Flávio promete a Gilmar evitar revanche contra o Supremo, mas mira Moraes

Flávio acena a Gilmar com trégua no STF

Bela Megale
O Globo

Há cerca de um mês, o senador Flávio Bolsonaro teve uma conversa com o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. No encontro, Flávio se mostrou convicto de que seria o vencedor da eleição presidencial. Além disso, passou boa parte da conversa fazendo críticas ao ministro Alexandre de Moraes.

Entre as medidas criticadas pelo presidenciável estava a proibição feita por Moraes para que se encontrasse com o pai, Jair Bolsonaro. A ordem de Moraes ocorreu em 13 de julho e se estenderia até 11 de outubro.

CARTA – O motivo foi Flávio ter divulgado uma carta do pai. Após o primeiro turno da eleição, a defesa de Bolsonaro pediu que o magistrado liberasse o encontro com o filho. Moraes enviou o pedido para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Além de Flávio, o coordenador de sua campanha, Rogério Marinho, teve uma agenda com Gilmar Mendes. O senador destacou que, caso Flávio vença as eleições, não haverá um “espírito de revanchismo” contra a corte. Sinalizou ainda que mudanças estruturais, como aumento do número de ministros, estão fora dos planos.

Também indicou que considera improvável que, numa eventual vitória de Flávio, Moraes seja preservado de investigações pela relação com Daniel Vorcaro e também de um processo de impeachment.

Um novo governo surgirá sob o peso de um Congresso Nacional mais à direita

A Presidência da República em disputa, o Congresso no centro do poder

Sistema político brasileiro bate no teto e enfrenta esgotamento, avalia cientista político

A batalha pelos votos que podem decidir o segundo turno

Se Lula ganhar o 2º turno, não adiantará nada, pois não terá apoio para governar

PESQUISA: Lula PERDE para qualquer CANDIDATO!

Enquanto Lula vai caindo, a Bolsa e o real se recuperam…

Carlos Newton

Para quem desistiu de acreditar em pesquisas eleitorais, a vitória de Flávio Bolsonaro sobre Lula da Silva no primeiro turno já era esperada, porque se tornara um clamor nacional. Dava para sentir isso nas ruas, conversando com o povo, especialmente os motoristas de táxi e uber, que funcionam como grandes termômetros das tendências políticas, pois cada passageiro com quem eles conversam significa um voto.

Na vida, tudo tem limites, mas o poder embriaga demais, e quem não sabe exercê-lo pode exagerar na dose e se dar mal. Lula, por exemplo, jamais deveria ter feito conluio com os dirigentes do Congresso e com a ala do Supremo liderada por Gilmar Mendes.

DITADURA DO STF – Esse acerto de bastidores multiplicou o poder do presidente e criou uma ditadura estranha, que até parecia uma democracia, porque era exercida pelo Supremo. Os ministros, porém, imitaram Lula e se embriagaram com o poder, e assim a ditadura do STF jamais teve sustentação popular, conforme as urnas acabam de provar.

Agora, os outrora poderosos ministros ligados a Lula estão desorientados e não sabem o que fazer. Alexandre de Moraes, por exemplo, não tem a menor condição de escapar do impeachment, devido à renovação dos dois terços do Senado, que literalmente destruiu a base aliada de Lula.

O ainda presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ainda tenta um último golpe e vai colocar em pauta a redução da carga de trabalho de 6 por 1. Ele pensa (?) que os senadores derrotados pelas urnas irão garantir essa derradeira arma eleitoral de Lula, cujo saco de bondades se rasgou e não tem mais nada dentro.

NOVA REALIDADE – Alcolumbre que se cuide, porque a batata dele também está assando, já se sente o cheiro de longe. Antes mesmo da eleição interna, que será feita em 1º de fevereiro, já se sabe que o novo presidente do Congresso será o senador Rogério Marinho (PL-RN), atual coordenador da campanha de Bolsonaro.

A diferença entre Alcolumbre e Marinho é abissal.  O atual presidente do Senado é o braço político de uma família mafiosa e ligada ao tráfico internacional de drogas, enquanto o futuro presidente é de uma família nobre da política. Seu avô, Djalma Marinho, foi um dos parlamentares mais importantes do país. Era um jurista de renome e teve coragem de dizer não as militares quando eles exigiram a cassação do deputado Márcio Moreira Alves, em 1968, e depois baixaram o AI-5.

Daqui para frente, tudo vai ser diferente. Nesta terça-feira, dia 6, Rogério Marinho esteve no Supremo, foi recebido pelo presidente do tribunal, Edson Fachin, e avisou que “o Senado não vai se omitir” se enxergar crimes de responsabilidade dos integrantes do STF. O ministro Fachin, é claro, quase morreu de felicidade, porque já não aguenta mais aturar Moraes e o resto dessa gangue de reputação ilibada e notório saber.

ENCAGAÇADOS – Os ministros da ala lulista estão encagaçados, perderam completamente a empáfia e a coragem. Gilmar Mendes tratou logo de arquivar a investigação por estupro contra Alfredo Gaspar, vice na chapa de Flávio.

Alexandre de Moraes concedeu regime semiaberto a Débora dos Santos, aquela perigosa terrorista cuja arma era um batom. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi favorável ao retorno das visitas de Flávio a Jair Bolsonaro. E  Kassio Nunes Marques já anunciou que após o segundo turno vai levar ao plenário o pedido de liberdade de Jair Bolsonaro.

A repórter Carolina Brígido, do Estadão, anuncia que os aliados de Flávio no Senado querem iniciar os processos de impeachment incriminando logo Moraes. A intenção é evitar que ele seja empossado presidente do Supremo em 2027, pois é o próximo na linha de comando da Corte. “Com isso, a cadeira seria de Nunes Marques, que sucede a Moraes pelo critério de antiguidade”, explica a excelente jornalista.

###
P.S.1 
– O ministro Moraes teve um pressentimento de que Lula poderia perder e no dia 10 de setembro, com apoio do procurador Gonet, assinou o arquivamento dos inquéritos contra o senador Marcos do Val e os jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. Guardou na gaveta e, como Lula perdeu, Moraes somente agora confirmou e divulgou essa bondade, depois de os jornalistas terem de mudar de país e se virar para sobreviver no estrangeiro.

P.S. 2 – Provoca repulsa ver esse tipo de gente na hora da verdade. Moraes se comportava como um autêntico ditador, agora virou um ser piedoso que tenta apagar os erros do passado fingindo ter se tornado um homem de caráter. Mas quem pode acreditar num covarde como ele? (C.N.)

Oposição tenta adiar votação do fim da escala 6×1 para depois da eleição

Oposição critica Alcolumbre e tenta adiar votação da PEC

Gabriella Soares
Elisa Clavery
G1

A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Senado Federal tenta adiar a votação do fim da escala 6×1, prevista para a próxima semana. Senadores bolsonaristas se reuniram nesta quarta-feira (7) e decidiram pedir ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), para que a votação seja feita somente depois do resultado da eleição presidencial.

O coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República, senador Rogério Marinho (PL-RN), disse que eles não se negam a discutir a jornada de trabalho no Brasil, mas que, neste momento, não é o ideal. Ele evitou dizer, no entanto, como o partido vai votar na proposta. “Não faz bem ao país votar um assunto dessa gravidade, dessa importância e com essa repercussão da maneira que está sendo votado”, disse Rogério Marinho.

NEGOCIAÇÃO – Para tentar negociar com Alcolumbre, os senadores escolheram a senadora Tereza Cristina (PP-MT) como porta-voz. Segundo eles, Tereza irá tentar conversar com o presidente do Senado ainda nesta quarta-feira (7).

Na terça-feira (6), Flávio Bolsonaro foi questionado sobre a PEC do governo e, mais uma vez, defendeu a proposta alternativa. O texto da oposição prevê a possibilidade de redução da jornada, com redução proporcional do salário. Entre os pedidos está que, caso ele queira votar, que faça somente a primeira votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da 6×1 e deixe o restante para depois.

Uma PEC precisa ser votada duas vezes antes de ser considerada aprovada. O que abre margem para que, mesmo com a primeira aprovação, a proposta não siga adiante após as eleições.

COMPROMISSO – Alcolumbre rebateu as falar da oposição e disse que seu compromisso era não votar durante as eleições para o Legislativo. A disputa para o Senado não tem segundo turno, então já foi encerrada.

Agora, segundo o presidente do Senado, cada senador pode votar o fim da 6×1 sem pressão de ser a favor ou contra para se reeleger. Disse ainda que pode acelerar a votação, se essa for a decisão do plenário.

“Eu, como presidente do Senado, vou submeter ao voto, porque, do ponto de vista regimental, quando era interessante para uns ou para outros terem um calendário especial para acelerar a votação de uma PEC, eles apresentaram”, disse Alcolumbre.

ASSINATURAS – Em seguida, a líder do Governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PB), disse já estar recolhendo assinaturas para pedir calendário especial e votar o fim da 6×1 antes do segundo turno. “A cara de quem é contra [o fim da 6×1] tem que ser mostrada”, disse a senadora.

Pelas regras do Senado, a proposta precisa ser discutida durante cinco sessões no plenário antes da primeira votação. A primeira sessão de discussão foi feita na terça-feira (6) e a segunda será hoje.

Depois das cinco sessões e da votação em primeiro turno, pelo regimento, deve-se esperar mais 5 dias úteis, ter mais três sessões de discussão e só depois votar o segundo turno.

PRAZO MAIOR – Caso emendas sejam apresentadas, o prazo é maior, para análise das emendas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A oposição já disse que pretende apresentar emendas.

Marinho afirmou que irá pedir que o regimento seja cumprido, e assim deixar a votação para depois do fim de outubro e depois do resultado da disputa pela presidência entre Lula e Flávio. Mas o regimento também permite a quebra dos prazos, desde que aprovada pelo plenário do Senado.

MONENTO DA ELEIÇÃO –  Os senadores da oposição criticaram o presidente do Senado por pautar a PEC que acaba com a escala de trabalho de 44 horas semanais e garante dois dias de descanso remunerados por semana para os trabalhadores em pauta. Apesar disso, reconhecem que o governo já tem os 49 votos favoráveis necessários para aprovar a proposta.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse que é a favor da mudança, mas questionou a escolha de Alcolumbre de colocar o tema em votação nos próximos dias. “Jogar entre o primeiro e segundo turno? Eu tenho matérias mais importantes ali na pauta”, disse a senadora. “Essa matéria pautada é para desgastar a imagem do Flávio”, continua.

DOIS TURNOS – Entre os governistas, o clima ainda é de lutar para aprovar o texto em dois turnos antes do segundo turno. Apostam ainda em expor integrantes da oposição que tentem evitar a votação do fim da 6×1.

Se aprovada, a PEC deve seguir a seguinte cronologia: em dois meses, redução da jornada semanal para 42 horas, com dois dias de repouso semanal remunerado;
em um ano após esses dois meses, redução da jornada semanal para 40 horas.

Moraes arquiva investigação contra Marcos do Val e blogueiros após parecer da PGR

PGR avaliou provas como insuficientes para denúncia

Fernanda Fonseca
Elijonas Maia
CNN

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou em 4 de setembro a investigação contra o senador Marcos do Val (Avante-ES), os blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio e o influenciador Ednardo Raposo. A decisão acolheu parecer da PGR (Procuradoria-Geral da República), segundo o qual as provas não sustentam uma denúncia.

A Polícia Federal havia indiciado os quatro por suspeita de obstrução de investigação de organização criminosa e incitação ao crime. A apuração mirava uma campanha de ataques e exposição de agentes públicos envolvidos em investigações conduzidas no STF, sobretudo pelo delegado da PF Fábio Shor.

LIMITE ULTRAPASSADO – Segundo a PGR, a apuração reuniu postagens em redes sociais, registros telefônicos, conversas, dados fiscais e financeiros e depoimentos. O órgão reconheceu que houve ações voltadas a atingir a imagem de agentes da PF e do STF e que, em alguns casos, foi ultrapassado “o limite da tolerância diferenciada imposta àqueles que servem ao público”.

Para a Procuradoria, os elementos revelaram o “evidente desiderato” de Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio e Marcos do Val de ofender os agentes ligados às investigações no STF.

Apesar disso, a PGR concluiu que o material não bastava para uma denúncia pelos crimes apontados pela PF. No parecer, o órgão afirma que as provas “não lograram demonstrar a existência de articulação estruturada” para incitar crimes contra agentes públicos ou obstruir investigações específicas.

COMPROVAÇÃO –  “O farto material probatório, no entanto, não logrou demonstrar a existência de articulação estruturada para dolosamente incitar a prática de crimes contra os agentes públicos ou obstruir, concretamente, investigações específicas”, diz.

Na avaliação do Ministério Público, os fatos se aproximam mais de crimes contra a honra praticados contra servidores públicos. Para que esses delitos fossem processados, seria necessária representação ou queixa dos próprios ofendidos, o que não ocorreu.

Ao acolher o parecer, Moraes afirmou que cabe ao Ministério Público decidir entre oferecer denúncia ou pedir o arquivamento. O ministro determinou o encerramento do caso, com ressalva para a retomada das apurações caso surjam novas provas.

PL de Bolsonaro agora disputa o comando do Congresso e ameaça Alcolumbre e Motta

Nova composição dará governabilidade ‘com folga’ a Flávio

Victoria Azevedo
Lauriberto Pompeu
O Globo

O avanço do PL no Congresso desafia a recondução dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a partir de fevereiro. Nas duas Casas, o partido de Flávio Bolsonaro terá as maiores bancadas: na Câmara, foram eleitos 121 deputados, número que supera os 99 atuais; no Senado, serão 28, quase o dobro dos 15 integrantes de agora.

O principal desafio de Motta e Alcolumbre será buscar apoio na direita bolsonarista para tentar ficar mais dois anos no comando ou ao menos evitar que parlamentares do centro migrem para candidaturas desse campo político. As duas autoridades se aproximaram do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos últimos dois anos, contrariando a oposição ao petista. O resultado das urnas no domingo também pode criar mais dificuldades aos dois: Lula ficou atrás de Flávio no primeiro turno, com 45,16% dos votos, e o senador, 47,03%.

APOIO – A tendência, hoje, é que os partidos do Centrão deixem a postura de neutralidade e apoiem a candidatura de Flávio. De acordo com relatos, integrantes do União Brasil querem como contrapartida o apoio do PL à recondução de Alcolumbre, cenário considerado improvável. O Republicanos também tende a apoiar Flávio, mas Motta não deverá seguir o partido, de acordo com um aliado próximo dele. A estratégia da sigla será blindar o deputado dessas críticas e evitar que sua nova candidatura à chefia da Câmara desidrate.

A situação de Alcolumbre, no entanto, é mais delicada. Além de ver seus principais aliados no Amapá, seu reduto eleitoral, serem derrotados no domingo, ele está pressionado por parlamentares da oposição, que defendem um discurso contra o Supremo Tribunal Federal (STF), e por governistas, que ainda apresentam desconfiança com a postura do senador.

Alcolumbre foi um dos principais pontos de governabilidade do Lula 3 no Congresso, mas o parlamentar se afastou do próprio presidente e do Planalto após a rejeição de Jorge Messias para uma vaga ao STF. Ele ficou cerca de três meses sem conversar com o petista, retomando o contato às vésperas da eleição. Apesar disso, o PT não deve lançar candidato próprio e integrantes da sigla apostam no apoio a Alcolumbre. A avaliação é que apesar das desconfianças com o senador, há possibilidade maior de diálogo com ele do que um nome bolsonarista.

ESCALA 6 X 1 – Petistas também reconheceram um gesto de Alcolumbre o anúncio de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6×1 será discutida pelo Senado, às vésperas do primeiro turno. A proposta é considerada uma vitrine eleitoral para o petista. Com o resultado das urnas, a avaliação é que Alcolumbre não recuará, mas poderá dar um ritmo menos célere ao avanço do tema, já que Flávio Bolsonaro se colocou contra o fim da escala 6×1.

Por outro lado, o PL já tem claro que lançará um candidato próprio na disputa com Alcolumbre. O nome mais cotado é Rogério Marinho (PL-RN), coordenador-geral da campanha de Flávio. Em entrevista nesta segunda, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, voltou a tratar do tema e disse que Marinho “é candidato à presidência do Senado”. Ao longo do processo eleitoral, integrantes do PL fizeram campanha para que os candidatos do partido ao Senado já declarassem de antemão que não votariam em Alcolumbre caso eleitos.

As principais queixas recaem sobre a resistência do parlamentar em pautar temas que miram o Supremo e seus ministros. Principalmente, o impeachment de magistrados. Alcolumbre é próximo de integrantes de tribunais superiores, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF, desafeto do bolsonarismo. Além de Rogério Marinho, também se coloca como possível candidata a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro, .

EQUILÍBRIO –  Na Câmara, Motta foi eleito presidente da Casa em 2025 com apoio do PT ao PL e teve de passar os dois anos de seu mandato buscando se equilibrar entre as demandas de cada um dos partidos. O primeiro ano foi marcado por uma relação de altos e baixos com o Palácio do Planalto e Lula, com desconfiança de parte a parte.

Num momento agudo na relação, Motta chegou a romper publicamente com o então líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ). Com a proximidade das eleições, no entanto, passou a fazer mais gestos a Lula, em busca do apoio do presidente à eleição de seu pai, o ex-prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) a uma vaga ao Senado pela Paraíba. Wanderley não teve apoio do petista e foi derrotado nas urnas.

Motta também aproveitou o rompimento de Lula e Alcolumbre para se aproximar do presidente da República. Ele aprovou pautas de interesse do Planalto na Câmara, como o fim da escala de trabalho 6×1, e declarou publicamente apoio à reeleição de Lula, além de participar de atos a favor dele na Paraíba. O presidente da Câmara também atuou para evitar que o Republicanos apoiasse formalmente Flávio no primeiro turno.

PRESSÃO INTERNA – Essa aproximação, no entanto, contrariou integrantes do PL, aumentando a pressão interna para que o partido lance um nome para fazer frente a Motta. Um dos lembrados é o líder da sigla, Sóstenes Cavalcante (RJ). Apesar disso, somente a bancada do PL não é suficiente para dar a vitória ao parlamentar, o que indica que outros deputados precisariam acompanhar o nome do PL.

Um aliado próximo de Hugo Motta diz que hoje o cenário mais provável é de partidos do Centrão e da esquerda apoiarem a reeleição dele. Mas ressalta ser importante fazer um trabalho com os novos deputados (são 183 deputados que exercerão mandato pela primeira vez), para amarrar o apoio deles.

Há a avaliação que, estando na cadeira de presidente da Câmara pelo menos até fevereiro de 2027, Motta terá instrumentos à disposição para atrair esses parlamentares novatos. O tamanho da bancada da federação União Brasil-PP e do próprio partido de Motta, o Republicanos, além dos prováveis apoios do PT e do MDB, são usados como estratégia para pressionar o PL na sucessão do comando da Câmara, ainda que o partido de Flávio tenha saído das urnas com uma bancada expressiva.

MESA DIRETORA – A ideia é repetir o que aconteceu na primeira eleição de Motta para comandar a Casa e ameaçar o PL com perda de espaço na Câmara, caso a sigla adote uma posição diferente da maioria dos outros deputados. Nesse cenário, o PL poderia ficar fora da Mesa Diretora, onde ocupa a vice-presidência hoje, e tiraria representantes do partido da divisão do comando de comissões e relatorias de projetos relevantes. Por outro lado, com 121 deputados e na liderança isolada para a bancada da Câmara, o PL vira um dos principais fiéis da balança na eleição para o comando da Câmara.

O cenário no Senado também costuma entrar na contabilidade das articulações dos partidos, e um apoio do PL a outro candidato na Câmara que não o da legenda pode servir para amarrar um acordo para que a legenda de Flávio escolha um representante no Senado. Isso aconteceu, por exemplo, quando o PL apoiou a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para presidente da Câmara em 2023 e, em troca, PP e Republicanos apoiaram Rogério Marinho (PL-RN) para o comando do Senado, eleição que foi vencida por Rodrigo Pacheco.

O processo de sucessão no Congresso também deverá ser afetado pelo diálogo com o governo federal. A expectativa é que, qualquer que seja o presidente eleito, os chefes da Câmara e do Senado irão buscá-lo para um acordo nos próximos dias. Além disso, essa nova configuração do Congresso poderá afetar diretamente a governabilidade do próximo presidente da República: se Flávio for eleito, terá uma base confortável; se Lula for reeleito terá bastante dificuldade em construir maioria para aprovar propostas de interesse.

Flávio mira Constituição, STF e regras eleitorais com novo Congresso

Alcolumbre prevê votação da PEC do fim da 6×1 antes do segundo turno

Senado deve votar PEC em meio à disputa eleitoral

Eduarda Teixeira
CNN

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizou nesta terça-feira (6) que pretende pautar a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) que acaba com a 6×1 logo após a Casa finalizar as cinco sessões de discussão da pauta, na semana que vem.

Em conversa com a imprensa, Alcolumbre disse que a proposta vai “cumprir integralmente o rito” de tramitação, “sem atropelos e sem acelerar nada”. O calendário estabelecido pelo senador começa já nesta semana. Serão realizadas sessões nesta terça, quarta e quinta-feira.

DELIBERAÇÃO – Na semana que vem os debates serão na terça e quarta-feira, para que a votação em primeiro turno seja realizada no dia 15 de outubro. Alcolumbre, porém, não cravou que irá votar os 2 turnos necessários para aprovar a proposta. Há chance de que a deliberação seja finalizada somente depois do segundo turno das eleições, em 25 de outubro, para que a PEC não “contamine” o debate eleitoral.

A PEC do fim da 6×1 determina a redução da escala para 5 dias de trabalho e 2 de descanso por semana, além da redução da jornada para 40 horas semanais. O texto foi aprovado em maio na Câmara dos Deputados, mas está travado na Casa Alta depois de uma tensão envolvendo o Executivo e o Legislativo.

CONTATO DE LULA – Alcolumbre chegou a dizer que esperava um contato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para avançar com a PEC, algo que não aconteceu. A rusga entre os dois só foi distensionada depois de um almoço entre eles e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) em 27 de agosto. Naquele momento, eles acordaram que o Congresso votaria a MP do fim da taxa das blusinhas e o PL dos minerais críticos na primeira semana de setembro.

Eles também deixaram clara a intenção de avançar com a PEC do fim da 6×1 na última semana de esforço concentrado antes do primeiro turno. A proposta, no entanto, só foi aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado durante os trabalhos dos senadores.

Ao comentar o cenário eleitoral, Alcolumbre classificou a disputa como “muito importante” e defendeu que os brasileiros escolham, no segundo turno para presidente e nos estados onde haverá nova votação, “com a sua consciência, livre para escolher o que é melhor para o Brasil”. Como presidente do Congresso Nacional, disse que irá respeitar o resultado das urnas e disse esperar que todos os brasileiros façam o mesmo no segundo turno.

Precatórios entram na mira do Judiciário após caso Banco Master

Celso de Mello reage a Flávio: “Nenhuma maioria pode destruir a democracia”

PT cobra mudanças após resultado de Lula no primeiro turno

Lula deve rever núcleo duro da campanha

Tainá Falcão
CNN

O resultado abaixo do esperado no primeiro turno aumentou a pressão de uma ala do PT (Partido dos Trabalhadores) por mudanças no núcleo duro da campanha de Lula.

A CNN já havia mostrado que interlocutores do presidente defendiam, desde antes, o reforço da equipe, com maior participação de lideranças experientes, além de uma organização mais forte da campanha nos estados.

CRÍTICAS – Entre dirigentes petistas, há críticas à coordenação, à comunicação e à demora da campanha em construir um contraste mais duro com Flávio Bolsonaro. Governadores e candidatos que disputaram governos e o Senado estão sendo chamados para participar da estratégia do segundo turno. A ideia é aumentar a capilaridade da campanha e usar as lideranças regionais para identificar onde há espaço para recuperar votos.

Um dos principais pontos de atenção é Minas Gerais, onde Flávio venceu desta vez. A derrota acendeu um alerta especial porque Minas é o segundo maior colégio eleitoral do país e vinha sendo tratada pelas duas campanhas como um dos estados mais abertos à movimentação de voto.

PL de Bolsonaro conseguiu conquistar a maior bancada da Câmara em 40 anos

Nem a distância apaga a chama da paixão, dizia Guimarães Rosa, poeticamente.

O correr da vida embrulha tudo, a vida... Guimarães Rosa - PensadorPaulo Peres
Poemas & Canções

O médico, diplomata, romancista, contista e poeta João Guimarães Rosa (1908-1967), nascido em Cordisburgo (MG), é um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos, sendo o romance Grande Sertão: Veredas, em que ele qualifica como uma “autobiografia irracional”, a sua obra mais conhecida.

Entretanto, Guimarães Rosa também enveredou pelos veios poéticos, conforme os versos de “Soneto da Saudade”, em que nem mesmo a distância é capaz de apagar a chama da paixão.

SONETO DA SAUDADE
Guimarães Rosa

Quando sentires a saudade retroar
Fecha os teus olhos e verás o meu sorriso.
E ternamente te direi a sussurrar:
O nosso amor a cada instante está mais vivo!

Quem sabe ainda vibrará em teus ouvidos
Uma voz macia a recitar muitos poemas…
E a te expressar que este amor em nós ungindo
Suportará toda distância sem problemas…

Quiçá, teus lábios sentirão um beijo leve
Como uma pluma a flutuar por sobre a neve,
Como uma gota de orvalho indo ao chão.

Lembrar-te-ás toda ternura que expressamos,
Sempre que juntos, a emoção que partilhamos…
Nem a distância apaga a chama da paixão.

PF ouve Galípolo, do Banco Central, na reta final do inquérito do Banco Master

Moraes fica mansinho para ajudar Lula e evitar o impeachment de ministros do STF

Repostdmf @arturpiva #acordabrasil ・・・ Sextou !!! A quem recorrer ??? #stf #moraes #xandão

          Reprodução de Artur Piva (Acorda Brasil)

Roseann Kennedy
Estadão

Decisões do ministro Alexandre de Moraes, no Supremo, e do procurador-geral Paulo Gonet, na PGR, em favor da família Bolsonaro e de réus do 8 de Janeiro, ocorrem depois de Flávio Bolsonaro terminar primeiro turno à frente de Lula

Menos de 48 horas após o resultado do primeiro turno da corrida presidencial, Moraes e parte dos seus aliados no STF adotaram uma repentina “mansidão” em relação aos bolsonaristas.

MULHER DO BATOM – Nesta terça-feira, dia 6, Moraes autorizou a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos a cumprir pena no regime semiaberto. “Débora do Batom”, como ficou conhecida, foi condenada a 14 anos de prisão por pichar a estátua da Justiça em frente ao STF, durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

Ela virou uma espécie de símbolo dos excessos do Supremo na aplicação de penas nesse episódio e foi tema de muita conversa entre eleitores neste ano. Somente agora conseguiu essa progressão.

No mesmo dia, instado por Moraes, o procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, manifestou-se a favor de que o senador Flávio Bolsonaro (PL) possa voltar a visitar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão domiciliar.

ATÉ GILMAR – Horas depois, o ministro Gilmar Mendes determinou o arquivamento de um pedido de investigação, por suspeita de estupro e suborno, contra o deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), que é o vice da chapa à presidencial de Flávio. A desculpa foi de que a  Procuradoria-Geral da República não havia encontrado elementos que justificassem uma investigação.

