João Pereira Coutinho
Folha
Nosso tempo é marxista. Falo de Groucho Marx, não do tio Karl. “Esses são meus princípios, mas se você não gosta deles eu tenho outros”? Precisamente. Donald Trump é o grande inspirador dessa moda. Ainda não está na Casa Branca, mas o mundo ao redor já marcha ao som da música.
Mark Zuckerberg é um caso: antes da eleição de Trump, a defesa da democracia implicava moderação de conteúdos “problemáticos” no Facebook.
Agora, com a eleição de Trump, a democracia se defende com o fim da moderação —ou, melhor ainda, entregando essa moderação aos usuários, como acontece no X de Elon Musk.
MALEABILIDADE – Se, por hipótese, os democratas retornarem em 2028, é provável que Zuckerberg imponha a censura mais uma vez, em nome do mesmo conceito elástico de democracia que ele tem na cabeça.
Mas notável é a reação do auditório à ambição do Donald de comprar, ou até conquistar, o território autônomo da Groenlândia, atualmente parte da Dinamarca. É uma questão de segurança nacional, disse ele. Uma “necessidade absoluta”.
Entendo. A importância geoestratégica, comercial e energética do território é imensa, sobretudo quando a China e a Rússia andam a rondar por aquelas bandas. Se, e quando, a Groenlândia se tornar independente da Dinamarca, Trump quer ser o primeiro da fila a espetar a sua bandeira, deixando a concorrência chinesa e russa a distância.
FALTA COERÊNCIA – Mas como explicar as suas ameaças sobre o assunto? Os opositores da invasão russa da Ucrânia têm aqui um problema de coerência: os argumentos usados por Trump são semelhantes aos usados por Putin para justificar a sua “operação militar especial” na Ucrânia. Se Washington não quer a Rússia ou a China na vizinhança, por que motivo Moscou toleraria a Otan?
Para os apoiantes da invasão russa da Ucrânia, outro problema de coerência: como tolerar Putin e criticar Trump quando ambos falam a mesma linguagem? Perante tanto marxismo de tendência Groucho, talvez o melhor seja não mudar de princípios.
Defender a liberdade de expressão implica defender essa liberdade para opiniões contrárias, absurdas ou até tóxicas, não um convite à censura prévia de “moderadores” ideologicamente motivados.
E OS CRIMES? – Naturalmente que há conteúdos inegavelmente criminosos, que cumpre às plataformas excluir (ameaças terroristas, pornografia infantil etc.). Como cumpre ao sistema judicial investigar e punir delitos cometidos online (calúnias, crimes contra a honra etc.).
Mas o ponto de partida da discussão sobre a liberdade de expressão deve ser o mais neutro possível, precisamente para evitar o contorcionismo deprimente e cínico de figuras como Zuckerberg.
O mesmo vale para ambições militares que desrespeitam a soberania e a integridade territorial de outros estados. O futuro da Groenlândia, tal como o futuro da Ucrânia, deve depender da vontade do seu povo, não de ocupações criminosas de outras potências. As palavras mais lunáticas de Trump sobre a Groenlândia são tão repugnantes como as de Putin sobre a Ucrânia. A defesa de um mundo livre se faz com amigos e aliados, não com inimigos e escravos.
Seu Coutinho da folha, é o rei da barrigada no jargão jornalístico…
Ora..Putin defende a RÚSSIA,devido aos ataques dos EUA/UE,em querer conquistar esse território rico em petróleo.
GEOPOLÍTICA !!!!
Trump,tem o mesmo viés,sem armamentos.
De olho no crescimento econômico da China,Trump tenta conter o expansionismo da China no Canadá,e Groelândia.
O resto, é blá blá..
retórica de buteco…
Aconselho todos a estudarem melhor a realidade militar da área e os maps, de preferência o globo terrestre. Ninguém é presidente dos EUA e falaria algo assim sem fundamento e razão. Lunáticos estão noutros lugares, não na presidência das potências do mundo.
Por que esse idiota não faz uma análise sobre as guerras que o darão está fazendo em todo mundo. Em especial na África e na América do Sul.
Ficando com o Groucho: Não aceito ser sócio de um clube que me aceite como sócio.
Vale para os homens dobradiça, aqueles que fazem o diabo pra ganhar qualquer coisa, nem que seja um obséquio.
Com $talinacio não foi, imaginem se com Trump vai. As teses socialistas vão para o vinagre com ele.
Paradoxal que seja,
os palpiteiros
“analistas”,desconhece Alexandre o Macedônia, Império Romano, Napoleão.
Pior, não conhece a realidade Global-Geopolitica….
https://www.elpais.com.uy/informacion/sociedad/se-instalara-en-uruguay-el-ano-proximo-un-centro-tumo-capacitara-gratuitamente-en-tecnologia-a-adolescentes.
Orador,citou a obra,(CIEPS), Leonel de Moura BRIZOLA….
BRIZOLA,morou no Uruguai.
Fiquei emocionado,ouvir-escutar palavras que reverência seu maior legado.
Trump vai distribuir brindes entre os convidados à posse, que simbolizam a direitona neonazista.
https://x.com/sobiservo_dama/status/1879979596105568573