Carlos Newton
Está difícil trabalhar em meio a essa radicalização e a multiplicação de robôs, androides, replicantes, autômatos e humanoides que invadem a internet, uma chatice. A radicalização e o fanatismo espalham incoerências, factoides, narrativas e teorias conspiratórias de todos os tipos.
O precioso espaço ocupado pela polarização limita o debate intelectual, a troca de ideias e a discussão de outros importantes temas, como se a disputa entre dois políticos de baixo gabarito fosse a única coisa capaz de despertar interesse comum. E o pior são as pesquisas, que indicam a existência de um país dividido.
DIZEM OS NÚMEROS – As pesquisas indicam que cerca de 30% dos brasileiros são admiradores incondicionais de Lula da Silva. Não se importam com o passado dele, um falso sindicalista que servia de informante ao regime militar e virou político, enriqueceu ilicitamente com sua família e se emporcalhou todo na corrupção. Nada disso interessa a seus seguidores.
Outros 30% se comportam da mesma forma em relação a Bolsonaro. São fanáticos que também não ligam para o passado dele, um falso militar que se insurgiu contra seus superiores, virou político e também enriqueceu ilicitamente, junto com toda a família, como se ele e Lula fossem duas faces da mesma moeda falsificada.
Sobram aproximadamente 40% de brasileiros que não suportam Lula ou Bolsonaro, desprezam tanto um quanto o outro, ou não se interessam por política.
POR QUE ISSO? – Essa dualidade é fruto da decepção com os governos de Lula e Dilma, pois Bolsonaro surgiu como uma resposta da sociedade, ao proclamar que preferia qualquer um, desde que não fosse petista.
Bolsonaro foi outra decepção, porém soube conquistar seguidores. Suas paradas nos cercadinhos, as várias entrevistas diárias, o pastel com caldo de cana, as cavalgadas, as motociatas, o linguajar primário, tudo isso montou a imagem de um líder simples e acessível, gente como a gente.
O resultado é representado por esses 30% para lá e 30% para cá, dividindo o país, porque são 60% atuantes e sobram 40% que continuam apáticos, em meio à polarização.
MELHOR ESPERAR – Não adianta mudar de país, é melhor esperar. Nas próximas eleições, em 2026, não teremos mais Bolsonaro, por estar inelegível, e Lula dificilmente será candidato, por estar com a validade praticamente vencida.
Mas aí começam esses julgamentos tenebrosos na fábrica de terroristas, com condenações irracionais e injustas, algo nunca visto, sem individualização dos réus e com acusações genéricas, sem provas materiais, um festival de irregularidades e erros judiciários. Não são julgamentos, é muito pior, são trucidamentos.
E agora fala-se em prender Bolsonaro pelo golpe que não conseguiu dar. Ora, quando se necessita aliviar a pressão e diminuir o fanatismo, a possível prisão de Bolsonaro somente iria agravar a situação, sem a menor dúvida. Mas quem se interessa?
###
P.S. 1 – Getúlio Vargas não se vingou dos comunistas que tentaram derrubá-lo; Juscelino Kubitschek perdoou os rebeldes de Jacareacanga e Aragarças; os torturadores e assassinos de 1964 tiveram uma anistia ampla, geral e irrestrita; os sem-terra invadiram e vandalizaram a Câmara, ninguém foi preso nem processado. Mas os idiotas que invadiram a Praça dos Três Poderes estão pegando 17 anos, em julgamentos falsamente individualizados, sem provas materiais e sob acusações genéricas, absolutamente infundadas.
P.S. 2 – E agora querem prender Bolsonaro, sem sequer existir processo, para colocar ainda mais lenha na fogueira. Desculpem, mas não dou força a radicalizações, acho que o país não precisa disso, muito pelo contrário. (C.N.)
A prisão de BROXAnaro – quando concretizada -, virá com atraso de décadas. Décadas.
Sua prisão “incendiará” o país tal qual a de lulla.
O Rio de Janeiro – e o país como um todo -, precisa deixar de escamotear a consolidação do Estado-paralelo narco-milicomiliciano.
Chega de tanta passada de pano!
Não é paranóia afirmar que a familícia manteve/mantém elementos do Escritório do Crime dentro de gabinetes parlamentares cariocas. Vide Fabrício Queiroz, a mãe e a esposa de Adriano da Nóbrega.
