Pedro do Coutto
Nos dias finais da campanha à Presidência da Argentina, o peronismo se movimentou e deu a vitória ao candidato Sergio Massa no primeiro turno, na minha opinião indicando também a sua vitória no dia 19 de novembro, segundo turno, pois dificilmente Javier Milei reunirá o apoio da terceira colocada, Patricia Bullrich, que terminou com 24% da votação.
Em números redondos, Sergio Massa alcançou praticamente 37 pontos contra 30% de Javier Milei, demonstrando que os demais candidatos e os votos nulos e brancos ficaram contidos numa fração muito pequena. Somando-se as votações de Massa, Milei e Bullrich, temos cerca dos 90% dos que compareceram às urnas argentinas.
RESISTÊNCIA – O peronismo deu quase 37% dos votos a Sergio Massa, apesar de ser ele o ministro da Fazenda num governo que se defronta com uma inflação de 134% para os últimos 12 meses. Mas o peronismo demonstrou, mais uma vez, que é o único movimento político que resistiu à passagem do tempo, após chegar ao poder em 1948.
Quando digo que Massa deve ser vitorioso no segundo turno, é porque tenho a impressão de que Patricia Bullrich dificilmente poderá apoiar Javier Milei. Inclusive porque qualquer negociação política torna-se mais fácil com Alberto Fernandez na Casa Rosada, do que com Milei numa perspectiva remota. As forças políticas devem isolar a extrema direita, como tem acontecido em várias eleições em diversos países.
Na GloboNews, vi filmes de propaganda de Milei, com ações exacerbadas, violentas e desnecessárias. Milei afirmou na campanha que o governo brasileiro de Lula da Silva é um governo comunista. Anunciou que cortaria relações com o Brasil e com a China. Portanto, as duas principais economias que se encontram no comércio com a Argentina.
PROPOSTAS – A privatização do ensino, também proposta por Milei, isolaria os estudantes de colégios oficiais, levando as famílias a terem que pagar pelos seus estudos. A privatização da Previdência Social, outra de suas propostas, causou impacto entre os que pretendem se aposentar e os que já se encontram aposentados. Milei, inclusive, assustou profundamente os empresários, sobretudo os investidores financeiros. Uma sequência de excentricidades e agressões que se refletiram nas urnas.
Milei não ofereceu nenhuma melhoria de vida e também anunciou a dolarização absoluta da moeda argentina. Lance arriscadíssimo, uma vez que a Argentina não emite dólares. Enfim, o destino do poder na Argentina está traçado.
ADIAMENTO – Na manhã desta segunda-feira, a GloboNews noticiou que o presidente Joe Biden sugeriu ao primeiro-ministro Netanyahu que o governo de Israel adiasse a invasão por terra ao território palestino, uma vez que tal incursão abalaria o socorro humanitário que começou a ser realizado a partir do ingresso na Faixa de Gaza de caminhos com água, alimentos e remédios.
Tenho a impressão de que a sugestão terá que ser aceita, pois não é provável que o governo de Tel Aviv não aceite a indicação de seu principal aliado, o governo dos Estados Unidos. Entretanto, de outro lado, como a Folha de S. Paulo destacou em sua edição de ontem, Israel aumentou os ataques aéreos na Faixa de Gaza.
Num artigo muito bom publicado ontem no O Globo, Fernando Gabeira destaca a posição do Brasil em relação à guerra e elogia a iniciativa de o Conselho de Segurança da ONU ter convocado para hoje uma reunião bastante ampla em Nova York. O Brasil está enviando seus esforços para fazer cessar a guerra no Oriente Médio.
A burrice elegerá mais um estatutário(mafioso),
inimigo do povo Argentino?
A “máfia khazariana”, babando cifras, agradecerá, ou provocará um apropriado evento, caso o “contrário” Milei, VENÇA?
Cessar a retaliação e esperar novo ataque.
Se o Hamas, Hezbollah e o Irã querem varrer Israel do mapa vamos torcer para que Israel não queira também varrer a Faixa de Gaza do mapa.
Essa bagaça de varrição não vai dar certo.
Outra varrição que mete medo é se o mundo livre resolver varrer a esquerda do planeta, já que querem varrer a direita.
Para os inocentes, o vento que veta lá, é o vento que venta cá, ou a pena de Talião, olho pro olho dente por dente.
Exemplo nós temos, União Soviética, China, Cuba e Camboja varreram milhões que não eram da esquerda.
Que pena, tava torcendo pra que os nossos hermanos fossem pra vala já no domingo mas adiou em alguns dias, pois os votos da candidata de direita Bullrich devem ir para o Mimelei.
Mestre, bom dia. Ambiente pesado mesmo e por falar em hermanos, rogo-lhe que chegue ao Diniz o seguinte: Tiago Maia e Everton Ribeiro têm que compor o nosso meio de campo para enfrentar os hermanos no Maraca. Tiago Maia não é nenhum virtuose, como foi Jose Eli Miranda (Zito), mas ao lado do Casemiro faremos frente a Messi e cia. Quanto ao Everton Ribeiro, dispensa comentários. Saudações de um torcedor do Mequinha….
Impressionante os comentários sobre o estado da economia argentina, e pior ainda sobre as ideias do Javier, para começar ele não é de direita e muito menos de ultradireita, ele é o que não temos entre nós, pelo menos entre os políticos, ele é libertário, ou seja, quer diminuir o tamanho do Estado. Mas qual político, empresário ou gente da mídia quer isto? Daí este ódio contra o economista. O jumento argentino não difere do jumento brasileiro, boliviano ou chileno, nem mesmo do jumento europeu, americano ou canadense, é um jumento que acredita nos poderes infinitos e mágicos do Governo, este deus que é o responsável pelas nossas vidas, quase o senhor das nossa vidas. A internet serve para isto, para nos informarmos e darmos adeus à mídia tradicional, esta da lacração e da chapa branca, como a poderosa Rede Bobo, ou será Globo?
Isto que chamo de olhar o céu estrelado com um microscópio, o peronismo ficou com 37% dos voto, já a direita ficou com 54% (Mileo e Bullriich ), o segundo turmo vai ser bem disputado, afinal virão muito$ apoio$ para esquerda.
Javier Milei, é um trumpista da Extrema Direita. Louco de pedra, pois confessou, que seu guru é um cachorro morto .
Libertário é uma nova armadilha, para teses da Extrema Direita, tais como:
Estado Mínimo e Privatização Total das empresas do Estado.
Trata-se do NeoLiberalismo utilizado pela dama de ferro da Inglaterra, Margareth Tatcher levado as últimas consequências, com uma pitada de over, visando angariar votos de jovens argentinos, sem esperança no país, mergulhado em grave crise econômica.
As teses libertárias de Milei, não são diferentes das esposadas por Paulo Guedes, o ministro da Economia de Bolsonaro, que tentou, mas, não conseguiu privatizar todas as empresas estatais, criadas pelo Regime Militar, não conseguiu extinguir a Previdência Social e não conseguiu entregar a Educação Pública, Ensino Básico e Ensino Médio, além das Universidades Públicas.
O ataque de Milei a China, também é uma cópia do que fez Bolsonaro, atacando a China durante o primeiro ano de seu governo. Quando um assessor, teve a coragem de dizer ao Minto, que se a China interrompesse as importações de commodities do Brasil, a Balança Comercial teria um prejuízo de 20 bilhões de dólares e causaria um desastre no campo. Aí, Bolsonaro recuou, colocando a viola no saco.
Se por um desses milagres da vida, esse Ogro do Milei chegar ao Poder, não fará nada contra a China, porque a Argentina não tem clientes de suas commodities para exportar, da magnitude do mercado chinês.
Portanto, idéias estapafúrdias como extinção do Banco Central e dolarização da economia, são tiros na água, destinados a enganar os incautos jovens argentinos.
Essas teses libertárias, aqui e ali, estão sendo implantadas, aqui no Rio de Janeiro, no sapatinho, sem alarde, no escurinho do cinema, praticados pelo sambista ogro, Eduardo Paes. O prefeito carioca, privatizou a maior emergência do Rio de Janeiro, o Hospital Souza Aguiar. A população inerte, não protestou, a mídia se calou e agora Eduardo Paes vai avançando em direção a Educação. Paes, não vai fazer mais concurso público para professores. Vai contratar professores para a rede pública, através das Organizações Sociais. O prefeito sambista, tem ódio de servidor público.
Como os médicos das OS, os futuros professores contratados vão ganhar cinco vezes mais, que os atuais professores.
Eu pergunto: O que o Município ganha com essas medidas? O custo dos professores da iniciativa privada, será muito maior e teremos em duas classes de professores, trabalhando igual, mas, com salários diferentes. A Constituição será violada no seu princípio basilar nas relações do trabalho: Isonomia.
Diminuir o tamanho do Estado, não deu certo em lugar nenhum do mundo.
Sem o Estado, o algodão entre os cristais, ricos e pobres, o que fica é a Lei da Selva, o direito dos poderosos escravizar as classes menos favorecidas na escala social, sem dó nem piedade.
Alguém tem dúvida, que os poderosos vão patrocinar a Saúde Pública? E quanto a Educação Básica e Média, serão financiadas por quem?
Libertário tem um significado claro e insofismável: A volta da Escravidão
Estamos experimentando, o maior RETROCESSO dos últimos tempos. Uma marcha batida para o caos total.
O processo de extermínio das populações está tão evidente, que não conseguimos observar seus efeitos no dia- a- dia.
ESISTÊNCIA – O peronismo deu quase 37% dos votos a Sergio Massa, apesar de ser ele o ministro da Fazenda num governo que se defronta com uma inflação de 134% para os últimos 12 meses. Mas o peronismo demonstrou, mais uma vez, que é o único movimento político que resistiu à passagem do tempo, após chegar ao poder em 1948.
Desde 1948, destruindo o Páis.
E querem continua a destruir…
Mas para que comentar isso…..
A guerra interessa as grandes potências e ao complexo industrial militar. Por essa razão, sempre tem um conflito localizado na Europa, e na na África, para que todos faturem alto com a venda de armas.
Humanidade é uma retórica utilizada pelos líderes ocidentais. Não estão preocupados com a perda de vidas humanas.
Joe Biden viajou para Telaviv, de olho na eleição presidencial do ano que vem, esse foi o principal objetivo.
Impressionante, a semelhança entre os populistas da extrema direita, que inundam o mundo, no Brasil, na Argentina, nos Estados Unidos, na esteira de Donald Trump, o guri de todos eles.
Sempre a mesma tática da guerra fria, do perigo comunista, do Estado Mínimo, menos Brasilia e mais os Estados, Privatizações, menos impostos e criminalização da Política. Essas teses furadas e mentirosas, só tem um objetivo: Tomada do Poder. Primeiro, através de eleições livres e diretas. Quando se apoderam do aparato militar do Estado, tramam para continuar indefinidamente, pela via do golpismo armado ou fraudando as eleições, como tentou Donald Trump nos EUA.
No fundo buscam o afrodisíaco enriquecimento ilícito e as benesses do Estado. Pouco ligam para a ameaça de uma guerra civil. Não é um problema, que os afetam. Com os bolsos cheios, migram para a Itália, Portugal ou EUA, para viverem o ócio glorioso nas areias quentes da Flórida.
Se os argentinos já estão acostumados com o cabestro,que continuem assim,mas não reclamem e nem peçam socorro. Já temos no Brasil gentes ignorantes que fazem o mesmo, e ainda defendem Lula. Uns já estão acostumados,outros o fazem por dinheiro e outros por ignorância,mas TODOS SÃO ARROMBADOS POR LULA.