Flávio mantém Gaspar como vice e descarta troca em meio a novas suspeitas

Flávio atribui ataques à atuação do aliado no caso do INSS

Luísa Marzullo
O Globo

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) descartou na última terça-feira a possibilidade de substituir Alfredo Gaspar (PL-AL) como vice de sua chapa e fez uma defesa pública do aliado, que passou a ser alvo de questionamentos após suspeitas envolvendo uma acusação de estupro de vulnerável e de desvios de emendas parlamentares.

O senador afirmou ter “confiança” no deputado, a quem classificou como uma “pessoa preparada” e “de coragem”. Gaspar é alvo de um procedimento no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionado a uma acusação de estupro de vulnerável, que ele nega.

“JUSTIFICATIVA” – Flávio atribuiu os questionamentos sobre Gaspar à atuação do deputado nas investigações sobre as fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS. “Foi exatamente no momento em que ele estava ali defendendo os aposentados roubados pelo governo do PT, inclusive pedindo a prisão do Lulinha, que foi feito isso contra ele. É uma pessoa do bem, uma pessoa preparada, da área da segurança pública, de quem temos confiança, de coragem”, afirmou Flávio.

O caso que está no pano de fundo das especulações tramita sob sigilo no STF, sob relatoria do ministro Gilmar Mendes. A Procuradoria-Geral da República (PGR) avalia se endossa um pedido da Polícia Federal para a abertura de inquérito destinado a investigar uma acusação feita por parlamentares de um suposto estupro de vulnerável pelo deputado. Na semana passada, Gilmar encaminhou à PF uma solicitação da PGR para que haja diligências adicionais antes de decidir se há ou não elementos para a abertura de uma investigação.

O episódio veio à tona em março, durante a CPI do INSS, da qual Gaspar foi relator. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), adversários do parlamentar na comissão, acionaram a Polícia Federal para pedir a apuração de “fatos graves” aos quais afirmaram ter tido acesso.

SEM PROVAS – Na representação, os parlamentares relataram ter recebido documentos segundo os quais uma menina, então com 13 anos, teria sido estuprada, engravidado e tido um filho. O episódio teria ocorrido há oito anos. Os autores do pedido não apresentaram provas naquele momento, sob a justificativa de preservar a adolescente e a mãe.

Gaspar nega ter cometido crime e afirmou desejar fazer um exame de DNA para comprovar sua inocência. Depois que as acusações vieram a público, o deputado também entrou com ações no Supremo contra Lindbergh e Soraya e disse ter disponibilizado seu material genético para eventual exame.

Em nota, Gaspar classificou as acusações como “falsas, levianas e absolutamente irresponsáveis” e afirmou que se tratava de uma tentativa de desviar o foco das investigações sobre o INSS.

EMENDAS –  Além da acusação dos parlamentares, Gaspar também teve uma emenda sua alvo de um procedimento do STF na semana passada. Na sexta-feira, o ministro Flávio Dino mandou a PF apurar se há indícios de crimes na execução de R$ 55,4 milhões na modalidade Pix. A decisão do magistrado se baseia em uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou “falhas sistêmicas” no controle dos recursos entre 2020 e 2024.

Entre as emendas listadas pelo TCU está uma de R$ 6,2 milhões enviadas por Gaspar para São José da Laje (AL), a 100 quilômetros da capital, Maceió. Segundo a auditoria, não é possível saber como o dinheiro foi gasto pela administração municipal.

Gaspar afirmou não ser investigado no procedimento que apura a aplicação dos recursos e que cabe à prefeitura de São José da Laje prestar contas. “As emendas parlamentares foram destinadas de forma regular ao município, conforme a legislação, cabendo exclusivamente à prefeitura a execução dos recursos e a respectiva prestação de contas”, disse, acrescentando que “confia no trabalho dos órgãos de controle”. A prefeitura também foi procurada, mas não respondeu.

9 thoughts on “Flávio mantém Gaspar como vice e descarta troca em meio a novas suspeitas”

  1. Como assim Flávio descarta trocar Gaspar se ninguém mais aceitou ser seu vice?

    Se alguém tem o poder de descartar alguma coisa nessa história é o próprio Gaspar, que pode deixar a chapa de Flávio para disputar o Senado em Alagoas.

  2. Caiado diz que Flávio fez carreira “em cima de certidão de nascimento”

    Ronaldo Caiado (PSD) atacou a carreira de Flávio Bolsonaro (PL) na vida política.

    Para ele, o adversário construiu trajetória “em cima da certidão de nascimento”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    (…)

    Fonte: Metrópoles, Opinião, 12/08/2026 17:50 Por Leonardo Amaro

    ______________

    Falsidade ideológica no currículo de Flávio é antiga

    Sites oficiais do Senado e da Alerj registram pós-graduação que Flávio Rachadinha não fez.

    Folha de S. Paulo, Política, 12.ago.2026 às 17h24 Por Ana Luiza Albuquerque

    É um grandessíssimo salafrário.

  3. A enganação dos Bolsonaros fakes e a farsa do currículo de Flávio

    A revelação do escândalo da falsa pós-graduação em Ciências Políticas que constou por anos nos perfis oficiais de Flávio no Senado e na Assembleia do Rio.

    Fonte: Metrópoles, Política, Opinião, 13/08/2026 08:00 Por Ricardo Noblat

  4. Gaspar é bem melhor que o Flávio. Não significa muito já que Flávio é péssimo mas é um alento caso o filho do Bolsonaro se eleja e não consiga terminar o mandato.

  5. O cenário hoje favorece a reeleição do Lula, do Alcolumbre e a impunidade de Alexandre de Moraes que assumirá a presidência do STF ano que vem.

  6. Queiroz: o Vice dos Sonhos de Rachadinha

    Ao manter a vaga aberta para o Senado, Gaspar deu mais tempo ao Rachadinha para tentar convencer Fabrício Queiroz a ser seu vice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *