Aumenta cada vez mais a possibilidade de haver impeachments na Suprema Corte

AMB questiona quórum para impeachment de ministros do STF

Reprodução do site Migalhas

Merval Pereira
O Globo

A resposta que o presidente do STF, ministro Edson Fachin, deu à comissão da OAB, de que as apurações do caso Master vão seguir e que nada ficará sob o tapete tinha de ser dada, mas vamos ver os fatos, o que realmente acontecerá na prática.

Foi bom o presidente do STF ter dado esta declaração, porque pelo menos constrange os que, dentro do próprio STF, estão tentando negociar que tudo fique debaixo do tapete. Não é à toa que Fachin falou isso. Ele certamente sabe o que está acontecendo, e se avançar esta tentativa de parte do Congresso, parte do STF e parte do Judiciário de maneira geral para que não haja uma solução. será uma crise maior do que a que está acontecendo.

E OS MILITARES? – A opinião pública não vai aceitar, os militares estão muito incomodados – a não ser que eles entrem também no acordão, mas é muito difícil. Tenho a impressão de que, num país normal, que não é o nosso caso, isso seria resolvido pela Justiça.

Fachin está dando o norte – não sei se é o que a maioria do STF quer, mas ele está cumprindo sua missão. Ser presidente do STF é uma honraria menor, porque não é por mérito e sim por rodízio que se assume a presidência. Isso significa que o presidente não tem ascendência sobre ninguém. São todos iguais, o presidente tem algumas prerrogativas, mas nada que faça com que ele obrigue algum ministro a alguma coisa.

Só há a pressão moral, a pressão da sociedade, mas não é algo que tenha punição. É difícil comandar 11 “ilhas”, e às vezes elas se unem para proteger umas às outras, como está acontecendo no caso Master. Vamos ver se conseguimos ir adiante dentro da lei.

PUNIR É PRECISO – De uma maneira ou de outra, os ministros devem ser punidos, porque se não acontecer nada agora, é quase certo que no ano que vem, diante de um Senado majoritariamente de direita, um deles, ou os dois ministros sofram impeachment. Isso não vai parar.

STF e banco Master são o centro da discussão política num ano eleitoral. Cada explicação dada é pior do que a anterior, como a que a mulher de Alexandre de Moraes agora apresentou.

O Chat GPT faz aquilo em um minuto, não têm o menor sentido a tentativa de justificar o que é injustificável.

10 thoughts on “Aumenta cada vez mais a possibilidade de haver impeachments na Suprema Corte

  1. Entre os jornalistas a que dou ouvidos, um é o Ricardo Feltrin, que define os militantes do Aparato Petista, como jumbis.

    Ele parte deste definição a partir da posição da turba com relação à Globo, outrora odiada, no tal golpe, elogiada e, agora, novamente odiada, principalmente na figura da Malu Gaspar.

    Outro aspecto é a idolatria do Moraes, como paladino da Lei, da Democracia, da Verdade, da Moral, agora defenestrado pelo Globo.

    Segundo sua definição, jumbi é um dissociado cognitivo, cujo personalidade é fragmentada, mas tendo um pequeno núcleo, que é o que ele acredita, o que leva ao fanatismo, com sustentação psico-ideológica no culto à personalidade de algum personagem heróico.,

    Personagem, neste caso, o Moraes, que vem sendo descortinado pela Globo, e ademais, por toda a Imprensa, deixando-os absolutamente perdidos.

    Trata-se de uma das características que credito ao Aparato Petista, o idealismo metafísico.

    “O Aparato Petista caracteriza-se por um idealismo metafísico que transforma a realidade em mero reflexo de suas próprias ideologias, concepções de mundo e interesses imediatos. Tal perspectiva promove um processo de alienação que envolve toda a sociedade, subordinada aos aparelhos ideológicos, e os próprios membros do grupo, que passam a reproduzir percepções ilusórias, como a crença de que “os problemas sociais foram solucionados” ou de que “o líder é a expressão da verdade e da democracia”.

    ​Fonte: https://www.criticapoliticabrasileira.com/caracteristicasdoaparatopetista

    Mas, resumo da ópera, assim, com a contibuição do Feltrin, defino o Aparato Petista, quanto aos seus membros e simpatizantes, como uma organização composta por jumbis, no baixo clero, e mulas sem cabeça, no topo, a “intelectualidade, liderados por um jacu de gaiola e que se auto-intitulam “progressistas”.

  2. Vixe..

    Agora Merval não vale uma nota de três dólares…

    E OS MILITARES? – A opinião pública não vai aceitar, os militares estão muito incomodados – a não ser que eles entrem também no acordão, mas é muito difícil. Tenho a impressão de que, num país normal, que não é o nosso caso, isso seria resolvido pela Justiça.

  3. Decadência xandônica. Fim de avanço e início de retrocesso

    Em marcha a ré, já não avança e retrocede anulando atos anteriores.

    Autorizou também um assessor de Trump a visitar o ex-mito na cadeia.

    E a “Argentina concede asilo político para envolvido no 8/1 condenado por Moraes à pena de 13 anos”.

    Quem te viu, quem te vê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *