
Charge do JCaesar (Veja)
Vicente Limongi Netto
O ditador Nicolas Maduro foi ouvido em “audiência de custódia” em Nova York. Fico com urticária quando ouço falar da pomposa expressão. O presidente venezuelano se declarou inocente, na primeira etapa de um processo judicial em território americano, que deve se prolongar por meses.
Se o procedimento jurídico norte-americano for semelhante ao brasileiro, que passa a mão na cabeça de assassinos, estupradores, pedófilos e corruptos, geralmente punidos com multas, serviços comunitários, ou são considerados inocentes, equivale dizer que o facínora Maduro vai ser punido com passeio na Disney, com ingressos para jogos da Copa do Mundo, tour na Casa Branca, com Trump de guia turístico.
E finalmente, quando já estiver enfastiado com a comida norte-americana, Maduro então retorna a Venezuela com atestado de bons antecedentes, como puro e imaculado cidadão.
Os acelerados jogos combinados entre “os para tanto alçados”, pró “idéia fixa”!
“A Profecia de Daniel 7:7-8 Está Sendo Cumprida nas Notícias do Dia-a-Dia — A Formação dos Dez Reinos (Blocos Econômicos) Está Agora Se Tornando Aparente.”
“A Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN) acaba de assinar sua Carta de Constituição, que produzirá a nação número 9. Agora, a União da América do Norte (nação 1), a União Européia (nação 2) e a União da América do Sul (nação 6) podem continuar com sua marcha em direção ao cumprimento profético. Você está prestando atenção? O Anticristo só poderá aparecer quando todas as dez supernações estiverem formadas e instituídas.”
PS. Continua, em:
https://www.espada.eti.br/n2332.asp
Em seis meses, morreram 6 na Disney!
Complexo da Disney tem sexta morte em 6 meses e web sugere maldição https://share.google/xxEV6IpZ9I2ITqSt7
Maduro, se diz inocente porque é “parcela” induzidos por seus “sopra-dores e exigentes mestres!
Não poderia recusar tal papel, receando mesmo fim do desobediente Chaves.
Foi deixado vivo, o servo khazariano!
Adendos, em:
https://youtube.com/shorts/wMADUW0osms?si=J__C7NLlKoSREGxM
Quem duvida que o Agente Barba não esteja submisso aos mesmos mandantes e protetores, desde que não falhe(desobedeça) novamente!
Começa a circular a notícia que os irmãos Batista tem ligação com Maduro e $talinacio onde rolava plata, mucha plata!
Venezuela: Oposição desarticulada, e o Maduro já era
Dispersos, Urrutia, Corina e Guaidó, aliados políticos na oposição venezuelana, não teriam, hoje, força e nem organização suficiente para desalojar o chavismo do Poder e governar a Venezuela. Seria muita areia para o caminhãozinho deles, infelizmente.
Os States teriam que abrir e pavimentar o caminho para eles, coisa que os americanos obviamente não estariam dispostos a fazer. Além do fato de Trump ter inveja da Corina por ela ter ganho o Nobel da Paz, prêmio que ele sempre ambicionou, e com o qual nunca foi agraciado.
E com sequestro, expatriação e prisão, o Maduro se torna uma figura do passado e, portanto, fora do contexto venezuelano atual.
A guarda pessoal de Maduro era composta de 32 cubanos, que talvez tenham morrido por não fazerem “vista grossa”
O mínimo que um Jornalista teria que fazer na cobertura do caso Maduro, seria perguntar (ou se informar): Por que ele tinha guarda-costas cubanos?
Maduro não teria confiança na guarda militar venezuelana? E, por isso, importou os guardas cubanos para sua segurança e proteção?
A notícia é que os 32 cubanos foram mortos no episódio do sequestro do Maduro.
Uma segunda pergunta seria: Mortos por quem? Pelos invasores americanos?
Ou por venezuelanos traidores que, não vendo a possibilidade de adesão dos cubanos ao plano de traírem e entregarem Maduro aos americanos, liquidaram todos, também traiçoeiramente?
É inocente e a segunda alma mais honesta do mundo
Interesse de Trump na Venezuela vai além do petróleo
Estados Unidos é autossuficiente em petróleo, com a agressão à Venezuela manda recados para China, Irã, Rússia e Cuba
O ataque dos States à Venezuela não se explica só pelo petróleo. A cotação do produto caiu fortemente nos últimos anos e os States tornaram-se autossuficientes. Não há falta de suprimento. O produto está sobrando no mundo.
Donald Trump quis mostrar, e mostrou, seu poder ao mesmo tempo à China, maior cliente do petróleo venezuelano, à Rússia, grande fornecedora de armas para a Venezuela, ao Irã, fornecedor de armas e drones, e a Cuba, que fazia a segurança de Nicolás Maduro.
Dos mortos na operação de sequestro e prisão do presidente venezuelano, 32 eram agentes cubanos.
– A minha hipótese é que o petróleo foi só o vetor de um processo, porque Trump pegou Rússia, China, Irã e Cuba, sem mexer ainda com o petróleo.
Ele cortou o cordão que liga os vasos comunicantes e deu recado a todos eles. Noventa por cento do que a Venezuela exporta é petróleo, e 70% vai para a China —diz o especialista em petróleo, David Zylbersztajn.
Ao longo dos últimos anos o petróleo teve queda de preço e, ao mesmo tempo, a Venezuela passou a produzir cada vez menos. A produção caiu de três milhões de barris por dia para um milhão. Só no último ano a cotação caiu 20%.
Segundo Zylbersztajn, se fosse manter o preço real de 2010 a 2014, o petróleo estaria hoje em US$ 140, e está a menos da metade disso.
(…)
A Venezuela vive longa tragédia política e econômica. O professor Paulo Vicente da Fundação Dom Cabral disse que a Venezuela tinha o maior PIB per capita da América do Sul em 1980 e, em 2023, tinha o menor. Ele acrescenta que apesar da queda de produção, o petróleo ainda é um terço do PIB venezuelano.
O professor Carlos Frederico Coelho, da PUC-Rio e da Escola de Comando do Exército, diz que todos os indicadores econômicos da Venezuela são muito negativos:
– Houve uma queda do PIB de 70% nos últimos dez anos. A inflação continua fora de controle, em torno de 170% ao ano e provavelmente chegando a 300%.
Mais da metade dos cerca de 28 milhões de venezuelanos vivem abaixo da linha da pobreza, e sem acesso regular aos serviços essenciais.
Além do sofrimento econômico, o chavismo se transformou numa tirania política, com milhares de presos políticos. Oito milhões de pessoas que deixaram o país. Nada disso está perto do fim, nem justifica o ato de Trump. Pelo contrário.
A agressão americana desrespeitou o direito internacional e as leis americanas com o propósito de dar uma demonstração de força. O petróleo venezuelano passa a ser reserva estratégica dos Estados Unidos. E o que Trump quer é instalar na região um protetorado americano.
Fonte: O Globo, Economia, Política, 06/01/2026 04h00 Por Míriam Leitão
Porque o Brasil está se tornando a dita “Venezuela do Sul”, em:
https://youtu.be/xc56nRVFpQU?si=J0BdfUg9KajzzPAF
Bem, no momento a única mudança na Venezuela, foi a queda de Maduro e até Trump sabe que não será fácil a mudança de regime pela força armada dos EUA, porque os militares estão preparados para resistir no terreno, na selva.
Trump não quer esse desgaste político, por isso optou pela posse da vice, Delcy Rodrigues e negociou com ela a entrega do petróleo.
Está parecendo um reality show com Maduro fora da casa dos brothers e os outros hermanos jogando como se nada tivesse acontecido.
1) A charge, ilustração – é muito boa…
“Este é o Hemisfério Ocidental. É aqui que vivemos e não vamos permitir que ele seja uma base de operações para adversários, concorrentes e rivais dos Estados Unidos.”
(Marco Rubio, Secretário de Estado dos Estados Unidos, sobre a intervenção militar na Venezuela)
Metrópoles, Opinião, 05/01/2026 07:00 Frase do Dia: Marco Ruvio. Da Redação
Costuma falar muita coisa que não se escreve, mas convém prestar atenção.