
Charge do Miguel Paiva (Sobral em Revista)
Vicente Limongi Netto
Declarações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federa l(STF), são para serem analisadas, porque causam efeito imediatos no país, gostemos delas ou não. Xandão não joga conversa fora e exerce com autoridade sua liderança sobre os outros ministros.
Fora da Suprema Corte, Moraes também tem seguidores valiosos, como o presidente Lula e o senador Davi Alcolumbre, que preside o Congresso. Nesta segunda-feira, dia 24, Moraes foi claro e enfático, ao afirmar que a segurança pública é questão de interesse nacional.
CONCLUSÃO ÓBVIA – Realmente, governo federal e governos estaduais precisam trabalhar unidos. Nessa linha, recordo e destaco o que escrevi sobe o tema, no meu artigo do dia 17 de agosto, aqui na Tribuna da Internet:
“A violência urbana nos Estados não é combatida como deve ser pelos governadores, que dispõem da Policia Militar e da Policia Civil. Nota-se no discurso bolsonarista insinuações surradas de que a culpa é do governo federal pela violência em geral”.
Infelizmente, os governantes insistem em não enxergar a realidade que se apresenta diante deles.
O sonho de Zema de implantar no Brasil o modelo de segurança de Nayib Bukele de El Salvador talvez seja inexequível ou mesmo uma estupidez
El Salvador e Brasil são coisas incomparáveis.
O território de El Salvador caberia cerca de 404 vezes dentro da extensão territorial do Brasil.
Área do Brasil: Aproximadamente 8.510.418 km² (5º maior país do mundo).
Área de El Salvador: Aproximadamente 21.041 km² (menor país da América Central continental).
Para efeito de escala, El Salvador é menor do que o estado brasileiro de Sergipe, que possui cerca de 21.900 km².
Acorda, Brasil! Presta atenção!
O Brasil tem cerca de 213,4 milhões de habitantes, e El Salvador tem aproximadamente 6,4 milhões de habitantes.
A população do Brasil é 3.239% maior do que a população de El Salvador.
População do Brasil
Total estimado: 213.421.037 pessoas, conforme dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
População de El Salvador
Total estimado: Cerca de 6,39 milhões de pessoas, segundo projeções demográficas internacionais recentes.
A população do Brasil é 3.239% maior do que a população de El Salvador.