As três decisões ocorreram em sequência e têm um fator político em comum: foram proferidas depois de a crise do Supremo impactar diretamente no resultado das urnas e Flávio Bolsonaro terminar à frente de Lula no primeiro turno da disputa pela Presidência por 47,03% contra 45,16%.

O comportamento na Corte, entretanto, está longe de significar um ambiente pacificado. Ao contrário disso, mantém alinhamento com os interesses de Lula, que agora elevou o tom contra o Supremo e sabe que a população precisa ficar menos furiosa com os magistrados antes do segundo turno.

IMPEACHMENTS – A estratégia de recuo dos ministros do STF também aponta para o início da dinâmica do “salve-se quem puder”. A Corte já vislumbra um eventual governo de Flávio Bolsonaro e sabe que será muito mais difícil evitar o avanço dos pedidos de impeachment no Senado.

Além disso, o novo presidente da República vai indicar pelo menos mais três ministros para o STF. E se for Flávio, a turma de Moraes terá seu poder ameaçado.

Nesse cenário, o Supremo começou a construir pontes com o bolsonarismo e abriu as portas para o senador Rogério Marinho, coordenador da campanha de Flávio. Detalhe importante: Marinho articula sua candidatura ao comando do Senado Federal, e pode ser responsável por processar os pedidos de cassação dos supremos ministros.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Excelente artigo de Rosean Kennedy, mostrando até onde vai a coragem desses falsos heróis da democracia, como Moraes, Gonet, Gilmar & Cia. Na verdade, são apenas poltrões, que estão encagaçados com a possibilidade de Flávio Bolsonaro ganhar a eleição e o Senado despertar da letargia a que foi levado pelo corruptíssimo Davi Alcolumbre. O mais patético é a desfaçatez de Moraes, que era Tigrão e agora virou Gatinho… (C.N.)

Imprensa festeja renovação da política, mas o que aconteceu foi um retrocesso

Charges sobre democracia - 07/08/2020 - Política - Fotografia - Folha de  S.Paulo

Charge do Benett (Folha)

Vicente Limongi Netto

A ficha está caindo. As urnas são democráticas, aceito, mas também sabem ser ingratas e volúveis. Humilharam Sarney e sua filha, Roseana, assim como Renan Calheiros — para ficarmos apenas nesses exemplos de políticos que dedicaram a vida pelo Maranhão e por Alagoas. Foi ultrajante

Elegeram alguns com honras, embora nunca tenham erguido um tijolo pela melhoria da vida dos mais necessitados. Votaram em bichos exóticos, tatuados e pintados, que vociferam, agridem e são adoradores dos holofotes fáceis.

SEM PROJETOS – Vendem a alma, esmerados em demagogia. Não têm projetos que beneficiem a coletividade. Atuam pendurados em insultos e galhofas, navegando no oceano da canalhice, da sordidez e da empulhação.

O mais grave é que eleitores se deixam fascinar justamente por aqueles que demonstram ser mais parasitas, porque as urnas também sabem trair o bom senso. Em um clique, liquidam a trajetória de políticos calejados, operosos e respeitados. Preferem eleger moleques e malucas que mal assinam o próprio nome.

A mídia cretina fala em renovação. Não convence ninguém de bom senso.

TÔNICA DO ÓDIO – Esta eleição tem a tônica do ódio, do rancor e do ressentimento. Raros pensam no Brasil e no bem-estar do povo. Votam com sangue nos olhos, com sentimento de vingança, tomados pela leviandade e pela torpeza.

Flavio Bolsonaro é manjado delinquente. Ligado a milicianos e assassinos. Senador inútil e falastrão. É papel carbono do pai, presidiário e golpista. Eleger um irresponsável e parasita como Flávio Bolsonaro é torcer contra o Brasil.

Com ar de vitorioso, o meliante engomado já fala com a arrogãncia do pai presidiário. Vai mudar a Carta Magna, vai mudar a Suprema Corte. Não demora promete mudar o Cristo Redentor de lugar.

AGU muda de ideia e agora pede ao STF que mantenha proibição das bets