![Nenhuma descrição de foto disponível.](https://scontent.fsdu20-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/120094127_3182027988562872_70548453180105754_n.jpg?_nc_cat=111&ccb=1-7&_nc_sid=833d8c&_nc_ohc=Ednqhzcp7rsQ7kNvgFNLRol&_nc_oc=AdipmIuY73qwLmxssu2eKjpc7jNOGsr3fWvgy-zd6u7XASzEcrxS8ebBNyhhTIFV7nQ&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent.fsdu20-1.fna&_nc_gid=AjltvGjLj8vTuKAcqCdlsUK&oh=00_AYBQ6L_H-VV-FgmMA6hppjJDqCTjby05ixBp-X-yd_m5sg&oe=679BC3A7)
Menescal e Bôscoli, nos anos 60
Paulo Peres
Poemas & Canções
O jornalista, produtor musical e compositor carioca Ronaldo Fernando Esquerdo e Bôscoli (1928-1994) foi um dos porta-vozes de uma tendência musical que surgiu no Rio de Janeiro no final da década de 50: a Bossa Nova.
A Bossa Nova nasceu na Rio de Janeiro, mas o episódio que motivou a composição de uma das músicas mais emblemáticas do movimento ocorreu no litoral fluminense, a aproximadamente, 150 quilômetros da capital.
No documentário “Coisa Mais Linda – História e Casos da Bossa Nova”, Roberto Menescal conta de onde veio a inspiração para compor a música “O Barquinho”, sua mais famosa canção, feita em parceria com Ronaldo Bôscoli.
Segundo o artista, durante um passeio no mar, próximo às cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, um barco tripulado por ele, Bôscoli e outros amigos teve um problema e ficou à deriva no Oceano Atlântico. Após várias tentativas para religar o motor, sem sucesso, Menescal começou a dedilhar uma melodia em seu violão, inspirado, justamente, pelo ruído feito pelo motor ao dar partida.
Mais tarde, com o sol quase se pondo, felizmente apareceu um outro barco para rebocá-los até a costa. Satisfeitos, o grupo ficou cantarolando: “O barquinho vai… A tardinha cai”. Na ocasião, a música ficou só nisso.
No dia seguinte, Menescal e Bôscoli se encontraram novamente e começaram a recordar o fato. E assimeles conseguiram transformar aquele episódio quase trágico em um “dia de luz, festa do sol”. A música foi gravada por Maysa, então namorada de Bôscoli, no LP O Barquinho, em 1961, pela Columbia. A música já teve mais de 3 mil regravações.
O BARQUINHO
Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli
Dia de luz
Festa do sol
Um barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão
Amor se faz
Num barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção
Nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol
Vejo o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar
Desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azul
Ilhas do sul
E o barquinho coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz
Tudo isso traz
Uma calma de verão
E então
O barquinho vai
A tardinha cai
O que dizer sobre esses dois caras… absolutamente geniais. Que época!
O documentário está aonde, Peres.
Prezado Ricardo Miguel.
Este documentário está na Coleção Música Popular Brasileira da Abril Cultural.
Retifico que, tive conhecimento da existência deste documentário através
à Coleção Música Popular Brasileira da Abril Cultural.