Exército abriu inquérito contra quatro oficiais que defendiam o golpe militar

Ministro da Defesa José Múcio Alerta: "Estamos à Beira de Marinheiros Sem  Navios e Soldados Sem Equipamentos" - DefesaNetMarina Demorida
CNN, Brasília

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse nesta quarta-feira(28) que o Exército vai seguir investigando os militares apontados como autores de uma carta que sugeria golpe após o resultado das eleições de 2022. E disse que os responsáveis, mesmo de alta patente, serão punidos.

“Não é porque é de alta patente que está livre, e tem obrigações com a disciplina das Forças Armadas. Foram militares de alta patente, que resolveram estimular o fracionamento do bom equilíbrio do exército. Desestimular o trabalho do general, e ele prontamente, competentemente, abriu o inquérito, descobriu os culpados e vão ser punidos¨, disse Múcio.

CELULAR DE CID – O documento foi encontrado no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante as investigações da Polícia Federal, e foi considerado pelo comandante da Força Terrestre na época, general Marco Antônio Freire Gomes, como uma pressão para que ele aderisse a uma tentativa de golpe de Estado.

Segundo o Exército, 37 militares assinaram a carta. Inquéritos foram abertos para investigar a conduta de quatro deles. Entre os identificados, já foram punidos, com base no regulamento Disciplinar do Exército (RDE), 12 coronéis, 9 tenentes-coronéis, 1 major, 3 tenentes e 1 sargento.

A fala do ministro ocorreu após cerimônia em comemoração aos 25 anos do Ministério da Defesa, em Brasília. “As forças armadas, para serem fortes, não podem trabalhar sobre a aérea da suspeição. Tudo tem que ser esclarecido”, acrescentou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O ministro José Múcio Monteiro fala em “punição”, mas o Padre Quevedo diria que isso “non ecziste”. A imensa maioria dos militares é antipetista. A vitória de Lula da Silva foi aceita a contragosto, porém muitos oficiais, especialmente os da reserva, não aceitam Lula de jeito algum. Em tradução simultânea, a punição é apenas uma advertência, no caso dos oficiais da ativa. Os da reserva não estão nem aí, porque não há como puni-los. Aliás, essa história de “punição” é uma tremenda conversa fiada. (C.N.)

19 thoughts on “Exército abriu inquérito contra quatro oficiais que defendiam o golpe militar

    • É verdade, Sr. James Pimenta.
      Concordo.

      Aliás, tudo neste país sempre foi uma piada.

      Quando o país foi sério?

      Se fosse sério, pra começar, só pra começar, olhe o que é a nossa Educação, de baixíssima qualidade e ainda por cima, nem todos tem acesso.

      A Educação é fator primordial para qualquer país que deseje ser civilizado e poder construir um país melhor para todos.
      Se a educação fosse levada a sério por nossos políticos, não estariam nadando de braçada fazendo o que bem entendem, mas é justamente isso que eles fomentam com uma péssima qualidade de ensino.
      Querem um povo cada vez mais ignorante pra que sirvam como massa de manobra.

      Neste quesito, estamos na idade das cavernas.

      Se começar hoje, um projeto educacional sério para todos, é papo pra no mínimo 50 anos pra ver a melhoria no ensino público.

      Por exemplo: Quantos Prêmios Nobel temos em nosso país?

      ZERO!

      Ah! Mas, somos pentacampeões!

      Portanto, a falta de seriedade, vem de longe.

      Um abraço,
      José Luis

      • Por exemplo: Quantos Prêmios Nobel temos em nosso país?

        Amigão..

        Aqui do lado, a Argentina tem 5 Prêmios Nobel.

        Até a África do Sul tem 4 Prêmios Nobel.

        È a pergunta que sempre faço aqui …

        Quantos Prêmios Nobel os Cieps do Brizolixo com o método paulolixofarinheire conseguiu para o Brasil.??

        Esse é nosso grande e grávissimo problema, meia dúzia de politicos vagabundos que se perpetuam nos cargos e a cada ano que passa o povo fica na miséria pobreza e na imbeciliadade…..

        Na verdade esses políticos vivem da miséria do povo..

        Quanto mais miséravel mais fácil de manipular com as bolsas-miséria da vida…

        aquele abraço….

    • Sim. Aliás chama muita atenção a semelhança entre o governo Maduro e o Bolsonaro.
      Muita coisa que o Maduro fez era o que o Bolsonaro queria fazer aqui, controlar a Suprema Corte, por exemplo, foi uma obsessão bolsonarista que se verifica até hoje, e uma vez não alcançando esse objetivo, passou-se a ataca-lo.

      Pra nossa sorte, esse ladrãozinho de joias não foi reeleito.

  1. E o melancis que recepicionau aqueles esquerdistas que abriu a cancela no dia 8. Será que será investigado ou vai receber uma promoção

  2. O coronel do Exército José Placídio Matias dos Santos foi condenado a quatro meses de detenção, em regime aberto, por defender nas redes sociais que os militares dessem um golpe no dia 8 de Janeiro. Ele poderá recorrer em liberdade. Quatro generais do Conselho Especial de Justiça Militar subscrevem a sentença com a juíza Flávia Ximenes Aguiar de Sousa.

    A condenação foi decretada com base em no artigo 216 artigo do Código Penal Militar — “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro” — com agravante de que a infração foi cometida na internet.

    Cadê o GDias ?

  3. Sr. Newton,

    Quando o Super-Vilão Lord Valdemorte vai mandar prender os generalecos de pijama de bolinhas.??

    Estão todos livres, leves e soltos, não foram eles que queriam dar um golpe da demogracinha alexandrina.??

    General Augusto Heleno

    General Carlos Feitosa Rodrigues

    General Walter Braga Netto

    General Luiz Eduardo Ramos

    General Marco Antônio Freire Gomes

    Almirante Almir Garnier Santos…

    General Ridauto Lúcio

    General Carlos José Russo Assumpção Penteado

    Bora Chan-dão, bora mandar prender esses Generalecos de Pijama de Bolinhas…

    • Saiu tudo conforme o combinado entre as manchadas sujas partes, cujos passados os condenariam sem dó nem piedade, daí “O ACERTO””!

  4. E lembrar que toda essa bagunça e indisciplina dos militares começou com a eleição de Bolsonaro, um mau militar, nas palavras sábias do general Ernesto Geisel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *