Governo de Lula enfim entra em alerta com inflação de alimentos

Lula deu um puxão de orelha nos ministros

Pedro do Coutto

O presidente Lula da Silva está efetivamente preocupado com a inflação causada principalmente pela elevação dos preços dos alimentos. A percepção no Planalto é que o aumento da inflação tem corroído a popularidade do governo. Em 2024, a inflação estourou o teto da meta e fechou o ano a 4,83% — o limite era 4,5%.

O preço dos alimentos puxou o indicador e foi o que mais subiu no período.A inflação de alimentos e bebidas ficou em 7,69%, bem acima do que ocorreu no ano anterior, quando o grupo subiu 1,11%. Além disso, o subgrupo Alimentação no domicílio avançou 8,23% no ano, com o aumento no preço da carne como destaque.

PUXÃO DE ORELHA – Os dados são referentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado neste mês de janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Durante a reunião ministerial desta segunda-feira, na Granja do Torto, Lula deu um puxão de orelha nos ministros, cobrando medidas para o enfrentamento do aumento de preços dos alimentos.

A questão gerou um debate sobre os fatores que contribuem com esse resultado, como o preço do dólar e o impacto dos eventos climáticos extremos ao longo do ano. A preocupação do governo está voltada para os reflexos na área política, sobretudo nas eleições presidenciais de 2026. A evolução dos preços de artigos essenciais afeta diretamente a imagem do governo.

Lula quer discutir políticas públicas concretas que possam mitigar a alta do preço dos alimentos, embora haja uma preocupação no governo de que a inflação demoraria a arrefecer. A avaliação do Planalto é que, se os valores não diminuírem logo, o governo precisa pelo menos deixar claro à população que busca resolver o problema. Lula deve passar a tratar do assunto com frequência nas suas falas públicas.  

16 thoughts on “Governo de Lula enfim entra em alerta com inflação de alimentos

  1. A senilidade do Lula não o permite governar. Seria melhor ele passar o bastão para o Chuchu do que sofrer um processo de impeachment. Está na hora de enterrar o cadáver insepulto.

  2. Esse governo está ameaçado de falecer por falência múltipla de órgãos. É assim quando se quer ou só se sabe governar por marketing de promessas e merchandise de sonhos.

  3. “Lula quer discutir políticas públicas concretas que possam mitigar a alta do preço dos alimentos.”

    Paráfrase:

    “Lula quer sair da sua realidade paralela, que criou pra ludibriar o povo, mas se convenceu que ela é concreta, só que a alta do preço dos alimentos, o taca contra a parede de cimento armado. Mas sabemos que jamais vai se desvencilhar de seus delírios de onisciência, onipresença e onipotência, tão idolatradas por seus bajuladores”.

    Será porque o “Legislativo”,ou Poder Faz Tudo já pensa em semi-presidencialismo?

    https://www.poder360.com.br/poder-justica/gilmar-mendes-defende-debate-sobre-semipresidencialismo/

    Cortam o dedo mas não largam o osso.

  4. Sr. Pedro

    Estou enviando milhões de mensagens há vários meses sobre os aumentos de alimentos (principalmente)..

    Os aumentos são praticamente todos os meses do ano, ou semanal..

    È só ouvir o preto, branco, pobre e favelado nas feiras e mercados para ver o que dizem sobre como estão os aumentos…..

    Uma dúzia de laranja bateu na casa de 20,00 (lima) a Pêra bateu na casa dos 15,00….

    O café então, é brincadeira de mau gosto do Ladrão, o pacote com 500 kg chega a custa 30,00, aumento de mais de 40%.

    As carnes são outra brincadeira de mau gosto do Ladrão, logo ele que prometeu picanha para todos com cerveja gelada..

    A própria Picanha do Ladrão já sofreu vários aumentos….

    Como pode, aumentos de 25%, 30%,40% e a inflação do Ladrão chega á 0,13% ao ano…

    Como é feita essa mágica.?

    Os jornazistas ao invés de ir para ás ruas consultar o povão prefere ficar nos Apart-Mansões fazendo seus artigos cheios de colesterol tentando ‘salvar” a pele do Ladrão….

    E depois ainda vem com aquela conversa fiada de que ‘vamos cuidar dos pobres.”…

    Estamos aguardando o Sr Pedro jogar a toalha…

    aquele abraço

    PS.

    No próximo capítulo mais más notícias sobre aumentos nos alimentos…..

    Aguardemmmmmm, como dizia o Homem do Golpe do Báu…

  5. Sr,. Pedro

    Veja a que ponto chegou o desgoverno corrupto do Ladrão.

    Querem matar o preto, branco, pobre e favelado de diárreia, infecção intestinal, vômitos…..

    Governo descarta mudar prazo de validade para reduzir preço dos alimentos

    Ministros se reuniram no Palácio do Planalto para discutir estratégias para tornar os produtos alimentícios mais baratos

  6. Lula descobriu tarde demais que “conversa fiada não enche barriga”, e está agora acuado com os preços exorbitantes de alimentos.

    E não será certamente com discursos ordinários, como o da ‘picanha’ etc., que sairá dessa situação.

  7. Não consigo entender a razão de só agora, dois anos de governo, a ficha cair sobre o efeito da alta dos alimentos nos supermercados e nas feiras livres.

    Os ministros não estão sabendo se comunicar com o povo. A crise do PIX foi superada, mais causou um enorme estrago no inconsciente popular.

    Nas reuniões sobre planos para baixar a carestia, nova lambança monumental. O ministro Rui Costa falou sobre intervenção para baixar os preços. Outro ministro insinuou sobre a o aumento do prazo de validade dos alimentos.
    Foi um prato cheio para a oposição.
    Nikolas Ferreira, deputado mineiro midiático, foi às redes para reverberar a volta dos Fiscais do Sarney e que o povo iria comer carne estragada, remetendo ao, escândalo da carne podre das enchentes do Rio Grande do Sul, por uma empresa de Três Rios/RJ, em princípio para ser usada em ração e que foi parar nos estabelecimentos comerciais, depois de uma maquiagem no produto.

    É preciso pensar muito, antes de falar, caso contrário, vão apanhar igual boi ladrão, da oposição.
    Chamo o Sidônio, antes de deitar falação por aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *