Planalto liberou acesso a computadores do grupo que planejou matar Lula

Computadores e Desktops - Planalto, Natal - Rio Grande do Norte

Dados da impressão incriminam o general Mário Fernandes

Vinícius Valfré
Estadão

A Polícia Federal obteve registros de acesso e utilização de computadores do Palácio do Planalto na investigação sobre o grupo que planejou matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2022.

Relatório da PF revela que, a partir dos arquivos encontrados na Presidência da República, foi possível descobrir que militares tinham produzido o plano e impresso uma das versões dentro do Planalto.

Com 221 páginas, o relatório traz as provas levantadas pelos investigadores.

DADOS DE IMPRESSÃO – Os policiais federais solicitaram ao Palácio do Planalto os “logs” e o “spooling” de impressoras da sede do governo e do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em 2022. Eles guardam dados sobre os trabalhos de impressão nos equipamentos. A Presidência autorizou que os investigadores pudessem ter acesso aos registros.

Nessa investida, a PF descobriu que um documento contendo o planejamento operacional denominado “Punhal verde amarelo” foi impresso às 17h09, de 9 de novembro de 2022, pelo general Mário Fernandes em uma impressora da Secretaria-Geral da Presidência.

A investigação recorreu aos registros de entrada e saída nas portarias dos prédios oficiais. A análise apontou que a portaria do Alvorada registrou a entrada do general Mário Fernandes, às 17h58 de 9 de novembro de 2022, ou seja, 41 minutos após a impressão do documento no Planalto.

PERÍCIA EM DIGITAL – No trabalho para identificar quem estava por trás de um dos números de celular usados por militares em grupo de conversas, a Polícia Federal enviou à perícia uma foto que estava no aparelho e na qual aparecia o indicador de um dos investigados.

Por meio da imagem, a apuração do Instituto Nacional de Identificação (INI) identificou o major Rafael Martins de Oliveira. Ele havia usado, segundo o relatório da PF, dados de um homem que se envolvera em acidente de trânsito com ele semanas antes. O militar havia armazenado foto da CNH e do documento do carro do condutor.

Segundo a PF, o grupo habilitou linhas em nomes de pessoas sem qualquer relação com os fatos “como forma de dificultar o rastreamento das atividades ilícitas”.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS – Para apontar onde a foto em que aparece o indicador foi feita, a polícia recorreu às coordenadas geográficas do local do clique, armazenadas nos metadados da imagem. A foto foi feita na BR-060, no sentido Brasília a Goiânia, próximo a um restaurante.

O endereço bate com o local do acidente registrado pelo condutor que teve dados usados. A PF também recuperou o boletim de ocorrência registrado pelo motorista. Ele relatou que o carro do major Rafael Oliveira “estava em baixíssima velocidade”, “quase parado”, e, por isso, não conseguiu frear a tempo.

“Conversamos e acionamos a seguradora para retirar os veículos da via”, disse.

12 thoughts on “Planalto liberou acesso a computadores do grupo que planejou matar Lula

  1. Da Série :. Eu Avisei, não mexa com quem está quieto…

    O Vovô Comuna deve estar tirando as calcinhas pelo pescoço e pisando em cima de tanta raiva…..

    “…STF forma maioria para manter Robinho preso por estupro…”

    O único voto contra foi do Sinistro Boca de Sapo da Rainha da Corrupção…

    aquele abraço.

    “Enquanto você vai com a farinha eu já tô voltando com o bolo…””

    • O ex-atleta está preso desde 22 de março, cumprindo uma pena de 9 anos de prisão por um estupro coletivo cometido na Itália em 2013. A sentença italiana foi confirmada pela Justiça brasileira.

      O placar até o momento é de 6 a 1 para manter a prisão de Robinho. Votaram no sentido de rejeitar o pedido da defesa o relator, Luiz Fux, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

    • “Espero que fique inelegível até 2.092….”

      Vamos comemorar, amigão!

      Pegaram o Deus, pátria e patifaria.

      Agora, é meter bronca e jogar o tosco na Papuda Resort o mais rápido possível.

      Que cá pra nós, acho que o covarde vai fugir
      Não é macho pra curtir uma jaula!

      Em todo caso, vamos comemorar curtindo este Jazz maravilhoso, pois os presos, obrigar o imbrochável a fazer um belo Striptease no banho de sol com essa música.
      🤣🤣🤣🤣🤣🤣

      Herb Alpert & The Tijuana Brass

      Love potion No. 9
      👇👇👇

      https://youtu.be/4AjUHjEYCfo?si=BnF2096ATtJfTb0R

      Um forte abraço,
      José Luis

      P.S. Deu pra escutar esse Jazz?
      🙋

  2. Sr. Newton

    O Boca de Cachaça abre a boca imunda para falar m*******……

    “…Lula abre crise com Taiwan ao declarar apoio a plano da China
    Declaração conjunta assinada por Lula e Xi Jinping prevê apoio do Brasil ao plano “uma só China”, ideia rechaçada por Taiwan…””

  3. O irónico do caso é que só agora se avente a possibilidade da prisão que já deveria ter sofrido por terrorismo e conduta militar ignóbil, por falsificação de despesas na Câmara, por peculato nas dobradinhas de seu gabinete, por organização criminosa pela gerência dos desvios dos salários de assessores de familiares, por associação com milicianos do Escritório do Crime, por crime de epidemia, por corrupção na venda de refinaria, tec., etc., etc.
    Alguma inverdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *