Quase 50% dos brasileiros julgam estar vivendo sob uma ditadura do Judiciário

Tribuna da Internet | Com poder delirante e irrefreado, o Supremo perde o pudor e escancara seu partidarismo

Charge do Bier (Arquivo Google)

Mario Sabino
Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal não nasceu para ganhar campeonato de popularidade. O seu papel é defender que a Constituição seja observada nas decisões do Executivo, do Legislativo e do próprio Judiciário, sem se preocupar com a opinião de ninguém. Tudo bem, mas o STF também não nasceu para ganhar campeonato de impopularidade. E ele está ganhando.

A pesquisa da AtlasIntel que foi divulgada na sexta-feira passada deveria tirar o sono dos ministros do tribunal. Ela trouxe o dado de que 47,3% dos entrevistados acreditam que o Brasil vive sob uma ditadura do Judiciário — do Supremo, claro.

64% INSATISFEITOS – Outra parte, 16,7%, não concorda que estejamos sob o tacão autoritário dos juízes, mas pensa que muitos deles cometem abusos e ultrapassam as suas atribuições. Isso quer dizer que 64% dos entrevistados não estão gostando, em maior ou menor grau, com os rumos que o Judiciário tomou nos últimos tempos.

Apenas 20,9% dos que responderam à AtlasIntel são de opinião de que os nossos juízes estão cumprindo o seu papel corretamente. Muito pouco.

Os entrevistados que optaram pelo “não sei” foram 15,7%. Será que não sabem de verdade ou tiveram medo de responder? Creio ser uma dúvida razoável. Ainda mais agora, que ninguém mais tem o direito de chamar poderoso de ladrão, safado, vagabundo, mesmo que o alvo dos xingamentos seja ladrão, safado, vagabundo.

ISSO É DEMOCRACIA? – Se você não pode chamar poderoso de tudo quanto é nome, como confiar que a democracia não vai enfiá-lo na cadeia se você disser realmente o que pensa?

A pesquisa da AtlasIntel foi feita na esteira da operação da PF contra Jair Bolsonaro e sequazes, no último dia 8. De qualquer forma, o seu resultado não seria muito diferente se tivesse sido realizada antes. No mundo real, com o qual a imprensa nativa tem cada vez menos conexão, o desconforto com o Judiciário é evidente.

Eu recomendaria que os ministros do STF não se admirassem no espelho que os jornais lhes mostram, o de salvadores da democracia. Sem esse espelho, os ministros não seriam levados a pensar que estão ganhando campeonato de popularidade (e eles não existem para ser populares) quando é o contrário que ocorre (e eles também não existem para ser impopulares).

6 thoughts on “Quase 50% dos brasileiros julgam estar vivendo sob uma ditadura do Judiciário

  1. Basta ver os luxos e as pompas imperiais dos juízes que rasgam a Constituição e atuam contra legem e atropelando todas as provas dos autos, toda a jurisprudência vinculante e a mínima lógica.

    A IMPUNIDADE e a falta de limites e de legalidade na atuação, cada dia mais arbitrária, de juízes sob o “CORPORATIVISTÍSSIMO” CNJ é a base da ditadura.

    Destroem a segurança jurídica.

    Afastam investidores.

    São a causa do atraso deste país.

  2. Dá -Lhe Corruptos.!!!

    Dá-lhe Brizolixos..!!!

    Mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar,

    Beija-flor, que teve Arthur Lira no desfile, recebeu R$ 8 milhões da prefeitura de Maceió

    A azul e branco de Nilópolis confirmou o valor do patrocínio. O presidente da Câmara dos Deputados, que é do estado de Alagoas, desfilou ao lado do bicheiro Anísio Abraão Davi, patrono da escola

    https://oglobo.globo.com/rio/carnaval/noticia/2024/02/12/beija-flor-que-teve-arthur-lira-no-desfile-recebeu-r-8-milhoes-da-prefeitura-de-maceio.ghtml

  3. O discurso milicomiliciano da extrema-direita segue a todo vapor.

    Também pudera: o uso continuado de cloroquina depauperou a capacidade do tico e do teco processar sinapses mais elementares. Restando tão somente instintos básicos.

    PS. A continuar nessa toada as hordas BROXAnaristas retornam ao pódio das amebas.

  4. Poxa , me alegro em saber que 50% dos Brasileiros são ” esclarecidos e politizados ” , num universo de mais de 210 milhões , sendo que menos da metade são eleitores , outros tantos analfabetos funcionais ou não .
    Qual é a proeza e milagre para se apurar e chegar a esses 50% ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *