA raciocina com dificuldade, praticamente tudo o que diz é redigido pela assessoria da Casa Branca, e ele apenas lê aqueles textos nos teleprompters de vidro transparente, que não visíveis para o público dos eventos.

Compreensivelmente, o presidente americano tem sido poupado ao máximo e raramente é visto em público. Mas o tempo não para, diz a famosa canção que Cazuza compôs com meu amigo Arnaldo Brandão.

No caso de Joe Biden, realmente o tempo foi implacável e pode ser também para Lula, que não é nenhum exemplo de “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo sadio), pois já foi submetido a três cirurgias de importância e fala cada vez mais disparates, é impressionante, parece movido a energéticos.

SONHO DE LULA – Além de Lula ser teimoso como uma porta, sua vaidade não tem limites e ele tenta justificar a ambição dizendo que sonha em salvar o PT da derrocada.

Assim, já é certo que será candidato, talvez com Fernando Haddad de vice, único nome capaz de manter íntegro o petismo durante algum tempo, caso o inesperado faça uma surpresa, diria o cantor Johnny Alf.

Como sempre, em 2026 haverá muitos outros candidatos, aqueles que se inscrevem apenas para ter 15 minutos de fama. Candidaturas reais e com chances de enfrentar Lula serão poucas. É claro que Jair Bolsonaro estará representando o PL, caso seja anistiado e não haja novas condenações em outros inquéritos.

POSSIBILIDADE – Se Bolsonaro for candidato, pode até favorecer nova vitória de Lula, caso a economia esteja bem, porque nesse caso Tarcísio de Freitas cederá a vez e tentará a reeleição como governador paulista, o que muda tudo.

No entanto, se Bolsonaro não puder se candidatar, o nome de Tarcísio de Freitas cresce de tal maneira que pode se tornar favorito, especialmente se trouxer Ciro Gomes ou Simone Tebet de vice-presidente

Bem, trata-se de uma análise faltando dois anos para a eleição. Como diz Pepeu Gomes, “a noite vai ter lua cheia, tudo pode acontecer”. Em política, então, sempre sobram surpresas.

###
P.S. –
Parece que dois anos representam pouco tempo, mas podem mudar a vida dos brasileiros, se algum dia aprendermos a votar.  (C.N.)

15 thoughts on “Acabado o segundo turno, a reeleição de 2026 concentrará o debate político

  1. “…Apagão chega ao 3º dia com 537 mil imóveis sem luz em São Paulo…”

    Sr. Newton

    O problema das privatizações ´é a falta de transparência e fiscalização dos governos, (todos governos).

    Como existem interesses por grande parte dos politicos corruptos (em sua grande maioria)., e as famosas propinas, o governo faz vista grossa para as concessionárias que compraram as empresas estatais, e estas fazem o que bem entende com a população…

    Em novembro do ano passado, teve aquela tempestade de ventos com chuva forte que deixou a cidade por vários dias sem energia elétrica, inclusive na minha região ficamos 22 horas sem energia…

    Sexta-feira teve outra tempestade forte com ventos de 107 Km/h .

    A mesma coisa, aqui na minha região ficamos 25 horas sem energia, acabou ás 20;00 horas da sexta só voltando ás 21;00 do sábado…..

    Em menos de um ano , e ninguém do governo tomou medidas contra essa empresinha de quinta coluna….

    E o pior de tudo, tente o Sr. ligar para o 0800 da empresa para ver o atendimento que a empresa presta para o “cliente”…….

    Aquele abraço

  2. P.S. – Parece que dois anos representam pouco tempo, mas podem mudar a vida dos brasileiros, se algum dia aprendermos a votar. (C.N.)

    Esse é o grande problema e nossa tragédia eleitoral….

  3. “P.S. – Parece que dois anos representam pouco tempo, mas podem mudar a vida dos brasileiros, se algum dia aprendermos a votar. (C.N.)”
    PS. O problema é a mescla de imprestáveis candidatos(a bôrra) apresentados para serem alçados, pelo apátrida e caótico “Alcoviteiro Conglomerado”!

  4. Interessante a nota do rodapé: “se um dia aprendermos a votar”.

    Porque isso envolve muita coisa.

    Por exemplo, o pobre que tem necessidade de benefícios sociais ou o social-democrata, votar em quem prega liberalismo na economia não é uma contradição?

    No meu caso, o que espero de um candidato?

    – defender os interesses do país, principalmente com ênfase na área econômica e tecnológica, as quais visem aumentar nossa autonomia;

    – que seja responsável, que não renegue a ciência;

    – que tenha zelo pelas contas públicas, mas quando preciso equilibrar o balanço de receitas e despesas não pense em primeiro lugar em cortar as despesas com os mais necessitados;

    – que tenha a educação como um VALOR;

    – que seja equilibrado em suas falas e em suas alianças políticas.

    Eu achava Ciro Gomes, apesar dos defeitos, um ótimo nome, sempre votava nele no primeiro turno, mas parece que ultimamente se perdeu. Não sabe mais o rumo a tomar.

    Quanto à escolha entre Lula e Bolsonaro, não tive dúvidas. Fui de Lula. Por todas as razões expostas.

  5. Sr. Newton

    E há 40 anos que o Maior Bandido que o Mundo já viu disse que ‘vamos cuidar dos pobres”…

    ‘Quando a ambulância chegou, já estávamos velando meu marido’: a vida no município com pior IDH do Brasil

    BBC visitou Melgaço (PA) e São Caetano do Sul (SP), municípios brasileiros com o menor e maior Índice de Desenvolvimento Humano, para entender como realidades tão discrepantes podem existir em um mesmo país.

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/quando-a-ambulancia-chegou-ja-estavamos-velando-meu-marido-a-vida-no-municipio-com-pior-idh-do-brasil,3fdd5e484dfc77c788b592d236434d5d0awq23o2.html?utm_source=clipboard

    • Sr. Newton

      São Caetano do Sul é um Municipio da Região Metropolitano de São Paulo…

      Bem pertinho, é vapt-vupt e o Sr. está em São Caetano…

      Faz parte do ABCD, em tese seria uma cidade do “Cinturão Vermelho Comunista”….

      Mas seus moradores e eleitores deram um chute do traseiro da Maior Quadrilha de Bandidos do Mundo e nunca foi desgovernada pelos malfeitores do Bebum e Rosemary…

      Isso mesmo, São Caetano nunca foi desgovernada pela Quadrilha do Ladrão……

      Nestas eleições a Quadrilha tentou disputar a Cidade , mas adivinha o que aconteceu.?

      A Quadrilha do Bebum foi dizimada na eleição..

      E veja quem foi o candidato da Quadrilha, ressuscitaram o bandidão pelego jair meneguelli,

      O Bandido ficou em 4o lugar….., levou um surra que até agora não sabe o caminho de casa e nem anotaram a placa do caminhão.

      Não teve segundo turno…..

      aquele abraço…

      E Vamos em frente que atrás vem o luladrão de sempre….

      até o próximo artigo, se o Casal Marginal não acabar com o Brasil antes…

  6. Tarcísio de Freitas cresce de tal maneira que pode se tornar favorito, especialmente se trouxer Ciro Gomes ou Simone Tebet de vice-presidente… nordestino, mas sabendo que sampa é o coração do brasil, é uma barbárie atribuir essas duas pulhas a Tarcísio de Freitas… aí, desçam o pano…

  7. Qualificar aqueles que votam em Lula como sendo ignorantes é o típico comentário de gente mimada rica. É a cara da nossa elite econômica do atraso arrotando arrogância.

  8. Cada um vota segundo seus interesses particulares, e ao contrario do que muitos aqui no blog pensam, votar na esquerda, no PT ou em quem melhorou a vida deles no passado recente não torna ninguém inferior àquele cara que se vangloria por eleger privatistas e destruidores do estado de bem estar social como Tarcísio e cia.

  9. Lendo o artigo e os comentários, vejo como é difícil dar marcha ré ou uma arrumada no raciocínio do nós contra eles, queremos melhorar e continuamos insistindo em alternativas usadas e descartadas por inservíveis, queremos consertar o país com Lula ou Bolsonaro, ou ainda com algum rebotalho dedes.
    Merecemos o que temos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *