Depoimento deixou claro que Augusto Heleno participou da reunião do golpe

General Heleno diz que parlamentares “chantageiam” Governo e abre novo  embate com o Congresso | Atualidade | EL PAÍS Brasil

Heleno tentou desmentir Mauro Cid, mas não conseguiu

Weslley Galzo e Augusto Tenório
Estadão

O general Augusto Heleno classificou como “fantasia” a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, que relatou à Polícia Federal detalhes de uma reunião do então presidente Jair Bolsonaro (PL) com a cúpula das Forças Armadas para discutir a possibilidade de um golpe de Estado com o objetivo de impedir a posse do presidente Lula da Silva (PT).

“Não existe um ajudante de ordens sentar numa reunião com comandantes das Forças. Isso é fantasia”, disse Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na gestão Bolsonaro, durante depoimento nesta terça-feira, 26, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.

FOI DESMENTIDO – O deputado Rogério Correia (PT-MG) confrontou a declaração do ex-ministro ao apresentar uma foto de Mauro Cid em uma das reuniões de Bolsonaro com os comandantes das Forças Armadas no Palácio do Planalto, em 2019, inclusive com a participação de Heleno. O militar então capitulou, alegando que o ajudante de ordens não participava ativamente dos encontros.

O conteúdo da delação de Cid foi revelado na semana passada. De acordo com o relato de Cid à PF, Bolsonaro – enquanto ainda era presidente – teria recebido do assessor Filipe Martins uma minuta de decreto para prender adversários e convocar novas eleições.

Bolsonaro, então, ainda segundo Cid, teria levado o documento para a alta cúpula das Forças Armadas, obtendo apoio do almirante Almir Garnier Santos.

FICOU CALADO – Heleno disse não ter conhecimento desse encontro e ainda desqualificou as informações prestadas por Cid à PF. Mas se valeu do direito ao silêncio quando questionado pelo deputado Rubens Junior (PT-MA) se participou do encontrou com os comandantes das Três Forças. Também ficou em silêncio em perguntas da senadora Ana Paula (PSB-MA) sobre a ditadura militar e a sua atuação no governo Bolsonaro.

Heleno também recuou de uma declaração feita no final do ano passado em que desacreditava o resultado das eleições e dizia aguardar providências. “Eu não questionei. Não tinha o que questionar, não tinha base jurídica, não tinha dados para questionar”, disse.

Durante o depoimento, ainda repetiu uma frase dita por ele no final do ano passado que insinuava um golpe contra o novo governo: “Continuo achando que bandido não sobe a rampa”, numa alusão a Lula, preso pela Lava Jato e depois teve as condenações anuladas pelo Supremo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Em tradução simultânea, Heleno realmente participou da reunião do golpe. Isso ficou claro quando não respondeu à pergunta, refugiando-se no direito ao silêncio. Se não tivesse participado, bastava ter dito “não”, e o assunto estaria esgotado. Como ficou calado, tacitamente confirmou que estava na reunião do golpe. Aliás, os jornalistas que vazaram a informação, Bela Megale e Aguirre Talento, disseram que, além dos comandantes militares e o ministro da defesa, estavam presentes “ministros” de Bolsonaro. Entre eles, é claro, agora sabe-se que Heleno estava. Falta confirmar o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o secretário-geral da Presidência, general Eduardo Ramos. Mas logo saberemos. Outros depoimentos vêm aí. (C.N.)

20 thoughts on “Depoimento deixou claro que Augusto Heleno participou da reunião do golpe

  1. BOLSONARO, A LARANJA MECÂNICA
    Bolsonaro se considera um herói super bacana, mas, no fundo, não passa de uma laranja mecânica. (L. C. Balreira).

    ADMIRÁVEL SELVA NOVA
    Há 10 mil anos atrás abandonamos as florestas para nos livrarmos dos insetos e dos animais perigosos…, e passamos a conviver com os políticos, os garantistas e os fanáticos religiosos! (L. C. Balreira).

    INCENDIÁRIOS CRIMINOSOS E MALDITOS DE MANAUS COLOCAM A SAÚDE DA POPULAÇÃO NA LATRINA!
    Essas pragas inócuas e vãs que são os conscientizadores do clima devem parar com a palhaçada de doar mudas de árvores à população; o povo exige que esses políticos inúteis e descarados coloquem na cadeia os malditos produtores de fumaça e de poluição! C. Balreira).

  2. Carlos Newton acorde!
    Enquanto vcs ficam aí discutindo pretensos golpes que nunca aconteceram, o establishment deu um golpe branco na cara de todo mundo!

    Quando vcs vão acordar?!

    Saiam desse transe de que estamos em uma democracia, que existe alguma legalidade, que existem instituições!

    A democracia brasileira é uma fachada, que se mantém graças a vcs que insistem em justifica-la. O Brasil só poderá tomar o caminho de uma democracia de verdade quando as pessoas acordarem para a realizara-se, estamos sob um governo autoritário e criminoso. Colocado ilegalmente no poder pelo establishment burocrático e midiático.

    Nunca vamos resolver o problema enquanto vcs se recusarem a ver o problema!

    Enquanto isso, é inútil ficar escrevendo textos sobre os “erros” do STF, como se o que estivesse acontecendo fosse um acidente, ou devido a mera ignorância jurídica.

  3. Minha lembranças do Face de 2020.

    26 de setembro de 2020
    *No primeiro dia de aula, numa escola secundária, dos EUA, a professora apresentou aos alunos um novo colega, Ken Suzuki, recém chegado do Japão.*
    *A aula começa e a professora:*
    *- Vamos ver quem conhece a história americana…*
    *- Quem disse?*
    *”Dê-me a liberdade, ou a morte…”*
    *Silêncio total na sala…*
    *Apenas Suzuki, levanta a mão e diz:*
    *- Patrick Henry, em 1775, na Filadélfia…*
    *- Muito bem, Suzuki !!!*
    *- E quem disse ?*
    *”O Estado é o povo, e o povo não pode afundar-se…”*
    *- Abraham Lincoln, em 1863, em Washington…*
    *Responde Suzuki.*
    *A professora olha os alunos e diz:*
    *- Vocês não têm vergonha ?*
    *- Suzuki é Japonês e sabe mais, sobre a história americana, que vocês !!!*
    *Então, lá no fundo da sala, ouve-se uma voz baixinha, falando:*
    *- Vai tomar no cú, Japonês filho da puta !!!*
    *- Quem disse isso ? Grita a professora !!!*
    *Suzuki responde:*
    *- General McArthur, em 1941, em Pearl Harbour !!!*
    *A turma fica em silêncio, apenas um aluno fala 😘
    *- Acho que vou vomitar…*
    *A professora exclama !!!*
    *- Quem foi que falou isso ?*
    *E Suzuki responde:*
    *- George Bush, ao primeiro ministro Tanaka, durante o almoço em Tokyo, em 1991…*
    *Um dos alunos grita:*
    *- Chupa meu pau !!!*
    *E, a professora irritada:*
    *- Quem foi agora?*
    *E Suzuki responde:*
    *- Bill Clinton, à Mônica Lewinsky, na Casa Branca, em Washington, em 1997…*
    *Outro aluno se levanta e grita:*
    *- Suzuki de merda !!!*
    *E Suzuki, responde:*
    *-Valentino Rossi, no Grande Prêmio do Canadá de Moto Velocidade, em 2002…*
    *A turma fica histérica, a professora desmaia, a porta se abre e entra o Diretor, e diz:*
    *- Que merda é essa ?*
    *Suzuki responde:*
    *- Michel Temer para o senador Romero Juca, quando estouraram os áudios da conversa com Sergio Machado, em maio de 2016…*
    *Outro aluno, num sussurro, que ecoou:*
    *- IIIh….Agora fudeu de vez !!!*
    *Suzuki responde:*
    *- Toda a cúpula do PSDB quando vazou a delação da JBS, em 2017…*
    *O Diretor fica estarrecido, com a petulância, do Japonês e da passividade dos alunos americanos da turma e diz:*
    *- Vamos reagir cambada de viadinhos, vocês têm que virar homens !!!*
    *Suzuki levanta e responde:*
    *- Lula de dentro da cadeia gritando pela janela para o Jean Willians, Haddad e o Linderberg após Bolsonaro ser eleito…*
    😂😂😂😂😂😂
    *Autor:*
    *Jarbas Vanin*

  4. Que se puna quem tem de punir e que se fechem as cortinas do Circo dos Horrores.

    Ou será que o Governo vai ficar dependendo eternamente dessa cortina de fumaça, pra esconder que está mais perdido que cachorro em dia de mudança?

    ………

    Uma pergunta, alguém sabe me dizer se a Dona Janja passou em algum concurso público ou foi nomeada em algum cargo comissionado?

    https://www.poder360.com.br/governo/com-cirurgia-de-lula-janja-vai-ao-rs-com-ministros-e-fara-anuncios/

    O governo continua fazendo e desfazendo o
    que quer, nem aí para um mínimo de formalidade, de ater-se à lei ou mesmo aos rituais dos cargos e posições.

    A privatização do Estado não tem nada de Democracia. Embora já tenha visto petistas aloprados dizendo “nós que somos do campo democrático”.

    • Talvez com a pisada na bola da assessora racista, – que não é exceção, mas regra – a tendência centralizadora do Totem tenha-se exacerbado. Entretanto a gestão do Estado não pode ser um negócio familiar.

    • “…Ou será que o Governo vai ficar dependendo eternamente dessa cortina de fumaça, pra esconder que está mais perdido que cachorro em dia de mudança?…”
      Por falar em cachorro, ontem Augusto Heleno ficou tão irritado com as humilhações sofridas na CPMI que, ao chegar em casa, arrombou a porta a pontapés, brigou com a mulher que queria acalmá-lo e, buscando alguém a quem pudesse torturar, colocou seu pobre e inocente pastor alemão no pau de arara até a manhã de hoje.

  5. Não importa, se Mauro Cid nas reuniões estava sentado ou em pé, o importante, é que esteve presente às reuniões. Quem estava presente, mesmo sem participar das conversas, ouvia tudo que se falava, é uma testemunha importante.

    Gal. Heleno, disse que não havia um líder da tentativa do golpe. Na verdade haviam líderes, cada um em sua área de ação, sendo o mais interessado no golpe e líder principal era Bolsonaro e tudo indica que o segundo líder mais importante era o gal. Heleno.
    Os bolsonaristas estão arrependidos de forçar aprovação da CPMI. Agora querem mudar de assunto.
    Tentativa de golpe, é o maior crime contra uma nação democrática.

    Ontem, na CPMI assiste Damares, Feliciano entre outros, elogiarem e chamarem o gal. Heleno e Bolsonaro de heróis.
    Entendo, quem elogia pessoas que queriam dar o golpe chamando-os até de heróis, eram apoiadores do golpe, deveriam ser chamados a depor e explicar porquê eram a favor do golpe e ainda defende os golpistas.
    Tanto é golpista os que tentaram dar o golpe, como os que apoiaram e em especial os que ainda apoiam ao elogia-los. São os ovos da serpente, o ranço bolsonatista.

  6. Governar que é bom nada, ficam nesse revanchismo e o país se dividindo cada vez mais.
    No caminho que está indo, é certo afirmar que essa bagaça não vai dar certo.
    Barriga vazia é péssima conselheira.

  7. Fazer justiça, não é revanchismo.
    Não se pode deixar de condenar os golpistas que queriam uma ditadura de extrema direita com grande risco de uma guerra civil.

  8. Concordo com você, Nelio Jacob.

    Tentativa de Golpe é um crime grave. É um atentado contra a nação, contra o cidadão, que vai morrer sobre tortura, no pau de arara, eletrocutado, enforcado e afogado em barris. Até o exílio e o confinamento e uma violência,cnuma tortura.
    Juscelino foi obrigado a se exilar, ficou triste e deprimido, longe do Brasil, logo ele, que apoiou o Golpe e o general Castelo Branco, sendo por ele cassado.

    Todos sabem como começa um golpe e ele foi preparado durante quatro anos, mas ninguém sabe, como seriam os dias seguintes. Reclamam das sentenças, falam em vingança, em injustiça, mas todos os presos, podem constituir advogados, tem os recursos cabíveis, a progressão de pena. Sob o reinado de um Ditador, colocado lá por um Golpe de Estado, os gorilas entram nas nossas casas, sequestram o pai de família, os filhos, não falam para aonde estão levando e não têm Direito, a ampla defesa e o contraditório, os advogados somem com medo de serem presos também. Os juízes tremem de medo de contrariar o novo dono do Poder e os ministros da Suprema Corte são aposentados e colocados outros no lugar, escolhidos a dedo.
    E assim, em todos os lugares do mundo. Na Turquia, na China, na Venezuela, na Nicarágua e se Trump golpeasse a democracia nos EUA, seria o mesmo roteiro.

    Por isso, todos que participaram da Tentativa de Golpe, devem pagar pela ousadia, sem vingança e sem revanchismos. Se nada for feito, principalmente contra os planejadores e financiadores, essa turma voltará com mais força para concluir o que deixaram de fazer.

    Quanto ao general Heleno, ele tentou fugir da CPI. Quem não deve não teme, portanto, ele tinha muito a esconder.

    No depoimento, a CPI, usou e abusou da costumeira ironia. Mentiu a vontade, esse gorila frotistas. Quando apertado com perguntas incomodas, preferiu o silêncio.

    A mentira foi tanta, que ficou constrangido, quando disse que Mauro Cid não participava das reuniões com os generais. Apareceu uma foto, com Mauro Cid atrás de Heleno, na mesa redonda do Planalto com o Ministro da Defesa, Azevedo e Silva e os três Comandantes das FAA, depois foram demitidos, os quatro de uma só vez, por Bolsonaro, para substituir por auxiliares comprometidos com o Golpe. Se deu mal, em relação ao Comandante Freire Gomes.

    A nota trágica dentre todos os depoimentos, o que demonstra o despreparo do atual Congresso, cada um mais analfabeto do que o outro, foi o discurso do senador Flávio Bolsonaro. O Zero 01, apelou comparando o julgamento dos vândalos, com direito a defensor e ampla defesa, com o Holocausto. Chegou ao ponto, de absurdamente, contar que esteve no Museu do Holocausto em Israel e frisar que os judeus iam para o trem da morte iludidos, que seriam libertados pelos nazistas. E esse cidadão, que Bolsonaro pensa em assumir o seu legado e lançar na eleição presidencial de 2026. Para tanto, vem jogando Tarcísio de Freitas para escanteio e não perde oportunidade de dizer, que Michele não está preparada para assumir a presidência. Escanteia a própria mulher, imagina os outros. É um homem que caiu de paraquedas na presidência. Sem nenhum preparo e além de tudo, machista em alto grau de periculosidade.

  9. “O Instituto Brasil-Israel divulgou uma nota de repúdio à comparação feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) entre o Holocausto e a prisão de manifestantes golpistas do 8 de Janeiro”.

    O negacionismo misturado com terraplanismo do Zero 01, Flávio Bolsonaro, é um tapa na cara na memória das vítimas e dos familiares dos 6 milhões de mortos pelo nazismo.

    Flávio não podia comparar os vândalos detidos e presos por crimes em Brasília, relacionando- os a barbárie e o genocídio praticados contra os judeus pelos monstros nazistas.as vítimas dos nazistas.

    Senador Flávio, não custa nada, estudar um pouco mais, para exercer o mandato de Senador. Seu primarismo, assusta e denigre a imagem do Senado

  10. Duas grandes postagens senhores Nélio Jacob e Roberto Nascimento. Importante à todos, ler e reler.
    PS1: Um Amigo/Mestre ou melhor dizendo um Mestre Amigo que me alfabetizou politicamente, ou tentou, sempre repetia: “O pior tipo de analfabetismo é o político que faz com que as pessoas fiquem a mercê dos outros”.
    PS2: Todo cidadão de extrema seja direita ou esquerda é “analfabeto político” pois está virado e só vê um lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *