STF não resistirá a Trump e deixará Bolsonaro disputar eleição em 2026?

Feitosa comemora a receptividade a Bolsonaro: “tentaram silenciar e não  conseguiram” - RADAR POLÍTICO 365

Bolsonaro comemora a vitória consagradora de Trump

Mônica Bergamo
Folha

A vitória de Donald Trump para a Presidência dos EUA levou aliados de Jair Bolsonaro (PL) à euforia, e injetou novo ânimo no projeto de torná-lo elegível para disputar as eleições presidenciais de 2026.

De acordo com interlocutores do ex-presidente, o Supremo Tribunal Federal (STF), que poderia ter a última palavra tanto sobre os direitos políticos como sobre uma anistia que beneficiasse Bolsonaro, não conseguirá resistir ao “vento contra” que poderá soprar sobre os magistrados a partir dos EUA.

MAIS PRESSÕES – No próprio STF já se admite que as pressões vão aumentar. Elas viriam do próprio Trump, de um de seus principais aliados, o dono do X, Elon Musk, e do Congresso dos EUA, onde os republicanos passarão a ter a maioria de votos.

Musk, que é arqui-inimigo do ministro do STF Alexandre de Moraes, sai fortalecido como nunca do pleito. Ele estava ao lado de Trump no jantar oferecido nesta terça (5) pelo presidente eleito em sua casa na Flórida para acompanhar as eleições. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também estava no local.

Em seu discurso de vitória, Trump destacou o “surgimento de uma nova estrela”, Elon Musk.

MARCANDO EM CIMA – Ainda sob o governo de Joe Biden, foram inúmeras as tentativas de pressão de norte-americanos sobre o STF.

Neste ano, o comitê de assuntos judiciários da Câmara dos EUA divulgou um relatório sobre “o ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio da administração Biden: o caso do Brasil”.

Os deputados norte-americanos que tomaram a frente da investigação foram municiados por parlamentares brasileiros alinhados com o bolsonarismo. Elon Musk também investiu contra o STF, atacando Alexandre de Moraes e desobedecendo ordens judiciais.

TROCA DE GUARDA – Com os democratas no poder, as pressões não evoluíram. O quadro agora pode mudar, acreditam integrantes do grupo de Bolsonaro.

Poderiam ser aprovadas, por exemplo, medidas como um veto para que Alexandre de Moraes entre deixe de ingressar nos EUA, e também sanções econômicas contra o Brasil.

A nova correlação de forças poderia impulsionar também a aprovação de uma anistia para Bolsonaro no Congresso brasileiro. Sob pressão, o STF não colocaria empecilhos para que ela valesse de fato já a partir de 2026, o que permitiria que Bolsonaro disputasse a Presidência da República.

6 thoughts on “STF não resistirá a Trump e deixará Bolsonaro disputar eleição em 2026?

  1. Nos Estados Unidos teremos a segunda transmissão de cargo seguida entre o decrépito e o caquético.

    Sem etarismos.

    O alvo é o envilecido,

    No Brasil também não são apenas longevos, pois mesmo entre os muitos jovens há imitação direta das práticas e das ideias, essas sim repugnantes de tão reconhecida e comprovadamente perniciosas e reiteradas ao longo da história.

  2. Esses gados bobocas parecem um bando de orangotango sujo colonizado fazendo bagunça na esperança do patrão jogar uma migalha de alfafa com excremento.

    Acho que Trump tem mais o que fazer para além de se preocupar com um bando de chimpanzé terceiro mundista com fetiche por um coturno de um marine pisando sobre seu lombo.

  3. CONTESTO O ZÉ DIRCEU, O GÊNIO POLÍTICO DO LULOPETISMO, PARA DIZER QUE O BRASIL NÃO É OS EUA, Lula não é Kamala Harris, infelizmente, Bolsonaro não é Trump, a democracia norte-americana não é, coisa nenhuma, a democracia propriamente dita (como naturalmente definida como poder e governo do povo para o povo) mas isto sim uma plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, copiada mal e porcamente pelo Brasil, há 134 anos, infelizmente, convicto de que todos e todas, inclusive as autocracias, estão superados, há 34 anos, pelo advento da Democracia Direta com Meritocracia, representada pelo megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a mega solução, via evolução, no bojo da Revolução Pacífica do Leão, a nova via política extraordinária, que mostra o novo caminho para o novo Brasil de verdade, confederativo, a nova política de verdade, com Deus na Causa, o Pulo de Leão do Brasil adiante dos EUA, dos Tigres Asiáticos e até mesmo da própria Europa-mãe, instituindo o LATO como moeda própria, forte, de circulação inicial em todo o Brasil e, por conseguinte, em toda a América do Sul, Latina e no mundo para competir com o dólar e o euro, com a possível adesão da Rússia, da China e do mundo emergente que não suporta mais a submissão à ditadura do dólar, mega solução essa que se propõe a resolver o Brasil, a política e, especialmente, a vida do povo brasileiro, para os próximos 500 anos, com o nosso Brasilzão, a Pátria Grande, projetada como a nova vanguarda democrática do necessário novo mundo civilizado, alicerçado na estabilidade política, na sustentabilidade, na prosperidade perene, na boa-fé, na honestidade, na empatia, na verdade, na justiça e, por conseguinte, na paz e no amor, no perdão, na conciliação, na união e na mobilização pela mega solução, via evolução, colocando assim a nossa nação sob a orientação e a nova direção dos melhores cérebros do país, de ponta a ponta, do Oiapoque ao Chuí, tirando-o do colo dos famigerados capital velhaco, centrão, organizações criminosas, rede globo de televisão e similares, donos de partidos e do monopólio eleitoral…, e, sobretudo, da ditadura do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhacos, com a imprensa partidária, falada, escrita e televisionada a bordo, combo esse comprometido apenas com o bilionário negócio eleitoral e golpista ditatorial representando pela plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocrcia, fantasiado de democracia apenas para ludibriar a crédula e tola freguesia, à sombra da qual constroem os seus impérios particulares, e as suas famas ventosas, vendendo ao povo gatos por lebres… https://www.brasil247.com/brasil/lula-nao-e-kamala-e-bolsonaro-nao-e-trump-afirma-jose-dirceu?fbclid=IwY2xjawGZrS5leHRuA2FlbQIxMQABHRHtt4mdjEl8RsD3VigFD2bOIjUvYEygqe_z0jTdDZOJ4F4jBVgBTmgvlQ_aem_tCKxYdG1YJu97oCUYM_teA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *