Carlos Newton
Muito justa a homenagem ao jurista Fábio Medina Osório, que em 23 de dezembro tomou posse na Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro (ACLERJ), assumindo a cadeira nº 5, cujo patrono é Manuel Antônio de Almeida, autor do clássico “Memórias de um Sargento de Milícias”.
A solenidade marcou não apenas um reconhecimento à trajetória de um dos maiores juristas do país, mas também a consolidação de um legado que une cultura, conhecimento jurídico e dedicação ao interesse público.
TRABALHO INOVADOR – Medina Osório é conhecido por seu trabalho inovador na introdução da chamada “compliance” no país, para que empresários e administradores públicos possam desfrutar do conjunto de regras, políticas e boas práticas em todo tipo de licitações e concorrências, evitando que sejam desclassificados ou punidos por alguma impropriedade ou lacuna.
É considerado também um dos maiores especialistas em Improbidade Administrativa, tendo defendido a tese que saiu vitoriosa no Congresso, que evita punição a administrador público que tenha agido sem dolo, ao cometer algum erro inadvertidamente.
O jurista gaúcho, que já tinha escritórios em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, decidiu permanecer em Brasília e abriu uma das maiores bancas de advocacia da capital, onde retomou também sua rotina de palestras e participação em eventos e seminários no Brasil e no exterior.
DIREITO SANCIONADOR – Assim, a eleição de Medina Osório para a Academia de Letras reconhece que se trata de um intelectual de rara erudição e pioneiro em seu campo, reconhecido como a maior autoridade nacional em Direito Administrativo Sancionador, disciplina que ele introduziu no Brasil no início dos anos 2000.
Uma de suas principais obras, “Direito Administrativo Sancionador”, publicada em 2000, foi a primeira a sistematizar os princípios e fundamentos desse ramo do Direito Público no país, que hoje é essencial para compreender e enfrentar temas complexos como a regulação econômica, a responsabilização empresarial e a governança pública.
Pergunta-se: Porque não é Ministro do STF?
Respondo: Porque não permitiria ser indicado por qualquer corrupto ou criminoso e apátrida alçado!
Porque, também, Medina Osório é de boa familia. bem criado. não gosta de misturar-se com trastes.
Sr. Newton,
Aproveitando o gancho, como se dizia antigamente, veja esta “obra jurídica” de um dos líderes do Regime Soviético do Supra-Sumo-Ultra-Giga-Mega-Super Supremo do Bostil….
A Rainha da Corrupção acertou em cheio em nomear um “adevogadorzinho” de porta de cadeia…..
Recordar é viver,, será que algúem vai fazer uma estátua também para esses suposto juizeco.??
“Enfia essa pergunta na bunda”, diz Gilmar Mendes a repórter
O repórter questionou quem foi o responsável por custear as despesas de passagem aérea do ministro para Portugal
“Devolva essa pergunta ao seu editor, manda ele enfiar isso na bunda. Isso é molecagem, esse tipo de pergunta é desrespeito, é desrespeito”, disse, visivelmente alterado.
https://www.metropoles.com/brasil/justica/enfia-essa-pergunta-na-bunda-diz-gilmar-mendes-a-reporter
òtimo ano,tudo de bom, e aquele abraço…..
E até o próximo artigo, se o Ladrão não acabar com o Páis antes…”
“…Gilmar Mendes manda “enfiar pergunta na bunda”
A Folha de S. Paulo perguntou a Gilmar Mendes se ele voltará para julgar o HC de Lula e quem pagou sua passagem aérea para Portugal. Ele respondeu: “Devolva essa pergunta a seu editor, manda ele enfiar isso na bunda…
https://oantagonista.com.br/brasil/gilmar-mendes-manda-enfiar-pergunta-na-bunda/#google_vignette
boa resposta do ministro Gilmar Mendes.