
Mendonça, do STF, entrou em rota de choque com Andrei
Sarah Teófilo
O Globo
Os 27 superintendentes regionais da Polícia Federal divulgaram nesta quarta-feira uma nota pública conjunta em defesa do diretor-geral Andrei Rodrigues, em meio ao desgaste entre a instituição e o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator de investigações de grande repercussão que são conduzidas pela PF.
No texto, os superintendentes afirmam que a Polícia Federal, ao longo de seus 82 anos de história, consolidou-se como uma instituição de Estado comprometida com a Constituição, a legalidade, a imparcialidade e a defesa do Estado Democrático de Direito.
AUTONOMIA – A nota sustenta que a credibilidade da corporação decorre da atuação “técnica e independente” de seus servidores, orientada “exclusivamente pelos fatos, pelas provas e pelos mecanismos de controle previstos no ordenamento jurídico”. Segundo o documento, a atividade investigativa da PF “não se submete a interesses políticos, ideológicos ou pessoais, mas ao estrito cumprimento da lei”.
Os superintendentes também afirmam que a preservação da independência técnica das investigações e da autonomia administrativa da Polícia Federal é indispensável para o exercício de sua missão constitucional. De acordo com o texto, essas garantias existem “em benefício da sociedade e da correta aplicação da lei”.
O documento ressalta ainda que o debate público e as críticas são próprios da democracia, mas afirma que isso não deve ocorrer “quando voltados ao enfraquecimento da credibilidade e da confiança que a sociedade deposita nas instituições republicanas”.
DEFESA DA DEMOCRACIA – Ao final, os 27 superintendentes regionais reafirmam confiança na direção da Polícia Federal e o compromisso com a defesa da Constituição, da democracia, da legalidade e do interesse público, além da preservação de uma Polícia Federal “forte, técnica, independente e fiel à sua missão institucional”.
A manifestação ocorre após o aumento da tensão entre a Polícia Federal e o gabinete de André Mendonça durante a tramitação do pedido de abertura de inquérito para investigar Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha.
Ao solicitar a investigação, a PF sustentou que os fatos apurados eram distintos daqueles investigados na Operação Sem Desconto e, por isso, não havia conexão que justificasse a prevenção do ministro.
PGR APOIOU – A Procuradoria-Geral da República concordou com esse entendimento, e Alexandre de Moraes determinou a distribuição do procedimento por sorteio. O sistema eletrônico, contudo, sorteou o próprio André Mendonça para a relatoria.
Nos bastidores do STF, a posição da PF de que não havia conexão entre os casos foi interpretada por integrantes da Corte como uma tentativa de afastar o ministro da condução do processo, avaliação que contribuiu para aprofundar o desgaste entre a corporação e o gabinete de Mendonça.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Uma bela Piada do Ano. Em tradução simultânea, Lulinha já estava sendo investigado por um ministro do STF (André Mendonça) e a PF tentou direcionar a segunda investigação para Dias Toffoli ou Gilmar Mendes, mas deu zebra no sorteio e Mendonça foi escolhido. Apareceu uma terceira investigação e a PF interferiu de novo, enviando para a Segunda Turma, e Flávio Dino foi sorteado. Agora, Lulinha está sendo invetigado em duas Turmas diferentes, numa clara afronta ao Principio da Economia Processual, que a PF e o Supremo deveriam respeitar. (C.N.)
Mauro Costa Barbosa:
A Bacia de Sergipe Alagoas passou a ganhar destaque no setor de petróleo e gás após a identificação de grandes reservas em águas profundas. Antes considerada uma região com menor participação na produção nacional, a área passou a ser vista como uma das principais fronteiras de exploração do país. Especialistas classificam as descobertas realizadas pela Petrobras como as mais importantes desde a identificação do pré sal.
O projeto, denominado Sergipe Águas Profundas, reúne reservatórios com estimativas entre 5,8 bilhões e 24,4 bilhões de metros cúbicos de gás natural in place, conforme a área analisada. Além da produção de petróleo, a expectativa é que a operação acrescente até 18 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia à rede nacional, ampliando a oferta de energia.
Em 2026, o empreendimento recebeu aprovação para investimentos de aproximadamente 60 bilhões de reais. O planejamento prevê a instalação de duas plataformas de produção, com capacidade para extrair, ao longo da vida útil dos campos, mais de 1 bilhão de barris de óleo equivalente, consolidando a região entre os principais polos de produção de petróleo e gás do Brasil.
NÃO RIAS DE NÓS PARAGUAI !
Pergunta que não quer calar: O Flávio, o 01, quando será investigado ?
Certíssima a PF ao solicitar a abertura de novo inquérito. Não havia conexão entre as investigvações.