Robson Bonin
Veja
Depois da exploração de petróleo na foz do Amazonas, a próxima batalha de Marina Silva no governo será sobre a exploração de potássio na Amazônia. O Planalto quer minerar. Só falta combinar com a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima…
Nos últimos dias, defensores da atividade em Autazes (AM) estiveram com Rui Costa, da Casa Civil, e com outros ministros importantes do governo que defendem a operação.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Os habitantes da Esplanada dos Ministérios precisam informar urgentemente à ainda ministra Marina Silva que o Brasil é o maior importador de potássio do mundo, comprando por volta de 12 milhões de toneladas por ano, precisa desesperadamente aumentar a extração, porque produz menos de 5% do que necessita para a agricultura. O potássio é indispensável ao desenvolvimento vegetal. Uma das funções mais conhecidas é sua participação na translocação de açúcares e ácidos orgânicos para outros órgãos da planta, conferindo o amadurecimento e a acidez em frutíferas, bem como o enchimento de grãos. O cloreto de potássio, também conhecido como KCl, está entre os fertilizantes potássicos mais usados na agricultura, mas alguém precisa contar isso à ministra Marina da Silva, a patricinha da floresta, que está pouco ligando para o agronegócio brasileiro. Vai mandar os agricultores usarem esterco de boi como adubo,. (C.N.)
Marina Silva deve ter feito estágio com o patriota, que em sua gestão fechou e hibernou as unidades da Petrobras responsáveis por produzir fertilizantes nitrogenados para o agronegócio brasileiro, aumentando nossa dependência pelo imprevisível insumo russo.
Caro Rafael,
é preciso muita tecnologia e investimento (público) para propiciar a incrementar a produção dos fertilizantes necessários à produção agrícola. A Vale, antes da privatização, conseguia produzir todo o potássio demandado pelo Brasil. Depois a Petrobras começou a construir a UFN3 que foi paralisada durante o governo Temer e Boçalnaro.
Parece que agora a Petrobras está retomando as obras.
Isso não sai nas mídias tradicionais:
https://globalfert.com.br/noticias/producao/petrobras-ira-retomar-obras-da-ufn3-em-tres-lagoas-ms/
Sim, é um alento saber que a Petrobras está retomando seu papel estratégico de servir ao país e não apenas aos acionistas.
Adendos, em:
Abrólhos!
Boletim de 3/10/2023: (1) Hunter Biden acabou de arruinar as chances de seu pai de escapar da cadeia? (2) Elon Musk pode ter se tornado o líder não oficial da multidão contrária às vacinações. (3) O Congresso aprovou legislação para evitar o fechamento das operações do governo. (4) Preparando-se para a vindoura tempestade — a Fraude nas eleições de 2024. Novo em 9/10! https://www.espada.eti.br/boletins.htm
Marina Silva = ET de Varginha.
Penso que o esquerdismo em certas pessoas acabam virando uma patologia.
O que esse diabo de mulher come que não vem do agronegócio?
Nada de agronegócio…
A “comilança” da Dona Fadinha da Floresta está no mar.
O melhor dos frutos do mar…
Chega de água barrenta e aqueles calangos assados na pedra com Sol.
Agora só água Perrier e o famoso caviar……
Esterco de gado? Ótima ideia.
Que seja viabilizado! Afinal, a produção brasileira de esterco de animal deve ser enorme!
Com o esterco do gado sai junto o gás metano que destrói a camada de ozônio que intensifica o aquecimento global que vai nos fritar a todos. Se bem que médio e longo prazo estremos todos mortos.
Hehehe.
Tudo isso sob os olhares incrédulos e atônitos do Macron, do Di Caprio, da Greta e dos militantes, Miriam Leitão, Bela Megale, Cantanhêde, Merval, Pedro do Couto e Carmaroti.
Moral, o gado brasileiro é vegetariano.
Em Minas Gerais existem os maiores depósitos de potássio. Isso poderia ser explorado, antes de iniciar explorações bastante polêmicas em terras indígenas. E os motivos à insistência não são muito bem explicitados.
O maior problema para produção de potássio no Brasil são os custos. O importado é mais barato, mas pode sofrer interrupções no abastecimento.
Dois contrapontos à notícia acima:
https://infoamazonia.org/2021/05/13/gigante-da-mineracao-canadense-atropela-justica-para-explorar-potassio-na-amazonia/
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/brasil-tem-reservas-de-potassio-para-abastecer-agricultura-ate-2100-diz-pesquisa/
Mais uma notícia que fica escondida, por aí:
https://globalfert.com.br/noticias/producao/petrobras-ira-retomar-obras-da-ufn3-em-tres-lagoas-ms/
Esses ditos políticos é que atravanca o progresso do país.