A ameaça do populismo autoritário e a necessária defesa da estabilidade democrática

Charge do Renato Peters (G1)

Marcelo Copelli

O retorno do populismo sob o véu do autoritarismo nos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, mostra que fatos passados podem se repetir com mais intensidade naquele país, ratificando que o ex-presidente americano não titubeará em romper as amarras constitucionais para exercer o poder sem entraves.

E nesse processo, não só nos Estados Unidos, mas em diversos países, as instituições liberais são subjugadas ou capturadas para atender aos desejos do líder populista. No Brasil, por exemplo, veja-se como exemplo do possível o uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigar opositores do ex-mandatário e proteger seus familiares.

INSTRUMENTALIZAÇÃO – Uma vez confirmada a articulação, vê-se, em mais um exemplo, de que forma populistas autoritários instrumentalizam as instituições para alcançar os seus propósitos. Ao contrário dos Estados Unidos, as instituições constitucionais brasileiras demonstram uma maior capacidade de enfrentamento no que tange ao atual ciclo ascendente do populismo autoritário.

A legislação dispõe de regras rigorosas estabelecidas para punir a deslealdade à democracia, como a inelegibilidade por abuso de poder político. Além disso, a lei penal também mostra-se mobilizada para defender o Estado democrático de Direito, com a sanção da Lei 14.197 em setembro de 2021.

Após os graves fatos ocorridos no final da última gestão e no início do terceiro mandato do governo Lula, com tentativas de ataques contra a democracia e contra as instituições, é preciso que seja revista não só questões relativas ao efetivo e correto uso dos mecanismos dos quais o país dispõe para garantir a ordem e a vontade soberana da maioria da população, mas sobretudo desvendar os verdadeiros patrocinadores de movimentos que ferem a vontade das urnas e a legalidade instituída.

7 thoughts on “A ameaça do populismo autoritário e a necessária defesa da estabilidade democrática

  1. Prezado…Eu
    Creio que vc vai ser o sucessor do CN…na condução da TI…E vejo na sua linguagem e trato politico uma posição umilateral em favor da esquerda…e isso ao meu ver é muito pernicioso…pois vai dar ( quando ocorrer essa sucessão) em definitivo a linha esquerdista comunista deste ultimo baluarte do senso : Equilibrio , dos temas politicos.
    Vai ser um fato lamentável…E com isso vai-se o último reduto do equilibrio e da verdade em temas e comentários.
    Creio que vc seja jovem e tem uma visão comunista enraizada…no seu ser..e isso é só observar seus escritos…pura canalhice vermelha…sempre endeusando o esquerdismo…sempre laureando os atos dos comunistas…e sempre desqualificando os atos da direita.
    Este seu artigo…faz uma viagem…idiota na defesa deste atual governo que foi nitidamente “ajudado” pelo antro do judiciário. E sua lealdade em favor da verdade do que foi essa “eleição fraudada” em favor de um ladrão condenado e sua maldita corja vermelha..todos condenados e com diversos processos.
    Lamentável ver tamanha desfaçatez em favor de um criminoso sistema político..tanto quanto o outro.
    Seria um sopro alentador ver novos jovens chegando neste espinhoso campo da análise política…com uma mente firmamente apegada a verdade e a liberdade dos fatos …e isso com respeito aos ditames normais de uma consciência não contaminada.
    Seu artigo é uma clara demonstração do quanto o articulista…está distante do que foi HF..Carlos Chagas..Joelmir Beting…e tantos outros que já descansam…e suas lutas em favor da verdade e liberdade.
    Creio que um dos últimos Dinossauros do Jornalismo Político..nosso querido Amigo CN Redator desta ultima trincheira que é a TI..Vc meu jovem NÃO..aprendeu NADA…e em até mesmo em alguns artigos seus..vc RIDICULARIZA…a posição corretíssima do redator…em certos temas…prova cabal de sua visão esquerdista e míope do mundo hodierno…
    Lamentável…destino da TI…
    YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO…

  2. Excelente artigo, concordo plenamente.
    Aos que estão reclamando, é só não ler os textos dele ué, o que não falta nesse blog é revista oeste, horadopovo, guzzos e outras porcarias pró bolsonaro para fazer a alegria da gadolândia.

  3. Após a certeza de que todos os lados foram “plantados” como manipuláveis inimigos, passamos a nos tornar “IMPARCIAIS”!
    Uma beleza de conclusão e forma de tratar cada qual com assumidas idéias equivalentes, desde então!

  4. Esquerda?… no Brasil?!

    (Cloroquina fez/faz o tico e o teco dos BROXAnaristas entrarem em calipyso, digo: colapso. Colapso nervoso, digo: trevoso. Colapso trevoso.)

  5. Fatos X fakes. Contra fatos debalde serão os argumentos enganosos, ainda que alicerçados em meias-verdades. Ao fim e ao cabo, no frigir dos ovos, de fato e de direito, o que é afinal a Democracia, senão o poder e o governo do povo para o povo, como reconhecido inclusive pela Constituição cidadã da república que governa o Brasil, em sendo o povo o titular direto e o patrão da Democracia, em tese ? Eis o fato, como Ele realmente é e que demonstra que democracia partidária, com os donos de partidos arvorados em donos do monopólio eleitoral, é outra coisa que, infeliz e desgraçadamente, no Brasil, revelou-se tb uma espécie de ditadura partidária, ainda que menos pior que a famigerada ditadura militar, ou civil, ou conjugadas, não obstante o colo comum do famigerado centrão, o terror do erário da nação, sendo estes os formatos de gerenciamento do país há 134 anos, que têm como esteios o militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$ (mídia velhaca tb à bordo, aliás, na proa…), que sobrevivem na crista da onda do poder, polarizados, à moda irmãos siameses simbiótico e autofágicos, em constante estado de guerra tribal, primitiva, permanente e insana, por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, com todos os bônus para ele$ e seus apaniguados e o resto que se dane com os ônus, à moda vale tudo pela conservação do sistema e pela manutenção do status quo ante, que, em tradução simultânea, como diz o CN, é o tal mais dos me$mo$, ou o famigerado ” tudo como dantes no velho quartel de Abrante$”, com as suas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª…, via$ enganosas, tipo estepe$. Daí o surgimento natural e espontâneo da Nova Via Política de Verdade, apelidada de Democracia Direta com Meritocracia, no bojo da Revolução Pacífica do Leão, que significa o Povo, com P maiúsculo”, avocando para si, diretamente, a responsabilidade direta de titular da Democracia, no caso, a ser exercida pelas suas melhores cabeças, testadas e aprovadas em todos os sentidos, via concurso público padrão, aberto à participação de todos e todas, independentes de partidos, inclusive para moralizar todos os demais concursos públicos, com mandatos de no máximo 5 anos, com feição de eleições gerais, sem reeleição, dando assim um chega pra lá nos populistas, autoritários, oportunistas, aventureiros, aproveitadores, mitomaníacos, charlatões, déspotas e afin$ que, sem desconfiômetros e sem polígrafos, juram que são democratas, fatos esses que, a nosso ver, estão mais próximos da Democracia de Verdade e da possibilidade de termos de fato e de direito o Estado Democrático de Direito e Obrigações de verdade, porque o resto, “data venia”, está mais para fakes do que para fatos, em termos de Democracia de Verdade. Simples assim, pronto falei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *