Era só o que faltava! Lula iguala ação de Israel à de Hitler contra os judeus

Lula cita 'genocídio' e compara resposta de Israel na Faixa de Gaza à ação de Hitler contra judeus | Política | G1

Lula surpreendeu ao dar entrevista em Adis-Abeba

Renato Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo em Adiz Abeba (18) que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza configuram um genocídio e ainda fez um paralelo com o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o presidente.

ÚLTIMA ENTREVISTA – As declarações foram feitas durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, a capital da Etiópia. Lula cumpre neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem ao continente africano. Ele deveria retornar ao Brasil por volta de 13h no horário local (7h no horário de Brasília).

Na Etiópia, Lula discursou na sessão de abertura da cúpula da União Africana, teve eventos oficiais com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e uma série de reuniões bilaterais com líderes do continente.

O presidente antes esteve no Cairo, onde se encontrou com o ditador egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e também discursou na Liga Árabe, além de realizar turismo nas pirâmides ao lado da primeira-dama Janja.

PRINCIPAL TEMA – A situação na Faixa de Gaza foi o principal tema da viagem de cinco dias de Lula, primeiro ao Egito e depois a Adis Abeba. No entanto, o próprio presidente minimizou o seu poder de influenciar a situação para que as partes estabeleçam um cessar-fogo.

Na quinta (15), ao lado do ditador Abdel Fattah al-Sisi, o presidente brasileiro já havia criticado Israel pela resposta desproporcional após ser atacado pelo grupo terrorista Hamas.

“O Conselho de Segurança não pode fazer nada na guerra entre Israel e [o Hamas na] Faixa de Gaza. A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas me parece que Israel tem a primazia de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas”, afirmou o presidente.

APOIO À PALESTINA – No sábado (17), ele teve encontro bilateral, às margens da cúpula da União Africana, com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, no qual ouviu de seu interlocutor que a situação em Gaza configura um genocídio.

Durante o encontro, o primeiro-ministro teria agradecido a Lula por suas intervenções em favor de um cessar-fogo na Faixa de Gaza e também pela atuação do Brasil, que apoiou a denúncia da África do Sul à Corte Internacional de Justiça da ONU para apurar a acusação de que Israel comete genocídio em Gaza.

Shtayyeh também afirmou que a situação in loco é muito pior do que os números internacionais apontam. Além dos 30 mil mortos palestinos, afirmou que há 9.000 desaparecidos sob os escombros de casas e prédios destruídos nos ataques israelenses. Lula também teria condenado diretamente ao primeiro-ministro as ações do Hamas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Desprovido da capacidade de raciocinar, Lula diz o que pensa (?) e é capaz de produzir idiotices em série. Nesse ponto, aliás, ele e Bolsonaro se equivalem. (C.N.)

25 thoughts on “Era só o que faltava! Lula iguala ação de Israel à de Hitler contra os judeus

  1. Prezado Carlos Newton, até o sr. alimentando o não esquecimento do Bolsonaro?

    O que ele teria à ver com as expressões do atual Presidente?

    Acredito que, apesar de sua “simplicidade”, em sua forma de se expressar, o ex-Presidente não chegaria a fazer tal comparação, e longe de mim querer fazer o papel de Advogado de quem quer que seja.

    • Lula no mais puro estado de Lula.
      Se faz de ignorante e a intelectualidade soberba arruma uma explicação para “gafe”.
      Vem sendo assim desde os tempos daVila Euclides.
      Golbery engoliu (teve um inside) à 50 anos atrás e os intelectuais seguram e mamam na esperteza.
      Truque velho.

    • Lula, também vai acabar descobrindo que faz parte do mesmo time cujo “patrão” é o mesmo!
      Acorda, Lula, antes que te descartem, como fizeram com Chaves!

  2. BLÁ-BLÁ-BLÁ, GOGÓ, TROLOLÓ E NADA DE BOROGODÓ, NADICA DE NADA, NECA DE PITIBIRIBAS, digo, nada de projeto novo e alternativo de política e de nação, que seja capaz de resolver o país, a política e a vida do conjunto da população brasileira, esse é o Lula, o Bolsonaro, seus puxadinhos, capital velhaco, centrão, rede globo…, conservadores do sistema apodrecido, que só fazem alimentar a polarização nefasta entre o militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, da qual somos todos vítimas, reféns, súditos e escravos há 134 anos, e, por conseguinte, potencializar a gigantesca bomba-relógio brasuca armada há 134 anos pelos me$mo$, tais sejam o militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, a cada novo golpe, ditadura e estelionato eleitoral dos me$mo$. Lula disse que a tentativa de reeleição de Bolsonaro custou ao lombo do contribuinte brasuca cerca de R$ 300 bilhões, e daí a pergunta que não quer calar é a seguinte: quanto já está custando e custará ao fim e ao cabo a tentativa de reeleição do Lula ? DESÇA DO PALANQUE REELEITORAL LULA, e venha trabalhar em prol da mega solução, via evolução, como propõe a Revolução Pacífica do Leão, pelo bem da libertação e evolução do Brasil e do povo brasileiro, ao invés das suas andanças patetas e patéticas mundo afora vomitando abobrinhas requentadas e bobagens arrumando mais confusão, tretas e inimigos poderosos contra o Brasil apenas com a intenção de caçar votos e manter a maldita polarização política nefasta, absurdamente inviável, desnecessária e insustentável, do nada por coisa nenhuma em termos de mudanças de verdade, sérias, estruturais e profundas, intensificando o nefasto aparelhamento partidário das instituições com os seus efeitos colaterais terríveis à boa convivência social, pra lá de nocivos, que só divide a irmandade brasileira, enfraquece o país e faz infeliz o Brasil e o povo brasileiro, que já não consegue mais nem sequer sair às ruas com segurança, Brasil esse, do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, aonde já temos muitas Gazas tipo bombas-relógios prontas para explodirem a qualquer momento, infeliz e desgraçadamente. https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/02/lula-compara-acao-de-israel-em-gaza-a-de-hitler-contra-judeus.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compfb&fbclid=IwAR1gpKzYnEZI_lVjXDpuFL7G0hzyTNWEmvJ08kc-rJGxmoHyKN2QkyjpHNo

  3. declarações absurdas, irresponsáveis e inconsequentes. hábito de lula. envergonha brasileiros e o Brasil aos olhos do mundo civilizado. Agride os judeus descaradamemte. repudiado no tom merecido por autoridades mundiais. reeleger este ex-apenado será amargo para o Brasil.

  4. A fala do Lula não é totalmente certa, os nazistas pelo menos não eram covardes como esses shylocks, que só atacam através da segurança de aviões bombardeiros contra civis inocentes.

  5. O presidente dos EUA, Bill Clinton, mediou um acordo entre o primeiro ministro de Israel, Yratzsck Rabin e o presidente da Organização de Libertação da Palestina, Yasser Arafat, para a criação do Estado Palestino.

    Logo depois, um membro da extrema direita de Israel, assassinou Rabin. O acordo foi por água abaixo. Os governos israelenses, são dominados pelos religiosos ortodoxos, do Partido LIKUD. Os grupos religiosos, têm maioria no Parlamento israelense. Eles dão o tom, na escolha do governante, que aceitem o jogo deles: Nenhuma concessão para o povo palestino. Também pressionam os governos, para colonos israelenses ocuparem terras na Cisjordânia, uma espécie de grilagem autorizada pelo Estado. Israel controla a Gisjordania. Em Gaza,, Israel perdeu o controle, quando o grupo Hamas venceu as eleições no território palestino espremido entre Israel ao Norte, ao Sul pelo Egito e na faixa continua, o Mar Vermelho. Ou seja, um território, equivalente a uma prisão. Na Faixa de Gaza não tem água nem eletricidade, que são fornecidas por Israel. Como sobreviver dependendo do inimigo?
    O grupo terrorista Hamas, fez o favor de legitimar a destruição que as forças militares de Israel fazem lançando bombas, que derrubam prédios e matam pessoas indiscriminadamente, como vingança pela morte de 1200 israelenses no atentado terrorista de 7 de outubro de 2023.

    Mais de 30 mil palestinos já morreram e 1 milhão estão confinados no Sul da Faixa de Gaza, sem comida, sem água, a espera da morte.
    O Egito está construindo um muro de 7 metros, para impedir a invasão dos palestinos em direção do Rio Nilo. Não podem ir para o Norte, para o Mar Vermelho impossível, para o Sul, o Egito não deixa. O que podem fazer?

    Joe Biden pressiona Bibi a parar com a guerra, porque está perdendo votos, pelo apoio incondicional a Israel. Netaniyau depende da continuidade da guerra, para sobreviver no cargo.

    Por que, os homens lutam tanto pelo Poder, a custa de tanto sofrimento de populações indefesas. Netaniyau, Biden, Putin, Zelensk, etc.. Afinal, todos eles vão morrer no Poder ou fora do Poder. Então, por que não fazem amor, em vez de apostar na guerra?

    Estou passando a acreditar, que esses ogros citados e outros que andam por aí, abriram não de amar. Trata-se de uma deslavada mentira, a frase de que o Poder é afrodisíaco. Acho até, que é broxante.
    Tenho observado, o antes e o depois, de todos os presidentes e o resultado é desanimador. Olhem o Lula, presidente em 2002 e olhem o Lula agora em 2024. Olhem as fotos de Bolsonaro em 2018 e olhem agora.

    Assim, também fiz um paralelo com Collor, Sarney, FHC, Temer, Obama, Clinton, Bush filho.
    Entretanto, vi fotos de Xi Jinping no início do mandato e comparei com fotos dele no início do ano. Parece um moribundo, uma alma penada, sem alegria e sem cor. A China está perdendo força e o ditador para se manter no Poder, tem feito expurgos no PC chinês e no Exército vermelho. Uma hora ele cai, de maduro, como foi os últimos dias de Mao Tse Tung.

    Por falar nisso, tanto Biden 81 anos como Trump 78, ambos estão esquecendo nomes de pessoas e países. Por que será?

  6. Foi um erro do presidente Lula, citar o holocausto, comparando – o com a devastação que o exército israelense está impondo a faixa de Gaza.

    Esse tema causa muito sofrimento ao povo judeu.
    Seis milhões de judeus mortos nos campos de concentração, não podem servir de proselitismo político.

    Um conflito dessa natureza, não pode ser objeto de discurso de improviso. É de competência do ministro de Relações Exteriores, elaborar um discurso escrito

    Agora, terá que apagar o incêndio, que está batendo forte na cidadela de Lula.

    Lamentável, sob todos os aspectos. Terá que pedir desculpas de praxe.

    Afinal, o povo judeu não pode ser confundido com o governo israelense, assim como o povo palestino, não pode pagar pela insanidade dos atos terroristas do grupo Hamas.

  7. Lula , pode até estar falando muitas besteiras em suas viagens internacionais , mas equiparar o que os Israelenses estão fazendo com a ” promoção do extermínio do povo Palestinos ” , sob o manto e a desculpa de auto defesa ” , ao falso holocausto de judeus , é uma afronta e falta de respeito ao povo Palestino , que esta julgo Israelense á mais de 50 anos , enquanto que a época da 2ª guerra mundial , não existiam os tais 6 milhões de judeus na Europa , infelizmente a mentira esta se sobrepondo a verdade .

  8. Senhor Renato , o então presidente Fernando Collor de Melo , entregou de mão beijada as principais industrias e centros de pesquisas estratégicas e militares , á Israel , hoje o Brasil importa refugos tecnológicos e mesmo assim , com restrição uso e tem que pedir permissão de usa aos países cedentes , vede o estrago que ele fez no centro de pesquisas aeroespacial na ” Barreiro do inferno ” no Estado do Rio Grande do Norte – RN ” , onde mandou aterrar o poço de testes científicos .

  9. Meus prezados Comentaristas da nossa querida TI…( Como diz nosso querido Editor…uma utopia) POR FAVOR…
    Para vcs entenderem esse assunto destes “TAÍS JUDEUS OU DESTE PSEUDO ISRAELITAS…É necessário que vcs ESTUDEM profundamente a TORAH…( Não manipulada).
    Esse assunto é ESPIRITUAL e envolve YAH e um concerto com um HEBREU…e sua semente ( seu neto YACOOV ) que GEROU as 12 TRIBOS DE HEBREUS( YSRAEEL)…
    Portanto meus prezados estes “judeus” que vcs insistem em dizer que são o” povo eleito” São na verdade descendentes de EDOM…e os VERDADEIROS YSRAEEL …São os descendentes das 12 TRIBOS…que foram espalhados ( diáspora) por causa de sua REBELIÃO traindo a ALIANÇA FEITA NO MONTE SINAL…por YAH através de MOISHES.
    O resto como diz o nosso prezado Editot CN : É folclore.

  10. Pensa que é estadista e o Brasil relevante no cenário internacional, ainda estão sendo diplomáticos, por enquanto não foi chamado de maior corrupto da história da humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *