Piada do Ano! Juros do rotativo no cartão de crédito caem para “apenas” 434,4%

Charge reproduzida do Arquivo Google

Hamilton Ferrari
Poder360

A taxa média de juros do rotativo do cartão de crédito para pessoas físicas caiu de 445% ao ano em outubro para 434,4% ao ano em novembro. A queda de 10,6 pontos percentuais diminuiu o patamar de cobrança para o nível mais baixo desde março de 2023, quando era de 433,3%.

O Banco Central divulgou os dados no relatório de estatísticas monetárias e de crédito. A taxa média do rotativo do cartão de crédito tinha subido 22,5 pontos percentuais de janeiro a novembro. Aumentou 38,1 pontos percentuais em 12 meses. Os juros do rotativo do cartão de crédito são os mais elevados entre as modalidades de crédito para pessoas físicas do país.

TAXA DE INADIMPLÊNCIA – O rotativo do cartão de crédito é cobrado quando o consumidor não pagou o valor total da fatura até o vencimento. A taxa de inadimplência do rotativo é de 54%. Teve queda de 1,9 ponto percentual em novembro, mas subiu 9,7 pontos percentuais em 12 meses.

O cartão de crédito também tem a modalidade parcelado, quando a fatura é paga em mais de um mês. Nesse caso, o banco ou outra instituição financeira cobra encargos sobre o atraso.

A taxa média do parcelamento é de 196,2% ao ano. Caiu 0,4 ponto percentual em novembro. Subiu 13,8 pontos percentuais no ano e 14,5 pontos percentuais em 12 meses.

MÉDIA DE JUROS – Ao considerar todas as modalidades de crédito, a taxa média de juros no país com recursos livres (negociados no mercado) é de 41,8% ao ano. Às pessoas físicas, os juros são maiores, de 54,9%. Para as pessoas jurídicas, a taxa média é de 22,2%.

A nova regra que limita as taxas começou a valer nesta quarta-feira (3.jan.2024). O valor da fatura do cartão não poderá exceder 100% da dívida.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Em tradução simultânea, o povo brasileiro continua a ser o mais explorado pelos banqueiros. As taxas cobradas às pessoas físicas são cerca de 150% maiores do que as cobradas às empresas. Nessa descarada exploração do homem pelo banqueiro, a Piada do Ano é comemorar a queda dos juros de 445% para 434,4%. Sinceramente, é uma situação revoltante. Em nenhum outro país minimamente civilizado essa agiotagem é legalizada. Mas quem se interessa? (C.N.)

11 thoughts on “Piada do Ano! Juros do rotativo no cartão de crédito caem para “apenas” 434,4%

  1. Revoltante é saber que a principal razão para a morte de Gaddaffi foi a “AUSENSIA DE USURA” na Líbia, donde conclue-se, quem foram os reais mandantes e interessados assassinos, ainda IMPUNES e sugando países e povos!

  2. Lembrando, das “digitais”, conforme: “Bens e fundos de investimento do “ditador” e sua família na “Suíça” e na União Europeia já haviam sido congelados semanas atrás.”

  3. Juros altos = Falta de segurança jurídica.

    Com um Judiciário que não respeita as provas dos autos, não se sujeita às Leis vigentes e à jurisprudência, é arriscado demais realizar qualquer operação financeira ou quaisquer negócios no Brasil.

    Não é uma terra sem lei, mas com juízes sem técnica, com poderes ilimitados e que jamais respeitam as leis vigentes.

    Dar calote no Brasil é bom negócio.

    O crime com esse Judiciário brasileiro atual sempre compensa.

    É esse Judiciário arbitrário e com poderes ilimitados que encarece o Brasil.

  4. Senhor Jose guilherme schossland , o então presidente da Libia Coronel Muammar Al – Gaddaffi , só foi derrubado e assassinado , porque ousou unir os países da África , em prol da criação de uma moeda única entre eles , descartando o dólar norte-americano como moeda transacional entre eles , substituindo por uma nova moeda local , lastreada em ouro na região , pois como é público e notório a moeda norte-americano não tem lastro.

  5. De fato , o lastro ás avessas da moeda “dólar” norte-americana , são suas armas literalmente democráticas e mortíferas onde são usadas , que dizimam tudo e todos a sua frente e alcance indiscriminadamente , desde que alcance seu objetivo .

  6. “Herodes Gates” & Má Companhia, caçam os possíveis salvadores e que se propuserem a alertar e impedir as criminosas e programadas desgraças, sobre o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *