
Charge do Mariano (Charge Online)
Merval Pereira
O Globo
A maior prova de que a acareação marcada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli sobre o caso Master estava tecnicamente errada e era injustificada foi o presidente do banco, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco Regional de Brasília Paulo Henrique Costa, que era o pretenso comprador, terem sido convocados para um interrogatório que não estava previsto.
Continuamos assistindo a um simulacro processual, pois, antes mesmo dos depoimentos oficiais dos envolvidos, pressupõe-se que haverá contradições, justificando a acareação.
QUEREM ACOBERTAR – Todo o atropelo do processo, desde o momento em que foi transferido ao STF sem razão de ser, dá a impressão à sociedade de que querem acobertar alguma coisa. Não é a primeira vez que o dono de um banco liquidado pelo Banco Central (BC) reclama, alegando prejuízos provocados pela ação saneadora da instituição que fiscaliza o sistema financeiro nacional.
A diferença hoje é que o Supremo entrou na briga, aparentemente a favor de Vorcaro, embora o BC tenha se livrado da subordinação aos demais Poderes e seja autônomo legalmente.
Mesmo tendo sido indicado pelo presidente Lula, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, vem sendo criticado pela esquerda devido à manutenção dos juros altos e, agora, pela liquidação do Banco Master.
FANTASIA IDEOLÓGICA – Para os amigos de Vorcaro, o envolvimento dos ministros Alexandre Moraes e Dias Toffoli em denúncias contra o Master deve-se a uma manobra da direita para desacreditar os dois, considerados os principais líderes do STF na defesa da democracia por ocasião da tentativa de golpe bolsonarista.
A polarização política impede que os fatos se sobreponham à fantasia ideológica. É um estranho caso de esquerdistas defendendo um banqueiro ladrão, enquanto os direitistas querem vê-lo atrás das grades.
Criticar Moraes, apesar do contrato exorbitante de sua mulher com o Master, por pressões a favor de Vorcaro; ou Dias Toffoli, pela ingerência no processo de liquidação sem que o STF tenha a ver com a questão, de exclusiva responsabilidade do BC, é automaticamente apoiar a direita em sua tentativa de desmoralizar o Supremo.
ACIMA DOS MORTAIS – As atitudes no mínimo estranhas dos ministros, que dão as costas aos mais comezinhos cuidados com potenciais conflitos de interesses, como se estivessem acima do comum dos mortais, não entram nas análises dos simpatizantes.
O mesmo sentimento de invulnerabilidade parece tomar conta de alguns ministros, que se consideram responsáveis pela salvação da democracia brasileira e, portanto, merecedores de ser reverenciados por todos, mesmo quando exorbitam seus poderes.
O mesmo sentimento que a História registra em líderes políticos ou militares que consideram saber o que é certo para suas populações e tornam-se ditadores.
LOUCOS PELO PODER -Há um ditado atribuído a Sófocles: os deuses, quando querem punir os humanos, primeiro os enlouquecem com o poder.
Oscar Wilde parafraseou a ideia dizendo que, quando os deuses desejam punir os humanos, atendem a seus desejos — e isso geralmente os leva à ruína.
Um bom exemplo no caso atual é a Operação Lava-Jato. Os procuradores e o então juiz Sergio Moro ganharam tanto poder e apoio popular que atravessaram a divisória entre o lícito e o ilegal. Os ministros do Supremo, depois de anos os apoiando, passaram a demonizá-los, e a sorte virou.
SUPREMA LOUCURA – Foi a vez de os deuses enlouquecerem os ministros do STF, que se dedicam hoje a anular todos os processos da Lava-Jato, mesmo os crimes confessados, com dinheiro devolvido e tudo.
O empenho pessoal de alguns ministros, entre eles Gilmar Mendes e Toffoli, em fazer terra arrasada das investigações leva seus adversários a considerar que o objetivo não era conter os eventuais excessos de Curitiba, mas livrar os criminosos de colarinho branco.
O problema com os nossos “deuses” do Olimpo jurídico é que eles manobram para que ninguém, ou nenhuma instituição, possa limitar seus poderes. Foi assim na criação do Conselho Nacional de Justiça, que não tem jurisdição sobre o Supremo, e é assim hoje com o código de conduta que o presidente Edson Fachin tenta criar contra a maioria silenciosa do Supremo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Análise primorosa de Merval Pereira, que recorre aos Deuses do Olimpo para condenar a inconveniente e ilegal concentração de poderes no Supremo, que atingiu um estágio de acintosa degeneração. (C.N.)
Licença…
1) Li alhures… uns 10 pastores no entorno do ex-presidente Bolsonaro esmeram-se em fazer curas e milagres…
2) Inclusive a esposa, ex-primeira dama, já vi um vídeo com ela falando em “línguas estranhas”, segundo a Teologia Pentecostal é nesse momento que o Espírito Santo atua na pessoa…
3) Logo, por que esse pessoal de Fé, providencia uma cura, milagre, libertação e livramento do Messias…?
Porque a única cura que essa corja consegue é curar o seus bolsos e suas contas bancárias, com o dinheiro dos otários.
Tá aí uma boa chance da maçaneta explicar porque con uma reza, caprichadinha, impregnada de fé, não cura o soluço do corno?
Eles dizem que curam até câncer.
Tá na hora de desmascarar todos esses sacanas da fé alheia e mandá-los pra jaula.
José Luis
Tá na hora de desmascarar todos esses sacanas da fé alheia e mandá-los pra jaula.
Perfeito, na mosca…
Sigo o relator…
Cana nesses vagabundos vigaristas que ficaram multi-bilionários as custas da miséria do povo…..
eh!eh!eh
3) Logo, por que esse pessoal de Fé, providencia uma cura, milagre, libertação e livramento do Messias…?
Professor Rocha,,
Os Curandeiros do Apocalipse não curam nada…
São apenas ‘mercadores” da fé enganando um monte de jumentos que vão todos os dias para o abate….
Nenhum deles acredita em Deus…
O deu$ deles é o “dinheiro”….
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse são multi-bilionários, estão pouco se lixando para o bolsonabo e seus “ceguidores”…
Ontem assisti um video falando o mesmo que o Professor citou..
Por que os “curandeiros” não curam o seu terrivelmente talebanjélico nesse momento de sofrimento..??
aquele abraço..
Essa situação toda ocorre pela baixa qualidade dos presidentes do senado.
Não sei se tardiamente ou oportunistamente, está havendo o abandono do barco, pois se tornou impossível passar pano pro Aparato Petista.
Acabando o álibi da tal “defesa da Democracia” e o arrastar de asa pro Vorcaro, do Banco Master, explicitou-se o real caráter destes pilantras que hegemonizam o cenário político: são meros office-boys da burguesia cleptopatrimonialista.
O problema pro Lula é que não poderá contar com este aparelho repressivo e censor, que, outrora, censurava, prendia e arrebentava, restará inócuo na eleição de 2026.
Poderemos mostrar a pilantragem deste sujeito, que diz que acabou com a desigualdade social no país, sendo o que fez foi legalizar o voto de cabresto, algo que nossas oligarquias, desde a República Velha, buscavam:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/06/20/brasil-lidera-em-numero-de-milionarios-na-america-latina-mas-e-o-pais-mais-desigual-veja-ranking.ghtml
Conseguiram quando chegou um “operário” na Presidência.
Poderá o i(Moraes) censurar os adversários do pilantra Lula, com fizera na última eleição? Muito dificilmente.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63338642
Master complica Dias Toffoli, abafador geral trapalhão
Ministro do STF gera ruído ao tentar sentar sobre iceberg capaz de afundar um Titanic com figuras graúdas da política e mercado
Relato sobre fraudes da instituição com fundos da gestora Reag, recurso usado pelo PCC, só piora o cenário, que não dá sossego
(…)
Folha de S. Paulo, Opinião, 1º.jan.2026 às 14h11 Por Marcos Augusto Gonçalves
A pergunta que fica é a seguinte: o que a Globo varejou de futuros prejuízos defendendo a Cleptocracia?
É lógico que este Merval não é independente e que possa falar se não de acordo com a linha editorial, deste, que fora até ontem aparelho ideológico do Aparato Petista?
Ou se trata de agradecer e dispensar os serviços do STF até aqui prestados?
Outros casos, como a Lava Jato, o silêncio face ao assalto dos aposentados serão esquecidos?
Trata-se de optar pelo menor dano?
Estou muito curioso como ressurgirá o “Biden dos trópicos” depois deste bó do Master.
Voltará por cima defendendo o fim da independência do Banco Central?
Tudo é possível.
Olha o que o canalha já disse: https://www.poder360.com.br/poder-governo/sou-contra-independencia-do-banco-central-diz-lula/
Lula é favorito na disputa eleitoral e vai apostar na gastança: a reeleição é sua prioridade
O Financial Times acertou ao elencar os bons resultados econômicos, o sucesso da negociação de Barba com Laranjão e a desordem da direita como indicadores objetivos a favor da reeleição de Barba.
O de 2026 chega com Flávio sob holofotes, Tarcínico restrito a SP e Barba reeleito.
Ao vetar um reajuste de R$ 160 milhões para o Fundo Partidário, já no 1º dia de 2026, Barba não estava preocupado com economia, apenas com um cálculo eleitoral.
Ele não declarou guerra ao Congresso, porque a guerra já é escancarada, e ele não vai queimar popularidade com o bolsonarismo, carimbado por Eduardos, Zambellis e Ramagens, a esquerda, de uma fragilidade de dar dó, e o Centrão, insaciável. Logo, fez o melhor para ele: agradar à sociedade.
Lula gosta de gastar, o governo gasta mais do que deve e a conta vai chegar – sem Haddad para segurar o tranco.
Entre um responsável equilíbrio de receitas e despesas e a irresponsável gastança para a compra de votos no atacado, Barba não deixa dúvidas: a reeleição é sua prioridade número um.
Depois se dá um jeito na crise fiscal, com teto, arcabouço, qualquer mágica.
Fonte: O Estado de S. Paulo, Opinião, Política, 01/01/2026 | 21h11 Por Eliane Cantanhêde, em momento de empolgação como cabo-eleitoral de Barba.
Senhores Merval Pereira (O Globo) , Carlos Newton e Jorge Beja a verdadeira fonte de ” alimentação e sustentação ” que enlouqueceram os juízes do STF e demais tribunais do Brasil , esta dentro do ” Congresso Nacional Brasileiro ” , sendo que seus membros assim o desejam , para melhor praticarem inúmeros crimes de corrupção e lesa-pátria contra o país impunemente , numa verdadeira e criminosa troca espúria , se auto protegendo , com o agravante de que os próprios congressistas Brasileiros são os primeiros a ” desrespeitarem e desobedecem ” as Leis que eles mesmos elaboram , modificam e até mesmo manipulam .