Não é paranóia afirmar que a passagem do generaleco Praga Neto pela chefia da secretaria de segurança carioca aumentou exponencialmente a inserção das milícias no Rio de Janeiro.
Há quem interessa PROTEGER os tentáculos do milicianismo carioca?
O Bolsonaro já tinha que ter sido preso pelo que fez e deixou de fazer na pandemia.
Pelo texto, o certo seria convidar o Bolsonaro para ser senador vitalício, já que não pode ser eleito.
Se for verdadeiro que Boçalnaro fez o que Cid delatou e não for processado, será um erro. Simples e direto.
Os golpistas também têm de sofrer consequências por sua irracionalidade. Embora achemos que suas penas são exageradas, eles não podem ficar impunes.
Lula foi processado e esteve preso. Discute-se somente a forma de como isso ocorreu.
Boçalnaro, por coerência, deve ter o mesmo tratamento.
Espero, como CN, que discutamos outros assuntos que tenham relevância para nosso país.
Que tal o editor começar a colocar outras matérias de vez em quando? Esses assuntos enchem o saco.
Perfeito, caro Vidal, e vou engrossar o coro.
Que tal o editor começar a colocar outras matérias de vez em quando? Esses assuntos enchem o saco.
Sr. Newton
Que tal fazer uma vaquinha, estou pesando em doar US$ 1,50.
Justiça só acha R$ 14 na conta de Collor e bloqueia dinheiro da esposa…
https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2023/09/25/justica-bloqueia-dinheiro-de-esposa-apos-achar-so-r-14-em-contas-de-collor.htm?cmpid=copiaecola
“””Essas dívidas trabalhistas nada valem para eles, mas representam a sobrevivência dos trabalhadores. De que adianta ser rico e avarento? Isso indica que são pobres de espírito, pessoas nefastas e infelizes. (C.N.)
Avarentos, ladrões corruptos, bandidos da pior espécie com crachá e carteirinha e verdadeiros Filhos de um Putin….
O resto é aquela coversinha fiada de traseiros flácidos pululam por ai….
Ora pois
Tudo porque Collor não votou em Lula, Armando.
Se fosse reeleito, será que estaríamos lendo essa matéria. Com certeza não.
Acredito que sim, Jorge Luiz de Carvalho, porque na hipótese de reeleição de Bolsonaro não haveria golpe.
Forte abraço,
CN
Caro CN e quem sabe não é o tramado e incontido secreto desejo de “ir para o máximo sacrifíficio” e lógicamente atirar o país e quiçá o continente inteiro numa só AVERMELHADA carnificina?
A injúria exacerbada, despertará o adormecido e controlado bom senso?
NÃO TEM QUE SER ASSIM, NÃO PRECISA SER ASSIM, tem sido assim no Brasil, há 133 anos, porque desde o berço temos sido dominados, manipulados e enganados por um sistema perverso, mentiroso, capcioso, imposto ao distinto público como uma espécie de labirinto sem saída, mas, na verdade, existe um novo sistema capaz de nos propiciar um novo mundo bem melhor, citado inclusive na Constituição Federal, que apelidei de Democracia Direta com Meritocracia, a ser descortinado, com urgência urgentíssima, como proponho com a Revolução Pacífica do Leão, para que tenhamos de fato dias melhores e futuro alvissareiro. POR ORA, CURTAM A MÚSICA QUE RETRATA A REALIDADE DAS ELEIÇÕES, DOS GOLPES, DAS DITADURAS E DOS ESTELIONATOS ELEITORAIS, da velha política, do velho sistema apodrecido, do nada versus coisa nenhuma, em termos de propostas de mudanças de verdade, sérias, estruturais e profundas, ou, trocando em miúdos, eleições do NADA DE NOVO NO FRONT, apenas mais blá-blá-blá, gogó e trololó dos me$mo$, requentados, desprovidos do Borogodó esperado há 133 anos. O legado de 133 anos do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos, velhaco$, continua o mesmo, como capturado há 37 anos pelo MELÔ do sistema apodrecido dos me$mo$, intitulado “Espinheira”, cantada pela dupla sertaneja, Duduca e Dalvan, mais atual do que nunca. E não se iludam, porque este estado de coisa$ e coiso$ não vai mudar nunca com mais dos me$mo$, via partidos, nem via golpes, nem via ditadura e nem via estelionatos eleitorais, como de fato não mudou, e a única proposta de mudanças de verdade que temos, sérias, estruturais e profundas, com começo, meio e fim, nome e sobrenome, como nunca antes visto na história deste país e do mundo, sem comparações, é apenas a Revolução Pacífica do Leão, a RPL-PNBC-DD-ME, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, com Democracia Direta e Meritocracia, a nova via extraordinária, antissistema, a Nova Política de Verdade, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque libertação não é utopia e, sobretudo, porque evoluir é preciso. É Ela ou Ela, ou o continuísmo da Espinheira. https://www.facebook.com/100057251177906/videos/640486966645540
Prezado CN, a equipe do servidor não poderia liberar o comentario apenas para usuarios cadastrados, no caso caberia a equipe do TI liberar aqueles que trocam ideias e não ofensas.
Os programas do servidor e da plataforma não têm esse recurso, amigo Gerard.
Forte abraço,
CN
Se Bolsonaro, não tiver uma pena bem superior aos demais golpista ou não ser punido, a justiça seria obrigada a soltar todos que lutaram pelo golpe, aí sim, a bolha bolsonarista, continuaria viva e livre para tentar outro golpe. Eles são encardidos, como se dizia antigamente, não deixam de forma alguma seus ideais,
Somente a punição de criminosos, inibe o crime, Por isso, no mundo, foi criado o Código Penal.
Quando se fala em prisão de Bolsonaro, não são por crimes quaisquer. por isso, conta-se como certa a prisão do traidor da pátria. Claro: depois da sentença do juiz..
Não se pode comparar as tentativas de golpe do movimento integralista e do governo Juscelino.
Getúlio Vargas, era ditador, tinha todo o poder e, em dois tempos acabou com o integralismo e Plínio Salgado foi para o exílio.
Em poucos dias o governo Juscelino conseguiu prender os poucos insurretos Foi uma tentativa tão ridícula que Juscelino os perdoou.
Essa, é minha opinião
.
Razão para o perdão: Tendo como projetista um comunista, juscelino tinha que tipo de tendencia, assim como os da posterior e “mafiosa” Anistia Ampla, Geral e Irrestruta?
Digo: irrestrita
Tudo bem.
Um abração.
“Que tal o editor começar a colocar outras matérias de vez em quando? Esses assuntos enchem o saco”.
Estimado amigo, absolutamente incabível e desconexo o comentário acima.
Bem, caro Lafaiete, claro que é minha opinião.
Acredito que a retroalimentação da polarização se dá pelas notícias repetidas de um mesmo assunto.
Teria faltado alcance analítico do que em todo o sempre re eldes e apátridas, foram, pensando e visando tão somente em seus viluntariosos egípcios egos!
Amigo Carlos, não é inteiramente verdade que “Vargas não se vingou dos comunistas”. Prestes foi preso, e sua mulher, Olga Benário, também, e Olga foi pouco depois entregue por Vargas à polícia política de Hitler, a Gestapo, por crime cometido na Alemanha anteriormente à sua vinda par o Brasil, sendo deportada mesmo grávida, e morreu na prisão alemã. Algumas centenas de integrantes da tentativa de golpe foram também presos.
A esquerda sempre gostou de reescrever a História daí serem chamados de revisionistas.
O único gargalo que a esquerda ainda tem no Brasil se chama Bolsonaro, ele como carta fora do baralho definitivamente os vermelhos vão nadar de braçada.
Simples assim essa caçada as bruxas.
Senhor James Pimenta. Podes pedir ao CN para inscrever a sua no concurso “Piada do Ano” pois será imbatível.
O ‘tosco’ como ‘Salvador da Pátria Brasileira’ do terror vermelho. KKKKkkkkk…
Parabéns Prezado Carlos Newton…
Artigo curto e elucidativo do momento político do nosso Brasil.
Artigo pacifista voltado para mostrar os dois lados e suas mazelas morais…
O que nos fica é : Como podemos recolocar como presidente um que mostrou saber somente em roubar…roubar…organizar quadrilha…e colocar nos ministérios os “amigos”…alguns totalmente desqualicados.?
Por outro lado…o tal mito…apesar de seus dissabores com a gramática…pelo menos nao roubou o erário e nem esquematizou uma quadrilha para roubar os recursos publicos…
Carecemos de líderes politicos e administradores com viés de progresso em prol da coletividade…
O resto é folclore..(royalties para Sebastião Nery )…
Saúde para toda sua casa…prezado…