Foragidos no exterior, ex-diretores da Americanas entram na lista da Interpol 

Fachada de filial das Lojas Americanas na zona sul da cidade.

Delação premiada facilitou a identificação das fraudes

Deu na Agência Brasil

Os dois ex-diretores do grupo Americanas investigados pela Operação Disclosure da Polícia Federal (PF) foram incluídos na lista de Difusão Vermelha da Interpol, a polícia internacional. Segundo a PF, os dois alvos de prisão preventiva encontram-se foragidos no exterior. Com a inclusão dos nomes, as polícias de outros países sabem que eles são procurados no Brasil e podem prendê-los, se decidirem por isso.

Os ex-diretores, cujos nomes não foram divulgados pela PF, são acusados de participação em fraudes contábeis que chegam a R$ 25,3 bilhões, segundo a Polícia Federal (PF).

BUSCA E APREENSÃO – Além dos mandados de prisão preventiva, os agentes cumprem nesta quinta-feira (27), 15 mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens e valores autorizados pela Justiça, que somam mais de R$ 500 milhões.

As investigações, que contaram com a colaboração da atual diretoria do grupo Americanas, também tiveram a participação do Ministério Público Federal (MPF) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com a PF, os alvos da operação praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, que consiste numa operação na qual a varejista consegue antecipar o pagamento a fornecedores por meio de empréstimo junto aos bancos.

FRAUDE NA PUBLICIDADE – “Também foram identificadas fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que consistem em incentivos comerciais que geralmente são utilizados no setor, mas no presente caso eram contabilizadas VPCs que nunca existiram”, informou a PF, por meio de nota, divulgada no início da manhã.

Também por meio de nota, o grupo Americanas informou que reitera sua confiança nas autoridades que investigam o caso “e reforça que foi vítima de uma fraude de resultados pela sua antiga diretoria”.

De acordo com a empresa os ex-diretores manipularam, de forma intencional, os controles internos existentes. “A Americanas acredita na Justiça e aguarda a conclusão das investigações para responsabilizar judicialmente todos os envolvidos”.

DELAÇÃO PREMIADA – Segundo o Ministério Público Federal (MPF), foi formalizado um acordo de colaboração premiada com dirigentes da empresa que manifestaram interesse em colaborar com as investigações. Além disso, houve intensa cooperação com um comitê externo constituído pela empresa para apurar as fraudes.

Ainda de acordo com o órgão, foram ouvidos colaboradores, investigados, realizadas perícias e análises em materiais fornecidos pela empresa e pelos colaboradores.

Em junho de 2023, segundo o MPF, a empresa comunicou oficialmente ao mercado que encontrou inconsistências nas demonstrações financeiras, reforçando a existência da fraude contábil.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O mais triste é ver milhares de trabalhadores das Lojas Americanas passando necessidades, sem terem recebido seus direitos trabalhistas, porque os bilionários Lennam, Telles e Sicupira insistem em pedir que os advogados forcem acordos, para reduzir os valores. (C.N.)

4 thoughts on “Foragidos no exterior, ex-diretores da Americanas entram na lista da Interpol 

  1. NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O mais triste é ver milhares de trabalhadores das Lojas Americanas passando necessidades, sem terem recebido seus direitos trabalhistas,

    Calma ,Sr. Newton, tudo será resolvido com os trabalhadores que recebem “migalhas” do Trio de Golpistas Estelionátarios…

    Agora temos uma Cheguevara Comuna-Burguesa em evidência e que está disputando a Prefeitura de São Paulo…

    Dona Tabata é financiada pelo Patrão Lemann, e com certeza, e mocinha dos cabelos de ouro vai ter uma conversa no pé de ouvido para resolver as questões dos trabalhadores das Americanas….

    “Capitalismo prá mim e comunismo com miséria e pobreza para os trabalhadores não faz parte da ideologia da Dona Tabata…..

    Aliás, até hoje ela anda de Fusquinha 1962, (caindo aos pedaços).,igualzinho aquele do Comuna do Uruguai..Mujica……

    Como pode , o Patrão ir jogar tênis na Flórida como se não tivesse acontecendo com os “pobres” trabalhadores das Americanas….

    Aquele abraço…

  2. Dinheiro de pinga para esses bilionários mesquinhos. Analistas do mercado em massa afirmam em comentários no YouTube e tb nos jornais que é muito provável que os controladores tinham conhecimento de tudo. Canalhas ao quadrado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *