Um ano sem respostas sobre o grande escândalo das Lojas Americanas

Charge do J. Caesar (veja.abril.com.br)

Marcelo Copelli

Após um ano do registro de adulteração de balanços no emblemático caso das Americanas S.A., um dos maiores escândalos da história corporativa do país, o episódio ainda hoje não revela em detalhes o mecanismo através do qual tudo aconteceu. Um rombo bilionário, mas cuja dimensão não é conhecida, já que durante o ano de 2023 a empresa não publicou nenhum balanço trimestral.

O reconhecimento da fraude fez com que o valor de mercado da grande varejista passasse de R$ 10 bilhões em janeiro de 2023, para  R$ 783 milhões atualmente. Um tombo de 92,7%. A empresa engatinha em seu processo de recuperação judicial na tentativa de reconquistar parte do seu antigo império, mas ainda, nem de longe, enxerga uma luz no fim do túnel.

QUEDA – A rede de lojas físicas da companhia caiu de 1.882 unidades em dezembro de 2022 para 1.759 pontos até novembro de 2023. Além disso, a empresa viu o número de clientes ativos encolher em mais de 7,5 milhões no respectivo período. Aquela que era a quinta maior varejista do país conseguiu esconder durante anos um calote bilionário do mercado de crédito e de grandes bancos.

Foram abertos inquéritos administrativos, processos sancionadores e mais de duas dezenas de procedimentos de análise. Porém, nada veio a público de forma minuciosa a respeito da classificada fraude continuada por pelo menos uma década. E tal fato reflete-se, consequentemente, sobre a confiança do investidor financeiro no Brasil.

Evidentemente que todo o processo investigatório exige cautela e sensatez. Mas, ao mesmo tempo, é preciso que as articulações sobre o caso se desenvolvam de forma mais ágil, até mesmo para evitar a repetição de casos semelhantes e manipulações no mesmo sentido. Neste cenário, é fundamental o amplo conhecimento através dos órgãos de regulação e fiscalização a respeito dos canais que permitiram as chamadas “inconsistências contábeis”.  Sem isso, não haverá avanços.

2 thoughts on “Um ano sem respostas sobre o grande escândalo das Lojas Americanas

  1. Enquanto as falcatruas estiverem sendo encobertas pelo ladrão cachaceiro, ou melhor, pelo sistema progressista que o comanda, vai ficar tudo como está. Isso o Xandão do PCC não classifica como “ameaça a constituição”. Por que será?

  2. Senhor João Batista Pereira , não sei se estas acompanhando o evento negativo no ” Equador ” ou ouviu o discurso de seu Presidente , apontando a necessidade de se reformular o estado , inclusive eliminando os juízes desonestos que contribuíram para o aumento da criminalidade no país , tal como esta acontecendo no Brasil , onde os juízes do STF , STJ e demais tribunais do país , se associaram e se aliaram aos criminosos , vede o caso de um traficante Brasileiro preso no exterior e deportado hoje para o Brasil , sendo que ao chegar , a juíza mandou que o soltassem no mesmo dia em que chegou .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *