Entre Washington e Brasília, a política externa se torna palco da disputa eleitoral

Flávio buscou reposicionar sua imagem nos EUA

Pedro do Coutto

A política externa raramente ocupa o centro do debate nas campanhas presidenciais brasileiras. Em geral, temas como economia, segurança pública, emprego e saúde dominam as preocupações do eleitorado. O atual embate em torno das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, porém, alterou essa lógica.

A decisão da administração de Donald Trump de propor uma sobretaxa de 25% sobre parte das exportações nacionais transformou-se em um dos principais capítulos da pré-campanha presidencial, aproximando interesses comerciais, diplomacia e estratégia eleitoral.

REPOSICIONAMENTO – Foi nesse contexto que o senador Flávio Bolsonaro buscou reposicionar sua imagem. Depois de semanas sendo associado por adversários à escalada das tensões entre Brasília e Washington, o parlamentar viajou aos Estados Unidos para participar de audiência promovida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR). Diante das autoridades norte-americanas, afirmou defender o cancelamento — e não apenas o adiamento — das novas tarifas, procurando afastar a narrativa de que seu grupo político teria contribuído para o endurecimento da posição americana.

A iniciativa revela um movimento de contenção de danos políticos. Em campanhas eleitorais, a percepção pública costuma ser tão importante quanto os fatos objetivos. A associação entre um candidato e medidas que possam produzir prejuízos econômicos tende a gerar custos eleitorais elevados, sobretudo quando atingem setores exportadores, produtores rurais, indústria e empregos.

Ao mesmo tempo, o governo federal procurou reafirmar seu protagonismo institucional. O Palácio do Planalto sustentou que as negociações comerciais pertencem ao campo da diplomacia oficial, conduzida pelo Ministério das Relações Exteriores, e criticou a atuação paralela de lideranças políticas brasileiras junto à administração Trump. Essa disputa pela legitimidade da interlocução internacional passou a fazer parte da narrativa eleitoral de ambos os campos.

INTERNACIONALIZAÇÃO – Mais do que uma divergência comercial, o episódio evidencia uma característica crescente da política contemporânea: a internacionalização das disputas domésticas. Cada vez mais, atores nacionais buscam apoio, legitimidade ou influência junto a governos estrangeiros para fortalecer posições internas. Trata-se de um fenômeno observado em diferentes democracias e que tende a produzir efeitos complexos sobre a percepção da soberania nacional.

Nesse ambiente, também circularam especulações sobre uma eventual possibilidade de intervenção militar norte-americana no Brasil, hipótese atribuída por alguns interlocutores a discussões ocorridas nos bastidores diplomáticos. Entretanto, um porta-voz do Departamento de Estado classificou tal cenário como absurdo, afastando oficialmente qualquer possibilidade dessa natureza. A manifestação contribuiu para reduzir a temperatura política em torno do tema e esvaziar uma narrativa que alimentava forte polarização nas redes sociais e no debate público.

O episódio ilustra como rumores e hipóteses geopolíticas podem ganhar enorme repercussão durante períodos eleitorais, sobretudo quando envolvem a maior potência mundial. Em contextos de elevada polarização, informações ainda não confirmadas frequentemente passam a influenciar a disputa política antes mesmo de serem verificadas pelos canais oficiais.

AGENDA BILATERAL – Outro aspecto relevante da viagem de Flávio Bolsonaro foi a tentativa de ampliar a agenda bilateral para além das tarifas comerciais. Entre os temas apresentados às autoridades americanas estiveram o combate ao crime organizado transnacional, especialmente em relação ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ao Comando Vermelho, organizações criminosas que vêm sendo tratadas por setores da política americana como potenciais ameaças de alcance internacional.

A cooperação em segurança permanece um dos pilares históricos das relações entre Brasil e Estados Unidos, embora qualquer mudança de classificação jurídica dessas organizações dependa exclusivamente das autoridades norte-americanas e de seus critérios legais.

A tentativa de deslocar o debate para a segurança pública também possui evidente dimensão eleitoral. Trata-se de uma agenda tradicionalmente favorável à direita brasileira e que busca dialogar com parcelas do eleitorado preocupadas com criminalidade e violência urbana. Entretanto, sua eficácia política dependerá da capacidade de separar cooperação internacional legítima de eventual percepção de interferência externa em assuntos internos.

PESQUISAS – Enquanto isso, as pesquisas começam a medir os efeitos dessa sucessão de episódios. Levantamentos recentes indicam estabilidade da intenção de voto do presidente Lula da Silva, ao mesmo tempo em que registram oscilações negativas para Flávio Bolsonaro em alguns cenários simulados de segundo turno. Ainda é cedo para interpretar esses movimentos como tendência consolidada, mas eles sugerem que a controvérsia envolvendo o tarifaço passou a produzir efeitos políticos concretos sobre a campanha.

Paralelamente à disputa presidencial, o cenário eleitoral também apresenta mudanças relevantes nas eleições proporcionais e para o Senado. Em São Paulo, pesquisas recentes apontam desempenho competitivo das candidaturas de Marina Silva e Simone Tebet na corrida pelas duas vagas em disputa, indicando que o eleitorado paulista poderá protagonizar uma das eleições senatoriais mais disputadas dos últimos anos.

O episódio envolvendo as tarifas americanas deixa uma lição importante sobre o atual momento político brasileiro. A fronteira entre política interna e política externa tornou-se cada vez mais tênue. Questões comerciais, relações diplomáticas, cooperação em segurança e disputas geopolíticas passaram a influenciar diretamente o ambiente eleitoral, ampliando o peso estratégico da atuação internacional dos candidatos.

PRESSÃO POLÍTICA – Num mundo marcado pela competição entre grandes potências, pela reorganização das cadeias produtivas e pela crescente instrumentalização da economia como ferramenta de pressão política, campanhas presidenciais dificilmente conseguirão manter a política externa em segundo plano. O caso do tarifaço demonstra que decisões tomadas em Washington podem alterar narrativas em Brasília, influenciar expectativas econômicas e repercutir imediatamente nas urnas.

Mais do que uma disputa sobre tarifas, trata-se de um exemplo de como a geopolítica passou a integrar definitivamente o cálculo eleitoral brasileiro. Para qualquer governo — seja qual for sua orientação ideológica — o desafio permanece o mesmo: preservar os interesses nacionais, fortalecer a credibilidade das instituições diplomáticas e impedir que divergências partidárias fragilizem a posição do país perante seus principais parceiros internacionais.

11 thoughts on “Entre Washington e Brasília, a política externa se torna palco da disputa eleitoral”

  1. Marx explica.

    De acordo com a teoria marxiana, a disputa em torno das tarifas entre Estados Unidos e Brasil deve ser compreendida principalmente como uma expressão da infraestrutura econômica, isto é, dos interesses materiais ligados à produção, ao comércio e à acumulação de capital.

    As decisões do Estado e os conflitos diplomáticos pertencem à superestrutura, mas, em última instância, tendem a refletir e defender interesses econômicos das classes e grupos dominantes.

    Assim, embora as tarifas apareçam como uma questão política, sua raiz, na perspectiva marxiana, é essencialmente econômica, sendo a política o instrumento por meio do qual esses interesses se manifestam e se legitimam.

    ChatGpt

  2. Como é um incompetente, incapaz de enfrentar os nossos problemas estruturais, antes os tem aprofundado, resta ao jacu de gaiola e sua trupe dizer ao povo: se não tem pão, como ideologia.

    A sua total incapacidade de lidar com a realidade concreta.

    1. Educação
    📊 Posição: ~60–70/80 (PISA – OCDE)
    ➡️ Baixo desempenho global e alta desigualdade interna.
    ________________________________________
    2. Infraestrutura
    📊 Posição: ~70–100/140 (World Economic Forum)
    ➡️ Gargalos logísticos e déficit em saneamento.
    ________________________________________
    3. Estado democrático
    📊 Posição: ~40–60/167 (EIU Democracy Index)
    ➡️ Democracia “imperfeita”, com fragilidades institucionais.
    ________________________________________
    4. Tecnologia e inovação
    📊 Posição: ~50–70/130 (WIPO – Global Innovation Index)
    ➡️ Ciência razoável, inovação produtiva limitada.
    ________________________________________
    5. Criminalidade (homicídios)
    📊 Posição: entre os ~20 mais violentos do mundo (UNODC)
    ➡️ Altas taxas de homicídio e violência urbana.
    ________________________________________
    6. Desigualdade de renda
    📊 Posição: top 10–20 mais desiguais (Banco Mundial – Gini)
    ➡️ Forte concentração de renda estrutural.
    ________________________________________
    7. Desenvolvimento humano
    📊 Posição: ~70–90/190 (PNUD – IDH)
    ➡️ Desenvolvimento intermediário global.
    ________________________________________
    8. Eficiência estatal (governança)
    📊 Posição: percentil ~50–60 (World Bank)
    ➡️ Capacidade estatal mediana-baixa.
    ________________________________________
    9. Desigualdade de gênero
    📊 Posição: ~80–100 (PNUD)
    ➡️ Diferenças persistentes em renda, poder e violência.
    ________________________________________
    10. Desigualdade racial
    📊 Sem ranking global direto
    ➡️ Um dos maiores contrastes raciais estruturais das Américas (IBGE).
    ________________________________________
    11. Desigualdade regional
    📊 Sem ranking global direto
    ➡️ Um dos maiores desequilíbrios internos do mundo (IBGE).

  3. Flávio desserve o Brasil

    Na chance que teve para defender os exportadores brasileiros, Flávio privilegiou seus interesses pessoais em Washington e provou ser indigno da confiança do setor produtivo nacional

    Flávio Bolsonaro transformou em comício a audiência promovida pelo Escritório do Representante de Comércio dos States (USTR) para ouvir argumentos técnicos contra a adoção de tarifas americanas a produtos brasileiros.

    Em vez de defender o Brasil com ponderações adequadas àquele fórum, Flávio envergonhou os brasileiros ao usar os poucos minutos que tinha para atacar Lula e para sugerir que os EUA esperem a eleição para então negociar com um novo presidente – isto é, ele –, que será muito mais alinhado a Trump.

    Com isso, Flávio perdeu a chance de provar que está interessado em servir o Brasil – coisa que a família Bolsonaro, afinal, jamais fez.

    A reação do setor produtivo não poderia ser outra: empresários presentes à audiência classificaram como “deslocada” e “constrangedora” a atuação de Flávio.

    Enquanto autoridades e empresários adotaram o tom pragmático que a situação exigia, Flávio discursou sobre regulação de big techs, corrupção no Brasil e Pix – temas irrelevantes para o propósito daquele fórum.

    Para comprovar que seu interesse não era defender os exportadores brasileiros, e sim apenas fustigar Lula, Flávio apresentou-se ao lado de Dudu Bananinha, deputado cassado que está homiziado nos States conspirando dia e noite contra o Brasil e que havia defendido entusiasticamente a adoção de tarifas americanas. Nada mais precisava ser dito.

    Não foram necessários mais do que cinco minutos para que Flávio Bolsonaro provasse, de uma vez por todas, que é indigno da confiança do setor produtivo nacional. Houve premeditação.

    O senador tinha objetivos muito bem definidos ao viajar aos Estados Unidos – e nenhum deles remotamente ligado à defesa dos produtores industriais e agrícolas do País, muito menos dos empregos de milhões de brasileiros.

    O objetivo mais evidente da viagem de Flávio era provar para sua própria bolha de apoiadores e correligionários que ainda é a melhor opção da oposição para desafiar Lula.

    O PL marcou para o próximo dia 25 a convenção que deve confirmar o nome que representará o partido na eleição de outubro. Até lá, o senador precisa desesperadamente convencer sua própria base de que, a despeito dos muitos rolos em que está metido e das inúmeras trapalhadas de sua campanha, é o nome com mais chances de derrotar o incumbente.

    A tarefa é árdua: Flávio não goza da confiança de parte de seus correligionários, e o desgaste chegou até o seio familiar, como se viu no vídeo publicado por Micheque.

    Somem-se a isso sua relação de “irmão” com Vorcaro, a quem Flávio pediu de viva voz cerca de R$ 134 milhões, e o passado para lá de suspeito do senador, que envolve prática de “rachadinhas”, suspeita de lavagem de dinheiro por meio de loja de chocolates, compra de imóveis em dinheiro vivo e ligações com milicianos do Rio.

    É nesse contexto de fragilidade política que Rachadinha foi a Washington para tentar reconstruir, à força de fotos e “cortes” para as mídias sociais, uma viabilidade eleitoral que os fatos vêm corroendo dia após dia.

    Enquanto os Bolsonaros prejudicam o Brasil para seus propósitos pessoais, os diplomatas, líderes setoriais e técnicos brasileiros continuam empenhados em tentar minimizar os danos das tarifas que provavelmente serão adotadas contra o País. É isso o que fazem os que têm genuíno interesse em ajudar o Brasil.

    E aqui cabe o registro de que, na embaraçosa foto de Rachadinha e Bananinha na sessão do USTR, aparece ao lado deles um constrangido embaixador Roberto Azevêdo, ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, com décadas de atuação na diplomacia comercial. Ele estava lá a trabalho. Já os Bolsonaros só queriam atrapalhar.

    Fonte: O Estado de S. Paulo, Opinião, 09/07/2026 | 03h02 Por Editorial

  4. Um abutre que extrai sua seiva vital da Indústria da Miséria, quer que o país permaneça na borda da periferia do capitalismo.

    Chamar um sujeito deste de inútil, é elogio.

    Vendedor de ilusões.

    Caríssimas!

  5. Lula e Flávio: dois embusteiros em busca de atenção

    O debate agora é em torno da alopragem mafiosa transnacional do laranjão americano, atualmente lotado na Casa Branca, Donald Trump. Se Lula finge querer – e poder – combater o gangsterismo trumpista, Flávio, veladamente, o abraça com fé.

    Ambos invocam soberania, patriotismo, defesa territorial, combate ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas, balança comercial etc., cada um a seu modo e interesse, mas sem qualquer verdade ou boa intenção.

    Se algo une o bolsopetismo são a dissimulação e investimento em polarização. Afinal, um se alimenta das falhas e do ódio pelo outro. No meio, a patuleia distraída, cúmplice de um embate falso que impede qualquer chance de alternativa eleitoral senão o “mais do mesmo”.

    Lula finge que ataca Trump. Flávio finge que é amigo de Trump. Ambos fingem que defendem o Brasil. E sem fingimento, o eleitor adere cegamente a um lado, fingindo que vota no que há de melhor. E entre tantos fingimentos, fingimos que o Brasil é uma democracia – e tudo bem!

    Até porque, tem gente fingindo que está interessado em política quando, na verdade, só quer mesmo lacrar na internet e xingar alguém que nem mesmo conhece. Afinal, como ensinou Cazuza, “O nosso amor a gente inventa, pra se distrair”.

    Fonte: O Antagonista, Política, Opinião, 08.07.2026 07:24 Por Ricardo Kertzman

  6. A tradução desse Caos Administrativo, Jurídico, Moral e Ético que o Brasil assiste e está ferido de morte é a palavra “CRIME ORGANIZADO EM TODOS OS PODERES E INSTITUIÇÕES” , Confessa e Criminosamente por Atos dos Poderes somos uma Nação de Fora das Leis por inteiro. Ministro Fachin, para Combater o Crime Organizado do Brasil, basta Fechar e Expulsar os Membros dos Poderes envolvidos com o Crime Organizado da Lava Jato, Mensalão, Velhinhos do INSS e Banco Master(esse o maior Assalto aos Cofres Públicos e Privados da História do Brasil), onde todos os Poderes tem Impressões Digitais Imensas e os Prenderem e responderem por seus Crimes, e, por favor se quer começar com Respeito a Constituição e ao Brasil e a sua Verdadeira Soberania, comece a limpeza bem dentro de sua Corte, não procrastine mais, todas as Investigações e Auditorias que se passaram e que poderão vir passam por Membros do Judiciário, infelizmente, eles pensavam que eram donos do mundo quando na verdade são Sócios dessa teia criminosa que destruiu a Administração Pública do Brasil e nos tornou uma Nação Pária entre a Nações do Mundo. A Soberania do Brasil não é representada por Lula e seus Desmandos e nem por Ministros do STF e Presidentes do Legislativo e seus Desmandos, AO POVO BRASILEIRO PERTENCE NOSSA SOBERANIA , ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO ! Aliás Ministro Fachin, quando os Três Poderes da Nação inclusive o Judiciário vão voltar a Cumprir, Zelar, e Respeitar a Constituição do Brasil ? Como é que uma Lei é Promulgada no Poder Legislativo pelos Representantes do Povo e o Judiciário numa “canetada criminosa e fora das Leis” impede e não cumpre , não respeita e não aceita esta Lei e a Nação e os Poderes assistem a total Desmoralização da História do Direito, da Justiça e do Judiciário e da Democracia do Brasil por membros do Judiciário ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *