Flávio fala em usar maioria na Câmara e no Senado para mudar Constituição

O primeiro turno não terminou a eleição, porém mudou a pergunta a ser feita ao eleitor.

Resultado de 4 de outubro não encerrou a disputa

Pedro do Coutto

Se a vitória de Flávio Bolsonaro sobre Lula no primeiro turno surpreendeu, mais surpreendente ainda poderá ser uma eventual nova mudança de comportamento do eleitorado no segundo turno. O resultado de 4 de outubro não encerrou a disputa presidencial: criou uma eleição diferente, com apenas dois nomes, novas alianças, outra distribuição dos votos e, sobretudo, uma pergunta que passou a ocupar o centro do debate nacional: o eleitor que derrotou Lula no primeiro turno pretende confirmar essa escolha ou apenas expressou, nas urnas, a dimensão do desgaste acumulado pelo governo?

O primeiro turno revelou um dado político que não pode ser ignorado. A força eleitoral de Flávio Bolsonaro não pode ser explicada apenas pela transferência automática do capital político de Jair Bolsonaro. Há uma parcela do eleitorado que parece ter utilizado a votação para expressar insatisfação com o governo, com a política tradicional e com a forma como o poder público vem respondendo a problemas concretos do cotidiano.

MUDANÇA GERACIONAL – A eleição mostrou também uma mudança geracional e comportamental importante: candidatos com forte presença digital, comunicação direta e capacidade de mobilização nas redes conseguiram falar com segmentos que a política institucional nem sempre alcança.

Nesse ponto, a campanha de Lula enfrentou uma dificuldade que não se resume à publicidade eleitoral. O problema foi também de comunicação política. Uma máquina de governo pode produzir programas, anúncios, discursos e agendas, mas isso não significa necessariamente que esteja conseguindo conversar com a sociedade.

Entre uma mensagem produzida nos centros de decisão e aquilo que chega ao eleitor existe hoje uma distância considerável. Redes sociais, vídeos curtos, influenciadores e comunicação segmentada alteraram profundamente a maneira como a política é consumida. O eleitor não espera mais necessariamente que o candidato vá até ele pela televisão; muitas vezes, espera que apareça no ambiente digital em que já está.

PERCEPÇÃO POLÍTICA – O resultado do primeiro turno sugere, portanto, que a campanha governista teve dificuldade para transformar realizações administrativas em percepção política. E esse é um problema mais profundo do que uma escolha equivocada de marqueteiros. Quando um governo precisa explicar permanentemente o que fez, em vez de ser reconhecido espontaneamente por aquilo que entregou, existe uma questão de comunicação, mas também de percepção pública.

Os escândalos envolvendo corrupção e irregularidades ajudaram a compor esse ambiente. A Operação Sem Desconto, que investiga descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões, continuou produzindo desdobramentos em 2026, inclusive com novas ações da Polícia Federal. Nos Correios, investigações também atingiram funcionários públicos em casos de fraudes envolvendo encomendas, indenizações e registros internos.

Esses episódios possuem uma dimensão política particularmente sensível porque atingem áreas que entram diretamente na vida do cidadão. Quando um aposentado vê descontos que não autorizou, quando uma empresa estatal aparece associada a investigações ou quando uma instituição pública volta ao noticiário por suspeitas de irregularidades, a discussão deixa de ser abstrata. O problema passa a ser traduzido em uma pergunta simples: quem controla o Estado está efetivamente conseguindo protegê-lo?

CORRUPÇÃO – É preciso, entretanto, não transformar essa percepção em uma explicação única para o resultado eleitoral. Pesquisa Datafolha realizada em março mostrava que a corrupção era apontada como principal problema do país por 9% dos entrevistados, atrás de saúde, segurança e economia. Em julho, a mesma pesquisa mantinha saúde, segurança e economia à frente da corrupção. Isso indica que o eleitorado brasileiro não estava votando exclusivamente sob a lógica dos escândalos.

O caso do Banco Master acrescentou uma camada ainda mais delicada à eleição: a crise de confiança nas instituições. As investigações envolvendo Daniel Vorcaro e as relações reveladas entre o banqueiro, agentes públicos, empresários e integrantes do sistema de Justiça produziram uma sucessão de episódios que ultrapassaram a esfera financeira. Documentos e mensagens tornados públicos alimentaram questionamentos sobre relações pessoais e profissionais envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal e pessoas próximas a eles. O próprio STF registrou que o plenário ainda não havia examinado o mérito de uma das petições relacionadas ao caso.

A dimensão eleitoral desse episódio não deve ser subestimada. Pesquisa Datafolha de setembro apontou que 47% dos eleitores diziam que a crise envolvendo ministros do STF e o Banco Master teria alguma influência sobre sua decisão para presidente. Entre os eleitores que não se identificavam nem com o lulismo nem com o bolsonarismo, 43% afirmavam que o caso teria grande influência.

INSATISFAÇÕES – O ponto central, portanto, talvez não seja afirmar que o eleitor votou simplesmente “contra a corrupção”. A leitura mais consistente é outra: uma parte do eleitorado chegou ao primeiro turno carregando uma combinação de insatisfações — com o governo, com a economia, com a segurança, com a política tradicional e com a percepção de deterioração da confiança nas instituições. Os escândalos funcionaram como elementos capazes de condensar esse sentimento, mas não o explicam sozinhos.

Há ainda uma questão geracional que merece atenção. Lula continua dispondo de uma base social expressiva entre eleitores mais velhos, de menor renda e do Nordeste, enquanto Flávio apresentou maior força entre segmentos de renda mais alta, no Sul e entre eleitores evangélicos. Na reta final do primeiro turno, o Datafolha registrava empate entre os dois em algumas faixas etárias e no Sudeste, mostrando que a divisão eleitoral não se resume a uma simples oposição entre regiões.

É justamente por isso que o segundo turno será diferente. Flávio Bolsonaro precisa transformar a vantagem obtida no primeiro turno em uma maioria nacional; Lula precisa demonstrar que a votação recebida por seus adversários no primeiro turno não constitui um bloco homogêneo de oposição ao seu governo. Entre os dois existe um eleitorado que não pertence integralmente a nenhum dos campos e que pode decidir o resultado final.

PERSUASÃO – A disputa, daqui para frente, será menos sobre quem conseguiu mobilizar melhor sua base e mais sobre quem conseguirá convencer os eleitores que ainda não transformaram sua insatisfação em uma escolha definitiva. O primeiro turno mostrou a força do voto de rejeição e a capacidade de deslocamento do eleitorado. O segundo exigirá algo diferente: capacidade de construir uma maioria.

É nesse ponto que a campanha de Lula enfrenta seu maior desafio. Não basta apresentar indicadores positivos da administração federal. Será necessário responder à percepção de que problemas de corrupção, falhas de controle e crises institucionais atingiram justamente setores do Estado que deveriam transmitir segurança ao cidadão. Ao mesmo tempo, será necessário recuperar uma comunicação capaz de dialogar com eleitores mais jovens e com públicos que já não acompanham a política pelos canais tradicionais.

REJEIÇÃO – Mas o desafio também é de Flávio Bolsonaro. A vitória no primeiro turno não significa que todos os votos recebidos por ele sejam necessariamente votos de adesão ao seu projeto político. Parte deles pode ter sido simplesmente uma manifestação de rejeição ao governo. Transformar voto de protesto em voto de convicção é uma tarefa eleitoral diferente.

O segundo turno, portanto, não será apenas uma repetição do primeiro. Será um novo julgamento político, no qual cada candidato terá de explicar ao eleitor não apenas por que o adversário não deve governar, mas por que ele próprio deveria receber um mandato para conduzir o país.

E talvez essa seja a principal mensagem das urnas de 4 de outubro: a sociedade não entregou apenas uma vantagem eleitoral a Flávio Bolsonaro. Entregou aos dois candidatos uma tarefa mais difícil — convencer um país que chegou ao segundo turno mais desconfiado, mais fragmentado e menos disposto a aceitar respostas prontas.

Para se proteger, o Supremo se antecipa à nova força da direita no Senado

Fachin vai propor projeto de modernização do Judiciário

Valdo Cruz
G1

O resultado do primeiro turno da eleição acendeu um sinal de alerta no Supremo Tribunal Federal (STF). O avanço da direita no Senado tende a fortalecer a ala que defende mudanças no Judiciário e o impeachment de ministros da Corte.

Nesse cenário, o presidente do STF, Edson Fachin, pretende apresentar até o fim de novembro um projeto de modernização do sistema de Justiça. Fachin já havia decidido levar adiante a iniciativa antes mesmo do resultado da eleição deste domingo (4).

GRUPO DE TRABALHO – Em junho, o STF criou um grupo de trabalho para discutir uma reforma estrutural do Judiciário, com propostas de mudanças legislativas e administrativas. O grupo passou a reunir contribuições de juristas, magistrados, acadêmicos e entidades da sociedade civil.

Entre as propostas encaminhadas ao grupo estão: mudanças nas competências do Supremo; adoção de mandato para ministros; restrições a decisões individuais; mecanismos de controle e responsabilização; redução de férias; regras para o teto remuneratório; e medidas relacionadas ao uso de inteligência artificial pelo Judiciário.

PESO POLÍTICO –  Com o avanço da direita nas urnas, porém, a iniciativa de Fachin ganha um novo peso político. Durante a campanha, candidatos defenderam mudanças no Judiciário e no funcionamento do Supremo, incluindo alterações na forma de escolha e no tempo de permanência dos ministros na Corte e limitações às decisões individuais.

Segundo o presidente do STF, o projeto também será uma forma de estabelecer um diálogo com os chefes dos demais Poderes, Executivo e Legislativo. Desde que assumiu o comando do tribunal, Fachin vem defendendo que o próprio sistema de Justiça participe da discussão sobre suas mudanças.

BANCADA – O resultado da eleição mostrou que a bancada de senadores favoráveis ao impeachment de ministros do STF pode chegar a 49 parlamentares — cinco a menos que os 54 votos necessários para aprovar o afastamento de um ministro do Supremo.

Somente o PL elegeu 19 senadores e terá uma bancada de 28 integrantes. Isso dará ao partido peso decisivo na disputa pelo comando do Senado. O atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil), é contrário ao impeachment de ministros do STF e tem impedido o avanço de pedidos contra integrantes da Corte. Agora, segundo senadores do PL, o ambiente político será diferente no próximo ano.

Vitória preliminar de Flávio alivia “insatisfação militar” com o conluio de Lula e STF

BELA, RECATADA E ENVERGONHADA" SOBRE A CHARGE ACIMA RESPONDA: O SIGNIFICADO DA PALAVRA DEMOCRACIA ESTÁ - brainly.com.br

Charge do Duke (|Arquivo Google)

Carlos Newton

Desde a proclamação da República, jamais houve crise tão grave entre os três Poderes. A democracia sempre foi instável, as sublevações se sucediam, porém nenhuma delas envolvia, ao mesmo tempo, um identificável e inquestionável conluio entre integrantes de Executivo, Legislativo e Judiciário, conforme se verifica agora.

A partir da Guerra de Canudos (1896-1897), os episódios de contestações a sucessivos governos constitucionais foram se repetindo. O Brasi é um país de golpistas.

UM FESTIVAL – De lá para cá, houve as Revoltas da Vacina (1904) e da Chibata (1910), a Guerra do Contestado (1912-1916), os 18 do Forte (1922), a Revolução Paulista e a Comuna de Manaus (1924), a Coluna Prestes (1925-27), a Revolução de Vargas (1930), a Revolução Constitucionalista (1932), o 11 de Novembro (1955), as Revoltas de Jacareacanga (1956) e Aragarças (1959), a Revolução Militar (1964), a Guerrilha do Araguaia (1970) e o 8 de Janeiro (2023).

Nenhum desses acontecimentos do passado tem semelhança à atual conspiração entre o presidente Lula da Silva e membros do Supremo Tribunal Federal, onde a bancada de sustentação do governo é integrada pelos ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Flávio Dino e Cristiano Zanin, com apoio ocasional de Nunes Marques, e essa velada insurreição conta também com entusiástico apoio dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta.

O mais incrível nisso tudo é que os atuais detentores do poder pensavam (ou julgavam) que ninguém perceberia que se trata de um conluio, que é um dos apelidos ou codinomes do velho golpe de Estado, que parece ser um vício das elites brasileiras.

A IMPRENSA REAGE – Em função dos posicionamentos ostensivos de ministros do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral a favor da candidatura de Lula, na semana passada a grande imprensa começou a despertar para essa iniciativa de conluio entre os três Poderes, que somente vinha sendo denunciada dessa forma aqui na Tribuna da Internet e na Gazeta do Povo, em Curitiba.

Agora, não estamos mais sozinhos. Estadão, Folha, Zero Hora, Veja e outros importantes veículos de informação passaram a denunciar esse golpe branco que o presidente Lula da Silva tenta perpetrar contra a democracia, em conluio com o Judiciário e do Legislativo, numa conspiração que inquieta as Forças Armadas brasileiras e começa a despertar atenção no exterior.

A revista Veja, através dos jornalistas Robson Bonin e Cláudio Dantas, já identificou a insatisfação militar com relação ao golpe em curso para reeleger Lula. É evidente que as Forças Armadas estão reavaliando seu apoio a Lula e a um Supremo que colocou na cadeia um grupo de generais de quatro estrelas e agora quer tomar suas patentes e as pensões de suas mulheres, a pretexto de um golpe de estado que foi planejado, mas não chegou a acontecer.

Lula da Silva, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Flávio Dino, Davi Alcolumbre, Hugo Motta e outros integrantes da conspiração pensam (?) que as Forças Armadas permanecerão inertes diante da preparação desse golpe branco, que era para não ser notado, mas cada vez está mais evidente, em meio à podridão reinante na política.

Lula: "Enquanto eu for presidente, ninguém vai avacalhar com Nossa Senhora" | CNN Brasil

Lula usou a imagem da Santa para atrair votos católicos

###
P.S.
– Vamos agora ao segundo turno que vai consagrar ou não esse conluio contra a democracia brasileira. Se fosse versado em ciências ocultas, Lula saberia que está agora em seu inferno astral, pois completa 81 anos no próximo dia 27, ainda em inferno astral, antes da votação definitiva, dia 25. Se continuar se baseando em fake news nessa disputa eleitoral, fazendo o diabo para se eleger e usando a imagem de uma Santa que pouco lhe importa, pode acreditar que seu inferno não será somente astral, porém definitivo. (C.N.)

PF investiga interferência na eleição e acende o alerta no bolsonarismo

Investigação pode mudar o clima do segundo turno

Malu Gaspar
O Globo

Um movimento do governo Lula ligou um sinal de alerta na cúpula da campanha de Flávio Bolsonaro (PL) ainda durante a votação do primeiro turno e com as urnas abertas: a abertura de um inquérito sobre a suposta interferência dos Estados Unidos na eleição.

A decisão, anunciada pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF) Andrei Rodrigues, foi motivada pela publicação de uma reportagem do The Guardian segundo a qual um projeto do governo dos Estados Unidos prevê recursos para grupos da sociedade civil que se opõem ao que classificam como abuso de poder judicial e censura por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

CAMINHO DO DINHEIRO – Pelo documento a que o jornal teve acesso, cerca de R$ 5,2 milhões seriam direcionados ao Brasil por meio do projeto “Combate à Litigância Deliberativa e à Censura no Brasil”. Não se sabe, porém, se o dinheiro chegou a ser enviado, quanto e para quem.

Segundo Rodrigues, o inquérito foi pedido pela Advocacia-Geral da União (AGU). A apuração está em andamento na Diretoria de Inteligência da PF, em caráter preliminar.

“Recebemos uma representação da AGU sugerindo apuração de interferência externa. Foi encaminhado para a Diretoria de Inteligência para dar início à apuração. É uma investigação em andamento, um procedimento prévio. Não foi publicada a portaria do inquérito, mas já temos uma investigação em curso”, declarou o diretor-geral no domingo.

MANIFESTAÇÃO – A portaria de instauração do inquérito ainda não foi publicada. Pedido semelhante foi feito nesta semana pelo PT ao Supremo, mas a PF foi mais rápida. Em julho passado, porém, a Procuradoria-Geral da República (PGR) já se manifestou contra um pedido similar apresentado pelo deputado federal Rui Falcão (PT-SP), depois que o mesmo edital do Departamento de Estado do governo Donald Trump abordado na semana passada pelo The Guardian foi reportado pelo site Brasil 247 no fim de junho.

Na ocasião, o procurador-geral, Paulo Gonet, entendeu que não havia evidências mínimas de interferência americana para instaurar um procedimento preliminar com base em uma reportagem. Menos de três meses depois, a PF adotou um entendimento diferente em um caso similar. Nas redes sociais, o advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou que a decisão da corporação atendeu a um pedido da AGU.

DESCONFIANÇA – Na cúpula da campanha bolsonarista, espalhou-se a desconfiança de que a medida pode vir a ganhar corpo nas próximas semanas com novas denúncias como forma de justificar alguma nova decisão do STF contra o presidenciável ou seu entorno.

O fato de o PT ter feito o pedido diretamente ao ministro Flávio Dino também fez surgir o alerta na campanha de Flávio Bolsonaro. Os aliados dele têm afirmado que esperam novas decisões do Supremo até a realização do segundo turno. Citam inclusive decisões de Dino que consideram contra a candidatura de Flávio — como chamar para si a investigação da Polícia Civil de São Paulo sobre a destinação dos recursos do filme “Dark Horse”, a respeito da vida de Jair Bolsonaro e determinar que a perícia do material seja feita pela PF.

REINTEGRAÇÃO – Aliado de Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e antagonista de André Mendonça no STF, Flávio Dino também decidiu reintegrar Andrei Rodrigues ao cargo e pediu ao STF uma investigação sobre elos entre Mendonça e o Banco Master.

Embora o próprio Rodrigues tenha dito na entrevista em que anunciou a abertura do inquérito que não há por ora nenhum indício de interferência estrangeira na eleição, até que as urnas se fechem e o resultado seja anunciado o inquérito vai continuar pairando sobre a campanha e bastante temido pelo bolsonarismo.

Ex-ministros de Lula saem das urnas com muitas derrotas e perdas de espaço

Ex-ministros de Lula sofrem derrotas no Legislativo

Victoria Azevedo
O Globo

Ex-ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram derrotados nas urnas nas disputas para o Congresso e governo estaduais no domingo. No total, eram 20 nomes disputando a eleição.

Dentro desse grupo, os resultados mostram que dez já foram derrotados e sete conseguiram se eleger. Ainda há três casos em aberto, porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não informou a totalização dos votos para a Câmara dos Deputados e as Assembleias em São Paulo e Minas Gerais. Doze desses candidatos deixaram a gestão petista neste ano, no limite do prazo para concorrer.

NA DISPUTA – Buscavam uma vaga ao Senado os ex-ministros: André Fufuca (Esportes), Celso Sabino (Turismo), Carlos Fávaro (Agricultura), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Marina Silva (Meio Ambiente), Rui Costa (Casa Civil) e Simone Tebet (Planejamento). Desses, foram eleitos somente Fufuca e Costa. A onda de direita fez com que Marina e Tebet ficassem atrás de Derrite (PL) e André do Prado na disputa pelo Senado em São Paulo, enquanto Gleisi perdeu a vaga para Filipe Barros (PL) e Deltan Dallagnol (Novo).

Para a Câmara se candidataram Anielle Franco (Igualdade Racial), Jader Filho (Cidades), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas). A ex-ministra de Cidadania Macaé Evaristo concorreu a deputada estadual por Minas Gerais e deve ser eleita, mas o resultado ainda não foi oficializado. Foram eleitos: Anielle, Sônia Guajajara, Jader Filho, Silvio Costa Filho e Paulo Teixeira

Além desses nomes, outros políticos que chegaram a ocupar um assento na Esplanada petista, mas deixaram o posto em algum momento nos últimos quatro anos também tentaram se eleger. Entre eles Paulo Pimenta (ex-ministro da Secom) que buscou uma cadeira ao Senado pelo Rio Grande do Sul —e não foi eleito.

REELEIÇÃO – O ex-ministro Juscelino Filho (Comunicação), que é deputado, foi reeleito. A ex-ministra Daniela Carneiro (Turismo), também deputada, não foi reeleita. A ex-ministra da Saúde Nísia Trindade, que foi substituída por Alexandre Padilha em fevereiro de 2025, conseguiu uma vaga na Câmara pelo Rio de Janeiro.

O ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad e o ex-ministro de Empreendedorismo Márcio França disputaram o Governo de São Paulo na mesma chapa, mas foram derrotados pelo atual governador, Tarcísio de Freitas, no primeiro turno. O ex-ministro dos Transportes Renan Filho se candidatou ao Governo de Alagoas e foi derrotado por João Henrique Caldas, o JHC (PSDB).

Em 2022, 13 ex-ministros de Jair Bolsonaro buscaram vagas no Congresso. No total, 9 deles saíram vitoriosos das urnas. No Senado, dos 8 candidatos, cinco foram eleitos: Damares Alves (ex-ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Tereza Cristina (Agricultura) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

FORA DO JOGO – Foram derrotados: Gilson Machado (Turismo), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde). Na Câmara, 5 ex-ministros tentaram uma vaga e 4 foram eleitos: Ricardo Salles (Meio Ambiente), Marcelo Álvaro Antônio (Turismo), Eduardo Pazuello (Saúde) e Osmar Terra (Cidadania). O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub não teve votos suficientes.

Além disso, três ex-ministros disputaram governos estaduais —Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) e João Roma (Cidadania)—, mas somente Tarcísio foi eleito.

A direita se consolida, e Lula enfrenta o desafio de reconstruir sua maioria, diz diretor da Quaest

Fux será relator de ações contra proibição da jogatina das bets por Lula

WhatsApp lidera casos de assédio eleitoral no trabalho, aponta estudo do TST

Mensagens aparecem em 51 dos 138 processos analisados

Gabriela Cecchin
Folha

O WhatsApp foi o meio digital mais citado nos processos de assédio eleitoral analisados em uma pesquisa do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho). O aplicativo apareceu em 51 dos 138 processos que compõem a amostra qualitativa do estudo, enquanto Facebook e Instagram foram mencionados em 20.

O levantamento buscou fazer um diagnóstico do assédio eleitoral nas relações de trabalho por meio de ações judiciais entre maio de 2023 e dezembro de 2025. Ao todo, foram identificadas 93 ocorrências de meios digitais nos processos analisados. A pesquisa considera como meios digitais grupos de mensagens, emails, videoconferências, redes sociais e outras plataformas tecnológicas. Procurada pela reportagem, a Meta, dona das três plataformas mencionadas, afirmou que não vai comentar.

TIPOS DE ASSÉDIO ELEITORAL – A pesquisa classifica o assédio eleitoral em seis modalidades, conforme os mecanismos usados para executar as condutas: verbal, documental, digital, psicológico, comportamental e econômico. O verbal envolve discursos e manifestações destinadas a pressionar ou intimidar politicamente, enquanto o documental pode aparecer em memorandos, circulares, comunicados e materiais corporativos.

O digital inclui grupos de mensagens, emails, videoconferências e redes sociais, e o psicológico envolve a produção de medo e insegurança, inclusive por meio de discursos sobre possíveis consequências econômicas de determinado resultado eleitoral. O comportamental inclui práticas como participação compulsória em reuniões, atos, carreatas, passeatas e panfletagens. Por fim, o econômico relaciona a escolha política a ameaças, perdas ou concessão de vantagens financeiras.

Segundo o estudo, as categorias não são excludentes. Uma mesma situação pode combinar diferentes formas de pressão. “Os meios digitais têm exercido forte protagonismo nas formas contemporâneas de assédio eleitoral”, afirma o estudo.

ANÁLISES –  A pesquisa também analisou 59 sentenças de primeiro grau. Em 18 delas, os pedidos de reconhecimento de assédio eleitoral foram julgados procedentes; em 41, foram rejeitados. Nas 41 sentenças de improcedência, referências à fragilidade da prova apareceram em 31, o equivalente a 75,6%. Considerando todas as 59 sentenças, a fragilidade probatória foi mencionada em 31 decisões, ou 52,5%.

O estudo aponta que não existe um único tipo de prova indispensável para reconhecer o assédio eleitoral. Entre os elementos considerados pelos magistrados estavam depoimentos de testemunhas, documentos, registros digitais, áudios, atas notariais, confissões e provas emprestadas de investigações realizadas por outros órgãos.

A prova digital aparece também entre os elementos considerados em decisões favoráveis. Em um dos processos analisados, por exemplo, mensagens de WhatsApp foram avaliadas junto com uma ata notarial e uma confissão do sócio demandado.

DIFICULDADES – Nos julgamentos que rejeitaram os pedidos, o estudo identifica dificuldades relacionadas especialmente à prova oral. Depoimentos contraditórios, vacilantes ou baseados em informações de terceiros reduziram sua força demonstrativa.

A pesquisa também aponta que o caráter pouco ostensivo de algumas práticas e o receio de consequências para o vínculo de trabalho podem dificultar a obtenção de testemunhos consistentes.

MODALIDADES –  A pesquisa também identificou quatro modalidades segundo os agentes envolvidos: vertical, horizontal, mista e institucional. A modalidade vertical ocorre em relações de poder ou ascendência, como entre empregadores, gestores e trabalhadores. A horizontal envolve pessoas no mesmo nível hierárquico, enquanto a mista combina pressão de superiores e colegas.

O assédio institucional, por sua vez, é definido pela pesquisa como aquele em que a coerção política passa a integrar práticas ou estratégias da própria organização. Quanto aos trabalhadores atingidos, o estudo diferencia situações individuais e metaindividuais, quando a conduta alcança grupos ou coletividades.

Também há uma classificação temporal entre assédio episódico, concentrado em determinado período ou acontecimento, e permanente, quando a prática se prolonga ou se incorpora às relações e práticas organizacionais.

Lula promete mais redes e aposta nas ruas para buscar a virada

Nunes Marques leva caso de Bolsonaro à PGR e empurra decisão para depois da eleição

Marco Rubio afirma que Trump acompanhará segundo turno entre Lula e Flávio

Trump elogiou as eleições brasileiras

Deu no O Globo

Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, falou nesta segunda-feira (5), em entrevista, sobre as eleições brasileiras de 2026. Segundo ele, “todos esperavam” que a disputa presidencial fosse ao segundo turno. “Foi para o 2º turno e todos esperavam que isso fosse acontecer. Vamos ver como as coisas se desenrolam”, disse.

Rubio também indicou que Trump acompanhará o novo confronto entre Flávio e Lula, marcado para 25 de outubro. Ele, no entanto, não citou o nome de nenhum candidato. No primeiro turno, realizado no domingo (4), o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro obteve 47% dos votos. Lula, que tenta a reeleição, ficou com 45%. Com 100% das urnas apuradas, 1,84% dos votos foram brancos e 2,93%, nulos. A abstenção, percentual de eleitores que não compareceram às urnas, foi de 21,08%

ELOGIO –  O presidente dos Estados Unidos usou as redes sociais para elogiar o modelo de votação do Brasil. Trump destacou a rapidez com que o resultado é divulgado e aproveitou para criticar o sistema eleitoral adotado por seu país.

“125 milhões de pessoas votaram hoje no primeiro turno da eleição presidencial do Brasil. Os resultados saíram pouco depois do encerramento da votação, no mesmo dia! Em Detroit, Filadélfia, Califórnia e várias outras cidades e estados dos EUA, os resultados, com números muito menores, muitas vezes levam semanas para serem fraudados”, quer dizer, calculados. A votação nos Estados Unidos é corrupta!!!”, afirmou.

Por dentro, a mulher é como uma casa, diz João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Melo Neto é um ilustre representante da arte literária  brasileira. Ele, que nasceu em Recife, em 1920, ingressou na carreira  diplomática, mas foi na literatura que fez história. SuasPaulo Peres
Poemas & Canções

O diplomata e poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999) utilizou em sua obra poética desde a tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e sempre marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurando, assim, uma nova forma de fazer poesia no Brasil.

João Cabral, no poema “A Mulher e a Casa”, explica que aquela mulher exerce sobre o homem efeito semelhante ao de uma casa, tanto que é enorme a vontade de visitá-la por dentro.

A MULHER E A CASA
João Cabral de Melo Neto

Tua sedução é menos
de mulher do que de casa;
pois vem de como é por dentro
ou por detrás da fachada.

Mesmo quando ela possui
tua plácida elegância,
esse teu reboco claro,
riso franco de varandas,

uma casa não é nunca
só para ser contemplada;
melhor: somente por dentro
é possível contemplá-la.

Seduz pelo que é dentro,
ou será, quando se abra;
pelo que pode ser dentro
de suas paredes fechadas;

pelo que dentro fizeram
com seus vazios, com o nada;
pelos espaços de dentro,
não pelo que dentro guarda;

pelos espaços de dentro:
seus recintos, suas áreas,
organizando-se dentro
em corredores e salas,

os quais sugerindo ao homem
estâncias aconchegadas,
paredes bem revestidas
ou recessos bons de cavas,

exercem sobre esse homem
efeito igual ao que causas:
a vontade de corrê-la
por dentro, de visitá-la.

Defesa de Bolsonaro tenta anular condenação no STF com nova prova sobre dados digitais

Valdemar admite Bolsonaro no comando da influência sobre eventual governo Flávio

Valdemar diz que Bolsonaro participará de eventual governo

Deu no G1

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta segunda-feira (5) que Jair Bolsonaro (PL) terá participação em um eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL). Em entrevista ao Estúdio I, da GloboNews, Valdemar negou que o ex-presidente ocupará o cargo de ministro, mas que deverá dar opiniões e influenciar a administração do filho e até mesmo indicar nomes para ocupar cargos.

“Bolsonaro vai participar muito dessa administração. Não tenho dúvida disso. Ele vai dar opinião. Não, não vai ser ministro, mas vai dar opinião”, afirmou em entrevista no Estúdio i, na GloboNews.

TURBULÊNCIA – A declaração ocorreu após o jornalista Otávio Guedes questionar Valdemar sobre a possibilidade de um governo Flávio começar sob turbulência institucional, diante da defesa de setores do PL por processos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e da possibilidade de Flávio conceder anistia ou indulto ao pai. Valdemar afirmou que a decisão sobre eventuais pedidos de impeachment caberia aos senadores e defendeu que o país não deveria entrar em uma escalada de conflitos.

Segundo o presidente do PL, Flávio deverá seguir, no início de um eventual governo, uma estratégia semelhante à adotada por Bolsonaro em gestão, com “pessoas de confiança em postos considerados importantes” e autonomia para os integrantes do governo.

“Eu tenho certeza que ele vai querer que o Flávio faça um governo parecido com o dele, de gente qualificada, com autonomia e negociar. […] Ele pode participar nisso [de indicar nomes para o governo]. Não tenho dúvida de que ele vai querer participar disso aí”, disse.

MOBILIZAÇÃO – Valdemar também atribuiu parte do desempenho de Flávio no primeiro turno à influência política de Jair Bolsonaro. Segundo ele, o prestígio do ex-presidente ajudou a mobilizar pessoas e a buscar votos para o filho. Flávio terminou o primeiro turno à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disputará com o presidente o segundo turno da eleição presidencial.

Sobre a estratégia para as próximas semanas, Valdemar defendeu uma reaproximação com União Brasil, PP e Republicanos para ampliar o apoio ao senador no segundo turno.

O presidente do PL afirmou que as negociações podem envolver a Câmara dos Deputados e suas comissões permanentes. Também disse que pretende buscar o apoio de Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD). “Nós vamos ter que negociar com esses partidos agora para trazer todo mundo para o segundo turno”, afirmou.

Tarcísio defende impeachment de ministros do Supremo e promete ajudar Flávio

As respostas das urnas desmontaram as falsas certezas das pesquisas eleitorais

Quem acusava a urna eletrônica de ser fraudada agora confia nela. Até quando?

Nas mãos do PT, a Bahia entra em crise e retrocede, ao invés de se desenvolver

Rui Costa e Jaques Wagner lideram corrida para o Senado na Bahia, aponta  Paraná Pesquisas | Se Ligue Bahia

Wagner e Costa enriqueceram, enquanto empobreciam a Bahia

Rodrigo Constantino
Gazeta do Povo

O baiano foi às urnas neste domingo e renovou o contrato. Jerônimo Rodrigues, do PT, foi reeleito governador no primeiro turno com 55,8% dos votos válidos, 4,62 milhões, contra 43,7% de ACM Neto, 3,62 milhões. Rui Costa e Jaques Wagner levaram as duas vagas do Senado. Na disputa presidencial, Lula fez 66,2% na Bahia, 5,66 milhões de votos, contra 28,5% de Flávio Bolsonaro, 2,44 milhões. A diferença passou de 3,2 milhões. Em 2022, Lula já havia levado 69,7% no estado. O mapa não mudou muito.

O PT governa a Bahia desde 2007, ciclo aberto por Wagner, continuado por Rui e agora esticado até 2030 com Jerônimo Rodrigues. São seis mandatos seguidos. Vinte anos de um mesmo projeto. E o estado anda para trás. A desculpa costumeira é a herança, o coronelismo, o sol. A desculpa caducou. Duas décadas são tempo de sobra para inverter uma trajetória, se a trajetória fosse o problema e não o método.

RECUANDO… – A Bahia tem a quarta maior população do país e, ainda assim, perdeu posição. Em 2006, antes de o PT sentar em Ondina, era o sexto maior PIB estadual. Hoje é o sétimo. A fatia do estado na economia brasileira encolheu sob os governos petistas.

Não se trata de crescer devagar. Trata-se de crescer menos do que os outros e entregar participação. Um estado que encolhe no ranking nacional enquanto o partido no poder se reelege no primeiro turno não está sendo punido. Está tendo o que deseja.

 O IBGE registra um dado interessante: Salvador passou de 2.675.656 habitantes em 2010 para 2.417.678 em 2022. Foram 257.978 moradores a menos, queda de 9,64%, a maior entre as capitais brasileiras. Mais de 20 mil baianos mudaram para Santa Catarina.

DESABAFO -Um baiano me mandou a seguinte mensagem de desabafo: “Os jovens talentos estão indo embora. O capital intelectual que poderia gerar riqueza está se formando fora daqui e não volta mais. Vejo esse movimento entre famílias próximas. Meu filho é um bom exemplo, formou-se em Engenharia Aeroespacial na UFMG e trabalha na Embraer há um ano e meio”. E acrescentou:

“Pelo menos dois clientes meus, mineradores tradicionais, disseram que precisarão vender suas empresas porque os filhos construíram a vida fora e não querem assumir os negócios. Neste ano, ouvi o presidente da Ademi-BA manifestar preocupação com a necessidade de reter talentos em Salvador e na Bahia”.

E acentua, em tom fatalista: “Daniela Mercury e outros artistas adoram propagar a frase ‘baiano não nasce, estreia’. E assim, muita gente aqui, sem talento algum, pensa que é artista. Garotos pobres, da favela, ficam batucando e achando que estão fazendo algo importante… Mas o povo tem esse DNA de preguiça, de miséria, de mendicância, que não vai mudar nunca. A grande maioria aqui é ‘PTzão’ mesmo, a Bahia é a joia da coroa do PT. Existem muitos exemplos extraordinários de empreendedores, juristas, diplomatas e políticos baianos, mas hoje são muito poucos”.

ALTO DESEMPREGO – O mercado de trabalho acusa o golpe. A taxa de desemprego baiana só não é pior do que a do Piauí, outro estado governado pelo PT. No rendimento médio do trabalho, o baiano supera apenas o maranhense. Em 2025, 52,8% dos ocupados na Bahia estavam na informalidade, a terceira pior marca do país. Em São Paulo, a informalidade era de 29%. Em Santa Catarina, estado mais conservador, 26,3%.

Mais da metade de quem trabalha na Bahia vive sem carteira, sem proteção e sem horizonte. Isso não é acidente estatístico. É o resultado de uma economia que não cria emprego formal porque o custo de criar emprego formal é alto, o ambiente é hostil e o governo prefere distribuir o que arrecada a deixar o cidadão produzir.

O desenvolvimento humano confirma o diagnóstico. No primeiro registro do IDHM durante os governos do PT, em 2012, a Bahia estava em 22º entre os estados. Hoje está em 23º. Vinte anos de “inclusão” e o estado desceu um degrau no fundo da tabela. Na saúde, a expectativa de vida ao nascer saiu da 14ª para a 18ª posição entre as unidades da Federação. O discurso oficial fala em hospitais inaugurados e escolas de tempo integral. O dado frio fala em gente que vive menos, relativamente aos outros estados, do que vivia quando o PT chegou.

INSEGURANÇA – A violência fecha o quadro. A Bahia tem a segunda maior taxa de mortes violentas intencionais do país, 36,8 por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média brasileira. Das dez cidades com as maiores taxas, metade fica na Bahia. Jequié, município baiano, é a cidade mais violenta do Brasil. Não é um surto. É uma política de segurança que tratou o crime como fenômeno social a ser compreendido, enquanto o cidadão enterrava filho. O eleitor que reconduz esse governo não está mal informado sobre o homicídio. Mora ao lado dele.

A pergunta incômoda é porque o recibo eleitoral nega a realidade. A resposta não está na alma do baiano. Está no desenho do incentivo. O PT construiu na Bahia uma máquina de transferência, prefeitura alinhada, programa social e cabresto moderno. A migalha chega com logo, com data de pagamento e com cabos eleitorais que lembram de quem é o padrinho.

RETROCESSO – A prosperidade não chega com logo. Ela exige regra estável, imposto que não sufoque, segurança que permita abrir o comércio à noite e um Estado que saia da frente de quem produz. Nada disso rende palanque em ano eleitoral. O Bolsa Família rende. A nomeação rende. A obra inaugurada três semanas antes do voto rende.

O custo dessa troca é pago por quem não aparece no comício. O trabalhador informal que ganharia mais com carteira assinada num estado que crescesse acima da média. O jovem que emigra porque a oportunidade ficou em Santa Catarina ou no interior de São Paulo. A família que perde um parente numa cidade que lidera o ranking de morte violenta e, no domingo seguinte, recoloca no poder o mesmo grupo.

Não é falta de alternativa. ACM Neto chegou a 43,7%. Havia voto de oposição. Faltou maioria. A maioria preferiu a continuidade do arranjo que a mantém dependente.

CONDENAÇÃO – Liberais gostam de tratar o Nordeste como exceção cultural, quase uma fatalidade. Talvez seja. Mas não há nada escrito em pedra que deva ser assim para sempre.

A Bahia não está condenada à pobreza relativa. Está condenada, por enquanto, a um cálculo eleitoral racional e perverso: o voto premia quem distribui o presente e pune quem promete o futuro. Enquanto a urna pagar melhor a migalha do que a prosperidade, o PT terá sexto, sétimo, oitavo mandato.

Assim, o principal Estado do Nordeste continuará caindo no PIB, na longevidade e na segurança. E o resto do país continuará financiando, via União, o modelo que a Bahia acaba de reeleger. Precisamos falar sobre a Bahia porque a Bahia, neste domingo, falou sobre o Brasil.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Impressionante matéria, enviada pelo comentarista Mário Assis Causanilhas, mostrando que a Bahia entrou em grave retrocesso nas mãos de corruptos como Jaques Wagner e Rui Costa, ambos enriquecidos ilicitamente. (C.N.)

Imprensa será cada vez mais importante para evitar fake news nas eleições

Saiba como explorar imagens e charges na prova de redação do vestibular | Guia do Estudante

Charge do Laerte (Folha)

Carlos Newton

A imprensa escrita – ou jornais e revistas – está apavorada e teme desaparecer, tragada pela concorrência crescente e avassaladora da imprensa digital, que funciona ao vivo e a cores nas rádios, televisões, computadores e celulares da plebe rude. A preocupação é procedente, claro, porque a publicidade está migrando junto com a informação gratuita.

No entanto, não deve haver desespero, porque a imprensa escrita não vai acabar, terá apenas de se adaptar. Mas os empresários da comunicação ainda não apreenderam a fazer essa adaptação e estão gastando o que resta de suas fortunas para fazer, ao mesmo tempo, jornalismo escrito e eletrônico, criando pequenas emissoras de TV, para os repórteres lerem as matérias que escreveram, como se não tivessem mais o que fazer.

NÃO DÁ CERTO – Isso já foi tentado e não deu certo. A primeira iniciativa foi de O Globo, que há alguns anos criou um simulacro de emissora de TV na redação do jornal, mas deu tudo errado e os irmãos Marinho, que têm rádios, televisões, jornais, revistas e portais, abandonaram a tentativa e deixaram cada empresa em seu quadradinho, digamos assim.

Foi uma sábia decisão, que infelizmente não foi adotada em outras grandes empresas de comunicação. Há alguns anos, a Editora Abril, que já tinha uma emissora (MTV), resolveu criar a TV Veja, e foi um fiasco enorme, que ajudou a destruir o grupo da família Civita.

O empresário Fábio Carvalho, que assumiu o conglomerado Abril, agora está cometendo o mesmo erro e investindo em uma nova TV Veja, com a Folha e o Estadão caindo na mesma armadilha. Vão perder dinheiro adoidado.

E A SAÍDA? – Os empresário não perceberam que, daqui para frente, a existência dos grandes grupos de jornalismo estará garantida, porque são menos frequentados pelas fake news e precisam se firmar como inimigos das falsas notícias. Ou seja, estamos chegando a um ponto em que as pessoas esclarecidas serão obrigadas a ler as reportagens e análises dos grandes portais, para saber o que realmente está acontecendo e se livrar das fake News, que nada têm de positivo.

Por enquanto, ainda existe nos grandes portais a infiltração de jornalistas que manipulam informações com interesses políticos, fazendo militância a favor de fulano e contra beltrano, circunstância que derruba a credibilidade dso veículo, porque o jornalismo só presta quando é independente e desatrelado.

Aqui na Tribuna não somos perfeitos, mas nos orgulhamos de trabalhar sob o signo da liberdade, tentando defender a predominância dos interesses coletivos sobre os meramente individuais.

BALANÇO – Como fazemos sempre, vamos publicar a seguir o balanço das contribuições feitas ao blog no mês anterior, agradecendo muitíssimo a quem nos apoia nesse esforço de manter um espaço independente na web.

De início, as contribuições na Caixa Econômica Federal:

DIA  REGISTRO   OPERAÇÃO              VALOR
05    051226        DEP DINH LOT………100,00
12    121229        DEP DINH LOT………200,00
17    171128        DEP DINH LOT………100,00
17    171706        DEP DINH LOT………230,00
24    241602        DEP DINH LOT………200,00
29    291116        DEP DINH LOT………230,00
30    000001        TED JPNVIDAL………..40,00

Agora, os depósitos na conta do Banco Itaú:
01    TED 001.5977 JOSE PJ……………….351,09
01    PIX TRANS PAULO RO………………..100,00
01    PIX TRANSF JOSE FR01/09……….150,00
15    TED 001.4416.MARIO ACRO………300,00
30    TED 033.3591.ROBERTO SD……..200,00

Agradecendo muitíssimo pelo apoio que nos permite perseguir essa utopia sem patrocínio político ou empresarial, vamos em frente, enquanto deixarem, porque essa liberdade incomoda  a quem tem medo da verdade, e assim o blog vive sob permanente ataque. (C.N.)