Com aval do Supremo, Lula e PT retomam as nomeações políticas no grupo Petrobras 

Tribuna da Internet | Ao invés de caçar corruptos, Salomão e Dino decidem investigar mais uma vez a Lava Jato

Charge do Bonifácio (Arquivo Google)

J.R. Guzzo
Estadão

A Petrobras não sossega. Não num governo Lula-PT: depois de ter sido jogada por eles mesmos à beira da bancarrota, nos treze anos e meio da sua primeira passagem por Brasília, a estatal sagrada da esquerda brasileira está fazendo o possível, mais uma vez, para voltar à zona do rebaixamento.

A Petrobras, naquele período, foi possivelmente a empresa mais roubada da história econômica mundial – com confissões assinadas de culpa, condenações em tribunais estrangeiros, devolução física de dinheiro por parte dos corruptos.

TUDO DE NOVO – Só se salvou da falência porque Lula e Dilma Rousseff tiveram de sair do governo. Com a interrupção na roubalheira nesses últimos sete anos – e com a nova Lei das Estatais, que proíbe o presidente da República de entregar os cargos de direção para os amigos – a Petrobras voltou a dar lucro e a pagar dividendos para o Tesouro Nacional.

Poderiam deixar exatamente assim. É claro que querem o contrário. Estão exigindo de volta as oportunidades ilimitadas de fazer fortuna que tiveram até 2016.

O pé-de-cabra para arrombar de novo o cofre é a atual manobra do Conselho de Administração da Petrobras, através da qual estão tentando mudar os estatutos da empresa, baseados na Lei das Estatais; querem ressuscitar as nomeações políticas na direção.

COMBATE À CORRUPÇÃO – O PT e Lula sempre foram contra essa lei, essencial para se combater a corrupção nas empresas controladas pelo poder público. Perderam no Congresso, mas agora não precisam dos votos de deputados e senadores – têm o STF. Não há erro, ali. É pedir e levar.

No caso, o Supremo adotou o procedimento-padrão utilizado hoje para se fazer o que o governo quer – como há uma lei atrapalhando, os ministros declaram que a lei é “inconstitucional”.

Qual é o problema com isso? Se o STF é capaz de decidir que artigos da própria Constituição são “inconstitucionais”, por que não faria a mesma coisa com a coitada de uma lei aprovada pela Câmara e pelo Senado?

SEM JUSTIFICATIVA – É impossível achar qualquer espécie de argumento racional para justificar a devolução da Petrobras aos políticos, amigos e amigos dos amigos que levaram a empresa à ruína. A repercussão, é claro, foi um desastre.

“No auge do ‘Petrolão’, recursos de projetos superfaturados financiavam o pagamento de propinas”, escreveu um editorial de O Globo. “A própria empresa reconheceu desvios de R$ 6,2 bilhões em seu balanço. Eles só ocorreram porque os diretores eram, com o beneplácito de Brasília, apadrinhados pelos políticos de diferentes partidos que se beneficiavam dessas propinas”.

É essa a Petrobras dos sonhos de Lula e da esquerda nacional. Desde a sua volta ao governo, em 1º. de janeiro, a empresa está sendo dirigida por um ex-senador do PT – que, por sinal, é sócio de empresas da área petroleira. Estão querendo muito mais que isso.

8 thoughts on “Com aval do Supremo, Lula e PT retomam as nomeações políticas no grupo Petrobras 

  1. A TEORIA DE TUDO E OS BACANAIS NUMISMÁTICOS DAS DIRETAS-JÁ! Os escândalos, roubalheiras, pilhagens, saques, assaltos aos cofres públicos na República Cristã das Diretas-Já teve várias fases, tais como ‘’é dando que se recebe’’, ‘’toma-lá-dá-cá’’, etc. Assim sucederam-se milhares de holocaustos, nos cofres públicos, individuais e coletivos, tais como ‘’Anões do orçamento’’, ‘’Banestadão’’, ‘’Navalha na carne’’, ‘’Jorgina de Freitas’’, ‘’Fundos de Pensão’’, ‘’Vampiros da Saúde’’, ‘’Zelotes’’, ‘’Petrolão’’, e milhares de outros. Agora temos a orgia numismática do ‘’Me dá tudo que eu te dou tudo’’. Daqui a alguns meses vai começar a aparecer os resultados desse bacanal das organizações criminosas eleitas e concursadas mais perigosas do mundo e com licença para roubar. Os ‘’buchãos’’ abarrotados com todos os tipos de moedas da corrupção estourando, como seus rebentos desses bacanais partidários! Existem voyeurs cheios de tesão assistindo tudo, isto é, os membros do Judiciário escolhidos a dedo pelas organizações criminosas partidárias! É o preço que o povo tem que pagar pelo ‘’Estado democrático de Direito’’. Pobre Montesquieu! Gente grande é tão inocente! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

    • E alguém tinha dúvida de que a Organização Criminosa Petralha não estava de olho na Petrobrás.??

      Vão com tudo de novo…..

      O Maior Ladrão que o Mundo já Viu sabe onde poê a mão de nove dedos….

  2. ” Entretanto, contrariando a maioria das expectativas, em 2023 a Petrobras atravessa um ótimo momento. As ações PETR4 já acumulam uma valorização de 92% no ano e, na última quarta-feira (19), a empresa atingiu a marca histórica de R$ 525 bilhões em valor de mercado.”
    Estadão
    20 de out. de 2023

    https://einvestidor.estadao.com.br/mercado/petrobras-petr4-o-que-levou-a-empresa-a-valer-525-bi-na-bolsa/#:~:text=Entretanto%2C%20contrariando%20a%20maioria%20das%20expectativas%2C%20em%202023%20a%20Petrobras,bilh%C3%B5es%20em%20valor%20de%20mercado.

  3. Se “voltar a zona do rebaixamento” significa acabar com a mamata dos acionistas e com o desmonte da empresa então volta mais que tá pouco.

    Por fim, se o porta-voz do bozzoloidismo tá achando ruim, é porque a decisão foi boa. Ótimo sinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *