
37% acham que Bolsonaro deve cumprir a pena na prisão
João Ker
CNN
A maioria dos brasileiros é a favor de que o ex-presidente Jair Bolsonaro continue em prisão domiciliar, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (12).
O levantamento mostra que 59% dos entrevistados defendem o regime atual, enquanto 37% acham que ele deve cumprir a pena na prisão; 5% não souberam responder.
DOMICILIAR – A maior parte dos eleitores de centro e dos bolsonaristas também defendem que Bolsonaro seja mantido em prisão domiciliar. O índice de preferência pelo regime atual é alto até entre os que se declaram petistas.
Entre os que se declaram eleitores de centro, 53% acham que Bolsonaro deve continuar em prisão domiciliar, 41% são a favor de que ele volte ao regime fechado e 6% não souberem responder à pergunta. O índice de aprovação da prisão domiciliar é quase absoluto entre bolsonaristas: 94% defendem que ele cumpra a pena em casa e apenas 3% acham que ele de voltar à prisão; outros 2% não souberam responder.
Para a maioria dos eleitores do PT, entretanto, Bolsonaro deve ficar em regime fechado: 68% acreditam que ele deve voltar à prisão, 28% defendem que ele cumpra a pena em casa e 4% não souberam responder. A pesquisa foi feita com 2.004 pessoas em 134 cidades entre as últimas terça e quinta-feira (7 e 9).
GOLPE DE ESTADO – Bolsonaro foi condenado de forma unânime pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 27 anos e três meses de prisão por planejar um golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
O ex-presidente passou 125 dias cumprindo a pena em regime fechado. Ao longo do período, ele passou pelas celas da Superintendência da PF (Polícia Federal) e do Complexo da Papuda, ambos em Brasília. Ele também passou duas semanas em internação hospitalar após ser diagnosticado com um quadro de broncopneumonia bilateral, ele passou duas semanas internado.
NOVA TORNOZELEIRA – Em 27 de março, Bolsonaro recebeu alta e voltou para casa. Sua transferência para a prisão domiciliar foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou também o uso de uma nova tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente.
Inicialmente, Bolsonaro ficou em prisão domiciliar entre agosto e novembro de 2025, por descumprir medidas cautelares fixadas pelo STF. Ele foi transferido para o regime fechado depois que tentou remover a tornozeleira com um ferro de solda e, segundo a PF (Polícia Federal), apresentou risco de fuga do país.
O levantamento mostra que 59% dos entrevistados defendem o regime atual, enquanto 37% acham que ele deve cumprir a pena na prisão; 5% não souberam responder.
Sr. Newton
Não estou entendendo mais nada
Até ontem , segundo, as pesquisas, a grande maioria queria o Bolsonabo na Papuda….
aquele abraço
Senhor Armando , avexe-se não , as pesquisas de opinião no Brasil saem de acordo com quem pagar mais , transformando culpados em inocentes e vítimas , tanto quanto transformam inocentes em culpados .